O maior mistério de todo Universo

Com esse título você deve estar pensando em algo surpreendente ou mesmo mágico. Alguma coisa que poucos conhecem ou mesmo dúvida de existência de um ser superior. Mas o maior mistérios do Universo não tem nada a ver com isso e na verdade ele fala sobre uma coisa bem comum na sua vida.




O mistério

197159_Papel-de-Parede-Forca-da-Gravidade--197159_1600x1200

Você está andando na rua e tropeça em um pedra, caindo de joelhos e xingando tudo que tiver pela frente. Mas provavelmente não irá xingar a verdadeira coisa que é responsável pelo seu tombo.

A principal culpada por nosso tombos é a gravidade! E ela também é o maior mistério do Universo, pois é tão estranha, que mesmo a humanidade a conhecendo há séculos, ninguém consegue explicá-la.




As forças

2-1-fundamental-forces-1

Nosso Universo é regido por algumas forças primordiais (não, não estamos falando de nenhum deus ou coisa parecida). Nesse gigantesco lugar em que vivemos, existem quatro forças que mandam em tudo e elas são:

Força nuclear forte – Essa é a mais poderosa força de todo o Universo, e é responsável por manter as partículas que formam os átomos juntas. Sem ela tudo seria “nada” e nós não existiríamos.

Força nuclear fraca – Ela é outra força que atua nos átomos e é responsável pela radioatividade.

a-descoberta-das-emissoes-radioativas-contribuiu-para-entendimento-constituicao-atomo-1309203508

Eletromagnetismo – A força eletromagnética é a segunda mais poderosa, perdendo apenas para força nuclear forte. Ela é responsável por diversas coisas, mas principalmente por manter os elétrons “presos” ao núcleo dos átomos.

Para completar as quatro forças, nós temos um velha conhecida:




Gravidade

gravity-flooring-logo-6

Todo mundo sabe que a gravidade é muito importante, afinal sem ela não existiriam os planetas, nem estrelas e tudo seria apenas uma massa de átomos espalhados por aí. Ela também é quem nos prende na Terra e na cama todo os dias de manhã, quando ela, misteriosamente, fica mais forte XD.

O mistério da gravidade é que ninguém sabe de onde ela vem e porque ela é do jeito que é. Quando comparada as outras forças, ela é bilhões, de bilhões de trilhões de vezes mais fraca e parece que não é representada por nenhum tipo de partícula, tudo que se sabe é que ela existe e funciona.

13_gravity546

A coisa é tão feia, que a melhor teoria para explicar a gravidade fala de um Universo com 11 dimensões, onde existem diversos outros universos formando um suposto Multiverso. Nesse cenário, a gravidade seria a única força capaz viajar entre esses vários universos e isso explicaria porque ela é tão fraca e estranha, quando comparada as outras forças.

Para completar o “mistério misterioso”, a gravidade parece estar ligada a estranha matéria escura, pois existe uma quantidade grande demais de gravidade em nosso Universo e ninguém sabe explicar de onde vem tudo isso, por isso muitos acreditam que a matéria negra seja a resposta.

Enfim, uma coisa tão comum no nosso dia a dia é um dos maiores mistérios, se não o maior, desse Universo. Talvez um dia a humanidade até desvende o mistério da gravidade ou ache de onde ela vem, mas pelo jeito que as coisas andam, está mais fácil achar outro Universo do que achar a origem dessa estranha força.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Ramom Ferreira

    13 de julho de 2015 em 17:15

    Só vejo cientistas renomadas que entendem de tudo nos comentários, SQN.

  2. VY Canis Majoris

    7 de março de 2015 em 15:59

    “Ai gravidade do caralho”

  3. ArtAdicto

    6 de janeiro de 2015 em 15:44

    Cara vocês realmente acham que a gravidade é o maior mistério do universo ?. se ao tropeçar você não culpa a gravidade significa que você não da o devido mérito as causas das consequências ao seu redor.E a gravidade não é em hipótese alguma o maior mistério da humanidade pois todos nós acreditamos nela e ela de fato existe. O maior mistério da humanidade é sempre foi e sempre será a existência ou a inexistência de Deus pois alguns dão o mérito das consequências ao seu redor a Deus e outros simplesmente ao acaso .

