Os maiores mistérios da humanidade #14

Semana passada nós contamos a segunda parte da famosa história do Clube dos 27, que é supostamente uma maldição que mata músicos famosos de maneira precoce. A partir de hoje falaremos sobre:




Os mistérios da Bíblia – parte 1

Biblia-Sagrada

A Bíblia é o livro mais vendido da história da humanidade, no qual toda a fé cristã se baseia. Por ser um livro místico e tão vendido, a Bíblia acabou se tornando o alvo de muitos estudos, pois as histórias inacreditáveis que esse livro possui despertam a imaginação e curiosidade de muitas pessoas.

misterios

Ao longo dos anos, diversos pontos interessantes foram descobertos na Bíblia, desde contradições existentes até novas partes que deveriam fazer parte do livro que nós conhecemos, mas por algum motivo foram abolidas ou menos estavam escondidas e surgiram há pouco tempo.

a$20arcaJuntando todas essas incertezas e mais algumas histórias extraordinárias que podemos ler na Bíblia, acabamos tendo um leque enorme de mistérios vindos desse livro, tais como: Quem escreveu os Evangelhos? Quem era o discípulo amado? A Bíblia contem códigos escondido em seus textos? Onde ficava o Jardim do Éden? Realmente existiram Sodoma e Gomorra? Onde foi parar a famosa Arca da Aliança?

Existem muitos outros mistérios em volta do livro sagrado, por isso, a partir da próxima semana, nós vamos buscar as respostas para essas perguntas e tentar desvendar alguns dos mistérios da Bíblia.

  1. Nickolas Kmargo

    31 de janeiro de 2016 em 17:56

    Tudo o que esta escrito na biblia e sagrado portanto e muito desrespeito ficarem inventando essas idiotices de teorias de que
    o bagulho e mentira. nao querendo ser muito chato 🙂

  2. Cristian Pavan

    8 de abril de 2013 em 22:45

    acham difícil acreditar na bíblia, mas acreditam que o homem evoluiu do macaco sem nunca terem visto um processo evolutivo comprovado.

  3. Crislayne Menezes

    22 de novembro de 2012 em 17:01


    http://img716.imageshack.us/img716/1102/tsimtsum.png< ?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

     

    Antes do que a Ciência chama de Big Bang…

     

    Eis que antes das emanações serem emanadas e das
    criaturas serem criadas, a simples luz superior preenchia toda a existência. E
    não havia lacuna, como uma atmosfera vazia, um vácuo, ou um buraco, mas tudo
    era preenchido com simples e ilimitada luz. E não havia tal parte como cabeça
    ou cauda, mas tudo era luz simples e suave, equilibrada igual e uniformemente,
    e foi chamada Luz Infinita.

     

    E quando por Sua simples vontade, surgiu o desejo de
    criar o mundo e emanar as emanações, para trazer à luz a perfeição de Seus
    feitos, Seus nomes, Suas denominações, que foi a causa da criação dos mundos,
    Ele então Se restringiu, no meio, precisamente no centro, Ele restringiu a luz.
    E a luz afastou-se para os lados em torno daquele ponto central. E ali restou
    um espaço vazio, um vácuo circundando o ponto central. E a restrição foi
    uniforme em volta do ponto vazio, de forma que o espaço uniformemente
    circundou-o.

     

    Assim, após a restrição, tendo formado um vácuo e um
    espaço precisamente no centro da luz infinita, um lugar foi formado, onde o
    emanado e criado podem residir. Então da Luz Infinita uma única linha
    estendeu-se, desceu dentro daquele espaço. E através daquela linha, Ele emanou,
    criou, formou, e fez todos os mundos.

