Apocalipse real: Inverno nuclear #1

Desde a criação das bombas nucleares, a humanidade vive o medo de uma guerra que nos leve a utilização dessas armas. Além de toda a destruição que elas poderiam causar, um estranho fenômeno posterior poderia extinguir toda a raça humana.




Extinções

extinc3a7c3a3o2

A Terra tem mais de 4 bilhões de anos e viu muitas extinções em massa ocorrerem durante toda essa história. Normalmente elas são causadas por variações drásticas no clima, supervulcões ou por grandes meteoros, que batem na superfície do planeta. Esses “acidentes” cósmicos conseguem desencadear um fenômeno tão poderoso e destrutivo, que bastou o impacto de um asteroide com 10 km de diâmetro para exterminar com os dinossauros.

Durante toda a história conhecida da humanidade, nenhum desses eventos de consequências globais ocorreu. Além disso, para nossa sorte, estamos vivendo no intervalo entre Eras do Gelo. Estudos recentes mostram que nenhum meteoro grande o bastante está vindo para nos exterminar. Só nos restar “rezar” para que nenhum supervulcão exploda e acabe com a humanidade.

Infelizmente, a modernidade trouxe outro candidato a supertragédia, capaz de eliminar os humanos e diversos outros seres do planeta: Armas nucleares.




O inverno nuclear

nuclear-winter-1440-900-6215

Os efeitos da explosão de uma bomba atômica sobre uma cidade todo mundo conhece, devido aos exemplos de Hiroshima e Nagasaki. Uma única explosão é devastadora apenas no local que ocorre, mas quando existem várias delas, as coisas ficam milhares de vezes piores.

Logo após os primeiros testes com armas nucleares, os cientistas começaram a se preocupar com os efeitos colaterais que elas causariam no mundo todo, caso várias fossem usadas. Em pouco tempo, diversas hipóteses surgiram, mas uma, chamada Inverno Nuclear, se sobressaiu.

Para entender como uma guerra nuclear poderia ser fatal para a humanidade, vamos imaginar um cenário onde duas grandes nações usam algo em torno de 100 bombas nucleares, atacando principalmente cidades de grande população.

nuclear-war-co2-emit

Os prejuízos iniciais de uma luta assim seriam as vidas perdidas no extermínio das cidades. Em seguida, haveriam incêndios incontroláveis em muitos lugares, afinal o fogo estaria livre para seguir sem que houvesse alguém para combatê-lo.

Contudo, isso não é nada se comparado ao problema da fuligem residual das explosões. Quando uma bomba atômica explode, ela cria aquele famoso cogumelo – entenda o porque desse formato clicando aqui – e joga uma quantidade gigantesca de sujeira nas camadas mais altas da atmosfera terrestre. Essa sujeira não cai com facilidade, podendo ficar acumulada por anos. Conforme mais bombas são explodidas, mais sujeira fica lá em cima e menos luz solar chega a superfície.

Acredita-se que, em pouco tempo, a quantidade de pó e partículas na atmosfera faria o planeta ter uma queda drástica na temperatura. Poucas semanas depois das explosões, a mudança de temperatura seria tão grande, que tempestades surgiriam de todos os lugares, embaladas pela diferença de temperatura entre o ar e os oceanos, que são muito bons em guardar energia térmica por serem feitos de água. Essas tempestades, furacões e tufões só cessariam após o reequilíbrio dos mares com a atmosfera.

nuclear-war-wallpaper

As colheitas em todos os cantos da Terra seriam devastadas, animais morreriam com frio e fome. Novas guerras surgiriam por alimentos, água e mesmo por um lugar livre de radiação para viver. A humanidade entraria em um colapso sem precedentes em poucos meses. A partir desse momento, ninguém mais sabe quais as consequências isso teria para o futuro de nossa espécie, mas poderia ser o fim.

Para deixar tudo ainda pior, os efeitos de uma guerra nuclear de grandes proporções podem afetar o clima por décadas e quem sabe mais de um século. Além de todo o problema com o clima, existe a radiação, a destruição total da camada de ozônio e o desequilíbrio da fauna e flora, algo que levaria milhares ou milhões de anos para voltar ao normal.

nuclear-war

O mais aterrorizante de tudo isso é que existem pelo menos 9 nações capazes de inciar uma guerra nuclear, sendo elas: EUA, Rússia, Inglaterra, França, China, Índia, Paquistão, Coreia do Norte e Israel. Qualquer movimento precipitado de um desses países poderia iniciar uma guerra nuclear ou, pelo menos, abalar o clima de nosso planeta de uma maneira devastadora. Por isso, até hoje, a ONU e outras organizações lutam para o fim desse tipo de arma.

