Minilua

Maior número de mulheres aumenta inteligência da equipe

De acordo com estudo realizado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, há três fatores determinantes para a “inteligência de um grupo”, a execução e resolução de tarefas coletivas e negociações.

Os “três fatores”, segundo a pesquisa são: “a sensibilidade social entre os integrantes da equipe, as conversas entre o grupo eram influenciadas por determinados membros e o número de mulheres presentes na equipe”. No estudo, as mulheres obtiveram os indicadores de “sensibilidade social” mais altos, se comparados aos homens.

As equipes participantes da pesquisa tinham de 2 a cinco integrantes, e percebeu-se que as que apresentaram melhor desempenho eram as que possuíam “habilidades sociais mais fortes”, ou seja, durante as conversas refletiam o pensamento de todos os envolvidos e quando haviam mulheres integrante do grupo.

Os pesquisadores concluíram que a inteligência de uma equipe não está relacionada ao QI de um dos integrantes, e que características como “satisfação, motivação e harmonia” entre a equipe não interferem na inteligência do grupo.

 

Adaptado de universia