Minilua

Os maiores, mais fundos, os menores: Os recordistas da Terra #1

Nosso planeta é cheio de coisas incríveis, desde as mais pequenas até as maiores, passando pelas mais secas, até as mais frias. Enfim, existem diversos lugares que, além de terem suas curiosidades, são donos de alguns recordes extremos:

 

Lago Baikal

Localizado ao sul da Sibéria, o Lago Baikal é um dos lugares mais belos de todo o mundo, mas a beleza não é o único atrativo. O Baikal possui a maior concentração de água doce superficial do mundo, contando com 20% de toda a água do planeta.

Outro recorde desse lago é a profundidade, que em seu ponto máximo chega aos 1642 metros. Acredita-se também que esse lugar possa ser o mais antigo representante dos lagos do mundo, porém isso ainda não foi confirmado.

O Lago Baikal possui uma população endêmica de 80%, algo que chama muita atenção. Seres endêmicos são aqueles que só existem em um lugar no mundo. Das mais de 2600 espécies que vivem no lago ou em volta dele, duas mil existem apenas por ali.

Maior montanha

Essa todo mundo tem na ponta da língua: Everest. Mas a coisa não é tão simples. O Everest é a montanha mais alta apenas quando levamos em conta os montes que estão acima do nível do mar, porém, quando aceitamos a concorrência de quem vem mais de baixo, tudo muda.

O Mauna Kea é um vulcão inativo, localizado do arquipélago do Havaí. Quando medido desde sua base até o ponto mais alto, ele totaliza 10203 metros, enquanto o Everest fica com apenas 8844 metros.

Porém a discussão sobre a altura não para por aí. Ainda existe o Monte Chimborazo, que é dono de um recorde pouco comentado, mas bem interessante. Essa montanha, localizada no Equador, possui o ponto mais afastado do centro da Terra. Como nosso planeta não é uma esfera perfeita, alguns lugares são mais distantes do centro do que outros, algo que ocorre com a linha do Equador. Por isso, apesar de ter apenas 6268 metros, o Chimborazo é “quem” está mais longe do centro incandescente da Terra.

Challenger Deep

Sempre que ouvimos falar sobre o lugar mais fundo do planeta, alguém cita a Fossa das Marianas e isso está totalmente correto. Porém, o ponto mais fundo dessa grande depressão é o Challender Deep, que está a 10971 metros abaixo da superfície do mar.

Angel Falls

Localizada no Parque Nacional Canaima, na Venezuela, a Angel Falls é a maior cachoeira do mundo. Sua altura é de 979 metros. A altitude é tanta que, em épocas de seca, a água pode começar a cair e evaporar antes de tocar o chão.