Minilua

Os lugares mais gelados do mundo #2

Como eu havia prometido, chegou a hora de finalizar a série sobre os lugares mais gelados mundo. No primeiro capítulo já foi possível perceber que a briga é boa e o Canadá dominou amplamente a lista, tanto que foi alvo de muitos comentários dos leitores.

Na continuação da lista, veremos que um outro país chega para dominar e colocar o Canadá em uma fria. As temperaturas que serão apresentadas a seguir estão fora de qualquer coisa que você já tenha visto na vida, pois são extremamente baixas.

Posso dizer por experiência própria que o frio do Canadá é algo fora do comum, visto que o vento que sopra do Alaska praticamente congela as mãos, lábios, nariz e tudo mais que estiver descoberto. Nesse tipo de situação, apenas 5 minutos caminhando pelas ruas pode ser o suficiente para o seu corpo começar a congelar.

Mas deixando isso de lado, vamos conhecer os 5 lugares mais frios, gelados e congelados do mundo. Pegue o gorro, luva, chocolate quente e cachecol e divirta-se.

5 – Norte da Groenlândia

Temperatura mínima já registrada: -66ºC.

Além de muita neve, você também poderá encontrar grandes reservas de carvão, minério de ferro, chumbo, zinco e ouro. No mais, poucas pessoas habitam essa região.

4 – Verkhoyansk, Rússia

Temperatura mínima já registrada: -67,7ºC.

Verkhoyansk é a terceira menor cidade da Rússia, em compensação o seu inverno é um dos mais rigorosos e impressionantes do planeta Terra.

3 – Oymyakon, Rússia

Temperatura mínima já registrada: -71,1ºC.

É o lugar habitado mais frio do mundo. As temperaturas são tão baixas e tudo é tão gelado, que o leite vendido nos supermercados está congelado.

2 – Estação Plateau, Antártica

Temperatura mínima já registrada: -84ºC.

O inverno na região da Estação Plateau é completamente sem sol. Além disso, ainda pode-se encontrar uma base de pesquisa dos Estados Unidos desativada.

1 – Estação Vostok, Antártica

Temperatura mínima já registrada: -89,2ºC.

Lá funciona uma estação de pesquisa russa, considerada a base científica mais isolada do mundo. Ela é a líder do ranking e por isso o lugar mais gelado da Terra.

Como eu já havia adiantado, a Rússia domina o top 5 dos lugares mais frios do mundo, visto que mesmo na Antártica, os russos possuem uma base de pesquisa para demarcar território.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!