A incrível evolução dos videogames #3

No segundo post dessa série nós contamos a história dos primeiros videogames, desde sua criação até o surgimento do primeiro console que qualquer pessoa podia comprar. Agora nós iremos contar a história do primeiro console que teve sucesso comercial: o Atari.

800pxAtari_Inc_logo_thumb

A Atari foi fundada em 1972 com o nome de Syzygy, mas devido a problemas com direitos, seu nome foi trocado. Atari2600 (1)Nolan Bushnell e Ted Dabney são os fundadores/criadores da Atari e do Pong, o primeiro sucesso comercial dos videogames.

O Pong nada mais era do que um jogo do Odissey adaptado em uma máquina de fliperama. Os dois gênios colocaram uma TV dentro de uma caixa, sendo que para alguém pudesse jogar era necessário pôr uma moeda na máquina. Um ano depois, devido ao incrível sucesso, eles lançaram uma versão doméstica do Pong. Foi aí que as coisas começaram a mudar de rumo, pois as pessoas compravam um videogame que só rodava um jogo, era uma questão de tempo para que todos ficassem enjoados.




Conheça o aclamado Pong:




Atari_2600_02Em 1977 é lançado o Atari 2600, que mudou a história dos videogames. Apesar do sucesso posterior, nos dois primeiros anos, ele foi um fiasco comercial, causando a venda a Atari para Warner. Enfim, em 1979 o 2600 caiu no gosto do público, vendendo milhões de consoles e transformando a Atari na empresa que mais crescia no E.U.A.




Propaganda americana do 2600:

Esse é outra propaganda muito engraçada, com o Pelé:

Contudo, o auge ainda estava por vir. Em 1980 foi lançado um dos maiores clássicos da história: “Space Invaders”. Esse jogo fez com que as vendas do 2600 dobrassem em pouco tempo. Em 1982 foram vendidos incríveis 8 milhões de consoles.




Conheça esse clássico que turbinou as vendas do 2600:




atari2600Acredita-se que o grande sucesso desse console foi devido a nova possibilidade que ele dava aos usuários: jogar vários games, aumentando sua vida útil e a diversão. Aqui no Brasil a Atari teve seu grande sucesso no fim dos anos 80.

Infelizmente a Atari teve sua decadência, que chegou logo após o sucesso. A partir do meado dos anos 80 a empresa começou a perder força, graças a produtos mal aceitos no mercado. Nos início dos anos 90 ela é enterrada pela nova potência que vinha surgindo mercado, a Nintendo.

Em 2001 a nome Atari foi vendido para a Infogrames, que até hoje lança jogos que levam o nome da antiga empresa. Apesar de não ser mais a grande potência, a Atari ainda é um nome muito respeitado e amado no mundo dos games, pois foi ela quem abriu as portas para que o videogames se tornassem uns dos meio de entretenimento mais poderosos do mundo.atari26001Trailer do Test Drive Unlimited lançado pela Infogrames, sobre o nome da Atari:







No próximo post falaremos na gigante japonesa que tomou o mercado: a Nintendonintendo

  1. Anônimo

    8 de julho de 2010 em 13:45

    putz quando nasci ja estava na era nintendo, que eu joguei mt, mas tb ja joguei atari que meu primo tem até hoje kkkkkkkkkkk até que é manerim!!Post Mt maneiro continuem!!!!

    • Nivaldo Jr

      8 de julho de 2010 em 13:55

      acho muito legal esse tipo de matéria.
      Parabéns Minilua!

      • DygOw Gomes

        3 de maio de 2011 em 04:32

        Concordo!
        ^^’

3 Comentários
mais Posts
Topo