Minilua

Incríveis fatos sobre o Planeta Terra #1

A Terra é um lugar cheio de surpresas e, muitas vezes, coisas que pensamos saber, são bem diferentes do que imaginávamos.

A Terra não é redonda

Isso mesmo! Ao contrário do que se fala normalmente, a Terra não é redonda. Claro que ela também não é plana. A verdade é que nosso planeta, devido a rotação, se parece com algo mais ou menos assim:

Velocidade

Se você parar no Equador da Terra, estará viajando a uma velocidade de, mais ou menos, 1600 Km/h, devido a rotação do planeta. Além disso, ainda existe uma velocidade de 67 mil quilômetros por hora, relativa a velocidade do deslocamento da Terra no espaço.

Rocha reciclada

As rochas de nosso planeta, em sua grande maioria, já foram recicladas. Quando um vulcão lança magma para fora, ele se transforma em pedra. Depois de muitos e muitos anos, essas rochas são engolidas pelas placas tectônicas, virando magma e novo e reiniciando o ciclo.

Muito frio

Em geral, a Terra tem uma temperatura agradável, mas na Antártica a coisa é bem diferente, sendo que a menor temperatura registrada por lá foi menos 92 graus Celsius.

Nossa salvação

Um dos maiores problemas da Terra, no futuro, pode ser a falta de água. A Antártida tem, em suas geleiras, mais de 70% da água doce do planeta, podendo ser uma possível solução para a escassez de H2O.

Peso diferente

Apesar da gravidade estar presente em todos os cantos do planeta, ela não é distribuída de maneira igual em todos os pontos. Alguns lugares, que possuem uma composição de solo menos densa, tem menos gravidade, logo fazem você pesar menos. Além disso, quanto mais alto for o local, menor é a força da gravidade por lá.

Duas Luas

Os cientistas acreditam que, durante um período de alguns milhões de anos, a Terra teve duas Luas em sua órbita.

Oceanos desconhecidos

70% da superfície da Terra é coberta de água, mas a humanidade conseguiu explorar apenas 5% dos oceanos até hoje.

Riqueza no mar

Acredita-se que grande parte de todo o ouro da Terra está diluído na água do mar. Existe, em média, 13 bilionésimos de grama por litro de água, o que é o bastante para dar 4 quilos de ouro para cada pessoa viva no planeta.

Pacífico

O Oceano Pacífico é tão grande que contém 50% de toda a água de superfície do planeta. Caso juntássemos todos os continentes em cima dele, ainda sobraria espaço.

O maior ser do mundo

Se você pensa que alguma baleia azul é o maior ser vivo do planeta, está muito enganado. O maior ser vivente que existe aqui é uma floresta toda!

Localizado na Floresta Nacional Fishlake, em Utah, essa floresta é, na verdade, uma única arvore, pois todas elas dividem o mesmo DNA. Além disso, existe um sistema de raízes que une todas elas, o que dá a essa formação o título de maior ser vivo do planeta.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/