Minilua

Incríveis fenômenos da natureza #2

A natureza trabalha da maneira surpreendente, muitas vezes fazendo coisas que não parecem naturais, mas que, na verdade, são.

Sol Negro

Nas regiões pantanosas da Dinamarca, um estranho nascer do sol ocorre todos os anos, durante o outono.

Em Jutland, os estorninhos costumam se reunir no caminho de seu destino migratório. Durante a noite, todos param e descansam até que o sol surge pela manhã. Nesse momento, algo incrível ocorre, pois as centenas de milhares de aves começam sua revoada, logo após o Sol surgir completamente no horizonte. Devido ao grande números de animais, o céu escurece, criando esse estranho e belo fenômeno chamado Sol Negro.

Pororoca

Entre os meses de fevereiro e março, um fenômeno sem igual no mundo ocorre no rio Amazonas. Quando as águas do oceano Atlântico se encontram com as do rio de maneira explosiva, uma onda gigantesca surge.

Podendo durar mais de meia hora, a Pororoca é uma atração para surfista de todo o planeta e também um perigo para aqueles que vivem por perto. A força destrutiva dessa onda é enorme, pois ela pode ter 12 metros de altura e é capaz de arrancar árvores inteiras do chão.

A origem do nome desse fenômeno vem do Tupi e que dizer “grande barulho destrutivo”. Isso não é atoa, pois é possível ouvir a Pororoca se aproximando meia hora antes da onda chegar.

Tempestade de sujeira

Após um período de 9 mil anos, o vulcão Chaitin, no Chile, voltou a mostrar todo seu poder em 2008. A erupção de cinzas e lava chamou a atenção do mundo, mas os efeitos na atmosfera foram ainda mais incríveis.

A grande quantidade de partículas se movendo no ar gerou algo conhecido como “tempestade suja”, onde raios e trovões surgem no meio das cinzas, criando algumas cenas aterrorizantes e belas:

Cabras na árvore

Esse fenômeno é tão estranho que, a primeira vista, parece ser irreal, mas ele acontece de verdade. Em uma região árida do Marrocos, as cabras tem uma vida difícil devido a escassez de comida, por isso, com o passar do tempo, a evolução deu uma grande capacidade a elas: Subir em árvores.