Os maiores mistérios da humanidade #15

Semana passada nós falamos sobre alguns dos mistérios que envolvem a Bíblia. Hoje começaremos a explorar essas grandes perguntas que envolvem o livro sagrado do Cristianismo.




Mistérios da Bíblia - Desmistificando o Êxodo (Pt. 1)

biblia

O Êxodo é uma das partes mais importantes da Bíblia historicamente, pois conta como o povo de Israel conseguiu se libertar da escravidão e deixou o Egito, indo em busca da “Terra Prometida”, tudo isso com a ajuda de Deus, que enviou as famosas pragas que forçaram o Faraó a libertá-los.

Contudo a questão que fica é: “Seriam essas pragas uma maldição enviada do céu ou apenas acontecimentos naturais?”

10 as pragas

A ciência vem estudando há anos essa questão e muito pesquisadores afirmam que as pragas que atacaram o Egito são coisas naturais que poderiam ter acontecido sem nenhuma intervenção divina.

Sem título




A primeira praga (trecho da Bíblia acima) a atacar o Egito foi uma suposta transformação da água do rio em sangue, o que mataria também todos os peixes. A explicação para esse fenômeno é simples, pois uma variação da famosa Maré Vermelha poderia ter atacado o rio, dessa forma ele aparentaria ser de sangue e os peixes morreriam.fenômeno-maré-vermelha-Florida




2




O fato mais interessante é que essa primeira praga provavelmente foi quem desencadeou a segunda, pois existe uma clara ligação. A segunda praga a atacar o Egito foram rãs, algo óbvio, pois com a morte dos peixes esses animais se reproduziriam livremente, sem predadores, e como o rio estava infectado, logicamente elas abandonariam o local em busca de outro. Dessa forma, acabaram invadindo as casas e a cidades do Egito, exatamente como a Bíblia diz.FROG-PLAGUE




3




Logo que as rãs morreram, pois não tinham mais onde viver, o Egito foi atacado por insetos, outra “maldição divina”. A primeira leva do ataque foi feita por “piolhos”, mas na época na qual os textos foram escritos a palavra “piolho” servia para qualquer inseto pequeno. Por isso acredita-se que na verdade tenham sido muitos mosquitos que atacaram tanto os seres humanos, quantos os animais.a-swarm-of-mosquitos-grab-the-bug-spray-3d-render




4

Em seguida, o Egito começou a sofrer com as moscas, algo óbvio, pois a rãs podres atrairiam esse tipo de inseto. Assim que os mosquitos e moscas iniciaram seus ataques, os animais começaram a morrer e isso leva a crer que esses insetos acabaram transmitindo algumas doenças, algo bastante comum. Logo os seres humanos também começaram a morrer com doenças estranhas, mas a explicação para isso é fácil, os mesmo insetos que transmitiram doenças para o animais acabaram infectando os humanos.

moscas-manson-2

Dessa forma, observando todos esses fatos, tudo que aconteceu no Egito não aparenta ser tão extraordinário, na realidade parece ser mais um sequência lógica de fatos, tão bem embasada que pouco espaço deixa para intervenção divina ou para que alguma explicação sobrenatural seja aceita.

Mas depois que as pragas mataram muitos humanos, outra cadeia de acontecimento se iniciou, devastando ainda mais o Egito, criando o caos total de forma que o povo de Israel acabou sendo libertado, contudo mais uma vez os eventos podem ser explicados sem a intervenção divina, como você vai descobrir semana que vem.

  1. josue figueiredo

    7 de março de 2016 em 14:54

    A biblia diz que foi Deus quem mandou as pragas< foi Deus que abriu o mar, a ciencia que se dane, Deus é maior

  2. Daniele Peres

    25 de novembro de 2015 em 21:46

    Apoiado Matheus (y)

  3. Stephany Brauna

    26 de abril de 2015 em 19:56

    Precisa falar nada mais né!!!
    A voz de Deus nos diz constantemente:
    uma falsa ciência faz um homem ateu,
    mas uma verdadeira ciência leva o homem a Deus.
    ( Voltaire )

  4. Esequiel Moreira Silva

    21 de abril de 2015 em 11:49

    um milagre não deixa de ser milagre so porque foi explicado cientificamente, para tudo ha uma explicação. a gestaçao o nascimento é um milagre da vida e nem por isso deixa de ter explicação cientifica, muitas coisas a ciencia so tem tese

  5. Ana Beatriz

    13 de novembro de 2014 em 14:20

    Eu acredito nessas merdas que você escreveu, como acredito que um ET pode me levar na nave dele e eu posso visitar Marte com eles :). Já sei até que nome vou dar para ele.. Tobe o ET 🙂

  6. IgrejadeYaohushua

    7 de abril de 2014 em 19:24

    Esqueceram de citar que os milagres somente aconteciam com a ordem de Moisés! Enviado por Deus, e, que os milagres aconteceram em um periodo de 40 anos – Como pede eles terem sido desendaceados um após ao outro? Corpos mortos não levam 40 anos para se decompor, – Uma da causa dos egpcios rasparema cabeça era os piolhos. Estudem………….

