Minilua

A incrível evolução dos videogames #4

No post passado nós contamos a história do Atari, que foi o primeiro videogame campeão de vendas, se tornando o brinquedo mais cobiçado dos anos 70 e início dos 80. Porém, depois de muitos erros, a empresa foi perdendo força, enquanto do outro lado do mundo surgia uma das maiores empresas do ramo: a Nintendo, uma líder mundial até os dias de hoje.

A Nintendo surgiu em 1889, fundada por Fusajiro Yamauchi. Nessa época a empresa produzia cartões e um baralho típico japonês. No ano de 1950, o bisneto do fundador, assinou um acordo com a Disney para que pudesse produzir cartões com os personagens da empresa americana.

Na década de 60, a Nintendo viveu seus piores momentos, pois seu presidente Hiroshi Yamauchi, perdeu o foco dos negócios, investindo em muitas áreas ao mesmo tempo, o que quase ocasionou a falência total da empresa.

Em 1970, devido as pressões do mercado dominado pela Atari, a Nintendo acabou também investindo em jogos eletrônicos. No ano de 1980 a empresa lançou seu primeiro “brinquedo eletrônico” chamado de Game & Watch, que se tornou um sucesso de vendas. Além disso, ela também produzia fliperamas.

Já em 1981, a empresa lança um dos jogos mais marcantes da história: Donkey Kong. Esse game revelou dois dos maiores personagens que a empresa criou: Mario e o próprio Donkey Kong.

Confira o gameplay desse clássico:

Com o enorme sucesso, a Nintendo decide produzir seu primeiro console doméstico, que recebeu o nome de Famicom. Ele foi lançado em 1983 no Japão e dois anos mais tarde nos E.U.A com o nome de NES (Nintendo Entertainment System). Esse console vendeu incríveis 60 milhões de unidades.

No ano de 1989, a empresa lançou outro super-sucesso de vendas: o Gameboy. Nesse mesmo ano a Nintendo vê seu primeiro inimigo surgir: a Sega, com o Mega Drive. Rapidamente a empresa dá uma bela resposta, lançando o Super Nintendo. Mesmo assim ela acabou perdendo grande fatia do mercado, mas isso foi por pouco tempo, pois com Super Mario World, Final Fantasy e Donkey Kong, rapidamente ela recuperou o domínio.

Conheça um jogo de Gameboy:

Clássicos do Super Nintendo:

Somente em 1995 a Nintendo encontra um inimigo a altura: a Sony com seu poderoso PlayStation. Infelizmente o novo console da centenária empresa, o Nintendo 64, não era páreo para o lançamento da Sony, que usava um tecnologia muito superior na época: o CD.

Maior sucesso da N64:

O que manteve a Nintendo em pé durante esse momento de perdas, foram seus consoles portáteis, que dominavam o mercado com folga.

Até hoje a Nintendo se mantem forte no mercado de games, mas essa parte da história será contada depois. Em nosso próximo post da série, contaremos a história da poderosa Sony e seu maior trunfo: o PlayStation, que mudou o rumo do mundo dos games, transformando o videogame em algo muito maior do que era.