Invenções acidentais que revolucionaram o nosso mundo #2

Os seres humanos são responsáveis ​​por uma série de invenções acidentais. Montamos uma a com algumas destas invenções que revolucionaram e modificaram para sempre a vida de muitas pessoas. Como dizem por aí a necessidade é a mãe da invenção.
Boa leitura!




Flocos de milho

flocos de milho na bacia

Um dos produtos preferidos no café da manhã de muitas pessoas, os flocos de milho tiveram um começo não muito apetitoso. Enquanto fervia grãos para fazer granola, os irmãos John e Will Kellogg esqueceram a panela no fogão por alguns dias em 1898. Ao retornar, além de mofo eles encontraram uma mistura espessa e seca. Após algumas experiências os primeiros flocos de milho foram criados.




Raios X

Raio-x do tórax

Pós-Revolução Industrial, o mundo estava evoluindo a todo vapor. No final dos anos 1800, o físico alemão Wilhelm Röntgen estava fazendo experimentos com tubos de raios catódicos.

A descoberta ocorreu quando Röentgen estudava o fenômeno da luminescência produzida por raios catódicos num tubo de Crookes. Todo o aparato foi envolvido por uma caixa com um filme negro em seu interior e guardado numa câmara escura. Próximo à caixa, havia um pedaço de papel recoberto de platinocianeto de bário.

Röentgen percebeu que quando fornecia energia cinética aos elétrons do tubo, estes emitiam uma radiação que marcava a chapa fotográfica. Intrigado, resolveu colocar entre o tubo de raios catódicos e o papel fotográfico alguns corpos opacos à luz visível. Desta forma, observou que vários materiais opacos à luz diminuíam, mas não eliminavam a chegada desta estranha radiação até a placa de platinocianeto de bário. Isto indicava que a radiação possui alto poder de penetração. Após exaustivas experiências com objetos inanimados, Röntgen pediu à sua esposa que posicionasse sua mão entre o dispositivo e o papel fotográfico.

O resultado foi uma foto que revelou a estrutura óssea interna da mão humana. Essa foi a primeira radiografia, nome dado pelo cientista à sua descoberta em 8 de novembro de 1895.




Dinamite

Dinamite

Alfred Nobel, homônimo do Prêmio Nobel da Paz, criou com sucesso a dinamite após uma explosão acidental em seu próprio laboratório matar seu irmão mais novo e algumas pessoas. Um químico de profissão, ele (e os outros) estavam tentando encontrar maneiras de estabilizar a nitroglicerina líquida altamente volátil. Um dia ao transportar um pouco do líquido, a lata quebrou mas não ocorreu  explosão; Uma mistura de rocha sedimentar em que as latas estavam embaladas absorveu o líquido, sem prejudicar o seu poder explosivo. Ele continuou pesquisando e logo criou o que hoje conhecemos como dinamite.




Post-its

post-it em um corredor

No ano de 1968, os pesquisadores Spencer Silver e Art Fry desenvolveram um adesivo suave, mas não conseguiam encontrar um uso para ele. 

Em 1974 um colega de trabalho de Spencer, Art Fry, que costumava cantar no coro da igreja, começou a ficar frustrado porque os papeis que usava para fazer marcações nos livros de canto estavam sempre caindo. Ele lembrou então do adesivo que Spencer tinha inventado e surgiu-lhe a ideia de o usar para segurar os seus marcadores.

Começou a desenvolver a ideia e conseguiu adaptar a descoberta do seu colega de forma a criar um produto eficaz e inovadorDoze anos após a sua descoberta original, a 3M lançou Post-It Notes em 1980.




Silly Putty

Cientista com taça

Outro exemplo de um brinquedo que surgiu em tempos de guerra, o Silly Putty foi desenhado por James Wright, da General Electric. Wright estava fazendo testes em óleo de silicone durante a Segunda Guerra Mundial para fazer um substituto para a borracha que estava em alta demanda pelos militares para pneus de aviões, botas militares, e muito mais. Após a adição de ácido bórico e um pouco de óleo de silicone, em 1943, Wright conseguiu uma pegajososa bagunça gelatinosa. Não era útil para qualquer aplicação militar, porém Silly Putty se tornou realmente útil como um brinquedo.




Marcapasso

St_Jude_Medical_pacemaker_with_ruler

O marcapasso foi o resultado do trabalho de John Hopps, um engenheiro elétrico. Hopps estava pesquisando sobre hipotermia em meados do século 20 e tentando usar frequência de rádio para aumentar a temperatura do corpo após uma grande queda de temperatura. Sua pesquisa o levou a descobrir a aptidão do coração para reiniciar usando impulsos elétricos e o marcapasso artificial nasceu.




Velcro

Um cachorro foi o grande responsável pelo engenheiro suíço, George de Mestral, ter criado o produto. George estava caçando com seu cão quando percebeu que algumas plantas e sementes ficavam grudadas no pêlo do animal. Ele então tentou reproduzir a técnica usando nylon, criando o velcro que usamos hoje.




Batata chips

chips de batata ou batatas fritas

George Crum criou o salgadinho mais famoso do mundo em 1853 em um Resort em Saratoga Springs, Nova York. De saco cheio com um cliente que pedia e devolvia suas batatas fritas repetidas vezes, reclamando que não estavam crocantes, muito grossas e muito gordurosas, George Crum resolveu fatiar as batatas o mais fino que pudera e fritá-las em gordura quente e depois cobri-las com sal e o apelidou de “Saratoga Chips”.

Gostou do post? Não se esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais, curta também a página do Minilua no Facebook clicando aqui e participe também do nosso grupo no facebook clicando aqui.

  1. Lynn Rock

    16 de novembro de 2015 em 16:58

    ainda bem q mesmo sem querer, inventaram o raio X.

  2. Transã1 da America

    16 de novembro de 2015 em 10:54

    Algumas meninas gostaram dessa invenção do velcro ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  3. Gabriel Frigini

    15 de novembro de 2015 em 18:49

    valeu por criar a batata chips =)

  4. Rodrigo Duarte

    15 de novembro de 2015 em 11:43

    Revolução!!!
    [img]http://41.media.tumblr.com/tumblr_lpdzy4JVBO1qbmm79o1_500.jpg[/img]

    • Transã1 da America

      16 de novembro de 2015 em 10:54

      isso é catarro

  5. meu nome é um grande texto que não faz sentido e que faz apologia a drogas e sexo, mas nem todas as drogas, esse nome não faz apologia a droga que é o DC he-he-he, onde será? que eu posso chegar aqui no nome, pois é óbvio que em algum momento o esp

    14 de novembro de 2015 em 23:15

    sempre leio ocidentais nesse troço.

  6. Wyvern Björk

    14 de novembro de 2015 em 22:12

    O velcro foi a invenção que trouxe mais prejuízos para os homens… Digo para os homens porque algumas garotas estão fazendo esse “utensílio” com outras garotas =/

    • Scooby Duu

      16 de novembro de 2015 em 08:46

      Não Compreendi o que tu distes Ainda, Em que sentido ?

      • Transã1 da America

        16 de novembro de 2015 em 10:54

        xoxota com xoxota o vijaum

9 Comentários
mais Posts
Topo