Minilua

As maiores farsas do Facebook

Toda a semana surge algo no Facebook que todos compartilham e vira uma mania, porém muitas vezes essas coisas que chamam a atenção de todo mundo são belas mentiras, por isso vamos conhecer algumas das farsas que caíram no gosto do povo e enganaram muita gente:

1 – O milagre

Tempos atrás surgiu no Face a foto acima, que mostra um militar chorando. A história que circulava junto com a imagem dizia que ele estava sendo discriminado por ser cristão, então foi obrigado a provar sua fé e dirigir um carro sem motor, que teria misteriosamente funcionado. Mas a verdade é que esse foto é do julgamento do tenente Vinicius Ghidetti de Morasse, que ocorreu em 2010. Ou seja, não houve discriminação e muito menos milagre, tudo não passava de papo furado.

2 – Solidariedade

A imagem acima supostamente mostrava um professor carregando um policial ferido em um protesto onde os professores brigavam contra os policiais.

A história diz que o homem de bom coração teria abandonado a luta para ajudar seu semelhante, mesmo sendo inimigos na ocasião. Porém na verdade o homem que está carregando o policial também faz parte da polícia, só não está com uniforme. A solidariedade existe, mas em pessoas do mesmo time e não dos oponentes.

3 – Choro

Essa imagem virou uma febre, pois todos acreditavam que mostrava um cacique índio chorando quando foi aprovada a construção da usina de Belo Monte. Mas na verdade a imagem é de 2007 e mostra um momento de alegria, quando o cacique Raoni recebeu uma homenagem. Pode até ser que índios tenham chorado pela decisão, mas essa foto não tinha nada a ver.

4 – Doação

Existem tantos casos desses que não vale a pena citar apenas um. Todo semana alguém compartilha algo sobre algum bebê com alguma doença rara ou câncer, dizendo que o Facebook vai doar alguns centavos por compartilhamento, nada verdade isso é mentira, apenas uma maneira que páginas usam para ficarem mais famosas.

Não deixe de clicar logo abaixo em "Recomendar", espalhando esse post e ajudando o Minilua!

Me siga no Twitter: @Diego_minilua ou me adicione no Face:http://www.facebook.com/diegominilua.