Minilua

As maiores coisas feitas pelo homem

Em todo esses anos como a raça dominante do planeta Terra, os seres humanos conseguiram realizar diversos feitos impressionantes e algumas de suas invenções são tão grande quanto a genialidade necessária para construí-las:

Radiotelescópio de Arecibo

Localizado em Porto Rico, o Radiotelescópio de Arecibo é uma construção sem igual no planeta. Com 305 metros de diâmetro, esse colossal experimento científico ajuda a humanidade em três campos diferentes. Um terço do telescópio é usado para estudar a ionosfera (região entre 60 e 1000 quilômetros acima da superfície da Terra), outro terço cuida das galáxias e o que resta da potência desse instrumento está voltado a busca de pulsares (estrelas de nêutrons muito densas).

Ao mesmo tempo em que seu tamanho ajuda a captar mais dados devido a extensão maior, isso também é um grande problema. Devido as medidas desproporcionais, o telescópio fica fixo no chão, assim ele só consegue investigar o céu que está passando a cima dele naquele momento. Telescópios menores, normalmente podem se mover, permitindo que mais partes do céu sejam observadas.

E sim, esse é exatamente o telescópio que aparece na cena do filme 007 Contra GoldenEye:

Buda do Templo da Primavera

Localizada na cidade de Henan, na China, a estátua do Buda do Templo da Primavera é a maior do mundo. Medindo 108 metros de altura, mais 20 metros dos pedestais que a seguram, essa é a maior estátua do planeta. Além disso, ela ainda está em cima de um vale e, contando a altura total do monumento, ele tem, oficialmente, 208 metros.

Construída entre os anos de 1997 e 2008, a estátua gigante custou 18 milhões de dólares, mas o projeto inteirou “devorou” pelo menos 55 milhões. Feita de 1100 peças de cobre, a estátua pesa 1000 toneladas e serve como uma bela decoração para o templo budista que fica embaixo dela.

MS Allure of the Seas

Lançado em novembro de 2010, o MS Allure of the Seas é um navio gigante e possui um irmão gêmeo. Antes dele, o MS Oasis of the Seas foi lançado e, como os dois possuem a mesma planta, foi apenas a decisão da construtora do navio que fez existir uma diferença nas medidas. O Allure, para bater o recorde de seu irmão mais velho, ganhou 50 milímetros de comprimento.

Com 362 metros de comprimento por 60 de largura, o Allure pesa 225 mil toneladas e pode carregar mais de 100 toneladas. O navio possui 16 decks e é capaz de comportar 6296 passageiros em lotação máxima. Com o motor a toda potência, essa máquina enorme chega a 41,9 quilômetros por hora.