Minilua

Os maiores erros da humanidade #2

Errar é humano, mas algumas pessoas acabam cometendo erros tão grandes, que entram para a história com sua falta de sorte (ou mesmo burrice):

 

Invasão I

No dia 23 de junho de 1812, Napoleão fez um de seus mais famosos movimentos: invadiu a Rússia. Até aquele momento, o pequeno francês tinha dominado diversos lugares da Europa, possuía total apoio do povo e era um dos maiores estrategistas militares desde Alexandre, o Grande.

Tudo se encaminhava para a criação de um dos maiores Impérios da história da humanidade, que poderia ter mudado os rumos do mundo.

Sem medo de nada, Napoleão juntou 600 mil homens e foi para cima dos russos. Porém ele não esperava que o povo da Rússia se mostrasse mais frio do que o gelo da Sibéria. Conforme os franceses avançavam, os defensores tocavam fogo nas próprias casas e plantações, o que deixou o exército atacante sem alimentos e abrigo. Bastou a chegada do inverno para que a campanha de Bonaparte fosse destruída.

Dos 600 mil homens que enviou, apenas 100 mil voltaram e em péssimo estados. Apesar das dificuldades, a Rússia se salvou. Já o embaraço do lado francês foi tanto, que essa derrota desencadeou a queda de Napoleão. Até hoje esse movimento é visto como um dos maiores erros do mundo.

 

Invasão II

Hitler, que era fã declarado de Napoleão, ter tentado invadir a Rússia.

 

Abandono do mar

Muito do poder das potências europeias veio das conquistas que eles fizeram no milênio passado, quando dominaram o mundo com suas navegações, porém tudo poderia ter sido bem diferente.

Muito antes dos europeus dominarem os mares, a China já viajava muito longe. No início do Século XIV, os chineses tinham navios com o dobro de tamanho do que os europeus conseguiram construir no século XV!

Depois de algumas perdas grandes em batalhas, a China parou de investir nas navegações, ficando com o que já tinha. Caso tivessem continuado suas explorações, eles poderiam ser os responsáveis pela maioria das descobertas feitas por ingleses, espanhóis, portugueses e holandeses. Suas colônias podiam ter chego aos cinco continentes, mas a tecnologia a frente do seu tempo foi deixada de lado e os chineses ficaram na pior, até resolverem quase escravizar seu povo para produzir para os outros…

 

Fogo na biblioteca

Hoje em dia, quase todos os documentos e conhecimentos humanos estão guardados de maneira digital. Antigamente, tudo era no papel e um incêndio poderia apagar da face da Terra o conhecimento gerado por milhares de pessoas. Ou seja, se uma descoberta científica feita estivesse naquele livro e não houvessem cópias, um incêndio poderia simplesmente apagar todo aquele conhecimento e seria necessário que tudo fosse refeito.

Por isso, um dos maiores erros da humanidade foi não ter cuidado bem o bastante da biblioteca de Alexandria, pois lá existiam milhares de livros, que guardavam a maior parte dos conhecimentos humanos da época. É impossível saber quantas descobertas estavam lá documentadas. Imagine quantos anos no futuro o conhecimento científico poderia estar agora, pois coisas que já tinha sido descobertas, tiveram que ser redescobertas do zero, por outras pessoas.