Minilua

Invenções do século 20: Telefone Celular #1

Difundido em todo mundo, o celular, é uma das mais importantes invenções do século 20. Criado em 1956, ele é uma realização da Ericsson MTA.

– Seu primeiro protótipo, desenvolvido no mesmo período. Adaptado para carros, ele pesava o equivalente a 40 quilos.

– Com o passar dos anos, novos modelos seriam criados. Um dos conhecidos, por sinal, desenvolvido pela Motorola, e fabricado em 1973.

– Apelidado de Dynatac, ele seria de vital importância para os rumos da telefonia. A partir dele, a primeira ligação realizada.

– Tal feito, relacionado à Martin Cooper, diretor de sistemas da empresa. Ainda sobre o aparelho, a sua pouca praticidade, com 25 cm de comprimento por 7 cm de largura.

– Em fase experimental, o processo se expandiria aos poucos. No Japão e Suécia, por exemplo, a sua adoção em 1979. Já nos Estados Unidos, em meados de 1983.

– Pouco atrativo, o telefone se fazia presente em poucas residências. Seu custo, extremamente alto, na faixa dos 20 mil dólares.

– No Brasil, o seu desenvolvimento a partir dos anos 90. Mas especificamente, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Curiosidades

 – Coube ao físico Heinrich Hertz, o pioneirismo da transmissão de códigos pelo ar. Sua descoberta, datada de 1888.

– Através de seu intento, a possibilidade de comunicação entre os continentes. Ainda no contexto, o primeiro diálogo, realizado, pois, em 1914.

– Atualmente, a oferta dos mais diferentes modelos. Com eles, a chance de se comunicar, ou ainda, se divertir.

– Por aqui, já são mais de 200 milhões de aparelhos. A estimativa, divulgada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

– Entre as operadoras, a Vivo segue liderando, com 29,7% de participação. Em segundo, aparece a Claro, com 25,4%, e em terceiro, a TIM, com 25,1%.