Minilua

Incríveis fatos sobre você #4

A mais incrível máquina que o ser humano já encontrou no Universo é seu próprio corpo, que é capaz de realizar coisas espantosas e possui algumas das estruturas mais complexas e intrigantes que podemos imaginar. Por isso, algo tão incrível, é um prato cheio de grandes curiosidades:

Diminuindo, mas aumentando

Nosso cérebro é a parte mais complexa do corpo, por isso, mesmo tendo apenas 1,4 quilos, ele consegue consumir mais de 20% de todos os nutrientes que obtemos. Toda essa “fome” pode estar causando uma curiosa mudança na anatomia humana.

Usando múmias antigas bem conservadas, os cientistas descobriram que os humanos de alguns milhares de anos atrás tinham um cérebro maior do que o nosso. Isso não quer dizer que eram mais inteligentes. Os pesquisadores acreditam que isso está ocorrendo, porque o cérebro está se tornando mais eficiente em vez de maior.

Sonhos

Estudos revelaram que os sonhos tem uma relação direta com o QI das pessoas. Aparentemente, quem sonha mais também tem um quociente de inteligência mais alto.

Viajando longe

Se pegássemos todos os vasos sanguíneos de uma pessoa e os desenrolássemos em volta da Terra, eles conseguiriam dar duas voltas e meia, totalizando 100 mil quilômetros.

A verdadeira diferença entre homens e mulheres

Todo mundo adora falar que homens e as mulheres são iguais, mas isso é uma mentira! As mulheres piscam duas vezes mais do que homens, já os machos sofrem, em média, com duas vezes mais soluços do que as fêmeas.

Direto do ar

A córnea humana, aquela partezinha transparente que fica bem na frente do olho, é o único pedaço do corpo humano que não recebe oxigênio vindo do sangue. Para se manter saudável, ela usa as lágrimas e oxigênio do próprio ar.

Muita água

Todo mundo já sabe que o corpo do ser humano tem 75% de água em sua composição. Nosso cérebro não é muito diferente, chegando a ter 80% de água nele.

Olhos azuis

Você já deve ter visto um bebê nascer com os olhos azuis e depois mudar de cor. Isso ocorre porque a criança não nasce com toda a melanina que deveria. Esse processo é feito após o nascimento, fora do útero, por isso os olhos acabam mudando de cor no período entre o nascimento e os dois anos de idade.