Minilua

Limites da mente: Sinestesia

Um dos efeitos mais impressionantes da mente humana é o processo sinestésico. Então, se imagine lendo este post e cada letra assumindo uma cor, forma ou gosto diferente, que seja especial para você e que ninguém mais possa ver ou sentir.
Isso é sinestesia, combinação de sentidos, que podem aparecer combinados de várias formas, na maioria das vezes em duplas, porém, o Fantástico relatou o caso de Elisabeth Sulser, que consegue combinar três sentidos, os pesquisadores afirmam que é o único no mundo.
Acredita-se que todos nós nascemos sinestésicos mas essa qualidade se atrofia conforme vamos crescendo, pesquisas dizem também que mulheres tem maior capacidade de desenvolve-lá por sua maior sensibilidade.
Ela foi, e ainda é, mas com menos freqüência, utilizada na literatura, em textos e poemas como:
”Uma melodia azul tomou conta dá sala.
Sensação auditiva e Visual
A sua voz áspera intimidava a platéia.
sensação auditiva tátil
Senti saudades amargas.
sentimento sensação gustativa
Esse perfume tem um cheiro doce.
sensação olfativa e gustativa”

Apesar de muito interessante, nem tudo é bom para um sinestésico, em entrevista ao fantástico, uma mulher relatava sentir o gosto de sardinha frita quando escutava a música “Festa no Apê” do Latino. Como não tem escolha, essas pessoas agraciadas devem aprender a conviver com esse “dom” que na verdade, é somente atividade neural extremamente ativa.
Existem vários testes para detectar sinestesia, mas nenhum é totalmente seguro, o sinestésico percebe ao longo de sua vida se essa capacidade continua ativa ou se foi atrofiada.

Vídeos como estes mostram o que possivelmente um sinestésico vê ou sente através da musica:

O Caso de Elisabeth Sulser, segundo o Fantástico: