Minilua

Incrível arquitetura animal #1

Nós, humanos, construímos prédios, pontes, casas e todo tipo de coisa para ajudar a nossa vida e isso não é diferente com os animais. Eles também constroem as mais variadas obras com os mais diversos objetivos:

Joalheiro

O Caddisfly é uma espécie de traça que constrói sua proteção (uma espécie de casulo). Para criar essas obras, o animal usa tudo que encontra a sua volta, gerando um escudo resistente e muito bem feito:

Vendo isso, o artista Herbert Duprat pensou: “O que aconteceria se eu colocasse esses animais a viverem no meio de um monte de pedaços de ouro e joias?” A resposta para isso foi uma criação que chamou a atenção do mundo. Usando os animais como projetistas, ele criou uma nova forma de gerar joias, que se tornaram uma mistura de conhecimento humano com ajuda da natureza:

O mais incrível é que muitas joias feitas por esses animais valem mais do que as criações de grandes joalheiros do mundo.

Beaver dam

Muito vistas em desenhos animados aqui no Brasil, as pequenas represas feitas por castores são uma realidade incrível. Para se protegerem de predadores e também estocar comida, os castores criam barragens incríveis, que podem afetar uma área de muitos quilômetros a sua volta.

Normalmente elas são feitas em pequenos fluxos de água, onde uma represa acaba se formando devido a construção. Em alguns casos, isso pode afetar moradias próximas e diversos animais da região. Existem registros de barreiras feitas por diversos castores que chegam a mais de 850 metros de comprimento! Impedindo que uma grande quantidade de água fluísse em seu curso normal.

Para criar essa obras, os castores usam galhos encontrados no chão, mas também são capazes de cortar o que lhes interessa. Com sua boca “nervosa”, eles conseguem estraçalhar galhos enormes em poucos minutos. Uma mordida de um castor pode cortar, em uma única vez, 1,5 centímetros de madeira.

Árvores fantasmas

Normalmente as aranhas não vivem em bandos grandes, preferindo cada uma fazer sua teia e comer sua própria comida. Porém, em 2010, uma grande enchente pegou o Paquistão e as aranhas locais se refugiaram em árvores.

Isso criou enormes colônias dessas animais, que trabalharam em equipe e construíram esses condomínios de teias de deixar qualquer diretor de filmes de terror com inveja:

Sanduíche de flores

Essa é uma das mais belas e engenhosas construções feitas por animais. Chamada de sanduíche de flores, esse pequeno depósito feito de pétalas é uma espécie de berço para as larvas que um dia se tornarão abelhas.

A criadora dessa obra é uma abelha rara chamada Osmia avosetta, que desenvolve o abrigo por partes. Primeiro, a camada de pétalas externas é criada, depois ela é revestida internamente de barro e por último uma outra camada de flores. Lá dentro vivem larvas, alimentadas pelos país com pólen, que um dia sairão de lá e também farão seus próprios sanduíches de flores.