  4. Diego Cardoso

    17 de outubro de 2014 em 17:55

    Ah, e é claro que tudo isso veio do acaso né Diego ? Deus não existe mesmo…

  5. Jose Luiz

    29 de setembro de 2013 em 08:20

    até onde me lembro a gravidade é uma torção no espaço-tempo causada por qualquer coisa com massa as coisas “caem” por efeito dessa dobra causada no tecido espaço-tempo

  6. Guilherme Rodrigues

    26 de setembro de 2013 em 20:44

    Deveriam falar de Einstein, pois este afirma que, na vdd não existe gravidade, mas sim a deformação do espaço causada pelo corpo, procurem mais sobre a teoria da relatividade para aprofundar

  7. Alan Couto

    28 de julho de 2013 em 00:53

    A explicação mais clara pra mim é a seguinte afirmação física: Matéria atrai Matéria. Embora não se saiba o porquê disso, é a unica resposta até agora! (Vale lembrar dos Buracos negros nessa hora, que atrai até luz o.O)

  8. Jp Cartman

    18 de maio de 2013 em 16:06

    tambem acho pois por que as nossas moleculas não saem voando porai?

  9. leonardo coelho teixeiira

    9 de maio de 2013 em 21:45

    legal mais da pra traduzir?

  10. O Astro (Alone)

    9 de maio de 2013 em 20:07

    Aqui a minha teoria a respeito da força da gravidade:
    Devido a existência de muitos átomos no universo, a eletricidade molecular(no caso os elétrons) se sente atraída em um centro de massa denso (tais como estrelas, planetas e outros corpos celestes) assim a gravidade funciona !

  11. Ana Caroline Souza Teixeira

    9 de maio de 2013 em 16:12

    nao entendo como em pleno século 21 ainda tem gente chamando a gravidade de mistério. gravidade é criada pela massa dos objetos e isso foi descoberto a muito tempo.BANDO DE JEGUES

    • Junior Martins

      28 de julho de 2013 em 22:42

      Então, tipo, a gente sabe como ela é criada, mas do que ela é feita? ESSA é a questão? E nem a pau que eu sou um jegue!!

    • Viciado em Guarana

      10 de maio de 2013 em 17:24

      O único “JEGUE” aqui é vc menina! O “mistério” da gravidade
      não se resume em apenas massa e atração, existe uma serie de fatores sua ignorante, fatores esse q ainda a física não explica em totais equações ou formulas matemáticas!
      Entenda primeiro a matéria pra depois escrever ASNEIRA

    • Igor Carvalho

      9 de maio de 2013 em 17:47

      Devo concordar, as vezes os postadores do Minilua se equivocam, ou seja, publicam uma matéria sem uma certa base, não estou falando que são burros, muito menos o Diego, pois ele é meu postador favorito, porém, um pouco de estudo ao tema antes de uma matéria seria bom.

  12. Logom Pintogaya Pepekoshiro

    9 de maio de 2013 em 15:18

    O núcleo da terra esta em constante rotação,a uma temperatura extremamente alta,e como boa parte é formado por metais,entre eles o ouro e o ferro,em volta da terra se cria um campo eletro magnético capaz de,quanto mais rápido girar,mais forte é a força da graviudade,pois com um campo eletro magnético metais podem ser atraidos,e como o campo da terra é giga colossal,não apenas metais são puchados,mas tudo que entre em rota com seu eixo eliptico,então asteroides e “luas” se prendem a terra,mas não entram em orbita por causa do seu prórpio campo,fazendo eles se colidirem e criar um campo negativo,e quanto maior e mais forte gira,mas corpos podem ser adicionados aos eixos,tal como o sol que mantem seu eixo do núcleo rodando a uma velocidade tão fote que prende os planetas do nosso sistema solar.
    è isso que acredito,se me achar uim idiota F0DA-SE TENHO 13 ANOS P0RR4

    • O Astro (Alone)

      9 de maio de 2013 em 20:08

      Genial caraz eu também tenho essa idade !

  13. Rafael (Baphomet)

    9 de maio de 2013 em 14:51

    Gravidade é uma coisa incrível e confusa,a vida proporciona muitos mistérios vamos ver se eles vão ser desvendados.Legal o post gosto de curiosidades assim,muito bom 😉

  14. William Badmad

    9 de maio de 2013 em 13:33

    eh como eu digo ,o transicultor de todas infinidades existe…

  15. cobra

    9 de maio de 2013 em 12:14

    Eu conheço uma pessoa que pode explicar: Deus, o Criador desta força…

    • Ramom Ferreira

      13 de julho de 2015 em 17:14

      Deus não é religião, religião foi inventada pelo homem, Deus é ciência pois tudo foi feito por ele. Te desafio a ler o livro não tenho fé suficiente para ser ateu, escrito por dois ex agnósticos, vc acha em pdf, são 300 páginas que explicam de maneira cientifica como Deus criou o universo e tudo que à nele. Ai depois vc vem aqui e dá seu parecer novamente e me diz se Deus é religião.