  7. Carolina Boratino Vairo

    13 de agosto de 2013 em 16:18

    Maneiro o post porque pra mim Deus criou e usa a ciência. Dizer que a ciência não provém de Deus (pra mim que sou cristã é claro) é como dizer que a medicina não vêm. Deus capacitou o homem com inteligência para descobrir, se encantar com tudo o que temos em nosso planeta e fora dele. Um milagre ter sido explicado cientificamente vai contra a história, pra mim vai a favor. =)

  8. Michelly Fernanda

    9 de agosto de 2013 em 19:39

    Olha achei as “explicaçoes” muito meia boca…fala serio muita demagogia!

  9. Daniel Leite

    26 de julho de 2013 em 12:04

    Parabens , pelo texto , o ponto de vista é bem concreto e sensato , realmente se forem fenomenos naturais pq n poderiam ser acontecidas pela intervenção divina? Deus criou natureza e seus misterios , ele pode comandar e controlar esse fenômenos.Todos temos uma olhar pro mundo diferente do outro é bom mostra sua opnião sim , mas em agredir ou discriminar alguem

  10. Midian Ste

    12 de julho de 2013 em 15:21

    e a parti em que Deus abre o mar ninguém vai falar n ?? alguem me explica q fenômeno natural é esse rsrsrs

  11. matheus avila silva

    3 de junho de 2013 em 02:30

    além do meu comentário eu quero deixar uma crítica à quem publicou esse post;
    com todo repeito, mas eu acho que você devia ter lido sobre as 10 pragas no livro de Exôdo, compreendido, e aí sim publicado esse post (Y)

  12. matheus avila silva

    3 de junho de 2013 em 02:23

    (Êxodo 8:29) E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao SENHOR, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; … reparem que as moscas estavam somente sobre o faraó e seu povo, não estavam sobre Moisés nem sobre os Israelitas, coincidência as moscas estarem somente sobre faraó e seu povo, sendo que a cidade onde os Israelitas habitavam ficava no Egito (cidade de Gósen) ??, e outra, “coincidência” Êxodo 9:3-4 “Eis que a mão do SENHOR será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.
    E o SENHOR fará separação entre o gado dos israelitas e o gado dos egípcios, para que nada morra de tudo o que for dos filhos de Israel.”, coincidência Deus ter sobrevido somente sobre o gado dos egípcios?? ; me explique então a saraiva de fogo: “Então disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e haverá saraiva em toda a terra do Egito, sobre os homens e sobre o gado, e sobre toda a erva do campo, na terra do Egito.
    E Moisés estendeu a sua vara para o céu, e o SENHOR deu trovões e saraiva, e fogo corria pela terra; e o SENHOR fez chover saraiva sobre a terra do Egito.
    Êxodo 9:22-23, e mas a diante: “Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não havia saraiva.” (Êxodo 9:26).

    É MESMO DEVE TER SIDO TUDO “”””””COINCIDÊNCIA””””””” NÉ!?

    ahh e fora as trevas que sobreviram somente sobre o Egito, e a morte somente dos promogênitos das famílias que não tivessem o sangue de um cordeiro aspergido em sua porta

  13. Rosane Dortas

    10 de maio de 2013 em 19:31

    Nossa, que povo azarado kkkk

  14. Thiago Saldanha

    4 de maio de 2013 em 14:03

    Eu até acredito que seja um fato ocorrido de outro mas e a última praga q vcs não mencionaram?”Todo filho primogênito morrerá devido ao anjo da morte q passará por cima do Egito.Aqueles q não tiverem suas ombreiras das portas marcadas com sangue o anjo da morte matará o seu primogênito.Tanto que o primogênito do rei Faraó faleceu dando ao fato deste rei libertar o povo e saber que não podia com eles por causa do poder de Deus.

  15. Fábio Leoli

    4 de abril de 2013 em 16:15

    Será q nunca passa pela cabeça de vcs o fato de deus usar a natureza????? hein??? por exemplo se ele fez a natureza ele tem todo o direito de punir quem ele quiser com ela…

    O fato é:a ciencia tenta explicar COMO foi feito
    a religião tenta explicar QUEM fez

  16. Anderson dos Santos

    12 de setembro de 2012 em 22:27

    Li vários comentários e quase todos resumem minha opinião também, só quero deixar acrescentado que como hoje em dia não existe um cientista que possa realmente prever com exatidão uma catástrofe, a milhares de anos atras também não existia um cientista com essa sabedoria, agora todos os eventos foram antecipadamente previstos por um servo de DEUS e aconteceram como previstos, desta forma, não foi obra do acaso. Me dá uma situação que já aconteceu e daqui mil anos eu te dou uma explicação cientifica!

  17. cobra

    4 de setembro de 2012 em 16:38

    Há muito tempo Bíblia predisse sobre a  destruição da antiga cidade, Babilônia e ainda forneceu detalhes como aconteceria. Do mesmo jeito q a Bíblia descreveu, assim aconteceu e hoje só existe as ruinas dela.