  4. Marlon Gabriel

    17 de novembro de 2012 em 07:30

    Eu acho isto tudo uma bobagem para os que não creem no que nele está escrito ótimo !!

    a salvação de cada um deve ser pessoal e sem recompensas , para os que creem em que adianta discutir , falar,contestar ou tentar enfiar guela a baixo tal verdade , pois se sabe que este é o caminho, este é o livro que tens que seguir .
    deixe quem nele não acredita pois no dia em que todos forem julgados, as verdades aparecerão e assim eles terão sua resposta se o que tem ali é verdade ou não 
  5. cobra

    4 de setembro de 2012 em 17:11

    Apenas os inteligentes e os humildes acreditam na Bíblia…

    • Lil west evil

      4 de setembro de 2012 em 17:14

      eu acredito na biblia e nao estou dizendo isso pra dizer que sou humilde e inteligente

  6. Renato Souza filho

    29 de agosto de 2012 em 21:58

    E existem ainda fato de que a bíblia foi “montada” pela igreja católica e que nem todos os livros ali contidos mostram historias verídicas ou mesmo que tenha haver com os outros. E existem tbm os livros que NÃO foram colocados nessa tal “bíblia”(não estou falando dos livros que o protestantismo tirou da bíblia católica e sim de livros que NÃO foram realmente adicionados). Os livros contidos na bíblia foram escritos por homens inspiradas pelo criador e outros por homens a pedido de seus reis(no caso de cronicas). Outro fato a ser considerado é que nenhuma religião realmente segue o que esta ali escrito e que TODAS levaram praticas das crenças “pagãs” dos seus antepassados e misturaram com o que supostamente esta escrito ali. Como o ato de “ceiar” que na verdade não foi ordenado pelo Messias mas sim herdado da crença pagã onde o sangue era de um tal de “boi sagrado”. Sendo assim vinculado ao pedido de repartir o que tens do Messias. Outro fato ainda mais curioso são os nomes, pois O nome Jesus por exemplo não nem a tradução nem a transliteração do nome original do messias. Mas sim um interpolação d e um nome de um deus pagão romano. Onde o chamavam de IESOUS, e se vcs pesquisarem em algumas bíblias antigas o nome que os católicos usavam era IESUS, o mesmo foi mudado adicionando o J e retirando o I. Tem muito mais pessoal basta vcs pesquisarem e descobriram que na verdade as “ESCRITURAS” não são tão enigmaticas assim. XD

  7. claudiafrane

    20 de agosto de 2012 em 08:53

    uahjskasklLegaloasnmfsajVcabfwialIntendeabsfaahbfaMinhasnasibaiobaLetrasasb2s25123Subliminaresasd12da

  8. Edy Brilhador

    4 de julho de 2012 em 13:12

    Há uma dificuldade nas pessoas em entender o que é a ação de Deus. Mas dificuldade ainda para se entender como os povos antigos viam os acontecimentos e descreviam. Muitos antes de se questionar se é uma ação de Deus ou natural, é preciso entender a relação entre o fato (concreto) e sua narração (simbólica). 

  9. Psycho The Cat

    23 de maio de 2012 em 20:04

    O problema é que a Bíblia foi muito modificada com o decorrer dos seculos.

  10. João Rodrigues

    22 de maio de 2012 em 16:57

    A Bíblia é a melhor história de ficção que já vi! Só perde para “O Senhor dos Anéis”!

  11. Mateus Silva

    28 de abril de 2012 em 12:30

    a arca da aliança ja foi encontrada ja ponharam o video no youtube

  12. Guilherme

    11 de fevereiro de 2012 em 13:48

    Sem tela preta é muito melhor…. ufa!

  13. João Fernandes

    3 de outubro de 2011 em 15:40

    Os que escreveram os evangelhos fora Lucas, Mateus João e Marcos.Se não me engano, o discípulo amado era João.Se tem códigos secretos eu não sei. O jardim do Éden devia ficar no Iraque e em lugares próximos (foi o que minha mãe me disse). Eu acho que Sodoma e Gomorra existiram sim. E a Arca da Aliança todo mundo já sabe: o Indiana Jones achou!!!!! kkkkkk

    • WolfPower

      5 de outubro de 2011 em 07:01

      Codigos secretos não tem não,isso surgiu que após lutero algumas pessoas tinham dificuldade para entender a Bíblia,dizendo que tinha codigos secretos.(Acho queé isso ou algo parecido)

  14. Cleriston Rodrigues Farias

    21 de setembro de 2011 em 12:53

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Fala serio um livro cheio de contradição ainda veio gente querendo bater de fodão ainda chama as pessoas de Burras fala serio.