    • Ramom Ferreira

      13 de julho de 2015 em 16:16

      tão simples…

    • Acassio Lima

      3 de outubro de 2013 em 09:56

      kkkkkkkkk tah bom entao cade ele eu pergunto kkkkkkkk

    • Felippe Azevedo dos Santos

      9 de maio de 2013 em 16:01

      Cara, por isso que odeio religião. Para tudo Deus é a explicação.

  16. Brenno Duarte

    9 de maio de 2013 em 11:42

    cara, gravidade só serve pra gente treinar nela e ficar mais forte

  17. Ivan Carlos

    9 de maio de 2013 em 09:34

    O minilua já nem deixa um link em assuntos adversos por exemplo: quando ele falou da Materia escura, antigamente eles deixavam destacado pra pessoa saber do que eles estão falando, hoje em dia nem precisa mais. todos entendem esse submundo denominado MINILUA .-.

  18. Luciano Lobato

    9 de maio de 2013 em 00:35

    minha teoria funciona assim.

    gravidade e atmosfera estão interligados quanto maior a atmosfera de um planeta maior sua gravidade o que nos mantem unidos a terra é a pressão dos gazes no topo da terra que nos empurram pra ela isto explica também quando mais fundo estamos maior a gravidade pois maior sera a quantidade de gazes em cima de nos

    essa força que comprime o ar na atmosfera vem de fora dela formada pelo vácuo que comprime os gazes em torno dos planetas
    isto explica porque meteoros ao passar perto da terra por exemplo são atraídos pois o campo que se forma ao redor da terra pela ação do vacuo acaba puxando os corpos próximos para o local de maior concentração deste campo

    isto explica também o motivo de planetas maiores atraírem os planetas menores

    com isto você já pode roubar minha ideia do campo gravitacional e ganhar o seu nobel ^^

    • Maurício Júnior

      19 de janeiro de 2014 em 12:22

      kkkkkkk xD
      A gravidade tem sim relação com a pressão atmosférica, mas sua teoria não explica porque quando a gravidade de um planeta não é forte o suficiente pra prender a atmosfera e ela se dissipa no espaço a fora. u.u kkk Esse é o caso de Mercúrio, por exemplo!

    • Éverton Knebel

      26 de dezembro de 2013 em 17:26

      Negativo, novamente cai na ideia de densidade. A medida que se aproxima do centro da terra a gravidade aumenta… não a gravidade é exatamente a mesma que atua na estação espacial, porém a medida que nós nos aproximamos no centro da terra o que aumenta é a densidade e consequentemente a pressão. Quanto maior será um objeto e mais denso for, maior será a atuação (distorção) do campo gravitacional, consequentemente maiores as chances de atrair corpos sólidos sólidos em tal astro (inclusive a atmosfera que é 100% formada por micro partículas sólidas). Daí você me pergunta “Se a gravidade na estação espacial é a mesma do que na terra, porque ela não cai pra terra?” E a resposta é, não cai porque ela faz 4 voltas por dia ao redor da terra, ou seja este movimento de rotação com velocidade X em volta da terra é o que faz a estação espacial ser expulsa do planeta, fazendo com que não caia, mas se estivesse na mesma rotação da terra, cairia imediatamente pra terra. Pra você entender, se não houvesse nada que atacasse um objeto a apenas 100M de altura da terra ao nível do mar, este objeto não cairia na terra, dês de que estivesse circulando em volta do planeta a uma velocidade X a tal modo que a velocidade circular produzisse uma velocidade de expulsão que anulasse a gravidade da terra para aquele objeto. Mas daí vem a questão “E os satélites geo-sincrônicos? A resposta é que eles estão na mesma velocidade da estação espacial, porém a estação está a uns 400Km de distancia e os satélites estão a 33 mil Km de distância, este raio maior permite que o satélite esteja na mesma velocidade da estação, porém em sincronia de rotação, mas mesmo a 33 mil Km a gravidade ainda é praticamente a mesma do que em contato com a terra. Você pode fazer a seguinte experiência, deixe os braços soltos e gire sobre o próprio eixo, depois pegue uma extensão pra cada braço de modo que chegue perto do chão e coloque pesos bem leves, você girará numa velocidade bem mais baixa e os braços vão abrir (pois os pesos estão mais distantes, porém na mesma velocidade, por isto você gira mais devagar).