    Vocês vão dizer que isso é tb é coincidência?

  18. Psycho The Cat

    24 de maio de 2012 em 00:20

    Todas as supostas pragas poderiam ser inseridas daquela forma para provocar mais intensidade na historia.

  19. Rique Fergutz

    19 de março de 2012 em 13:35

    DEUS É TUDO MEU BROTHER …

    AGORA VCS OTARIOS QUEREM FALAR QUE FOI TUDO UMA COINCIDENCIA , VCS TAVAM LA PARA SABER ?PERDOAI ELES SENHOR …

    • Iron Man

      29 de abril de 2012 em 19:21

      E vc tava lah ?

  20. Jose Junior

    24 de fevereiro de 2012 em 19:31

    uma coisa que vocês não levam em consideraçao eh: isso aconteceu soh com os egipcios, e o povo de Deus ficou “salvo”… se tudo isso fosse o acaso, eh claro q todos seriam atingidos por isso, e naum soh uma pequena parcela

  21. Mari Siqueira

    3 de fevereiro de 2012 em 18:55

    maldita ciencia que explica fatos de acordo com que realmente aconteceu ,mais nunca atinge realmente a fonte desses acontecimentos,bando de hipocritas no dia da ira do senhor voces vao se arrepender de duvidar nas palavras de Deus,voces falam do que nao conhecem,mais um dia o senhor vai vi e se nao se converterem vai pagar armagamente pelos seus desafios ao propio Deus,oro pela alma de voces.

    • Milo Escorpião

      3 de fevereiro de 2012 em 19:01

      Se o deus que você acredita é um deus que faz as pessoas sofrer eternamente apenas por duvidas, sinto muito mas prefiro não acreditar no seu deus. As pessoas ficam mais inteligentes questionando acontecimentos, se uma pessoa questiona é porque ela tem duvidas, e se você acha que deus vai puni-las amargamente por suas duvidas, então seu deus é diferente do meu…

      • Mari Siqueira

        3 de fevereiro de 2012 em 19:15

        o problema é que a ciencia tenta provar esses acontecimentos,simplismente pra dizer que essas coisas que aconteceram foi questao de logica,e nao da existecia de Deus,o meu Deus o que eu acredito ele é de misericordia,porque voce acha que todos os dias pessoas que acreditam nele prega para as que nao crer? para ela poderem crer e buscarem a presença do senhor.,todos os dias ele dar chance pra pessoas com eu e voce pra crer nele,para que nao morramos incredulos e nossa alma vá para o inferno,tem amor maior que esse? que te dar chance de crer nele,acreditar sem duvidar é questao de fé e fé é dom divino,só nao gosto porque a ciencia quer ser a dona do mundo,acha que é a rainha da cocada preta,quando os ufologos falam de ET ninguem chama eles de loucos ou algo assim,quando a ciencia fala que o ser humano surgiu de uma explosao é mais de quem acredita,mais quando falamos da origem divina somos tachados de fanaticos e loucos.eu nao entendo,mais eu prefiro crer em Deus,deixa os palhaços da ciencia tentar provar o desconhecido.

        • Hibari Kyoya

          3 de fevereiro de 2012 em 19:37

          do mesmo jeito eu duivido q se ainda tiver pessoas em duvida no “dia da ira” q vc citou Deus vai esquece-las,se ele tiver mesmo esse amor q vc disse,ele não vai esquecer facilmente os filhos dele,agente não tem culpa por não conhece-lo bem e ter algumas duvidas sobre a existencia dele

          • Milo Escorpião

            3 de fevereiro de 2012 em 19:50

            Nós não temos culpa de ter essas duvidas, o que a religião mostra esses dias fazem muitos “abandonar” a existência de deus. E sobre o comentário do meu amigo dattebayo, deus não matou ninguém (opa que contradição foi essa ai? você disse que ele não existe e que ele matou decida-se amigo), o que matou pessoas e animais foi a religião, não é culpa de deus, é culpa de nós sermos gananciosos e estúpidos  

          • Jose Junior

            24 de fevereiro de 2012 em 19:34

            vc tem razao milo

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 20:12

            ok, ele não matou ninguém mas e então oq foi o diluvio?? até onde eu sei ele matou humanos e animais (inocentes) e deixou apenas dois de cada espécie para noé salvar, isso esta na biblia, vai dizer agora q isso é mentira?? mas perai, se isso for mentira então deus também pode ser mentira.

          • Kairos

            3 de fevereiro de 2012 em 20:21

            [img]http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/276234_Papel-de-Parede-Meme-Assustado-OMG_1920x1200.jpg[/img]

          • Mari Siqueira

            3 de fevereiro de 2012 em 22:40

            quem falou de religiao amigos? antes de me chamar de religiosa como voces falam ,sem ao menos eu ter citado o nome religiao eu quero deixar bem claro que DEUS nao tem nada ver com religiao,eu nao possuo nenhuma religiao,eu falo o que eu leio na biblia como uma pessoa que crer em Deus.

