Minilua

Lembranças de uma vida #2

Saudações “povo miniluense”! Semana passada iniciamos aqui no Minilua uma nova série de nostalgia total, a cada nova postagem relembraremos algumas das práticas e hábitos mais mundanos que tínhamos quando éramos mais jovens e que hoje nos trazem saudades de uma época inesquecível!

As vezes em um pequeno momento de distração, em uma mesa de bar ou mesmo quando reencontramos pessoas peculiares em um determinada momento de nossas vidas, nos pegamos pensando em situações que naquele tempo não tinham tanta importância, mas que agora tomaram uma outra proporção, nostalgia…

Refrigerantes em garrafas de vidro: eu sou de uma época (acredito que muitos de vocês também) em que os refrigerantes eram comercializados em garrafas de vidro. Lembro-me como se fosse hoje, a garotada indo na “cantina” do colégio comer um lanche e tomando refri nessas garrafas. Elas eram encontradas nos mais variados tamanhos e o casco era retornável, ou seja, pra você comprar no mercado deveria levar a garrafa vazia e assim fazer a compra, tal qual é feito hoje em dia com as garrafas de cerveja.

Hoje em dia elas ainda podem ser encontradas em versões de em média 290 ml, porém com menor frequência, sendo que antigamente as garrafas do tipo pet não passavam de um sonho distante. Pode tratar-se de um pensamento saudosista, mas até o gosto do refri era bem melhor (sobretudo a Coca Cola).

Além disso, se me lembro bem, havia um tipo específico de guaraná que era armazenado em garrafas de cerveja (600ml), aqui na minha cidade era vendido em engradados pelo caminhão que passava na rua ou em qualquer outro boteco.