Minilua

Inspiração ou plágio? Logos muito parecidos

A identidade visual de uma marca é extremamente importante para que haja uma identificação entre a empresa e seu consumidor.

Uma boa identidade visual estampa os conceitos ou os valores da empresa e é formada por um conjunto de cores e desenhos, estabelecendo uma referência quando pensamos no produto ou serviço que desejamos. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, nas tipografias, nos grafismos ou até mesmo em personagens utilizados pela marca e que ajudam a reforçar a ideia a ser comunicada através dessa imagem.

Para a criação dos logotipos, os designers utilizam um documento técnico para representar a assinatura institucional de uma empresa. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes. No entanto, o que alguns designers esqueceram de seguir foi a sua criatividade para criar a marca de uma empresa.

É possível ver no mercado muitas empresas que possuem logotipos tão semelhantes que parecem ter sido copiados um do outro. Isso pode acontecer por falta de criatividade dos designers, por uma inspiração que foi mal trabalhada ou por pura fatalidade do acaso.

Confira alguns casos de logos muito parecidos: