Minilua

A linda história da cadela que ajuda seu dono todos os dias

O morador de rua Laoma Yen, ou Ma’nao como outras fontes o chamam, perdeu completamente o movimento de suas pernas, em decorrência de uma doença chamada poliomielite, aos seis anos. Todos os dias, o chinês vai até o seu ponto de trabalho a bordo de uma cadeira de duas rodas, construída e adaptada por ele próprio, para engraxar sapatos e ganhar alguns trocados, garantindo a sua sobrevivência.

Apesar da viuvez e sequer ter filhos, o morador de rua adotou cães sem dono e os cuida como sua família.

Ma’nao, habitante do vilarejo Magou, vive nas ruas há quarenta anos e depende não só de sua cadeira de rodas, mas também de alguém que a empurre até o local onde trabalha. Você deve estar pensando se o homem espera até que uma alma bondosa faça o favor de empurrá-lo até lá, certo? É exatamente esse o fato incrível vivido todos os dias por ele e sua fiel companheira, que não é um ser humano e sim, uma das “filhas” de Ma’nao, uma cadela.

Big Yellow, como a chamam, aprendeu a movimentar a cadeira, com as patinhas dianteiras ela leva seu dono todos os dias. BY tem dois anos e é um exemplo de inteligência canina, pois seu dono afirma que nunca a treinou para isso. Conta ele: “Eu fiquei preso uma vez. Estava tentando me mover para a frente até que fiquei preso em um declive escorregadio e lamacento quando de repente senti que alguém estava me empurrando por trás. Quando olhei para agradecer, vi o cão me empurrando e fiquei realmente surpreso, mas também muito grato. Dei a ela um monte de elogios e desde então, toda vez que estou mais lento, eu recebo um empurrão extra da minha melhor companheira.”

Ela está sempre ao lado do dono, pronta para ajudá-lo sempre que preciso, exceto quando é hora do almoço. Este é o momento que ela vai em busca de comida, como se entendesse que não há dinheiro suficiente para o homem alimentá-la.

Esta linda história de amizade entre um homem e seu bichinho de estimação ficou famosa na China, onde o governo doou uma cadeira de rodas nova a Ma’nao, porém, ele não consegue utilizá-la, já que não é adaptada às suas necessidades e pretende continuar com a antiga, contando com a ajuda de Big Yellow.

Abaixo, você pode ver alguns momentos dos dois: