Minilua

A lendária ordem dos samurais #2

Os samurais são os guerreiros mais famosos do mundo, lembrados até hoje por seus feitos em batalha e pela honra. Sua história, que remonta vários séculos, é cheia de fatos incríveis e curiosidades, por isso vamos conhecer um pouco mais dessa grande ordem:

Bushido

Do mesmo modo que os cavaleiros, os samurais também tinham que seguir um código de conduta, cheio de regras e ensinamentos. Esse código era conhecido como bushido, que pode ser entendido como “o caminho do guerreiro.”

O bushido tinham como base o Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, pregando que nenhum samurai devia temer a morte. Um dos principais preceitos desse código de conduta era que todo guerreiro devia morrer com honra.

Segundo o código, um samurai jamais poderia fugir de uma luta, mesmo estando em grande desvantagem. Ele deveria proteger a justiça e sempre buscar a honra, tanto para si quanto para seu senhor feudal. A lealdade era muito exaltada, da mesma maneira que a educação, além da compaixão com os mais fracos e desprotegidos. Até mesmo o inimigo de um samurai deveria receber compaixão e justiça.

Educação

Nem só de lutas e guerras viviam os samurais. Por serem alguns dos membros mais importantes da sociedade em sua época, eles tinham dinheiro e poder, além de muito tempo livre. Por isso, com o passar do tempo, um samurai precisava saber muito mais do que apenas dominar a espada.

Todo samurai de verdade tinha que saber ler, escrever e ter um bom domínio da matemática. Esses conhecimentos eram aplicados em sua vida diária, pois, normalmente, todo samurai era servo de um senhor rico. Muitos ganhavam um pedaço de terra para administrar. Em troca, eles prometiam lealdade e lutariam por seu senhor ao primeiro chamado.

O código bushido pregava que um samurai tinha que buscar a perfeição em tudo, sendo o melhor homem possível em todos os campos possíveis. Devido a esse ensinamento, os samurais tornaram-se, além de grandes guerreiros, expoentes da cultura oriental, dominando a música, literatura e outras formas de expressão artística.

Assim os samurais passavam os dias, enriquecendo seus conhecimentos e treinando a mente, mas quando a guerra se aproximava, as espadas estavam sempre prontas. Foi por isso que eles ganharam toda sua fama, derramando o sangue dos inimigos no campo de batalha, mas essas façanhas você confere no próximo post da série!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/