Minilua

A incrível Teoria do Caos

“O bater das asas de uma borboleta aqui, pode gerar um furacão no outro lado do mundo.”

Você já pode ter ouvido isso alguma vez e pensou que era um grande absurdo, afinal como poderia uma simples borboleta gerar um furacão? Só que esse “grande absurdo” é também uma grande verdade.

Um simples esbarrão

Para você entender melhor como funciona essa teoria, vamos começar com um exemplo bem simples:

No dia em que vai fazer o ENEM e tentar uma vaga na faculdade, você faz tudo como o planejado e na hora em que ia sair de casa, sem querer, esbarra em um pote com arroz dentro, espalhando seu conteúdo pelo chão. Tentando fugir dos xingamentos de sua mãe, você limpa rapidamente tudo antes de sair.

Só que quando chega à parada, o ônibus que iria pegar já passou, por esse motivo você perde a hora e não faz a prova. Sendo assim não consegue entrar na faculdade aquele ano e todo seu futuro mudou completamente pelo simples fato de você ter esbarrado em um pote.

Pequeno notável

Ouvindo a história acima pode-se concluir, que pelo simples fato de você ter batido em algo, todo seu futuro mudou. Você não entrou na faculdade aquele ano, então seus amigos vão ser diferentes, seus amores, suas escolhas, ou seja, toda a sua vida mudou de maneira radical só porque um pote estava em determinado lugar e não um centímetro mais para o lado. Isso é a teoria do caos.

Quando o caos virou ciência

A teoria de que uma simples coisa podia mudar tudo no futuro sempre foi bem aceita pelas pessoas, mas somente em 1960 ela virou uma espécie de ciência.

Quando Edward Lorenz, que trabalha com simulações de ventos em supercomputadores, resolveu trocar um número de uma casa decimal de uma simulação. Quando fez isso ele pensou que quase nada ia mudar, porém a simulação mostrou que tudo ficou completamente diferente, graças a um pequeno número decimal.

Isso no fim provou que “O bater de asas de um borboleta aqui, pode gerar um furacão no outro lado do mundo.”

Quando o caos virou matemática

A teoria do caos acabou se tornando uma fórmula matemática e o que é mais incrível, ela aparece em quase todos os aspectos do universo.

Desde a formação dos fios de cabelo de sua cabeça, até a movimentação das estrelas nas galáxias. Tudo em nosso Universo parece ser regido pelos caos.

Então tome cuidado, o próximo passo que você der pode ser o ponto inicial que criará o fim do mundo!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/