Minilua

Incríveis fatos sobre a Yakuza #2

A Yakuza é uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo, com capacidade de influenciar diversos governos orientais. Ela é tão grande e conhecida que possui escritórios e prédios, onde atende como uma empresa normal.

Por isso vamos conhecer um pouco mais dessa estranha organização:

Yubitsume

Em um país onde a vergonha é realmente levada a sério, os membros da Yakuza carregam no corpo seus erros, para que todos saibam que eles já fizeram algo indevido.

Quando um membro dessa gangue faz algo errado, existe a tradição de que ele precisa pagar por seu feito e também carregar para sempre a vergonha. Por isso, toda vez que alguém transgrede alguma regra, um pedaço do seu dedo da mão é cortado. Essa pena, além de ser um castigo físico, também inflige uma pena psicológica e moral.

Quanto maior o delito, maior é o dano feito, para que a pessoa jamais se esqueça. Essa tradição macabra criou um mercado de dedos sintéticos, buscado, principalmente, por pessoas que deixam a gangue e querem esconder sua vergonha. Existe, no Japão, um famoso médico inglês que é especialista em pele. Ele ganhou fama por criar pedaços de dedo perfeitos para seus clientes. O apelido dele por lá é “Senhor Mãos”.

Iniciação

Para entrar na Yakuza, uma pessoa precisa, antes de tudo, passar por um teste de iniciação. O primeiro passo consiste em fazer o kobun, algo que pode ser traduzido como “o papel de criança”. Nesse processo, o novo membro tem que servir, como um empregado, o membro mais velho, fazendo tudo que ele mandar, sem questionar.

Após essa fase, existe o ritual chamado sakazukigoto, onde quem fazia o “papel de pai”, na iniciação, está junto. Nesse rito, os outros membros da gangue preparam bebidas para os dois. O iniciado ganha um copo quase vazio, enquanto seu “pai” ganha um copo cheio até a borda, mostrando a diferença de status existentes entre eles. Depois do primeiro gole, eles trocam os copos, criando um vínculo, como pai e filho.

No Japão, beber sake tem um significado todo especial, pois eles acreditam que essa bebida liga o homem aos deuses. Assim, em grandes eventos, as pessoas bebem sake numa espécie de benção, que ocorre em casamentos, santuários e também na Yakuza.

Irezumi

Uma das características mais marcantes da Yakuza são as tatuagens incríveis que seus membros ostentam. Contudo, elas são bem diferentes das que estamos acostumados no mundo ocidental, e não é só por causa dos desenhos. Eles usam uma técnica chamada irezumi, onde a tinta é inserida sob a pele de uma maneira muito dolorosa, por isso, além de ser uma bela arte, essa forma de tatuagem mostra que a pessoa pode suportar uma grande dor.

Mesmo com os tempos modernos tornando as tatuagens mais aceitas pela sociedade, no Japão ainda existe um grande preconceito, por culpa da Yakuza. A coisa é tanta que algumas pessoas acabam perdendo seus empregos em instituições governamentais pelo simples fato de terem o corpo pintado.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/