Minilua

Incríveis fatos sobre você #6

A mais incrível máquina que o ser humano já encontrou no Universo é seu próprio corpo, que é capaz de realizar coisas espantosas e possui algumas das estruturas mais complexas e intrigantes que podemos imaginar. Por isso, algo tão incrível, é um prato cheio de grandes curiosidades:

Rejuvenescimento

O ser humano sempre quis viver por toda eternidade, mas alcançar esse desejo sempre foi uma realidade bastante distante. Contudo parece que o caminho para atingirmos essa meta está dentro de nossos bebês.

Os recém-nascidos possuem uma proteína chamada GDF-11, que têm propriedades incríveis. Testes feitos em ratos com essa substância revelaram que ela é capaz de diminuir e até mesmo reverter o envelhecimento. Quando o sangue de jovens é injetado em ossos mais velhos, os mesmos começam a rejuvenescer naturalmente. O cérebro também sofre esse processo quando recebe sangue mais novo. E o processo contrário também é verdadeiro, quando sangue antigo é injetado em um ser mais novo, o envelhecimento acelera.

Os cientistas acreditam que essas propriedades do GDF-11 possam ser o futuro para uma vida mais longa.

Muitas cores

A luz nada mais é do que uma onda eletromagnética, que em determinadas frequências pode ser vista por olhos humanos. Muitas dessas frequências são invisíveis para nós, como o infravermelho ou o ultravioleta. Mas deixando de lado essas “cores” invisíveis, nós ainda conseguimos enxergar 10 milhões de variações de cor.

Potência do motor

É muito comum ouvirmos falar que um carro tem tantos cavalos de potência. A origem desse termo, que vem da época do aparecimento dos motores a vapor, faz referência ao esforço que um cavalo consegue fazer, por isso o nome. Um cavalo (horsepower) é a força necessária para levantar 75 quilos a um metro de altura em um segundo. Na época de seu surgimento, essa medida era muito boa, pois os cavalos estavam de fato sendo substituídos por motores. Assim quem quisesse saber qual a potência de motor que precisaria para substituir os animais, apenas precisava descobrir os cavalos daquele propulsor.

Por comodismo, a medida continua sendo muito usada e supercarros passam dos mil cavalos de potência, enquanto um popular mal chega aos cem. Mesmo assim, a força gerada por um cavalo é bem grande, tanto que um ser humano, correndo a toda velocidade, gera, no máximo, 2,5 cavalos de potência.

Músculos inquietos

Você pode pensar que o coração é o músculo mais ativo do corpo, afinal ele não para um segundo, mas isto está longe de ser verdade. O músculo mais utilizado do corpo humano é o ciliar, responsável por gerar o foco do olho.

Ele se movimenta em média 100 mil vezes ao dia. Cada vez que você olha para alguma coisa diferente, ele faz o movimento para gerar o melhor foco. Em comparação, para que nossas pernas trabalhassem o mesmo, nós teríamos que caminhar 80 quilômetros por dia.

Floresta na barriga

Levante sua camisa e dê uma boa olhada em seu umbigo. Provavelmente vai encontrar um pedaço de tecido ou alguma sujeira. Não se preocupe, isso é normal, até para os mais cuidadosos com a higiene pessoal.

Uma pesquisa científica realizada em 60 umbigos diferentes, descobriu que existem mais de 2 mil bactérias vivendo nesse buraquinho na barriga. Existem tantas bactérias diferentes nesse lugar, que a biodiversidade dele pode ser comparada com a Floresta Amazônica.