Minilua

Já existiu vida em Marte?

Um dos maiores sonhos (ou pesadelos) da humanidade é encontrar vida em outro planeta, ainda mais quando nos referimos aos mais próximos, afinal isso provaria que o Universo é abundante em vida. E agora uma grande evidência pode revelar que Marte um dia já teve seres vivos:

Formação da vida

Infelizmente a ciência ainda não sabe com total precisão como a vida se formou, mas ninguém discorda que a água tem papel central no surgimento dela. Pois não é toa que os seres vivos tem em sua composição uma quantidade enorme desse elemento (chega a 75% em humanos).

Também acredita-se que ela seja totalmente indispensável para a formação das partículas básicas que formam a vida, sendo assim o requisito básico para qualquer planeta ter vida é água líquida.

Muita água

Atualmente Marte é um planeta vermelho, seco e morto, pois sua atmosfera sumiu, devido aos efeitos do Sol. Por isso ele não é mais capaz de manter água líquida na superfície, nem sustentar a vida como conhecemos.

Contudo a sonda Curiosity andou fazendo algumas investigações e uma das grandes suspeitas que tínhamos sobre o Planeta Vermelho foi confirmada: Existiu água liquida em Marte e não foi pouca, pois lá existiam rios.

A prova

Observando as pedras aqui na Terra, podemos notar que elas normalmente são pontudas e cortantes, porém as pedras que ficam em rios tendem a ser menos cortantes e mais alongadas, pois de outra maneira elas não possuem essa forma.

Assim a Curiosity foi até um lugar onde a NASA desconfiava que havia água e acabou se deparando com esse tipo de pedra, que só é formada por rios. Assim foi comprovado que, em algum tempo no passado, Marte foi capaz de ter água liquida em sua superfície. Sendo assim não existe nada que o impeça de ter sustentando vida, mesmo que microscópica.

A pesquisa, que foi publicada na renomada revista Science, trazia diversas informações além do simples fato de ter existido água por lá. Nela haviam informações sobre a profundidade desses rios, sobre elementos formados por essa água corrente e também foi possível calcular que as rochas no local possuíam um idade média de 3 bilhões de anos.

Já sabemos que Marte provavelmente teve todas as condições para sustentar vida no seu passado, agora só nos resta descobrir se ela floresceu lá e assim desvendaremos o maior mistério do Universo.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/