Minilua

Incríveis fatos sobre os polvos

Os polvos são animais estranhos e parecem ser de outro planeta, com todos seus braços e a cara feia. Mas eles são surpreendentes por outros fatos, além da fisionomia.

Matando o tédio

Os polvos possuem características estranhas de comportamento. Quando vivem em lugares bonitos e bem decorados, como aquários de parques, eles tem uma vida normal e tranquila, mas quando as condições são piores, os polvos ficam bem doidos e, em casos extremos, comem seus próprios braços para acabar com o tédio.

Inteligência

Um dos sinais de inteligência mais aparente na natureza é a capacidade de utilizar ferramentas. Os chimpanzés, golfinhos e corvos possuem registros desse tipo de ação e parece que os polvos também conseguem realizar essa façanha.

Julian Finn, um biólogo marinho, observou os polvos usando cascos vazios de ostras para criarem proteção para si. Em alguns casos, eles conseguiam utilizar múltiplas cascas para criar um abrigo fortificado contra predadores.

Os polvos não param por aí e conseguem fazer algo ainda mais extraordinário. Um exemplar de polvo, que vive no Seattle Aquarium, foi desafiado a abrir um pote com uma tampa a prova de crianças. Depois de cinco minutos futricando no objeto, o polvo encontrou a forma correta e abriu o pote, conseguindo a comida que estava dentro dele.

Camaleão dos mares

Sempre que falamos em camuflagem animal, todo mundo pensa em camaleões, contudo eles não são os únicos e nem os melhores nisso. Alguns polvos conseguem mudar sua cor toda em menos de um segundo!

A camuflagem dos polvos consegue copiar objetos específicos do fundo do mar, como pedras, flores e lama. Dessa maneira eles ficam invisíveis e fogem dos grandes predadores.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/