O Universo é um lugar cheio de perigos, como raios gama, meteoros gigantes, poderosas forças da natureza, mas, hoje em dia, de maneira irônica, o maior perigo que aflige a humanidade não é uma força natural, mas sim uma força que ela mesmo criou.

  1. Um Usuário

    3 de janeiro de 2015 em 17:19

    O Brasil tem capacidade de produzir armas atômicas cientistas brasileiros ja fizeram engenharia reversa em uma bomba atômica e o Brasil tem um método de enriquecimento de urânio que ele desenvolveu e ninguém mais sabe uma vez os norte americanos quiseram saber como era esse método mas o governo não deixou a unica coisa que eles viram foi o gás eliminado no fim do processo e que não esclarecia nada e um relatório recente da ONU diz que se o Brasil quisesse ele poderia ter uma arma atômica em um ano mais rápido que a França e a Inglaterra quem sabe ja não tem.

  2. Kaio Alberth

    1 de outubro de 2014 em 10:55

    nao tenho medo do apocalipse, a transiçao para uma nova era passara num piscar de olhos quando estivermos extintos.

  3. Isaac Mateus

    8 de junho de 2014 em 23:36

    cara URSS tinha em seu arsenal na Guerra Fria 307 ogivas e o resto do mundo apenas 247 ( final da guerra), porém não há nenhum relato que ouve um despacho dessas bombas para outro lugar, o que obviamente ainda está sobre controle deles, porém o tempo passa e o arsenal acumula, agr pensa se naquela época ja havia tudo isso imagina agr!

  4. Fabiano Lacerda

    26 de maio de 2014 em 17:40

    É algo bem legal e sinistro de se pensar e tal, mas é um cenário completamente utópico. Achar que algo assim pode mesmo acontecer beira à total estupidez. Qual o sentido de uma nação/povo/sociedade/Estado que deseja alguma soberania colocar toda a vida na Terra em risco? Existem formas muito mais sutis e eficientes pra atingir essa soberania do que explodir tudo e decretar o apocalipse. Essa ideia de inverno nuclear é tão interessante como é idiota, utópica e sem um pingo de sentido.

  5. Andre Sousa

    26 de maio de 2014 em 01:51

    só eu tosso pra que isso aconteça logo, sei la queria viver em um mundo apocalítico seria muito legal sem escolar, sem a fazeres e claro teríamos que sobreviver mas isso que divertido, de preferencias zumbis

  6. Android

    25 de maio de 2014 em 22:12

    Como diz o ditado: Nem de menos, nem demais!
    O ser humano é o mais evoluido, e por conta disso, coloca a sí e o planeta inteiro em risco!
    O que nos leva a crer que ao invés de uma evolução, o ser humano foi um erro da natureza.

    • Kuro Ryu

      26 de maio de 2014 em 00:57

      Sabias palavras.

  7. Lucas Cruz

    25 de maio de 2014 em 17:02

    O certo seria lutar como os medievais, esses eram homens de verdade… hoje em dia é só saber portar uma arma e ter um treinamento especial que você vai para a guerra… acho que acabaram com as guerras de espadas porque a população achava muito “macabro”. Macabro é o que fazem hoje com as pessoas, após criarem armas de fogo, aquilo da época medieval era uma guerra… uma guerra não por motivos banais. Mais levando pro lado dahora, imagina eu, você ou alguém dando uma de Assassin S’creed, matando uns guardinhas na flechada?

  8. The Fox

    25 de maio de 2014 em 14:14

    Então vamos todos orar para que Deus nos salve desse apocalipse!!

  9. Dr.V

    25 de maio de 2014 em 13:56

    Ótima matéria 😛

  10. Ophelia Soares

    25 de maio de 2014 em 11:12

    Nunca tinha pensado nisso das bombas serem um problema mesmo depois de explodidas , olha só o que os humanos ”inteligentes” vulgo cientistas criaram. O inverno está chegando … e eu serei um dos outros e não um dos humanos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Usa o nome ”Apocalipse” pra tudo hoje em dia…

    • Henery Linck

      28 de maio de 2014 em 11:53

      A bomba nuclear foi criada por acidente, quando testaram a teoria de Einstein: E = m.C². Não foram os cientistas que transformaram isso em arma. Foram os militares.

    • Adriano Saadeh

      26 de maio de 2014 em 11:26

      Isso só comprova que os verdadeiros culpados pelas inúmeras mortes e desastres que ocorreram/ocorrem e ainda vão ocorrer, não são as religiões, o conhecimento científico ou qualquer outra coisa, e sim a intolerância e a egoísta essência humana, simples assim!

    • ultramen Tiga

      25 de maio de 2014 em 13:12

      hue hue o esquema é fugir da Terra antes disso acontecer.

