Minilua

Incríveis fatos sobre o Planeta Terra #2

A Terra é um lugar cheio de surpresas e, muitas vezes, coisas que pensamos saber, são bem diferentes do que imaginávamos.

Do fundo ao topo

A Fossa das Marianas é o ponto mais fundo da superfície terrestre, que chega a atingir 11034 metros abaixo do nível do mar. Já o ponto mais alto da superfície da Terra é o famoso Everest, que em seu topo tem 8848 metros. Ou seja, do ponto mais fundo ao mais alto do planeta, temos um total de 19882 metros.

Frio e calor

A Terra é enorme e cada canto tem suas próprias características, tanto de fauna e flora, quanto de clima. Por isso, as temperaturas podem variar em mais de uma centena de graus. O Furnace Creek Ranch, localizado na Califórnia, é conhecido como um dos lugares mais quentes do mundo. Não é incomum encontrar um calor de 52 graus por lá no verão. Todo esse calor fez com que o local registrasse a maior temperatura da história, que chegou aos 56,7 graus Celsius.

Já o lugar mais frio do mundo é a Antártida. Por lá, as temperaturas abaixo dos 50 graus Celsius são comuns. E o registro de temperatura mais baixo é de -89,2 graus.

Raios sem fim

Conhecido como Relâmpago de Catatumbo, essa tempestade que ocorre na Venezuela é um dos fenômenos naturais mais intrigantes do mundo. Durante 140 noites por ano, uma tempestade se forma sobre a foz do rio Catatumbo, próxima ao lago Maracaibo. Por dez horas seguidas raios caem sem parar, chegando a 280 por hora!

O fenômeno é registrado há séculos e só para em épocas onde há uma grande seca no local. Caso contrário, sempre há uma bela tempestade por lá.

Sol da meia-noite

Como a Terra possui uma leve inclinação em seu eixo rotacional, o Sol fica visível 24 horas por dia nos polos. Certos lugares do planeta chegam a passar 130 dias do ano com Sol sem parar. Na Finlândia, outro fenômeno estranho ocorre. Por lá, durante algumas épocas do ano, o Sol nunca se põe totalmente, criando algo conhecido como noite branca, que apesar de ser noite, ainda possui um pouco do brilho do Sol no horizonte.