Minilua

Incríveis tecnologias que vão mudar o mundo em breve #2

A ciência avança a passos largos, sempre criando coisas surpreendentes e muitas delas tem poder para mudar o futuro do mundo:

Respirando água

O Planeta Terra, apesar de ter esse nome, tem a maior parte de sua superfície coberta de água. E nós, os humanos, simplesmente morremos se caímos nela, pois não podemos respirá-la. Mas esse problema pode estar perto de acabar.

Para sobreviver, o ser humano precisa de oxigênio. Como a água nada mais é que H2O (“O” é oxigênio), isso significa que nós podemos respirá-la, basta separar o que queremos do resto. E na vanguarda da respiração aquática está Alon Bodner, um inventor israelense, que trabalha em uma máquina capaz de tirar ar respirável da água.

Atualmente, o único problema dele é o tamanho da máquina, que precisa processar 190 litros por minuto para a respiração humana, mas em breve poderemos passar o tempo que quisermos embaixo da água, respirando normalmente.

Sem se queimar na praia

A pior coisa que existe é ir à praia, esquecer de passar o protetor solar e depois ficar com a pele toda queimada. Porém esse problema também deve sumir em breve, pois o Kings College, de Londres, conseguiu encontrar uma alga que cria seu próprio protetor solar.

Eles pretendem pegar esse protetor natural e transformá-lo em cápsulas de remédio. Dessa maneira, quando for a praia ou quiser sair em um dia de muito sol, basta tomar um comprimido e ficar sem preocupações, evitando toda aquela “melação” criada pelos protetores atuais.

Computadores de “papel”

No início desse ano uma empresa chamada Plastic Logic mostrou para o mundo o tablet feito de “papel”. Ele que na verdade é um eletrônico como outro qualquer, usa uma nova tecnologia que deixa-o fino e flexível, lembrando mais um pedaço de papel do que qualquer outra coisa.

Televisão holográfica

Enquanto a televisão Full HD ainda nem se popularizou direito, o pessoal do MIT já anda trabalhando no que pode vir a ser o futuro da transmissão de imagens.

O primeiro passo dado em direção aos hologramas domésticos foi a criação de um chip que consegue processar 50 gigapixels por segundo. Com ele é possível recriar objetos do dia a dia em 3D, sem problema nenhum. E usando esse chip incorporado em um sistema de imagens, seria possível criar a TV do futuro.

Segundo os pesquisadores do MIT, essa nova tecnologia será tão barata quanto as TVs que temos hoje em dia. Só precisamos esperar mais 10 anos para que isso se torne realidade.

Siga Diego Martins no tumblr: Tumblr/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/