Minilua

Jogos de tabuleiro: você já teve um?

Jogo da Vida: Talvez um dos jogos de tabuleiros mais conhecidos. Criado ainda nos anos 80, o jogo era composto de várias peças, incluindo uma roleta, pininhos e carros em miniatura. Para sua realização, era necessário a participação de dois a oito jogadores. Eles durante aproximadamente 1 hora, tentavam conquistar o grande objetivo, chegar até o final com a maior renda.

 

Curiosidades:

– No Brasil, o jogo foi lançado pelo Estrela, uma das principais empresas no segmento de brinquedos para crianças.

– Em relação a roleta do jogo, ela era feita de plástico, com números que iam de 1 a 10.

– Cada carrinho do jogo representava um jogador. Dentro deles, eram dispostos pequenos pinos plásticos de diferentes cores. Na parte da frente, os objetos representavam o “marido e a mulher”, já na parte de trás, seus respectivos filhos.

– O jogo terminava a partir do momento que um dos jogadores se tornava magnata, ou ainda, que um destes fosse à falência.

 

Detetive

Criado ainda na década de 40, na Inglaterra, o jogo “Detetive”, foi um dos mais consagrados de sua época. Lançado no Brasil pela Estrela, seu objetivo é descobrir entre 06 suspeitos, qual estaria envolvido em um crime de assassinato. Entre os suspeitos, estão os nomes do Coronel Mostarda, Sr. Marinho, Dona Violeta, Srta. Rosa, Dona Branca e Professor Black.

 

Curiosidades:

– Detetive se passa em uma mansão, com vários cômodos e objetos. Para sua realização, já no inicio do jogo, são escolhidas 03 cartas de forma aleatória, elas deverão ser depositadas em uma espécie de envelope, para que ninguém as veja.

– Entre as armas do jogo, destaque para um castiçal, uma corda e um revólver.

 

Banco Imobiliário

Também conhecido como “Monopólio”, o jogo se desenvolve sob um tabuleiro, no qual o jogador deve administrar casas, hotéis, empresas e bairros. Na versão brasileira, as cidades escolhidas foram as do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Curiosidades:

– Sua criação é datada de 1932, por Charles Darrow, nos Estados Unidos.

– Além do Brasil e Estados Unidos, o jogo também é distribuído em Portugal.

 

Ludo

Ludo, digamos assim, foi uma versão européia de um jogo indiano chamado “Pachisi”. Para sua realização, é necessária a presença de 04 jogadores. A partir de então, ganha quem completar todo o tabuleiro, partindo de uma casa de origem até a casa final. É bom que se diga, para que o jogo possa ser realizado, cada competidor deveria se utilizar de “pequenos cavalos”, distribuídos nas cores azul, amarelo, verde e vermelho.