A incrível evolução dos videogames #4

No post passado nós contamos a história do Atari, que foi o primeiro videogame campeão de vendas, se tornando o brinquedo mais cobiçado dos anos 70 e início dos 80. Porém, depois de muitos erros, a empresa foi perdendo força, enquanto do outro lado do mundo surgia uma das maiores empresas do ramo: a Nintendo, uma líder mundial até os dias de hoje.

nintendo_thumb

11_nintendo_hanafuda_cardsA Nintendo surgiu em 1889, fundada por Fusajiro Yamauchi. Nessa época a empresa produzia cartões e um baralho típico japonês. No ano de 1950, o bisneto do fundador, assinou um acordo com a Disney para que pudesse produzir cartões com os personagens da empresa americana.

Na década de 60, a Nintendo viveu seus piores momentos, pois seu presidente Hiroshi Yamauchi, perdeu o foco dos negócios, investindo em muitas áreas ao mesmo tempo, o que quase ocasionou a falência total da empresa.

Em 1970, devido as pressões do mercado dominado pela Atari, a Nintendo acabou também investindo em jogos eletrônicos. No ano de 1980 a empresa lançou seu primeiro “brinquedo eletrônico” chamado de Game & Watch, que se tornou um sucesso de vendas. Além disso, ela também produzia fliperamas.

Game_and_watch_Ball

Já em 1981, a empresa lança um dos jogos mais marcantes da história: Donkey Kong. Esse game revelou dois dos maiores personagens que a empresa criou: Mario e o próprio Donkey Kong.

Confira o gameplay desse clássico:




Nes-transparent-improved

Com o enorme sucesso, a Nintendo decide produzir seu primeiro console doméstico, que recebeu o nome de Famicom. Ele foi lançado em 1983 no Japão e dois anos mais tarde nos E.U.A com o nome de NES (Nintendo Entertainment System). Esse console vendeu incríveis 60 milhões de 360px-Gameboyunidades.

No ano de 1989, a empresa lançou outro super-sucesso de vendas: o Gameboy. Nesse mesmo ano a Nintendo vê seu primeiro inimigo surgir: a Sega, com o Mega Drive. Rapidamente a empresa dá uma bela resposta, lançando o Super Nintendo. Mesmo assim ela acabou perdendo grande fatia do mercado, mas isso foi por pouco tempo, pois com Super Mario World, Final Fantasy e Donkey Kong, rapidamente ela recuperou o domínio.

Conheça um jogo de Gameboy:

Clássicos do Super Nintendo:

Super_Nintendo_Entertainment_System-USA







798px-N64-frontSomente em 1995 a Nintendo encontra um inimigo a altura: a Sony com seu poderoso PlayStation. Infelizmente o novo console da centenária empresa, o Nintendo 64, não era páreo para o lançamento da Sony, que usava um tecnologia muito superior na época: o CD.

Maior sucesso da N64:

O que manteve a Nintendo em pé durante esse momento de perdas, foram seus consoles portáteis, que dominavam o mercado com folga.

Até hoje a Nintendo se mantem forte no mercado de games, mas essa parte da história será contada depois. Em nosso próximo post da série, contaremos a história da poderosa Sony e seu maior trunfo: o PlayStation, que mudou o rumo do mundo dos games, transformando o videogame em algo muito maior do que era.

PlayStation_logo

  1. Robert Mathias

    11 de abril de 2012 em 23:40

    Olha achei super legal o blog e a história… mais ai há um erro ENORME… a Concorrente sega, não lançou o Mega Drive, e sim o Master System, que era mais potente que o NES porem não contava com grandes produtoras da Época, como Acklain, Capcom, e algumas outras. Posteriormente, a Sega Lançou o Mega Drive, e a Nintendo o Super Nintendo…

  2. vlad dracul

    24 de novembro de 2010 em 01:31

    eu tive um N64 e digo que foi uma vergonha tanto para os jogadores quanto para a nintendo.os jogos bons dele se conta nos dedos.
    alem disso ele foi lançado depois do PSX  só deus sabe por que a nintendo fez ele com midia em cartucho que é muito limitada.
    umas vantagens com os ganes de cartuchos são que não tem loading e que não é necessário memoricard para salvar o progresso.
    a nintendo foi tão burra, que por incrivel que pareça pelo menos dois jogos dele tem loading; quake I e II.
    alem disso essa insana fez a maior burrice da hitória dela lançar memory card para o N64.
    quem já viu isso uma das vantagens do video game em cartucho é que você pode gravar o progresso na bateria do proprio cartucho.
    a indignação é mais ainda saber que você é obrigado a comprar o maldito memory card.
    e teme jogos que usavam 100% da memoria do memory card, ouseja você era obrigado a apagar tudo o que tinha gravado para gravar apenas um jogo, ou comprar um memory card para um determinado jogo.
    outros jogos usavam 50% dele sem falar que você era obrigado a comprar um expansor de memoria para rodar outro jogos mais pesados.
    ele tinha jogos bons:
    mario 64
    star fox
    goldeneye 007
    perfect darck – na minha opinião o melhor dos jogos do N64
    turok
    donkey kong.
    alem disso os jogos pareciam reliquias pois era muito dificil você achar os jogos bons dele.
    sem falara que ele tambem não jogos de RPG que é o tipo de jogo que eu mais gosto, os unicos que eu tive conhecimento foi o  e o OGRE BATTLE tanbém conhecido como TATICS OGRE e o QUEST 64. jogos quase impossiveis de se achar.
    realmente o N64 não tinha a minima chance contra o preistetiu.
    e o game cube praticamente seguiu o mesmo caminho dele e parece que o nintendo wii tambem está deixando a desejar.
    o que há com a nintendo?