          • Milo Escorpião

            3 de fevereiro de 2012 em 22:47

            Eu citei a religião, pelo fato do Dattebayo estar culpando deus pelos nossos erros

          • Mari Siqueira

            3 de fevereiro de 2012 em 23:05

            ahhhh sim entendi…=D

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 23:02

            desculpe amigo mas vc não soube interpretrar meu comentario, em nenhum momento eu falei de religião e nem tem como eu culpar deus pelos nossos erros até pq eu não acredito na existencia dele, cada um faz oq quer por livre e espontânea vontade sem nenhuma interferencia de um “ser divino” independente se isso for bem ou mal.

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de fevereiro de 2012 em 20:14

            velho testamento=plagio de outras crenças. o diluvio tbm nao escapa da lista de plagios q os romanos fizeram…

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 20:35

            ta, tinha o velho testamento dai diziam q era as palavras de deus e bla bla bla, dai criaram o novo testamento do jeito q eles queriam q a biblia realmente fosse e corrigiram as diversas mentiras q tinham no velho testamento e ainda inventaram mais um monte de mentiras… cara namoral, não acredite em nada q tem na biblia

          • Milo Escorpião

            3 de fevereiro de 2012 em 23:08

            Você que não soube interpretar meu cometário, em nenhum momento eu disse que citou a religião, e sim que eu citei.

          • -Tassio- (alone) in the dark

            3 de fevereiro de 2012 em 20:39

            praticamente todas as mitologas da terra ( se nao todas ) sao plagios ou sao baseadas na mitologia egipcia, entao… nao seria essa a verdadeira? a historia de horus, por exemplo, é identica a de Jesus: nasceu de uma virgem, perdeu o olho direito…

        • Dattebayo

          3 de fevereiro de 2012 em 19:23

          O deus q vc acredita é o mesmo q já matou muitas pessoas e animais… Vcs são contra a ciencia pois tem medo q ela descubra a verdade sobre nossa origem, criticam tanto os cientistas mas são os primeiros a comprar um remédio ( q alias foram os cientistas q criaram) quando estão doentes, se não fosse por eles não teriamos tudo q temos hoje… deus não existe, não estou querendo fazer vc mudar de opinião, se quiser continuar acreditando em deus, tudo bem mas um dia vc vera q eu tenho razão

          • Mari Siqueira

            3 de fevereiro de 2012 em 19:34

            espero que voce esteja certo,para o seu bem, =D

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 19:40

            se eu estiver errado oq ele vai fazer comigo??

          • Mari Siqueira

            3 de fevereiro de 2012 em 22:43

            quem sou eu pra fazer alguma coisa com voce….

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 22:55

            eu falei ele (deus) não vc

          • Mari Siqueira

            3 de fevereiro de 2012 em 23:09

            ah eu nao sei o que ele vai fazer….mais como criatura dele comcerteza um dia ele conversará com voce….

          • Luís

            3 de fevereiro de 2012 em 19:49

            se tiver errado vc é lançado no inferno e sofrerá eternamente
            se vc tiver certo quando morrer vc não vai ressucitar e ficará morto eternamente
            Opinião mode: ON

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 20:07

            claro, ele deve pensar “mais um humano q não acreditou em mim então q se foda no inferno (q alias não existe, mas enfim) pagando por seus pecados”… não duvido q ele faça isso afinal a ficha dele ja esta bem suja se é q vc me entende

          • Luís

            3 de fevereiro de 2012 em 20:58

            mas a final vc acredita em deus ou não??
            😉

          • Dattebayo

            3 de fevereiro de 2012 em 21:02

            não amigo, eu não acredito nele.

      • Hibari Kyoya

        3 de fevereiro de 2012 em 19:06

        exatamente,por isso não tenho religião,os religiosos são cheios de dizer q se vc pecar Deus vai castigar e blá blá blá,mas na minha opinião Deus é uma pessoa boa e capaz de perdoar qualquer erro sendo q a pessoa se arrependa e outra, eu tbm tenho varias duvidas sobre Deus,mas mesmo assim acredito nele,só por isso vou ser castigado?

        • Mari Siqueira

          3 de fevereiro de 2012 em 19:24

          voce disse bem ,mais leia bem o meu comentario e entenda que eu disse se nao se arrependerem,e se passarem a crer em Deus serao pedoados sim,mais a ciencia quer provar isso ,simplismente pra descartar a possibilidade da existencia de Deus,a ciencia nao estar errada,mais ela só nao consegue juntar a origem do quebra cabeça.

  22. Oieeeeee

    21 de janeiro de 2012 em 13:37

    ô criatura de Deus,não parou pra pensar que era EXATAMENTE isso que Deus queria que acontecesse???tipo,tudo isso é pra ter acontecido!!tudo uma sequencia natural que Deus arranjou pra fazer,seus bando de burro!

