Minilua

O incrível mundo dos cavaleiros #2

Do mundo real a fantasia, os cavaleiros sempre fizeram parte da história. Durante muitos anos eles foram o ápice do campo de batalha e fizeram fama, que até hoje ainda ecoa em filmes e livros. Mas como era a vida desses grandes homens que entregavam tudo para manter a honra?

A armadura

Uma das coisas mais importantes que qualquer cavaleiro tinha era sua armadura. Além de trazer proteção na batalhas, ela também era um símbolo de status, mostrando o quão rico e poderoso era o guerreiro que a vestia.

As primeiras gerações de armaduras eram bem diferentes das que vemos nos filmes. Em sua origem, as proteções do soldado nada mais eram do que couro fervido de animais, vestido por sobre os ombros em várias camadas, que não protegiam muito, mas ajudavam em golpes mal dados ou com armas pouco afiadas.

Depois disso, a confecção do couro melhorou e as camisas de anéis de metal foram implementadas, dando uma proteção muito maior e ainda trazendo uma boa mobilidade. Muitos anos depois, quando as técnicas de forjamento do aço eram mais requintadas, começaram a surgir as famosas armaduras de corpo inteiro.

As armaduras de aço, que na época custavam grandes fortunas, eram usadas por poucos cavaleiros e só podiam ser produzidas sob medida, para encaixar perfeitamente no corpo de quem a vestia. Caso contrário, os movimentos ficavam muito complicados e limitados.

As armas

Um bom cavaleiro precisava de boas armas para vencer suas batalhas. Na época, as opções eram limitadas a espadas, lanças, maças e algumas variações destas.

O cavaleiro montado normalmente usava a lança, pois isso lhe dava vantagem no alcance, podendo derrotar inimigos no chão sem fazer muito esforço. Já a pé, os cavaleiros costumavam usar espadas de uma ou duas mãos, machados pequenos e grandes, além de maças (bolas de aço com espinhos), que faziam um grande estrago, mas eram lentas e possibilitavam pouca defesa.

Para completar, os cavaleiros costumavam carregar um escudo, quando não estavam usando armas muitos pesadas, transformando-os em fortalezas de aço no meio das batalhas, uma vantagem sem tamanho, ainda mais em uma época em que ter uma espada bem afiada era um grande trabalho.

Essas coisas eram o que, basicamente, formava um cavaleiro, mas ainda existiam muitos outros detalhes e histórias sobre esses homens corajosos, que mudaram a história do mundo! Confira no próximo post da série!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/