  15. Fábio Leite de Araújo

    2 de setembro de 2011 em 12:13

    Vocês nunca viram Deus e nem vão ver, por que sem fé é impossível agradar a Deus, mas se de tudo que o senhor precisa é de provas materiais, me contacte que lhe darei provas de tudo quanto existe na bilia.

  16. Djdajas

    25 de julho de 2011 em 16:23

    Yoooohh pessoal tou de volta, pra quem ja me conhexe sou 1 individo aborrecido q gosta de calar estes jumentos q tentam rebaixar a Deus e a biblia… vms la ent…
    Quem escreveu os envagelhos??? ixo e mt facil gente burra… a biblia tem o novo e o velho testamento, o velho ou antigo testamento tem 39 livros, o novo tem 27 livros ou seja, a biblia tem ao todo 66 livros… Escritores teve 40, se kisereis digovos quem e quantos escreveram, não ponho aki pq e 1 lista mt grande e n vale a pena…
    Discipolo Amado??? Exa nunca tinha ouvido mas provavelmente deves-te tar a referir ao Prometido Messias, q era Jesus… (João 1:40-45)
    Se contem codigos escondidos??? nahhh n me parece, a não ser q Deus tenha conta bancaria  =D
    O Jardim do Eden estava situado no atual Iraq, n se sabe a localização exacta mas sabexe q era banhado por 4 rios um deles é o Eufrates (Genesis 2:8-14) q ainda existe la no Iraq, com 1 pouco de peskisa eu iria la, mas n tou com paciencia…  xD
    E sim Sodoma e Gomorra tambem existiu, estavam perto do Mar Morto, q atualment inda existe, 1 pouco de peskisa e voces vao lá… so 1 coriusidade, Deus disse, q ninguem voltaria a viver nessa terra em Deuterênomio 29:22,23; e atualmente, e literalmente 1 Deserto   =)
    Por fim, sim exa arca q esta ai q se chama a Arca do Pacto, desaparexeu, Deus fez com q se desaparexe, digamos q como q 1 nova lei q Deus fez e viu q ja n seria + necessaria  (Jeremias 3:16)
    E prontos eu ganho + 1 vez… q Deus tenha mesericordia em voz pois não sabeis o q dizeis  x)

    • thor

      30 de julho de 2011 em 15:42

      kkkkkkkkkkkk mas que meeeeeeeeerrrrrda e vê se escreve direito
      a biblia é um conto de fadas
      cobra que fala ? um cara matar um leao com as proprias maos ??o mar se abrir em dois ?? a fasa me o favor .

      • Jânio Herondi

        12 de agosto de 2011 em 21:04

        se a Biblia é  1 conto  de fadas entaõ não existe Deus e vc veio da evoluçao do macaco ou algo assim ,quem sabe veio de outro planeta em outra galaxia.
        pois quem não acredita q o q foi escrito veio de Deus está condenado só por não acreditar na verdade, ou seja:” naquEle q é o caminho a verdade e a vida “

  17. Guilherme Nogueira

    26 de junho de 2011 em 20:47

    se essas pesquisas foram baseadas em artigos da internet, nem vou me dar ao trabalho de ler.

  18. Michel Franklin

    11 de junho de 2011 em 22:47

    nossa quanto misterio misterioso!
    todo mundo diz que le a biblia e paga de santo perante os outros, e continuam a fazer as mesmas coisas, não leio, pois tenho meus vicios e não abro mão! se isto tudo for verdade, sei bem onde estarei, ja sinto até um calorzinnho hehe, mas enfim que é que to fazendo aqui mesmo!:p

  19. Gabiihh Cristina

    8 de janeiro de 2011 em 19:24

    Diego Martins.