  23. Gessica Souza

    9 de outubro de 2011 em 20:21

    Há algum tempo atrás li que alguns cientistas como Isaac Newton a creditavam em Deus.
    Alguns estão aí para provar que Deus existe e outros pra dizer que não. Acho que cabe a cada 
    pessoa estudar, pesquisar e tirar suas próprias conclusões, muitos nunca leram a Bíblia por completo e querem debate-la, me pergunto: Como vc pode discutir algo que não conhece?Já vi muitos cientistas confirmarem fatos acontecidos na Bíblia através de seus relatos históricos.
    O q acredito é q tem muita coisa q não nos é dada, sabemos q a séculos atrás nem todo tinham acesso a Bíblia, pois ela libertava as pessoas da ignorância. Algo é certo, sempre sera um assunto polêmico onde muitos nem sabem o q estão defendendo.

  24. Leandro Pires de souza

    9 de setembro de 2011 em 15:46

    Acompanho esta seção há muito tempo e só acho estranho que enquanto nas outras matérias o site sugere até um caso de um cara que morreu por ouvir uma música tema do Pokemon quando se trata da bíblia o site passa a ser tão cético.

    Tudo bem, vocês podem escrever o que quiser só estranhei o repentino ceticismo quando o assunto é bíblia ou cristianismo, um tema tão rico para matérias futuras.

  25. Igor Balthazar

    6 de setembro de 2011 em 10:17

    oQue?

    Deus não pode usar a maré vermelha e as rans e os insetos e as bacterias e os virus e etc?

    Com a cienscia de hj em dia vc pode ver como foi que uma coisa desencadeou a outra.
    mas oque causou a maré vermelha?

    E mais, deus não podeia tela causado para que desencadeasse todo esse processo?
    ja que ele conhece do furuto e de todas as açoes, ele não poderia ja premeditar que o faraó so libertaria o povo dele depois da ultima praga?

    E ainda mais!
    Somente e somente por ser justo mesmo com aqueles que não o seguiam ele peruntou todas as veses ao faraó se ele libertaria o povo para que cessace as pragas…

    Pergunto eu.
    Oque aconteceria se o povo realmente tivesse saido e as pragas cessado.

    Suponhamos que tivessem partido apos a praga das moscas.

    Ouviria comentarios como, “obviamente” quando os imundos escravos sairam da terra eles afugentaram as moscas com a arrumação de suas coisas e levaram as supostas fontes de alvos dessas moscas…

    ¬¬

    Comecem a pensar que, se deus realmente existe, ele pode usar de tudo e fazer tudo.
    Se vai usar a logica da biblia considere ela por inteira e não so uma pequena parte…

  26. Laisla Talita

    1 de setembro de 2011 em 11:01

    Eu acho muito curioso esses estudos sobre “explicações lógicas para historias bíblicas”, mas é só mais um entretenimento super engraçado para mim na rede,  respeito diferentes crenças, mas não deixa de ser desprezível falar que viemos dos macacos, assim como acreditar que histórias bíblicas são fenômenos naturais. 

  27. Rodrigo Alves

    30 de agosto de 2011 em 19:01

    1° como moisés advinharia o efeito do mar vermelho sobre o rio e por que os causou tanto espanto se eles consideravam q isso poderia realmente acontecer a qualquer momento

    2°a velocidade de reprodução das rãs não é a jato os acontecimentos narrados na biblia dão a entender q os fatos aconteceram rapido ou um em sequencia do outro e outra rãs não são advinhas só se admitissemos q as rãs conseguem distinguir um rio infectado de um rio não infectado e as rãs invadiram as casas dos egipcios elas tambem diferem as casas?

    3° foi dito q piolhos atacariam e se supôs q seriam mosquitos ao inves de piolhos como foi dito mais se vc quer provar algo não suponha e as moscas então tbm distinguem os egipicios dos hebreus pois não atacaram os hebreus

    4°ahh não podemos esquecer q moscas esperam os mosquitos sairem para atacar ¬¬ com tbm apurado senso de distinção de etnias

    se oq eu tou falando tiver falhas comentem 
    se quizerem dizer q são contra o cristianismo sejam não posso fazer nada isso tem q partir de vc mais os cristão vai sim defender a religião dele como um filho defende o pai se vc não entende isso problema seu (esse provavelmente tbm é o motivo de você não ser cirstão)

  28. Elivelton Ferreira Costa

    16 de agosto de 2011 em 22:28

    ai interessante essa istoria á biblia é essatamente clara é serta boa minilua =)

  29. Rodrigo Colpani

    12 de agosto de 2011 em 12:30

    não podemos fechar nossos olhos para discusões nem ser cegos o bastante para não acreditar nas coisas que vemos.. mas esse texto ai não comprova nada, essa besteira que escreveram ai não prova que deus não existe muito menos diminui o crédito dele. Só prova que concerteza absoluta não foi a ciencia que criou as algas vermelhas, nem as rãs nem as moscas… pensem um pouco, querem tirar o crédito de quem fez pra dar pra quem? pra ninguem… porque concerteza e isso todos podemos afirmar não foi a ciencia que criou essa junção de fatos!

    ps: voces ateus, vão se danar.. ficam duvidando do inesplicavel só porque é facil… é muito facil duvidar disso porque ninguem vai esfregar deus na tua cara com mostarda e katchup, porque isso tambem não da pra fazer. Pensa em tudo que tu gosta, na sua namorada no seu cachorro na sua familia, as coisas boas existem porque a ciencia criou? não né..

    ps: vocês fanaticos, ficar sitando palavras de deus em tudo que falam é pecado! não digarás meu nome em vão! e também vocês não precisam justificar o que falam mostrando que isso esta na biblia porque as pessoas com quem voces estão discutindo não acreditam na biblia!! isso é facil de entender né! pensa um pouco!…

  30. Luciana Vasconcellos

    8 de agosto de 2011 em 15:06

    Dios los bendiga a todos !!!!!!

