Minilua

A maior estrela do Universo

Nosso Universo é grande demais para humanos. Tudo nele é tão gigantesco, que as medidas usadas para medir coisas relativamente pequenas, como o Sistema Solar, são inconcebíveis para a maior partes das pessoas. Essas medidas absurdas não existem apenas nas distâncias, pois também aparecem nos tamanhos:

Da Terra ao Sol

Nosso planeta é bem grande, tendo o diâmetro de 12 mil quilômetros na Linha do Equador. Mas se comparado ao Sol, essa pequena rocha que chamamos de lar parece apenas um pedregulho perdido no espaço. O Sol tem uma massa 300 mil vezes maior do que a nossa e seu diâmetro é 1 milhão e 300 mil vezes maior! Algo que pode ser representado mais ou menos assim:

Claro que, para nós, o Sol parece gigantesco além da conta, mas quando olhamos para outras estrelas por perto, vemos que o brilhante astro do Sistema Solar é apenas um pequeno cavaleiro da távola universal.

Do Sol às estrelas gigantes

As estrelas são classificadas de diversas maneiras. Desde sua luminosidade, calor emitido até a massa. No último quesito, nosso Sol não chega nem perto do pódio. Nossa estrela mãe é chamada de “estrela anã”. Isso porque existem estrelas com dez, vinte, cem e até mesmo duzentas vezes a massa do Sol por aí.

Quanto mais massa tem uma estrela, mais rápido ela tende a morrer, devido a grande queima de hélio e as pressões internas. Ou seja, aquelas estrelas que possuem muitas vezes a massa do Sol duram apenas alguns milhões de anos. No final da vida, elas explodem em supernovas, criando novos planetas e novas estrelas menores. Esse tipo de estrela é bem raro em nosso Universo, pois com o passar do tempo, desde o Big Bang até hoje, a média do tamanho das estrelas vem diminuindo.

Mesmo assim, alguns gigantes ainda povoam o céu. E a maior que se tem conhecimento é a UY Scuti, com 30 vezes a massa do Sol. Note que existem estrelas com massa bem maior, como a R136a1, que possui 265 vezes a massa do Sol, porém ela não é muito grande, tendo apenas 30 vezes o tamanho da estrela de nosso sistema.

A UY Scuti, por sua vez, é 1700 vezes maior do que o Sol! O raio desse estrela tem mais de 21 milhões e duzentos mil quilômetros! A comparação de tamanho seria mais ou menos assim:

Caso trocássemos o Sol de lugar com a UY Scuti, boa parte dos planetas que existem aqui sumiriam, pois essa estrela se estenderia até Júpiter!

Mesmo tendo uma massa “apenas” 30 vezes maior do que o Sol, porque essa estrela é tão grande? Quando uma estrela começa a fundir hidrogênio no lugar de hélio, a temperatura interna sobe, gerando uma expansão da crosta. Isso aumenta seu tamanho em muitas e muitas vezes, transformando uma estrela comum em uma gigante. Esse processo ocorre alguns milhões de anos antes da estrela morrer.

Para entender melhor a morte de uma estrela, leia: “A incrível morte de uma estrela”.

O mesmo processo deve acontecer com o Sol nos próximos bilhões de anos, criando um espetáculo vermelho, que pode até mesmo engolir a Terra. Por isso a vida na Terra tem uma data de validade.