  11. Greg

    25 de maio de 2014 em 01:13

    POrque não guerriamos como na era medieval… isso sim é que é uma guerra de homens de verdade… aí sim teria graça… esse negócio de bomba atomica nao vai matar so os inimigos mas vai te matar junto com elees…

  12. Dark J

    25 de maio de 2014 em 01:00

    Um dos motivos de eu querer destruir 99,9% desses humanos icompetentes. Sério fazem cada merda que deu vontade de ir no banheiro agora.

  13. Suite Moon

    24 de maio de 2014 em 23:27

    O cenário ja está feito… resta saber o que os poderosos vão fazer e que artifícios vão usar.
    Todos conhecemos o amor que EUA tem pela guerra e sua influência no cenário mundial.
    Daí tendo alguns inimigos e “motivos” para entrar em guerra os EUA utilizarão armas nucleares mais uma vez, mas claro teremos outra vez os EUA e porque não Israel como os “mocinhos” da histório porque ambos os países tem uma imagem passada pela mídia de uma população injustiçada, caçada, etc, etc, etc… resumindo, os “coitadinhos” da história.
    E o Brasil? Como fica nessa história? Ou melhor, como fica o cidadão médio, que diferente dos poderosos tem tudo a perder com a guerra? E o mundo? Teremos no futuro um inverno nuclear como lembrança das atrocidades que a humanidade fez? Ou será que até lá o ser humano será somente uma lembrança, um pesadelo para o planeta que finalmente acabou…

    • Henery Linck

      28 de maio de 2014 em 11:48

      Todos tem tudo a perder com a guerra nuclear, não só o cidadão médio. Quero ver um poderoso preservar sua riqueza e influência enquanto está vivendo em um monte de de merda radioativa.

      Série de jogos Fallout retrata bem o que poderia acontecer se estourasse uma guerra nuclear.

    • Android

      25 de maio de 2014 em 22:02

      Da forma que o ser humano está se expandindo, bem provável que não! E lembre-se, que “estes seres humanos” podem ser alguém que você ama. Então reze para que aja paz entre estes países, pois se não houver, eu você e todos nós vamos sofrer as consequências.

  14. Cleiton

    24 de maio de 2014 em 22:44

    Acho que a guerra poderia ocorrer de uma forma menos chamativa como um virus que causa morte espontânea que ninguém saberia quem soltou.

  15. Forasteira

    24 de maio de 2014 em 21:48

    Por mais que tenham muitos obstáculos nesse meio termo, ainda acredito que o mundo vai acabar como ele começou: um loop infinito. Na minha visão, esse loob infinito é causado por uma super-supernova que engole o Universo e depois se expande novamente por estar muito densa (o Big Bang), assim criando outro Universo. Mas o legal seria que se quando essa supernova nos engolisse, nos mandasse pra outro Universo, mas um que tenha oxigênio e água, porque senão não vai ter graça.

    • Bru No

      25 de maio de 2014 em 07:52

      O que causaria a expansão? Uma supernova, poucas vezes, resulta em um buraco negro, especialmente por demorarem 2x mais tempo do que o Sol para entrarem em colapso (uma estrela precisa do dobro da massa solar para entrar em Supernova). Uma supernova, se antes tinha o triplo da massa solar, expande e contrai. Após essa contração, vira um buraco negro, com gravidade o bastante para que a luz em volta dela não se propague. O problema é: se o buraco negro não permite a onda naturalmente mais rápida que existe saia de seu “interior”, como é que o material inerte iria escapar da contração?

    • ultramen Tiga

      25 de maio de 2014 em 01:34

      esta teoria doida existe a algum tempo é o chamado big crunch,
      acho que deve ser bem assim porque quando a entropia do universo se tornar instável a tendencia e é diminuir a quantidade de mudanças no sistema, provavelmente vão ter algumas repetições de ciclo mas um dia vai acabar D:

    • Forasteira

      24 de maio de 2014 em 21:54

      Escrevi loob lol, era pra ser loop.

    • Kousuke Kira

      24 de maio de 2014 em 21:52

      Teoria maluca essa sua, mas ao mesmo tempo interessante.

      • Forasteira

        24 de maio de 2014 em 21:57

        Pode parecer maluca, mas acredite, faz sentido.

        • Edson Silva

          29 de maio de 2014 em 22:10

          me responda Forasteira, você é formata em que??

          • Forasteira

            30 de maio de 2014 em 18:17

            “Formata”
            Se você quis dizer “formada”, não sou formada em nada, estou na 8ª série.

          • Edson Silva

            7 de junho de 2014 em 02:51

            Forasteira valeu por responder,você tem meu total respeito, diferente do sabe tudo ali em cima

          • Forasteira

            7 de junho de 2014 em 15:22

            Sem problemas amigo.

          • Observando O Mundo

            7 de junho de 2014 em 06:28

            Pelo menos ele não confunde formada com ‘formata’. 😀

          • Edson Silva

            10 de junho de 2014 em 15:47

            Não vou bater boca com alguém que usa o nome de Observando O Mundo,mostra a cara seu babaca

          • Marvelunatico

            10 de junho de 2014 em 22:44

            Quer pegar ele né safada?