  31. Alex Sob a direção do Senhor

    29 de julho de 2011 em 13:16

    Não sei se terei resposta, mas, já que é tão conhecedor de “verdades” e dono de uma “inteligência elevada”, responda-me ou poste por favor, O QUE E COMO SE DEU A ABERTURA DO MAR PARA A TRAVESSIA DO POVO DE ISRAEL. Já que é “BOM” em desvendar mistérios, ficaria muito feliz com uma resposta a esse respeito.

    • Iron Man

      29 de julho de 2011 em 13:46

      Passou no Discovery Channel, o canal do Suez é bem estreio e fácil passar de um lado para outro, não é necessário abrir o mar(não tem mar nenhum) em dois para passar para  o outro lado.
      Só que na bíblia o autor quis engrandecer o fato, que na verdade é marcante na historia do povo hebreu, é fim da escravidão do povo hebreu e o começo do sedentarismo do povo semita.

      Não é necessário ter um Inteligencia elevada para  concluir isto. 

      • Ramon Felix

        11 de agosto de 2011 em 19:15

        discovery é comandada por ateus, ela vai engrandecer o fato que é facil passar em um canal,nao é facil,é dificil. ém ais facil q vc passar em um oceano, mas é dificl, se fosse assim alguem da discovery teria passado.

        e na verdade muitos dizem q a ciencia é inimiga da igreja, na verdade ela é amiga, é a ciencia que cuidam dos milagres dos santos, ficam anos e anos tentando tirar uma prova e nao conseguem, (obvio que a ciencia as vezes detecta falsos milagres)

        aciencia é incetivada por Deus em genesis quando Ele mostra a criaçao.
        e outra é totalmente cabivel Deus se manifestar na forma de natureza( isso fica claro quando Jesus acalma uma tempestade), 

        e por ultimo a ciencia na verdade esta confirmando tudo o que aconteceu.

        • Iron Man

          10 de novembro de 2011 em 01:01

          ciencia na verdade esta confirmando tudo o que aconteceu.
          Like a evolucionismo.

          • Iron Man

            10 de novembro de 2011 em 01:05

            No primeiro dia Deus cria a luz e a separa da escuridão, o dia da noite, mas ele ainda não criou os objetos que produzem luz (o sol e as estrelas) até o quarto dia [1:14-19]. [1:3]OH FUCK!!!

  32. alone

    26 de julho de 2011 em 15:15

    A ciência vem estudando há anos essa questão e muito pesquisadores
    afirmam que as pragas que atacaram o Egito são coisas naturais que
    poderiam ter acontecido sem nenhuma intervenção divina..