    Sugiro a você ver o documentário “Eram os Deuses Astronautas”, eu já assisti.
    Ele fala sobre os supostos “retratos” que os antigos faziam em cavernas, pedras, etc. sobre alienígenas e/ou astronautas do passado.
    Ele também fala sobre a Ilha de Páscoa, e alguns outros lugares.

    Obs.:Esse documentário eu achei na locadora da minha cidade.

    • Gabiihh Cristina

      8 de janeiro de 2011 em 19:31

      Obs.:² é muuito mistério pra um DvD só

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’

  20. Dominique

    18 de dezembro de 2010 em 19:03

    ops XD *Bíblia diz

  21. Dominique

    18 de dezembro de 2010 em 19:03

    Eu nunca acreditei em tudo oque a Bíblia… Ninguém sabe se tudo o que está escrito é verdade.

    • WolfPower

      5 de outubro de 2011 em 06:55

      Sabe cara,aos 7 anos de idade passava pela mesma coisa que você diz e conhço um amigo que passa pelo mesmo,demorou para conseguir descobrir mas vou tentar te explicar:
      Se Deus existir,então ele guardará a Bíblia e a deixará intacta para seus filhos.
      Se Deus não existir,como pode existir centros espiritas(o espiritismo é baseado na catolica) e centros de qimbanda,umbanda(junção do espiritismo com religios da africa).
      Além do mais a igreja catolica é a mais antiga das igrejas.
      Tabém merece,A Biblia, premios por acertar a maioria de suas previsões(uma eu me lembro,acho que Deus disse que dentro da neve havia obras de artes belissimas) e coisas que a ciencia só veio descubrir agora.
      Dentre outras coisas essas me fazem acreditar na Bíblia(só não digo mais por que é dificil se auto-contestar aos 7 anos e lembrar de tudo…)

    • Pedro Lage

      8 de abril de 2011 em 23:29

      As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.   SL 119.160

  22. Zeero

    18 de dezembro de 2010 em 18:25

    Eu tenho uma teoria que pessoalmente eu acho interessante… e é extremamente obvia… de fato os peixes não foram julgados pelo Diluvio, como podem ver nestas citações da biblia:

    “Tudo o que [tinha] fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o
    que [havia] no seco, morreu”. Sabemos que os peixes não respiram pelas
    narinas e que também não vivem no seco.

    “E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de
    gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de
    todo homem”. Gn 7:21.
    Tudo que se movia SOBRE a terra, os peixes se movem em baixo dágua, e não SOBRE a terra, além de não serem sitados… e quais são os únicos seres pré-históricos que vivem até hoje? Aquáticos ou Semi-Aquáticos… como o Crocodilo, a Tartaruga, o Tubarão, entre muitos outros… sendo assim seria possivel que os Dinossauros na realidade tenham sido extintos pelo Dilúvio? De fato minha conclusão é que não foi algo como Meteoro que extinguiu os Dinossauros, caso não saibam tal Meteoro citado como sendo o Meteoro que colidiu com a terra é a Lua, e “quicou” na Terra, provocando um impacto que matou os Dinossauros, e foi rebatido de volta ao espaço com muito menos velocidade, acabando entrando na órbita da Terra se tornando um Satélite, isto significa que não havia Dia e Noite na época dos Dinossauros, e de qualquer forma um impacto de algo tão grande como a lua criaria um terremoto e também mataria os seres aquáticos, isso exclui completamente a possibilidade de um Meteoro ter matado os Dinossauros e muito menos da Lua ter quicado na terra… e aumenta as chanses de terem sidos mortos pelo própio Dilúvio, ou um Dilúvio ANTERIOR ao Dilúvio de Noé, afinal a causa do Dilúvio de Noé foi a violência, e entre os Dinossaruso oquê mais havia era Violência, sendo assim não existe algo como Armageddon em que a Lava sobe a Terra e nos mata, no dia do Julgamento oquê acontecerá é mais um Dilúvio, e não haverá formas de sobreviver, afinal espécies desconhecidas e provavelmente gigantescas que podem habitar no fundo do mar viriam para cima e destruiriam qualquer embarcação, além de que Deus tem força sulficiente para destruir tais embarcações, a vontade dele não pode ser trapaceada.

