Minilua

Já gastamos mais do que a Terra pode nos dar esse ano

Parabéns a humanidade! Nós acabamos com o Planeta esse ano e ainda nem saímos de agosto!

Precisamos de mais Terras

A Terra pode ser vista como um grande ser vivo, que é capaz de oferecer uma determinada quantidade de coisas, por ano, a seus habitantes. Só que o consumo anda tão exacerbado que, cada vez mais, nós estamos gastando mais do que nosso planeta pode dar.

A Terra é capaz de reciclar uma determinada quantidade de lixo por ano, é capaz de gerar certo número de alimentos e sua capacidade de repor bens e animais também é limitada. O ideal seria que nós consumíssemos, menos do que ela pode dar, só que não é bem assim…

Nesse ano, os recursos que a Terra teria para oferecer a humanidade de uma maneira sustentável acabaram no dia 20 de agosto, três dias mais cedo do que no ano passado, mantendo a média que vem desde 2001. Isso quer dizer que, para o sustento de nossa sociedade atual, precisaríamos de mais ou menos uma Terra e meia.

Só que nós não temos isso, por isso cada vez mais a situação vai piorando, pois para manter 7 bilhões de pessoas, temos que exigir mais do que o planeta pode dar.

Consumindo demais

Alguns países consomem muito mais do que produzem por seu tamanho. Como o Japão que, para ser mantido, precisaria ter 7 vezes seu tamanho. Isso faz com que recursos tenham que ser buscados em outros lugares, só que daí esses lugares acabam com um problema e tudo vira uma bola de neve.

Se continuarmos nesse ritmo, lá pelo meio do século, a humanidade estará consumindo duas Terras por ano. E esses problemas vão acabar surtindo efeito no clima, na biodiversidade, no meio ambiente, em tudo. Ou seja, estamos andando para um caminho sem volta, que só nos dá duas opções: Achar outro planeta ou cuidar melhor desse!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/