    • Marcos Bertone

      14 de agosto de 2013 em 17:35

      cara isso ke vc falou não tem nada a ver, tudo na Terra é atraído para o centro, não é a atmosfera ke empurra tudo pra dentro –‘

    • Albert Schimidt

      9 de maio de 2013 em 12:32

      Diga isso para um BURACO NEGRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • senhor G

        10 de maio de 2013 em 11:54

        ninguém respondeu nada só falou como funciona! nem do que ela é feita e nem porque ela está aqui.Acredito que é uma força bidimensional que funciona com o centro das dimensões e é produzida com uma fonte de matéria escura enorme que fica no centro das dimensões.

    • Hideki Hinata

      9 de maio de 2013 em 10:29

      Einstein que é bom, nada né?
      então e quanto a planetas e satélites que não têm atmosfera e têm gravidade?

    • Viciado em Guarana

      9 de maio de 2013 em 01:16

      Vc só se esqueceu de uma coisa! O nucleo terrestre
      NÃO é “quanto mais baixo mais gravidade” e NÃO é a pressão q empurra pra baixo, o nucleo terrestre acredita-se ser um dos responsáveis pelo campo eletromagnético da terra, o centro da terra atrai a massa em todos os lados igualmente!!!

      • Luciano Lobato

        9 de maio de 2013 em 01:36

        errado essa teoria ja foi batida por einstein a pressão vem de fora n de dentro

        • Viciado em Guarana

          9 de maio de 2013 em 01:55

          Errado está VC!!!
          Einstein não disse q viria de fora, ele reformulou a teoria de Newton
          que a gravidade não é uma força e sim uma distorção provocada pelo corpo, ainda sim a gravidade existe pela massa de um objeto, e ainda defendeu o ponto nulo no centro, pois a atração ainda continua com a mesma intensidade, logo o corpo permanece!
          Na equação de Einstein, onde o RAIO MAIOR tera aceleração da gravidade menor, e a DENSIDADE MAIOR tera aceleração da gravidade maior

          • Luciano Lobato

            9 de maio de 2013 em 06:14

            teorias e a da gravidade vir do centro da terra é a mais improvável delas

          • Viciado em Guarana

            9 de maio de 2013 em 12:20

            Eu não disse q a gravidade VEM do centro da terra, mas a influencia pela distorção, pois a MASSA mais DENSA exerce ATRAÇÃO maior! Eu refutei o q vc disse: “q somos EMPURRADOS pela pressão dos gases” quando na verdade somos ATRAÍDOS e não EMPURRADOS…..

          • Hideki Hinata

            9 de maio de 2013 em 13:13

            Eu não tava falando isso para você, estava falando para ele…

          • Viciado em Guarana

            9 de maio de 2013 em 13:21

            Mas eu respondi pra ele!
            É esse layout novo q não mostra pra quem nos estamos respondendo

          • Hideki Hinata

            9 de maio de 2013 em 13:43

            É que eu recebi a mensagem…
            É só clickar no responder do lado do nome de quem quer responder…

          • Hideki Hinata

            9 de maio de 2013 em 10:34

            Na verdade, não é “vir de dentro”.
            Imagine o espaço como um tecido expandido. Coloque um esfera em cima… O pano vai se distorcer e criar uma parte mais funda abaixo do objeto.
            Tudo que você jogar, e passar por ali, vai sofrer alteração na velocidade e/ou na direção.
            O universo é assim, mas com mais de uma camada de pano. Quanto maior a massa, maior a distorção do pano e maior a força.
            Por isso, usa-se a expressão “tecido do espaço-tempo”.
            Essa é a Teoria de Einstein…

    • Luciano Lobato

      9 de maio de 2013 em 00:36

      ps: eu sonhei com isso ( por incrível que pareça eu sonhei com isso)

  19. Dark J

    8 de maio de 2013 em 23:47

    Mas se a gravidade é tão forte, por que nós humanos que somos pesados não conseguimos pular tão alto e os pássaros que são tão leves conseguem voar sem problema? Hummmm…

    • Éverton Knebel

      26 de dezembro de 2013 em 16:59

      Por causa de uma coisa chamada densidade.