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 09:43

      Verdade, zeero a vontade de Deus ñ pode ser trapaceada e essa explicação de os dinos terem sido aniquilados no dilúvio faz sentido, mas a bíblia relata que um casal de cada espécie foi colocado na arca então eis um ponto á ponderar. Outra, a purificação da terra p/ fogo nos ultimos tempos é uma linguagem metafórica (como é muito comum na bíblia) pois o fogo ou o calor é e sempre foi utilizado para tirar impurezas seja na ouriversaria (manipulação de metais e pedras preciosas), esterilização, tratamento de alimentos e etc. E o fogo na verdade é o Espírito Santo q desta vez usará grande poder p/ purificar a terra e devolve-la ao ser estado perfeito antes da queda de Adão, no qual a terra era como um jardim, também biblicamente falando outro dilúvio ñ poderia acontecer pois Deus fez acordo com noé  de nunca mais fazê-lo em escala mundial (gen 9: 9-11) espero ter ajudado.

      • WolfPower

        5 de outubro de 2011 em 06:48

        Concordo,mas acho que é fogo pois nada pode se “sobrepor” sobre ele(excetos Os Deuses(Pai,filho e espirito SanTo)).

  23. Zeero

    18 de dezembro de 2010 em 17:51

    Diego, espero também que botem algo sobre como Caim possuia uma esposa se no Mundo apenas havia Adão e Eva, que tiveram Caim e Abel, Caim matou Abel e foi expulso do paraíso, como ele retorna com Esposa e Filho? De onde surgiu essa Esposa? Olhem isto:
    “Nod é a Região ao oriente do Éden onde foi viver Caim após ser condenado por Deus a vagar eternamente sobre a terra ( Gênesis 12-16). Lá conheceu sua mulher que deu à luz um filho de nome Henoch ( Enoque ) e construiu uma cidade à qual deu o nome do filho (Gên 17).”
    Ele conheceu a mulher, que apareceu de ONDE?

    E Também gostaria de entender mais sobre uma teoria que mistura ET’s com a Biblia, uma que diz que a tal luz da estrela que entrou na caverna onde Jesus nasceu na verdade era um Objeto que emitia muita luz, que acreditavam ser uma estrela cadente que ficou agarrada nas nuvens

    • Sirley

      13 de julho de 2012 em 22:47

      não entendo muito mas, segundo estudiosos Caim se casou com uma de suas irmãs ou tia  que eram filhas de outros filhos de adão e eva e que se espalharam pela terra …

    • WolfPower

      5 de outubro de 2011 em 06:41

      Olhe,no 6 dia(se não me engano) foi criado o homem,depois foi expulso do céu blá,blá,blá.
      Mas acontece que a Biblia não fala que adão quando caiu na terra era o unico homem,ou seja, só fala que caiu,logo talvez poderia ter outros humanos(já que Ela não fala que não)
      A um ano atrás(quando tinha uns 12 e ainda não sabia programar direito) me surgiu essa duvida e eu fui perguntar ao meu professor de geografia,historia e religião e ele disse que teria outros humanos nessa epoca.

    • ADRIANO CABRAL

      20 de julho de 2011 em 01:14

      Sempre tive dúvidas acerca dos temas bíblicos e, acredite, professei minha fé por algumas denominações evangélicas “salvadoras” e exclusivistas, que graças a Deus, pelas suas doutrinas, ainda servem de referência moral aos seus adeptos.
      Fui também batizado pela igreja católica e, enfim, só fui encontrar muitas das respostas às perguntas que você formula em Kardec.
      Creia, lendo “A Gênese” e o “Evangelho Segundo o Espiritismo” você se surpreenderá: ! E terá argumentos para aprofundar seus estudos em outras literaturas e encontrar ainda muitas outras respostas.