          • Anubis

            7 de junho de 2014 em 06:36

            Falando em confundir você quer fazer confusão na cabeça do cara. u.u

          • Marvelunatico

            7 de junho de 2014 em 12:13

            Nem queremos huehuehue

          • Marvelunatico

            29 de maio de 2014 em 22:17

            Ela formata em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, e Linux
            HU3

  16. chopper

    24 de maio de 2014 em 21:39

    antes de um meteoro gigante cair, ou nós mesmos nos destruirmos com bombas atômicas, o google e os iluminatis vão se juntar pra destruir tudo, aposto!

    • La No Posto Ipiranga

      25 de maio de 2014 em 15:31

      os Saiyajins vão destruir o planeta

    • Kuzan

      24 de maio de 2014 em 23:26

      Ou vai aparecer um dragão que vai matar todo mundo.

    • Forasteira

      24 de maio de 2014 em 21:45

      Não se esqueça do Efox, o mandante.

    • DCemblemático

      24 de maio de 2014 em 21:43

      E tudo isso vai ser a mando do Inri cristo he-he-he

  17. Jeff Dantas

    24 de maio de 2014 em 21:36

    • DCemblemático

      24 de maio de 2014 em 22:25

      Pior de tudo que não vai ter mulher bonita he-he-he

  18. Zé Cabrito

    24 de maio de 2014 em 20:28

    Winter is Coming

  19. DCemblemático

    24 de maio de 2014 em 20:17

    “O Universo é um lugar cheio de perigos,como raios gama” o mundo pode acabar então com guerras dos Hulks, seria maneiro he-he-he

    • Death

      24 de maio de 2014 em 20:52

      CARA,PENSEI NA MESMA COISA

      • DCemblemático

        24 de maio de 2014 em 20:58

        Eu acabei de ver uma noticia que vai ter uma saga que vai ser as guerras dos “hulks” he-he-he

  20. Death

    24 de maio de 2014 em 20:06

    AFF, MINILUA SEMPRE ENTREGANDO MEUS PLANOS PARA ARMAR UM GENOCÍDIO MUNDIAL

    • Dark J

      25 de maio de 2014 em 01:12

      Pelo menos não descobriram onde voçê guarda os corpos das pessoas que voçê mata.

    • Sonic.EXE

      24 de maio de 2014 em 20:45

      Fica assim não parça, nós podemos conseguir ainda.

    • DCemblemático

      24 de maio de 2014 em 20:19

      Alguns dos seus amigos são espiões do ML he-he-he

  21. Mother of Dragons

    24 de maio de 2014 em 20:03

    Anúbis :T cade ocê?

    • Anubis

      25 de maio de 2014 em 14:34

      Estou aqui, saudades de você!!! Não consigo te encontrar mais…

    • ultramen Tiga

      25 de maio de 2014 em 01:34

      nunca heuehuehueh

    • Kuzan

      24 de maio de 2014 em 23:24

      Não exagere, isso ai tem o tamanho de 3 terras.

    • Sonic.EXE

      24 de maio de 2014 em 20:46

      [img]http://i1.ytimg.com/vi/XgqaPwYblas/maxresdefault.jpg[/img]

  22. Mutley

    24 de maio de 2014 em 19:44

    Com certeza os elos mais fracos dos Países detentores desse armamento são Paquistão e Coreia do Norte … nações historicamente instáveis que não estão nem ai se explodirem o Mundo por um pedaço de terra .

  23. el chupacabra

    24 de maio de 2014 em 19:34

    its the end of the world but i feel fine

  24. Sonic.EXE

    24 de maio de 2014 em 19:20

    Entendo agora o que vocês querem dizer com “o ser humano é o animal mais perigoso de todos”.
    Mas vai ser fácil controlar vocês ainda, hehehe…

    • DCemblemático

      24 de maio de 2014 em 20:20

      Oss meus advogados entrarão em contato com vc he-he-he

      • Sonic.EXE

        24 de maio de 2014 em 20:44

        THEY CAN’T RUN.

        • DCemblemático

          24 de maio de 2014 em 20:53

          Lawyers can all

          • Forasteira

            24 de maio de 2014 em 21:43

            Lawyers can’t run because most part of them are fat, rich or fat and rich.

          • Sonic.EXE

            24 de maio de 2014 em 22:13

            O que fazem deles muito mais fáceis de serem pegos. Com licença, irei pegar mais almas…

          • DCemblemático

            24 de maio de 2014 em 21:47

            Agree he-he-he

    • Kairos

      24 de maio de 2014 em 19:45

      Mindcrime!

69 Comentários
mais Posts
Topo