    • Marcos Bertone

      14 de agosto de 2013 em 17:31

      cara vc mesmo respondeu sua pergunta ‘-‘

    • Hideki Hinata

      9 de maio de 2013 em 10:34

      Justamente porque eles são leves e nós não…
      ¬¬

    • Viciado em Guarana

      9 de maio de 2013 em 00:19

      Lendo essa pergunta, imaginei um homo neanderthalensis
      batendo no chão com uma pedra e gritando UGA BUGA!
      Mas q perguntinha sem vergonha! Passaros se adaptaram para isso,
      penas leves e resistentes, corpo aerodinamico, ossos ocos
      envergadura das asas maior q o próprio corpo etc
      o homem não possuí penas, não possuí corpo para isso,
      não temos asas, nossa estrutura ossea não permite isso!

  20. Rap­osa Furry

    8 de maio de 2013 em 23:17

    diga logo Vegeta, quanto é a força da gravidade de manhã, ao tentarmos levantar da cama?

    [img]http://cache.ohinternet.com/images/thumb/1/1e/Over_9000_Vector_by_Vernacular.jpg/618px-Over_9000_Vector_by_Vernacular.jpg[/img]

  21. Jefferson Fagner

    8 de maio de 2013 em 23:10

    Pensei que fosse uma coisa de muita GRAVIDADE se é que vc me entende.

  22. Morte Original

    8 de maio de 2013 em 22:16

    Matéria escura = cocôzinho de Nibler

    • Dark Vampire

      8 de maio de 2013 em 22:20

      [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT6zgnrPghNKzmtWTiFG49PPdVyaUBwDuI7NUKHziCCCUdVAqfP[/img]
      kkkk

  23. Dark Vampire

    8 de maio de 2013 em 22:14

    Lembrei do Isaac Newton, e consequentemente, lembrei dele:

    [img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTjbNpnwncn4AQbyimGAON8paQDZdqzhE-Z9BjTA-zpQeKuVQIf[/img]

  24. Joanna Karla

    8 de maio de 2013 em 22:06

    “Ela também é quem nos prende na Terra e na cama todo os dias de manhã, quando ela, misteriosamente, fica mais forte XD.” É, ninguem sabe o porquê 😛

  25. PATROCINADOR

    8 de maio de 2013 em 21:34

    MALDITO SEJA ISAAC DA SILVA NEWTON

  26. Lucas Rodrigues

    8 de maio de 2013 em 21:17

    Gostaria que a série “Os Maiores Mistérios da Humanidade” voltasse. Era uma das melhores séries do minilua. 🙂

    • Carla

      24 de maio de 2015 em 10:32

      Acho que todos gostariam. Essa série prendia a gente e obrigava a ler até o final.

  27. Renan Moreira

    8 de maio de 2013 em 21:17

    Ótima matéria!

    • Diego Martins

      8 de maio de 2013 em 21:19

      Valeu ^^

  28. Lucas Rodrigues

    8 de maio de 2013 em 21:14

    Gosto desse assunto, ótimo post XD

  29. Markus Javarini

    8 de maio de 2013 em 21:14

    Zlata Ognevich curtiu isso.

  30. Estudante

    8 de maio de 2013 em 21:08

    A gravidade é o maior mistério de todo o universo sim…Depois da religião e das mulheres,claro .-.

    [img]http://4.bp.blogspot.com/-eHwWVpe_Vd4/UFM0TmrNMoI/AAAAAAAAC6M/CBOhHh6Snxg/s1600/trollface-dancing.gif[/img]

    • Thaliss

      9 de maio de 2013 em 05:22

      KKKK tem que ser feita uma bíblia sobre nós, com edição limitada é claro.

  31. WAAAZAAAP

    8 de maio de 2013 em 21:06

    Interessante. Gostei desse post…

  32. Xion

    8 de maio de 2013 em 21:06

    O campo gravitacional da cama é muito forte,principalmente em dias frios.

    • WAAAZAAAP

      8 de maio de 2013 em 21:08

      ou nos sábados e domingos né moça…..rsrsrrs

      • Xion

        8 de maio de 2013 em 21:11

        Também.

  33. Wagner

    8 de maio de 2013 em 21:01

    às vezes nem é culpa da gravidade se você tropeçar na rua, mas sim falta de atenção mesmo ._.

    • Guilherme Marcus

      12 de agosto de 2013 em 14:57

      por mais desatento que você possa ser, se não fosse a gravidade, você não cairia.

    • Lucas Rodrigues

      8 de maio de 2013 em 21:12

      Com certeza XD

    • Xion

      8 de maio de 2013 em 21:08

      Verdade.

    • WAAAZAAAP

      8 de maio de 2013 em 21:06

      concordo kkkkkkkkkkk XD

71 Comentários
mais Posts
Topo