A incrível evolução dos videogames #11

No post passado nós contamos como a Microsoft conseguiu se igualar a poderosa Sony, mostrando que o Xbox 360 é bom o bastante para lutar com o PS3. Hoje nós contaremos a história do pequeno console da Nintendo, que mudou o mundo dos games e trouxe a empresa para o topo novamente.

2848_6f1c_3854_2fe4_32d4_d8bd_af28_7f73_f7d3_58a3_ac1d_14e5_402d_Wii_by_TheHighLordTim_thumb_thu

clip_image001A Nintendo já havia sido líder de mercado nos anos 90, quando seu Super Nintendo reinava soberano, mas depois disso a empresa começou sua queda, que se iniciou com o fraco Nintendo 64 e culminou com o pouco lembrado Gamecube.

Contudo, após 15 anos, a empresa começou um projeto ambicioso, que lhe traria a liderança mundial novamente. Em 2005 a Nintendo anunciou que estava trabalhando em um novo console: o Nintendo Revolution. Pouco mais de um ano depois desse anuncio, a empresa lançou seu novo console, que recebeu o nome de Nintendo Wii.

Veja como funciona o sistema de controles do Wii




Como a própria Nintendo havia prometido, o console era revolucionário e acabou mudando o modo das clip_image001[5]pessoas verem os videogames. O Wii trouxe consigo o conceito de participar de verdade no jogo, onde você precisa fazer os movimentos com o seu corpo para que seu personagem os faça dentro do game.

Essa nova maneira de jogar trouxe um novo público para os consoles. Esses “novatos” nos games são chamados de jogadores casuais, que jogam de vez em quando ou mesmo usam os games para malhar. Essa abertura no mercado fez com que o Wii se tornasse de longe o console mais vendido dessa geração, chegando a vender algo em torno de 70 milhões de unidades.

A Nintendo mostrou ao mundo que pessoas de qualquer idade, gênero, amantes de videogames ou não, podem jogar, seja para passar o tempo, seja para ter uma vida mais saudável. Tão grande foi essa revolução iniciada pelo Wii, que seus principais concorrentes desenvolveram sistema de controles parecidos, pois também querem trazer os jogadores casuais para perto.

Grandes games do Wii







Jogo mais vendido para o Wii

Depois da revolução feita pela Nintendo e seu simpático Wii, a questão que surge é: “Para onde vão os videogames?” Confira a resposta no próximo post da série.

ps4ab1




wii2




xbox-720-logo

  1. Mio Amakura Fatal

    4 de abril de 2013 em 07:40

    eu fico triste, porque eu não tenho um nintendo wii :'( Eu só tenho um ps2 e recentimente o xbox 360..no ps2 joguei meus 😀 silent hill e fatal frame 😀 mas, o fatal frame está na nintendo ! 🙁 e os silent hill estão no ps3 e xbox…ai meu deus agora quero um wii!!!

  2. gilbertojunior

    27 de outubro de 2012 em 14:15

    wii é UMA BOSTA!!!!!!!!

    • Edenetesa

      22 de novembro de 2012 em 18:37

      VOÇE SÓ ESTA FALANDO ISSO PORQUE NÃO TEM TANTOS JOGOS VIOLENTOS COMO NO SEU XBOX ,PLAYSTATION 3 OU 2 COM BATTLEFIELD, RESIDENT   EVIL, ASSINS CREED, CALL OF DUTY E ETC 

  3. julio bernard es

    2 de setembro de 2010 em 14:01

    Olá Minilua eu gostaria de ver aqui uma matéria sobre o Zeebo, eu sei que ele fica longe dos citados no post, mas é o primeiro video game brasileiro que pode enganjar algum dia.

    Além do mais ele é pouco conhecido,( eu mesmo só sei que ele existe por ficar fuçando no wikipedia) e gostaria de saber mais sobre ele.

    Obrigado.

    • Diego Martins

      2 de setembro de 2010 em 19:51

      Nós já falamos dele algumas vezes, até entrevistamos o Presidente da TecToy sobre o assunto, mas infelizmente perdemos essa matéria quando nosso servidor deu pau. Ainda nos restaram essas duas falando do Zeebo:

      http://minilua.org/zeebo-novo-investimento-tectoy/

      http://minilua.org/console-zeebo-sera-lancado-rs-450/

      • julio bernard es

        2 de setembro de 2010 em 21:03

        Muito obrigado. Eu ainda não participava do site na época dessas matérias.

        espero que no futuro o Brasil também tenha capacidade de fazer consoles de ponta, talvez com o proprio zeebo(haha).

  4. Paulo Victor CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES

    2 de setembro de 2010 em 13:42

    Tô doido pra comprar um video game dessa nova geração mais não
    sei qual escolher…tá foda!!!

    • Mio Amakura Fatal

      4 de abril de 2013 em 07:41

      ihhhhh compra o xbox 360…e o nintendo wii rssssssss

    • julio bernard es

      3 de setembro de 2010 em 12:26

      Qualquer um que você comprar vai valer a pena e vai superar os outros em algum aspectos.

      Esse é o mundo Mágico da concorrência!!!!!!!!!!!!

  5. David estevam

    1 de setembro de 2010 em 21:10

    Sonic!!! \o\ \o| |o| |o/ /o/

  6. Migraman

    1 de setembro de 2010 em 20:08

    Eu tenho um wii e nao me arrependo de um mísero centavo q gastei com ele.Adoro jogos como mario strikers,metroid(1,2,3,other M),Tatsunoko vs. Capcom e principalmente o melhor jogo de todos os tempos:Super Smash Bros. Brawl.Se vcs virem algum migraman em algum jogo de wii(online obviamente)pode ter certeza q sou eu,exceto no fifa 10,lá meu usuário é BrazilRulez.Se alguem quiser me add é só colocar o wii number q eu coloco o meu depois.

  7. RaphaeL

    1 de setembro de 2010 em 18:45

    mano eu odeio quando minha namorada quer q eu jogue Wii Fit com ela -.- é uma tortura 😮 mais eu gosto de jogar o Super Mario Bros Wii,mais na minha opinião o Wii é um console casual,não tem graça nenhuma jogar sozinho -.- mais reforçando o Super Mario Bros Wii ficou show! é incrivelmente divertido jogar com a galera toda reunida no fim de samana XDD

  8. julio bernard es

    1 de setembro de 2010 em 14:28

    Essa é a melhor série de posts do minilua, muito dez!!!!

    gostaria que vocês citassem também a criação do PSP e do DS!!!!

    E espero ansiosamente para ler sobre o “xbox 720” e o “PS4” por tanta paranóia que já li sobre eles na internet.

13 Comentários
mais Posts
Topo