O lado bom e ruim do mundo

Quando olhamos para o passado, podemos notar que o mundo já foi muito mais desigual, injusto e perigoso. Muitas coisas boas foram feitas por quem vive aqui, porém, ao mesmo tempo, muitas outras coisas ainda precisam melhorar para que a humanidade chegue a um patamar de excelência:




Crianças

photo-poverty-children-living-off-junkyard

O lado bom: nos últimos 21 anos, a taxa de mortalidade de crianças abaixo dos cinco anos caiu em 41% e a quantidade de crianças subnutridas em países pobres caiu de 28% para 17%. Se compararmos os indicadores de problemas infantis, nenhum país tem piores taxas do que tínhamos nos anos 50.

O lado ruim: ao total, existem 210 milhões de crianças órfãs no planeta. Muitas foram abandonadas pelos pais, contudo, o maior número delas teve o azar de perder os pais para a violência. Mesmo com todas as melhorias, diariamente morrem 22 mil crianças por causa de problemas ligados a pobreza. Por ano, 2 milhões de crianças morrem de doenças tratáveis, por causa da falta de auxílio médico.




Dinheiro

man-in-a-suit-holding-out-money

O lado bom: na média mundial, um trabalhador recebe três vezes mais dinheiro do que em 1950. A taxa de renda cresceu 250% no século XIX e incríveis 900% no século XX, criando um mundo muito mais igualitário. Com o crescimento da renda se mantendo bem até o final do século, uma pessoa vai receber, em média, 100 mil dólares ao ano.

O lado ruim: a União Europeia subsidia a criação de vacas, dando 2,2 dólares por dia para cada animal. Isso é mais do que 1,2 bilhão de pessoas ganham para sobreviver diariamente. Mesmo com as melhores condições atuais, mais de 80% da população mundial sobrevive com o equivalente a 10 dólares por dia.




Educação

egschoolspulitzer-7

O lado bom: nos próximos trinta anos, a humanidade formará mais pessoas na escola do que o total de pessoas formandas em toda a história.

O lado ruim: atualmente, 70 milhões de crianças estão fora da escola. Na grande maioria dos casos, elas trabalham para ajudar a família.




Vida

3b9199cde25370c4adcbaadc2d4eead3

O lado bom: dos anos 1800 para cá, a expetativa de vida do ser humanos dobrou. Em países desenvolvidos, a cada 10 mortes, 7 são de pessoas com mais de 70 anos.

O lado ruim: em países pobres, a cada 10 mortes, 4 são de crianças com menos de 15 anos e apenas 2 são de pessoas com mais de 70.

  1. Ismael Garcia

    6 de julho de 2015 em 13:30

    fico com pena das crianças como a da foto.

  2. Ismael Garcia

    6 de julho de 2015 em 13:29

    fiquei com pena das crianças da foto.

  3. Francisco Guimarães

    5 de julho de 2015 em 13:33

    essa vai materia vai para os meus favoritos!

  4. Elyane

    4 de julho de 2015 em 20:16

    Na verdade as melhorias alcançaram mais os países ricos que os pobres. Apesar do nível de pobreza extrema ter diminuído ainda parece “normal” que a pobreza exista nos países mais pobres, os que estão no poder são mais preocupados no desenvolvimento tecnológico, com os quais são gastos bilhões, do que a morte de milhares de pessoas todos os anos por doenças causadas por falta de água tratada e esgoto. Afinal pobre é só estatística, que diferença fará para o mundo civilizado, se uma criança morre de fome ou numa tentativa de assalto, infelizmente nenhuma, no máximo será um eleitor a menos.

  5. Willyam Ricardo

    4 de julho de 2015 em 17:14

    Um dos segredos de mudar algumas situações é simplesmente ter a atitude de mudar.Eu vejo muitas pessoas falando que o Brasil não tem solução,que o nosso estado é uma merda e que nossa cidade é um lixo…e é incrível que ninguém pensa em fazer nada,só pensam em si mesmo,bando de individualistas que só sabem criticar.O certo seria todos ou pelo menos uma parte, tivesse a coragem de tomar uma atitude e mudar essa situação ,seja lá qual for sua região,vamos tomar uma atitude,enquanto a gente n fizer nada…..vai continuar do jeito que ta…um dia eu ouvi uma frase assim ….”O principal motivo dos homens maus prevalecerem é os bons não fazerem nada ”………
    Eu vou tentar mudar a situação minha cidade,agora resta saber se alguns aqui tem o mesmo proposito.

  6. Gênesis

    4 de julho de 2015 em 08:48

    O Lado bom do Brasil: ele.
    O Lado ruim do Brasil: nós.

  7. Miroouuww

    3 de julho de 2015 em 22:47

    Só li verduras!!