  33. Anônimo

    21 de julho de 2011 em 03:23

    Deivison sou eu o Alexanderolha eu só vou postar isso pq eu achei uma sacanagem o que vi aqui… não é só por sua causa que eu to escrevendo isso, eu já ia posta quando li o 1° comentário.olha gente eu venho de uma família totalmente católica e ate o ano passado pensava como tal, mas eu nunca, nunca acreditei em tudo que a bíblia fala. e isso é bom, na verdade é ótimo pq isso significa que eu estou sendo critico, todo o mundo é critico(a). e vc aprende a criticar antes mesmo de falar, como por exemplo um bebe que vira o rosto quando a mãe leva a colher ao encontro de sua boca. gente eu não tenho uma religião, acredito em deus mais não no papa, padre, pastor, buda, Maomé, capeta, satanás, nem nada disso…. se vc acredita em deus leve em conta ELE não o que foi imposto pelos homens. a religião é apenas uma forma dos homens se expressarem e procurarem uma resposta… a bíblia mesmo diz isso, todo mundo ta cansado de saber que Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido da Virgem Maria criado pela mesma e por José, nasceu enquanto Maria e José fugiam do império romano, enfim… era pobre. Maria era escrava. José era carpinteiro. Jesus nasceu em um estábulo. seu berço era de palha. provavelmente ele, Maria e José eram negros pois naquela época a maioria dos escravos eram negros ou mulatos devido constante trabalho ao sol quente. então por que Jesus e Maria são retratados como branquinhos, limpinhos e com roupas de seda??? por que quando o cristianismo chegou a nobreza o o rei da época ordenou retratados como se fossem parentes do próprio REI. por isso as entidades da bíblia são retratadas com, roupas de seda com detalhes á ouro, em pedestais de mármore branco, e com coroas… bom eu não acredito em minha religião, nem na bíblia, acredito apenas em uma coisa relacionada á religião… DEUS. mas não acredito que ele não tenha criado o mundo em 7 dias, que o 1° homem a pisar na terra foi Adão, que Adão foi criado do barro, que Eva da costela de Adão. para essas explicações… acredito na ciência. ao contrario do que muitos pensam a religião não impede a ciência, elas só procuram explicar as coisas, uma na base mistica e outra na base experimental. Alguns de vcs vão apoiar meu texto, mesmo descordando, alguns vão concordar inteiramente comigo, outros vão apenas me criticar, afirmando coisas sem pensar apenas utilizando trechos soltos da bíblia  como já fizeram aqui. para esses deixo um recado : não afirme uma coisa inserta antes de estuda-la inteiramente. um exemplo… muitos diziam quando estava chegando o ano 2000 ” ta escrito na bíblia… 2000 é o fim da humanidade… ta escrito assim 1000 chegará de 2000 não passará” agente tá vivo até hj. pena que agente não lembra quem disse isso para agente perguntar ” vc não disse que 2000 é o fim do mundo? quem tava mentindo você ou a bíblia??” essas pessoas são fanáticas ( acredita que só a sua opinião é a certa, todos que a contrariarem estão errados) e como consequência levam ao dogmatismo (acredita que a sua religião é a certa) e assim seriam incapazes de praticarem o ecumenismo (reunião de pessoas de religiões diferentes para discutirem pontos em comum) tenho dó dessas pessoas principalmente da minha mãe e eu só escrevi isso todo para fazer uma pergunta: independente da sua religião, crença, ou cor, acha que o deus(es) que vc acredita iria gostar de ver vcs discutindo por causa de uma cosa como essa? a maioria diz que deus é um sóentão as religiões são apenas caminhos diferente para se chegar até ele. como vc e seus colegas para chegarem a escola, trabalho, parque, shopping etc.: pensem nisso e se respeitem…Ass.: Alexander Júnio R.    14 anos 🙂

  34. Deivison Ferreira

    16 de julho de 2011 em 15:52

    O negócio é o seguinte e é mais óbvio q 2 mais 2 =4. Toda pessoa que tem ligação com o cirstianismo, conhece e etc, e que abre a boca pra dar um(a) de gostoso(a) falando que não acredita em Deus pra todo mundo ouvir, são os primeiros a procura lo na hora do aperto. Isso é fato#. Bando de hipócritas e covardes…. :/

  35. Wagner Alves

    14 de julho de 2011 em 16:08

    Não entendi aonde voces querem chegar com essas afirmações?se tudo tivesse uma logica de facil entendimento nao teriamos tanto coisas sem explicaçao no mundo. Deus mostra o caminho que nem sempre e facil e decisão sua seguir ou não.voce nao passa de um pobre ignorantee quer que outras pessoas sejam incredulas e ignorantes como voce?se continuar assim.. seu fim será terrivel.
    PROCUREM A JESUS ENQUANTO ELE SEU ADVOGADO. PORQUE DEPOIS QUE ELE VIRAR JUIZ……….

  36. Elisangela Oliveira

    4 de julho de 2011 em 14:21

    Mostre-me os milagres feito por ele (satanas)! debochar de um Deus misericordioso é mole
    quero ver todos voces debochar de Satanas…ele não terá misericórdia de nenhum de vocês!!!

  37. Elisangela Oliveira

    4 de julho de 2011 em 14:07

    Porque só falam da biblia sagrada?
    E a biblia de satanas hummm…kd

    • Fabio Albuquerque

      4 de julho de 2011 em 14:35

      HAHAHAHA Essa foi ótima!

  38. leco safag

    4 de julho de 2011 em 13:42

    Se estes acontecimentos foram obra comum da natureza, porque nunca mais nesses quase quatro mil anos depois , se repetiram?

  39. rygar

    24 de junho de 2011 em 02:56

    Bem uma coisa é certa, a crença em uma entidade divida é necessária para a grande maioria das pessoas. Por quê? Simples, imaginem o caos se não houvesse uma coleira para segurar todas as pessoas de mente fraca ou simplesmente com tendências psicóticas. Uns iriam se matar por qualquer bobagem, outros matariam apenas por prazer, outros apenas roubariam tudo que desejassem, outros se prostituiriam apenas por chicletes espalhando todo o tipo de doença, seria um caos maior que o atual aceitável. Vejam, a natureza humana nos da esta caracteristica primaria de impotencia e medo do desconhecido, então é claro que em qualquer momento de desespero, que nos tira o pouco controle que temos ao nosso redor, temos a tendencia a nos agarrar na crença de algo divino  Então a fé destas pessoas deve ser bem aceita e até incentivada. Já pensou se todos quisessem fazer ciência ou qualquer outra atividade apenas? É necessário que alguns simplesmente vivam sua vida e dê sua força de trabalho em pró da sociedade. Responder perguntas, criar novas tecnologias, criar novas formas de sustentabilide e enfim, fazer todo o possível para que nossa espécie não pereça de forma estúpida, é uma missão para poucos homens e mulheres. Então evolua e apreenda a conviver com pessoas e sua fé, não importa qual. Assim você podera nos bastidores da humanidade fazer a mesma evoluir.    