  3. TKD kyosanim

    30 de julho de 2010 em 05:46

    Meu Top 10 Snes :

    10 – Contra 3
    9 – Secret of Evermore
    8 – illusion of Gaia
    7 – Final Fight Tough ” Final Fight 3 US”
    6 – Final Fantasy 2
    5 – Killer Instinct
    4 – Donkey Kong Country
    3 – Final Fantasy 3
    2 – Breath of Fire
    1 – Chrono Trigger

  4. TKD kyosanim

    30 de julho de 2010 em 05:41

    Meu Top 10 NES 8 bits :

    10 – Crystalis
    9 – Battletoads Double Dragon
    8 – Double Dragon 2
    7 – Adventure Island 2
    6 – Batman: Return of Joker
    5 – Dragon Warrior 3 “Dragon Quest 3”
    4 – Battletoads
    3 – Ninja Gaiden 2
    2 – Mighty Final Fight
    1 – Super Mario 3

  5. Migraman

    19 de julho de 2010 em 11:44

    quase q eu esqueço dos bomberman’s 1,2,3,4,5 q eu era viciadão

  6. Migraman

    19 de julho de 2010 em 11:43

    Adorava top gear,super mario world,international super star soccer,donkey kong country 2:diddy kong’s quest.Mas o meu favorito mesmo era kirby super star,um jogo q parecia infantil de longe,mas assim q vc começa a jogar vicia pela incrivel quantidade de poderes(isso comparando com aquela época é claro).De vez em quando ainda jogo no emulador esses jogos

  7. [email protected] Leite

    15 de julho de 2010 em 19:38

    Muito Legal o post \o/

    Tenho 17 anos e ainda tenho o Game Boy e o Super Nintendo .(estão muito bem guardados) xD
    jogos que tenho: super mario world,top gear,international soccer deluxe, donkey kong country, NBA,killer instinct, entre mais alguns que não lembrei na hora de comentar ^_^’
    game boy: unica fita que tenho que é 15 in 1 .

  8. Emerson Luis

    15 de julho de 2010 em 10:06

    Galera!!! Cade TOP GEAR?? MK ?? INTERNATIONAL SUPER STAR SOCCER??? FINAL FIGHT?? SAMURAI SHODOWN??

    não poderiam ser esquecidos…

    abraços…

  9. BRUNO LIMA

    15 de julho de 2010 em 05:31

    MUITO LEGAL! MAS ENTÃO… AINDA NÃO CRIARAM UMA MATÉRIA QUE FALASSE SOBRE OS GAMES QUE VIRARAM FILMES!!! – ESTOU NA ESPERA, PÔ! RSRS

    • Diego Martins

      15 de julho de 2010 em 08:34

      LOL, desculpa tinha esquecido. Vou iniciar a pesquisa hoje. ^^

  10. Mestre Eriol

    14 de julho de 2010 em 21:03

    Nossa cara super nintendo foi marcante mesmo quantas aula nao faltei, quantas doenças nao inventei pra fica em casa jogando mortal combat 2, boberman e tantos outros lembro ate hoje da minha mae falando pra desliga que estava estragando os canal e eu soprando a fita pra ve se pegava melhor bom tempo….hehehe

  11. Nivaldo Jr

    14 de julho de 2010 em 20:20

    saudade do meu super nintendo!

    • BRUNO LIMA

      15 de julho de 2010 em 05:34

      CARA, SE VOCÊ TIVER UM PLAY 2, É SÓ COMPRAR UM CD QUE TEM TODOS OS JOGOS DO SUPER NINTENDO… EU TENHO E É SUPER LEGAL… PRINCIPALMENTE QUANDO BATE AQUELA VONTADE DE JOGAR SUPER MARIO WORLD, DONKEY KONG, BOMBER MAN, TOP GEAR… ENTRE CENTENAS!

      VALE À PENA!

  12. Lenon Cristian

    14 de julho de 2010 em 20:15

    Biker Mice From Mars, Rock Roll Racing, Jurassic Park II, bomberman, donkey kong, megaman, dragon ball z rpg, CHRONO TRIGGER,spider man, X-men,mario kart, puts, era cheio de jogo massa!

    • Leon S. Kennedy

      25 de fevereiro de 2012 em 16:40

      second

17 Comentários
Topo