Minilua

O lugar onde o mar se abre

Todo mundo conhece a clássica história de Moisés e a fuga do Egito, onde ele estava comandando seu povo e o Mar se abriu para que ele passasse e depois se fechou, matando seus perseguidores e dando a oportunidade dele seguir em frente. E existe na Terra um lugar onde isso acontece de verdade e não é nenhum milagre:

O Mar de Jindo

Na Coréia do Sul existem duas ilhas banhadas pelo Mar Amarelo. Elas são separadas por poucos metros de mar, contudo, em épocas bem especiais do ano, elas se tornam uma, pois as marés criam uma pequena reprodução do famoso milagre de Moisés nessa região. Assim as pessoas podem andar “sobre a água”, em um caminho que surge e some em pouco mais de uma hora.

Entre os meses de março e junho, a Ilha de Jindo e a de Modo, que são vizinhas, se unem por um caminho de Terra, atraindo milhares de turistas, que querem experimentar a sensação de atravessar o mar caminhando:

A coisa ficou tão grande que se tornou um festival local, onde pessoas de todos os cantos do mundo viajam até lá para admirar esse estranho fenômeno, que só ocorre graças as harmônicas de maré.

Harmônicas de maré

As águas da Terra são influenciadas pela Lua e pelo Sol, assim conforme nossa posição varia, também existem variações nas marés, criando um gigantesco movimento de água para todos os lados do globo.

Como a distância entre o Sol e a Terra variam durante o ano e como a proximidade da Lua também varia em relação a Terra, pois as órbitas existentes entre esses corpos são elipses, as marés também sofrem com essas mudanças de distância.

Por isso o sistema de marés da Terra é muito complexo. E só em determinados momentos especiais nós temos as harmônicas de maré, quando a água de certos lugares fica muito baixa ou muito alta.

É isso que ocorre no Mar Amarelo da Coréia do Sul em certos momentos do ano. As harmônicas de maré geram enormes baixas na altura da água e assim a caminho entre as duas ilhas surge. Sem a necessidade de nenhum milagre.

Gostou dessas curiosidades? Então não deixe de curtir logo abaixo!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/