  8. Lidya Hyuuga

    3 de julho de 2015 em 20:38

    Mata a Dilma(e tds os politicos do Brasil) e pronto. Ou não. Mas ia resolver mt coisa…

    • chapolim do mal

      3 de julho de 2015 em 23:40

      Não resolveria porque o povo votaria em outros bandidos além dos que estão lá, é mais uma questão cultural.

      • Mutley

        4 de julho de 2015 em 12:06

        Vejo muita gente falando ”essas crianças de agora , vão mudar o Brasil no futuro” , cara , na moral , um dia desses tava andando de bicicleta pela minha cidade , e só enxergava aqueles moleque com boné aba reta andando de ”bonde” ,não sei se foi só por onde eu passei , mas aquilo me deu uma depre , voltei pra minha casa pensando , ”se esses são a maioria” , então tamo ferrado , porque no geral é o que eu vejo quase todo dia , e começo a pensar que nem com uma ferramenta de vasto conhecimento como internet essas pessoas estão mudando .

    • Kuzan

      3 de julho de 2015 em 21:05

      Não, não, não, não, não. Podia fazer um texto enorme aqui, mas não to afim então só vou dizer que não.

  9. chapolim do mal

    3 de julho de 2015 em 19:39

    Sim, desde o começo do universo existe o bom e o ruim, poucas coisas são perfeitas, é a proporcionalidade dessa valência entre o bom e o ruim que conta, o que vale mais, a melhoria de vida entre países civilizados e modernos ou morte de jovens e a violência em países sub-desenvolvidos?

  10. Jeff_Silveira

    3 de julho de 2015 em 19:11

    Gostei da postagem, bem elaborada.
    Ótima matéria parabéns aos envolvidos

  11. Sabrina

    3 de julho de 2015 em 18:18

    Sobre Educação, não há muito o que se comemorar, pelo menos no PR onde professor leva tiro e aluno sai prejudicado.

    • chapolim do mal

      3 de julho de 2015 em 19:35

      Eu queria saber o por que dos professores estarem protestando no Paraná? Todos eles, tipo, tem situações em estados muito piores que não estão em greve e o Paraná está.

      • Sabrina

        3 de julho de 2015 em 20:20

        Na verdade eles saíram da greve em respeito aos alunos (eles disseram), portanto continuam em ESTADO de greve que é: se Beto Richa não arcar com os direitos deles (como profissionais), que pelo o que eu me informo é algo relacionado ao dinheiro desviado que os prejudicarão em suas aposentadorias e uma porrada de cortes em seus salários. Além de um monte de deputados votarem contra a rede pública de ensino no PR. O governador vem dizendo e prometendo coisas que ele não está cumprindo, por isso, se preciso for, eles retornarão à greve. Anteriormente, na primeira, eu não sei muito bem o que levou eles a chegarem até essa atitude. Mas é isso. Complemente meu comentário se souber de algo também.

        • chapolim do mal

          3 de julho de 2015 em 22:30

          Obrigado pela resposta, eu sabia que tinha alguma coisa a ver com os planos de aposentadoria mas não sabia dos cortes.

    • Greengineer

      3 de julho de 2015 em 18:26

      Ainda bem que me formei antes destas greves…

      • Sabrina

        3 de julho de 2015 em 18:35

        E o pior é que é toda a instituição pública de ensino. Até a faculdade travou.
        Me pergunto até hoje se quem votou no atual (des)governador do PR estava sob efeito de drogas ou algo parecido…

  12. Wagner

    3 de julho de 2015 em 18:08

    Eu ia falar algo a respeito do post, mas uma coisa desviou minha atenção.
    Por que a primeira letra de cada comment está em negrito “abaixo” do normal e quando a gente passa o mouse ela “sobe”? É pra dar uma animada nela?

    • Mutley

      4 de julho de 2015 em 12:13

      Acho que eles tentaram fazer tipo aqueles livros antigos que a letra inicial é maior e ocupa um espaço abaixo das outras , mas aqui ta normal.

    • Wagner

      4 de julho de 2015 em 08:23

      Às vezes é melhor ficar quieto :/

      • Junior Fodastico

        4 de julho de 2015 em 09:11

        Entendeu o que fiz? com as letras em negrito

    • Junior Fodastico

      3 de julho de 2015 em 22:29

      Assim

    • Junior Fodastico

      3 de julho de 2015 em 22:28

      Digita

    • Junior Fodastico

      3 de julho de 2015 em 22:28

      o

    • Junior Fodastico

      3 de julho de 2015 em 22:27

      Fica interessante

    • Felino

      3 de julho de 2015 em 22:20

      fio terra

28 Comentários
mais Posts
Topo