Minilua

Incríveis fatos sobre você #5

A mais incrível máquina que o ser humano já encontrou no Universo é seu próprio corpo, que é capaz de realizar coisas espantosas e possui algumas das estruturas mais complexas e intrigantes que podemos imaginar. Por isso, algo tão incrível, é um prato cheio de grandes curiosidades:

Impressões digitais

Quase todas as pessoas do mundo possuem impressões digitais, exceto algumas que sofrem com adermatoglyphia, uma doença genética que faz as mãos serem completamente lisas.

Quando observamos as digitais do ponto de vista prático, elas são ótimas para ajudar na resolução de crimes e identificação de pessoas. Mas por que será que nós as temos? Essa pergunta não possui resposta até hoje.

Diversas pesquisas feitas sobre essas pequenas marquinhas únicas, que nós temos nas pontas dos dedos, não levaram a lugar nenhum. Alguns cientistas acreditam que elas servem para melhorar o sentindo do tato; outros pensam que pode ser para ajudar na hora de apertar as coisas e ainda tem uma minoria pensando que elas servem apenas para diminuir a tensão da pele, dando uma flexibilidade maior quando necessário.

Os probióticos

Todo mundo já viu uma propaganda onde o anunciante, normalmente de iogurte ou leite fermentado (a marca mais famosa por aqui é a Yakult), fala que seu produto possui probióticos, como os lactobacilos. Essas coisas com o nome estranho nada mais são que bactérias, mas, ao contrário das outras, elas fazem bem para nosso corpo, trabalhando em nosso intestino.

O problema todo é que ninguém sabe exatamente como ou porque essas bactérias fazem bem para gente. É exatamente por isso que, nas propagandas, ninguém anuncia algum benefício específico, afinal eles também não sabem exatamente o que acontece, só que elas ajudam.

Tipos de sangue

Em um mundo perfeito, todo mundo teria o mesmo tipo de sangue e as transfusões seriam mais fáceis. Mas como a vida não é um doce, cada pessoa possui seu tipo de sangue, o que dificulta diversas coisas.  

Quando uma pessoa de um tipo de sangue recebe outro tipo diferente, o corpo do receptor pensa que o novo sangue é um vírus e seus anticorpos acabam destruindo o que foi recebido. É por esse motivo que uma pessoa precisa receber o sangue de outra que tenha o mesmo tipo, tirando algumas exceções onde os tipos aceitam transfusões entre si.

Esse cenário, do ponto de vista evolutivo, é totalmente absurdo, pois parece trazer apenas desvantagens para os humanos. Por isso diversos cientistas foram atrás das respostas para esse problema, porém ninguém conseguiu descobrir porque a natureza nos fez com tipos de sangue diferentes.

Alguns pesquisadores acreditam que isso tem a ver com as doenças, pois, aparentemente, pessoas com certos tipos de sangue acabam sendo imunes a determinadas doenças. Mas isso é apenas uma hipótese e ninguém realmente sabe porque temos todos esses tipos sanguíneos.

Raios

No Brasil, um país tropical cheio de tempestades, é normal nós ouvirmos a notícia de que alguém foi atingido por um raio. E muitas vezes, incrivelmente, essa pessoa sobrevive! Por que será que isso ocorre?

Na maioria dos casos em que uma pessoa é atingida por um raio, ela sofre alguns danos ou morre, mas existe um bom número de casos onde ela sai do “ataque” apenas com uns fios de cabelo queimados. Isso é um mistério total para a ciência. Ninguém entende como uma descarga tão grande de energia pode passar por dentro de uma pessoa sem destruí-la completamente.  

Um estudo feito na África do Sul tentou desvendar esse mistério, mas acabou dando em nada. Simplesmente não parece haver uma explicação lógica para o comportamento do raio passando pelo corpo humano.