Minilua

As maiores conquistas da humanidade em 2013

2013 foi um ano glorioso para o avanço da humanidade em diversos campos. Nós chegamos a lugares e a descobertas que são simplesmente incríveis e até mesmo inimagináveis! Confira alguns dos mais importantes passos de nossa civilização nesse ano:

Adeus Sistema Solar

Durante 35 anos, a sonda Voyager 1 fez o longo caminho da Terra até o fim do Sistema Solar. Somente em 2013, ela, enfim, conseguiu sair de nossa vizinhança, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a deixar o Sistema Solar.

Muitas casas

Com o avanço dos telescópios, nós conseguimos olhar mais longe no espaço e, nesse ano, uma surpreendente descoberta foi feita: 22% das estrelas semelhantes ao Sol, na Via Láctea, possuem planetas habitáveis! Ou seja, somente em nossa galáxia, existem mais de 2 BILHÕES de planetas onde a vida poderia se formar. Além disso, segundo uma estimativa, o planeta habitável mais próximo daqui está a “apenas” 12 anos luz.

Comunicação cerebral

Para nos comunicarmos com outras pessoas, nós precisamos de aparelhos ou de nossas bocas, mas, nesse ano, a ciência conseguiu, pela primeira vez, criar um sistema de comunicação cerebral direta.

Tudo começou quando dois ratos tiveram seus cérebros ligados de maneira direta, depois foi a vez de um rato e um homem e por último, porém não menos importante, houve a ligação entre o cérebro de dois homens. Ou seja, um dos participantes era capaz de comandar o corpo do outro.

AIDS vencida

A humanidade luta contra a AIDS há muitos anos e, em 2013, um dos mais marcantes passos contra essa doença foi dado. No dia 03/03/2013 foi anunciado que um bebê, mesmo depois de um ano sem tomar as drogas para AIDS, não apresentava o vírus em seus exames. Ou seja, esse é o primeiro caso totalmente documentado de alguém que era HIV positivo e conseguiu derrotar a doença totalmente.

Vida em Marte

A sonda Curiosity é um dos maiores feitos da história da humanidade, mas os conhecimentos que ela foi capaz de nos trazer lhe transformam em algo muito mais importante do que uma simples aventura no Planeta Vermelho.

Nesse ano, pela primeira vez na história, nós testamos amostras de um outro planeta e concluímos o seguinte: Marte tinha tudo para abrigar vida em seu passado. Agora só falta descobrir se a vida se desenvolveu por lá realmente.

Clonagem humana

Desde que a ovelha Dolly foi criada, a humanidade começou a pensar na possibilidade de clonar humanos, mas, no meio disso, sempre houve uma grande discussão ética. Mesmo assim, os cientistas da Oregon Health and Science University desenvolveram um trabalho para a clonagem de embriões humanos, com a intenção de utilizá-los para a obtenção de células tronco, que ajudariam as pessoas nos mais variados problemas de saúde.

Depois de muitas tentativas, nesse ano de 2013, eles conseguiram criar o primeiro embrião clonado. O sucesso desse experimento foi um passo gigante em direção a criação de células troncos capazes de ajudar na recuperação de qualquer parte do corpo de qualquer pessoa, sem que haja rejeição.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/