Minilua

O lado bom do nazismo #2

Os nazistas fizeram guerra, mataram milhões de pessoas e são considerados um dos piores grupos de todos os tempos. No entanto nem só de coisas ruins é feita sua história, eles, apesar de tudo, também fizeram algumas coisas boas, confira algumas.

ATENÇÃO: Obviamente esta não é uma apologia ao nazismo, nesta postagem estaremos abordando alguns pontos positivos do nazismo, mas de forma alguma querendo fazer pouco ou muito menos justificar os pontos negativos do mesmo.

Conquista do espaço

Apesar da Alemanha Nazista não ter realizado grandes feitos espaciais, afinal acabou sendo destruída antes da corrida espacial começar, muito do que nós conseguimos nesse ramo surgiu graças a um membro do partido.

Wernher Von Braun é o pai do foguete moderno. Ele foi quem teve a ideia de colocar foguetes com combustível líquido em aviões e quem pensou em foguetes capazes de orbitar a Terra.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou para os alemães em várias armas e projetos, mas depois o EUA trouxe o cientista para seu lado. Graças a Wernher que o foguete Saturno V foi desenvolvido e a humanidade pôde chegar a Lua pela primeira vez.

Cinema

Os nazistas gastavam muito dinheiro em publicidade e acreditavam que um país precisava de um bom cinema nacional para fixar sua cultura. Por isso seus gastos em cinema foram gigantescos e graças a isso que muitas coisas que vemos nas telonas hoje em dia surgiram.

O filme propaganda “Triunfo da Fé” é considerado uma das gravações mais importantes da história do cinema. Para sua criação foram usadas 30 câmeras (um número absurdo na época), centenas de técnicos e um orçamento “infinito”. Durante o processo de criação desse longa surgiram algumas importantes ferramentas cinematográficas, tais como: Guindaste para câmeras suspensas e gravação sobre trilho para acompanhar movimento.

Essas técnicas, criadas pelos nazistas, hoje em dia estão presentes em quase todos os filmes que vemos na telonas.

Medicina

Pode-se falar muitas coisas sobre os testes e práticas nazistas em questão de medicina, mas graças as suas atrocidades que a medicina conseguiu avançar rapidamente e desenvolver várias técnicas e conhecimentos utilizados até os dias de hoje.

Quase tudo que sabemos sobre hipotermia veio de experimentos nazistas, além disso, eles estudaram os efeitos de venenos no corpo, métodos de esterilização, utilização de agentes antimicrobianos, o comportamento do corpo em grandes altitudes, efeitos da água do mar no organismo e outras coisas.

Claro que essas descobertas não foram feitas da maneira mais humana possível, porém muitos estudos feitos por eles foram importantes para o desenvolvimento da medicina moderna.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/