    • ELI REZENDE

      6 de abril de 2011 em 21:52

      a bíblia mostra que Adão teve filhos e filhas daí uma esposa para caim e por favor,ne caim nao chegou a estar no paraíso Adão e Eva foram expulso antes deles nascerem.

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 09:20

      BOM, zeero espero ajudar á esclarecer este assunto de acordo com o que consegui aprender:
      Quando Adão e Eva foram expulsos do jardim ainda ñ tinham filhos (vide gen 3: 22 a 24), logo após no cap 4 é mencionado a concepção de Caim e Abel mas não deixa claro se eles foram os primeiros filhos do casal ou ñ pois ñ é citado a diferença de tempo entre capítulo 3 e 4 .Também ñ é especificado quanto tempo após o nascimento deles ocorreu o homicídio, então pulando p/ o cap. 5 ver 3 diz: que aos 130 anos Adão gerou Seth, o 4 fala que após isso adão viveu 800 anos e durante isso gerou ”filhos e filhas”. Quantos ? Presumo que bastante, talvez centenas, agora Também ñ é especificado quanto tempo depois Caim casou-se  pode ter sido décadas depois de ter matado Abel então é provavel que ele tenha desposado alguma de suas irmãs, sobrinhas, ou descendentes de seus irmãos. A ordem da narrativa que nem sempre é cronológica e dá uns saltos entao volta p/ nos explicar alguns detalhes como nesse exemplo. á época dos escritores bíblicos a gramática de seus idiomas era muito diferente do conceito de sintaxe semãntica, pontuação, acentuação que temos o  q causa confusão as vezes. Há tambem o mesmo quadro nas traduções bíblicas que são realizadas desde a antiguidade. Mas não se preocupe pois quanto mais se busca conhecimento mas se adquire.

      • Gabriel

        7 de maio de 2011 em 23:33

        Tá certo, mas se Adão criou centenas de filhos e filhas como eles fizeram mais filhos e filhas? Eles procriaram com os próprios irmãos?Se sum é incesto, e deus nao aprova, e como fizeram filhos e filhas com seus irmãos, se quando fazemos um filho com uma irmão ou uma irmã causa uma mutaçao no sangue e causa deformação.

      • Pedro Lage

        8 de abril de 2011 em 23:27

        Perfeita resposta, concordo!

    • Diego Martins

      18 de dezembro de 2010 em 18:03

      Essa parte de Caim eu tinha ouvido falar sim, vou dar uma pesquisada nisso.

      Já a parte de ET’s eu vou falar sobre certamente, é bem interessante, pois existem algumas citações bastante controversas na Bíblia falando de supostas naves e coisas do gênero.

      • Vitor Das neves

        4 de janeiro de 2011 em 14:03

        vc poderia fazer um post sobre a teoria dos astronautas antigos

  24. Anônimo

    13 de dezembro de 2010 em 19:09

    Espero que botem o caso da misteriosa visão de EZEQUIEL,onde ele ve um objeto voador e o descreve em detalhes,dando a entender que seja algum tipo de nave.

  25. andrey

    13 de dezembro de 2010 em 12:54

    Vai ser legal

  26. Santista

    11 de dezembro de 2010 em 19:46

    Polêmico!!!! Por isso mesmo que vou acompanhar os posts hehe

  27. Dark Dool

    11 de dezembro de 2010 em 18:37

    semana q vem ja to aqui tbm.

  28. Supremo Senhor Kaio

    11 de dezembro de 2010 em 16:58

    se fosse um livro místico trataria de magia , não sendo o caso.
    e se não me engano os Evangelhos teriam sido escritos pelos apostrofos.

