Minilua

A incrível evolução dos videogames #7

No post passado da série nós contamos a história dos concorrentes do PS1, o Nintendo 64 e o Dreamcast, que apesar de serem bons videogames jamais ameaçaram o poderoso PlayStation da Sony. Hoje nós contaremos a história do irmão mais velho e forte do PS1, que foi outro líder de mercado:

A Sony já havia dominado totalmente o mundo dos games no fim dos anos 90 e não foi diferente no início dos anos 2000, pois a empresa lançou o poderoso PS2, o console de maior sucesso da história, consolidando a empresa japonesa como a maior produtora de videogames do mundo.

O PlayStation 2 foi lançado em março de 2000 e devido ao sucesso de seu antecessor, ele já surgiu no mercado como um campeão de vendas. No dia de seu lançamento no Japão foram vendidas incríveis 980 mil unidades. As vendas monstruosas geraram uma escassez enorme do console, que chegava a ser vendido por mais de mil dólares em sites de leilão.

Na época de seu lançamento o PS2 apresentou o que existia de mais moderno em questão gráfica, ditando o novo padrão mundial na questão de jogos em 3D. Confira algumas imagens dos melhores gráficos que o console conseguiu criar:

Além disso, o PS2 possuía um sistema de compatibilidade com o PS1, onde podia-se jogar os game antigos e também se utilizar o Memory Card do console anterior.

O PlayStation 2 foi a plataforma de alguns dos games mais famosos de todos os tempos, tais como: a série GTA, God of War 1 e 2, Guitar Hero, Gran Turismo 4 e muitos outros.

Confira alguns vídeos desses clássicos:

Em 2004 foi lançada a versão Slim do console, chamada de PStwo, que era menor e mais completa. No início ela teve problemas com superaquecimento, que logo foram solucionados pela Sony.

Esse, que foi apenas o segundo console da Sony, vendeu mais de 145 milhões de unidades (recorde de vendas até hoje) e continua vendendo. O jogo mais vendido para ele foi o GTA San Andreas com 17,5 milhões de cópias.

No próximo post da série contaremos a história dos concorrentes do PS2, o Gamecube da Nintendo e o Xbox da Microsoft.