Minilua

Invenções do século 20: Televisão #2

Neste segundo especial, você confere um pouco da história da televisão. Conhece ainda, os principais avanços tecnológicos, e claro, as mudanças mais significativas. Uma boa leitura!

1) Como surgiu a televisão? Quem a inventou?

R: O aparelho em si, é datado de 1923. Seu inventor, nada mais, nada menos, que o engenheiro russo Vladimir Zworykin. Profissional renomado, ele teria vital importância no processo, construindo para tal, o primeiro “iconoscópio” da história.

2) Qual a sua relevância?

R: Uma vez criado, a sua utilização em diferentes momentos. Nos Jogos Olímpicos de 36, por exemplo, a sua rápida aceitação, transmitindo não apenas imagens, como também, dados diversos.

3- Quanto custava os primeiros aparelhos?

R: Em média, entre 6 e 7 mil dólares (atuais). Seu alcance, evidentemente, limitado para poucos. Tão somente, aliás, aos empresários e entusiastas de comunicação.

4- Como foi criada a TV em cores?

R: Em uma primeira etapa, nos Estados Unidos. Mas especificamente, em 1954. No Brasil, o seu incremento duas décadas depois. Sua principal incentivadora, a TV Gazeta de São Paulo.

5- Quando ocorreu a primeira transmissão?

R: Em cores, a primeira transmissão seria feita em 1972. Seu foco, a chamada “Festa da Uva”, realizada, por sua vez, na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

6- Em relação ao controle remoto, quais as suas vantagens?

R: Inúmeras, na realidade. A principal, e mais importante, focada na mudança de canais. Um detalhe: A partir dos anos 80, os controles seriam acoplados aos modelos de TV. Facilitava-se, dessa forma, o seu manuseio e armazenamento.

7- Atualmente, quais são as tecnologias aplicadas?

R: Nos modelos atuais, três são as tecnologias principais: Plasma, LCD e LED. Além destes, o chamado 3D, cobiçado, todavia, pelos mais “antenados de plantão”.

Curiosidades

– Ainda nos anos 20, as primeiras imagens em movimento. Soma-se a isso, a criação de uma das mais importantes redes do mundo: a CBS.

– Uma década mais tarde, é transmitido o primeiro jogo de futebol ao vivo. A iniciativa pioneira, realizada pela TV alemã.

– Em 1940, estreia, na TV norte-americana, o primeiro telejornal da história. Sua criação, desenvolvida pela NBC.

– Um ano depois, é lançado o primeiro comercial dos Estados Unidos. Adota-se, a partir daí, o chamado padrão “NTSC”.

– Por aqui, a televisão ganharia destaque a partir dos anos 50. No período, a inauguração de três novas emissoras: TUPI (1950), Paulista (1952) e Record (1953).

– Com o passar dos anos, diversos investimentos são feitos. A Embratel, por exemplo, passa a gerar inúmeros programas via satélite.

– Atualmente, a transmissão de dados por satélite, (Banda c e Ku), microondas e cabo. Nesta última modalidade, duas empresas principais: NET e TVA.