Minilua

O maior mistério de todo Universo

Com esse título você deve estar pensando em algo surpreendente ou mesmo mágico. Alguma coisa que poucos conhecem ou mesmo dúvida de existência de um ser superior. Mas o maior mistérios do Universo não tem nada a ver com isso e na verdade ele fala sobre uma coisa bem comum na sua vida.

O mistério

Você está andando na rua e tropeça em um pedra, caindo de joelhos e xingando tudo que tiver pela frente. Mas provavelmente não irá xingar a verdadeira coisa que é responsável pelo seu tombo.

A principal culpada por nosso tombos é a gravidade! E ela também é o maior mistério do Universo, pois é tão estranha, que mesmo a humanidade a conhecendo há séculos, ninguém consegue explicá-la.

As forças

Nosso Universo é regido por algumas forças primordiais (não, não estamos falando de nenhum deus ou coisa parecida). Nesse gigantesco lugar em que vivemos, existem quatro forças que mandam em tudo e elas são:

Força nuclear forte – Essa é a mais poderosa força de todo o Universo, e é responsável por manter as partículas que formam os átomos juntas. Sem ela tudo seria “nada” e nós não existiríamos.

Força nuclear fraca – Ela é outra força que atua nos átomos e é responsável pela radioatividade.

Eletromagnetismo – A força eletromagnética é a segunda mais poderosa, perdendo apenas para força nuclear forte. Ela é responsável por diversas coisas, mas principalmente por manter os elétrons “presos” ao núcleo dos átomos.

Para completar as quatro forças, nós temos um velha conhecida:

Gravidade

Todo mundo sabe que a gravidade é muito importante, afinal sem ela não existiriam os planetas, nem estrelas e tudo seria apenas uma massa de átomos espalhados por aí. Ela também é quem nos prende na Terra e na cama todo os dias de manhã, quando ela, misteriosamente, fica mais forte XD.

O mistério da gravidade é que ninguém sabe de onde ela vem e porque ela é do jeito que é. Quando comparada as outras forças, ela é bilhões, de bilhões de trilhões de vezes mais fraca e parece que não é representada por nenhum tipo de partícula, tudo que se sabe é que ela existe e funciona.

A coisa é tão feia, que a melhor teoria para explicar a gravidade fala de um Universo com 11 dimensões, onde existem diversos outros universos formando um suposto Multiverso. Nesse cenário, a gravidade seria a única força capaz viajar entre esses vários universos e isso explicaria porque ela é tão fraca e estranha, quando comparada as outras forças.

Para completar o “mistério misterioso”, a gravidade parece estar ligada a estranha matéria escura, pois existe uma quantidade grande demais de gravidade em nosso Universo e ninguém sabe explicar de onde vem tudo isso, por isso muitos acreditam que a matéria negra seja a resposta.

Enfim, uma coisa tão comum no nosso dia a dia é um dos maiores mistérios, se não o maior, desse Universo. Talvez um dia a humanidade até desvende o mistério da gravidade ou ache de onde ela vem, mas pelo jeito que as coisas andam, está mais fácil achar outro Universo do que achar a origem dessa estranha força.

 

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/