    • Laharl, the Lord of Terror

      17 de abril de 2011 em 22:13

      Místico é isso que eles escreveram aqui em baixo
      Seria apóstrofos ou apóstolos?

      • Cárlos Edùârdo

        22 de junho de 2012 em 17:44

        Apóstolos kra! E o Pedro Lage ta TOTALMENTE certo!!

    • Pedro Lage

      8 de abril de 2011 em 23:22

      Apóstolos! por favor!

    • stefano

      12 de dezembro de 2010 em 21:17

      mistico é td q foge a compreensão humana, e nao os evangelhos nao foram escritos pelos apostolos, pois tds eram pessoas humildes e nao tinhao nenhum pouco d conhecimento da escrita o q era dedicado a pessoas ricas, eles foram escritos geraçoes futuras e por isso acredita-se q tenha sido alterado por ter passado para outros atraves de historias e naum d nenhum registro escrito.

      • Pedro Lage

        8 de abril de 2011 em 23:24

        Desculpe amigo, vc está enganado! Lucas era médico e sabia escrever muito bem! Paulo era cobrador de impostos, logo como cidadão romano sabia ler e escrever!! Só porque Pedro era pescador as pessoas acham que todos os apóstolos são analfabetos…

      • José Netto

        20 de dezembro de 2010 em 14:08

        Stefano, os evangelhos foram escritos sim pelos apóstolos. E eles não eram analfabetos, pois na religião judaica todos os meninos devem saber ler e escrever, pois aos 12 anos eles fazem uma cerimonia chamada bar-mitzvá, que é o marco de entrada de um garoto para a comunidade, e nessa cerimonia a criança deve recitar toda a lei.
        O apóstolo Mateus era um trabalhador do “Fisco”, portanto sabia ler, escrever e tinha conhecimentos na area de matematica.
        O apóstolo Lucas era médico, e havia se formado em Alexandina, a capital cultural da época.
        O apostolo Paulo era mestre na sinagoga, e havia estudado com o melhor professor da época, o Rabi Gamaliel.
        Portanto, vê-se que eles não eram leigos.

        • ADRIANO CABRAL

          20 de julho de 2011 em 01:23

          Opa, Saulo não foi apóstolo de Cristo, antes, foi dos primeiros perseguidores dos primitivos cristãos. Sua conversão (como Paulo) para seguidor, defensor e posteriormente propagador do cristianismo se deu em circunstâncias peculiares e sua posterior aceitação pelos primeiros apóstolos, se revestiu de desconfiança e muita resistência, tendo em vista que tal perseguição por ele anteriormente promovida (principalmente a clássica contra Jeziel, que viria a ser Estevão) fora muito violenta.

        • grandluc

          30 de dezembro de 2010 em 08:37

          Caro, josé netto essa sua colocação foi brilhante e bastante eficiente, mas se vc permitir-me uma resalva, lucas ñ figuras entre o corpo de apostolos pois os 12 que eram os líderes da igreja primitiva do senhor são enumerados em algumas partes dos 4 evangelhos das quais posso citar Lucas 6: 14-16. Lucas portanto era um converso cristão autor do evangelho que leva seu nome e do Atos dos Apostolos estes eram um testemunho de Lucas sobre a vida de Cristo e missão apostólica após a acensão de Cristo e eram originalmente destinadas á um certo Teófilo que era por certo um amigo dele (vide introdução destes)

    • Diego Martins

      11 de dezembro de 2010 em 17:03

      Místico: aquilo que a inteligência humana tem dificuldade em explicar. Alegórico, ascético, eremítico, espiritual, misterioso e simbólico.

      • Madruga

        11 de dezembro de 2010 em 18:01

        Para eu qualquer livro que fale sobre coisas estranhas seja milagre ou Magia é mistico Diego ta certo.

  29. Nivaldo Jr

    11 de dezembro de 2010 em 16:27

    Vai ser massa!

57 Comentários
mais Posts
Topo