    • Jonas Andrade

      24 de junho de 2011 em 10:36

      E o mundo está horrível do jeito que está, imagina então sem a crença em Deus? Mas, uma coisa é certa, Jesus veio para os humildes, os simples, os fracos como você disse, para aqueles que reconhecem o sacrifício de Jesus na cruz para livrar o homem do pecado da morte e dar-lhe vida, e vida em abundância! E, aquele que reconhece isso, é grato à Deus por isso, e além de pessoas de poucos recursos, ou, de pouca cultura, há também os ricos, os estudados, mas, que eram pobres na sua alma.

      “Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Marcos 2:17)

      “Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lucas 10:21)

      É, o mundo está cheio de mestres, doutores e toda sorte de homens evoluídos da ciência que fazem o mundo evoluir, mas, afirmando que o homossexual já nasce nessa condição por exemplo, e isso é evolução! Mas a palavra de Deus continua a mesma, não evolui.

      “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.” (2 Timóteo 4: 3-4)

      “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!” (Isaías 5:20)

      E aqui está uma prova de que Deus não muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:17)

      Que o mundo continue evoluindo com seus preceitos, idéias, suas soluções, suas guerras por interesse, sua falsa paz, sua violência, seus conceitos evoluídos, o seu ideal de beleza, de que só os fortes, belos e inteligentes possuem vez na sociedade, com a destruição da própria terra em prol dessa pretensa evolução (ou seria involução?), até que Jesus leve para junto de si mesmo o seu povo fiel que o reconheceu como seu Senhor e salvador, e, assim, o ópio do povo (como diria Karl Marx), quem sabe se findaria, ou, pelo menos, seria a grande mãe dos que ficarem aqui, aceitando toda sorte de pensamento do seu malvado coração (“Mas eles dizem: Não há esperança; porque após os nossos projetos andaremos, e cada um fará segundo o propósito obstinado do seu mau coração.” Jeremias 18:12), assim, pelo menos por um curto espaço de tempo, o mundo ficaria livre do ópio, até que venha o julgamento (“…e, estando de longe por medo do tormento dela, dirão: Ai! ai da grande cidade, Babilônia, a cidade forte! pois numa só hora veio o teu julgamento.” Apocalipse 18:10).

      • rygar

        25 de junho de 2011 em 03:21

        Isso, perfeito. Você encarna perfeitamente o estereótipo a que me refiro, cita a bíblia a cada parágrafo de um pseudo-pensamento. A grande maioria como você precisa se firmar em uma crença, que neste país é o cristianismo, bem representado pela igreja católica e os dissidentes que se auto denominam crentes ou evangélicos que estão espalhados em varias seitas. Se estivéssemos em alguns pais árabe seria o islamismo, se estivéssemos em Israel seria o judaismo, no oriente o budismo ou Xintoísmo. Isso realmente não importa.
        Mas não se pode ser tolerado, como vi em alguns comentarios acima, é essa onda de criacionismo no ensino academico. Porque corremos o sério risco de começar a queimar “bruxas”, e perseguir “galileus” apenas por discordar da palavra “santa”. Infelizmente, a ciência para ser neutra e imparcial, deve sempre questionar a si mesma e assim evoluir.
        E senhor Jonas Andrade, já que me dispensou atenção, farei o mesmo.
        “mas, afirmando que o homossexual já nasce nessa condição por exemplo, e isso é evolução!” Não, isso não é evolução, nem imagino onde leu essa tolisse, homossexualismo existe em varias espécies de animais desde sempre. Passando do macaco bonomo, cães, a alguns tipos de alces. Não homo-sapíens não esta comprovado ciêntificamente qual a origem desta manisfestação, que pode ser de origem fisica/quimica, psicologica/ambiente ou uma mistura de ambas. É certo que é um disturbio, afinal, de nada adianta, para fins biologicos e reprodutivos um casal não ter uma prole saudavel. Mas isso não interessa realmente a maioria dos ciêntistas.

        “E aqui está uma prova de que Deus não muda: ‘Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.’ (Tiago 1:17)’
        Mas muda sim, a propria historia do monoteismo nos mostra isto:
        Zaratrusta – Ele foi o fundador do Masdeísmo ou Zoroastrismo. Sua fama é de que seja um dos principais, ou o próprio criador da matriz mítica de divindade judaico-cristã que conhecemos hoje, pois Zaratustra foi o primeiro indivíduo a se apresentar como pregador de uma verdade a ser escolhida, a conversão religiosa, no caso, fazendo politeístas se tornarem monoteístas, uma conversão vinculada a uma decisão moral entre o bem e o mal que seria recompensada após a morte.

        Judaísmo – a mais antiga das três principais religiões monoteístas. A maior parte dos judeus crê no Messias como um homem judeu, filho de um homem e de uma mulher, (em algumas ramificações é considerado que viria da tribo de Yehudá e da descendência do rei David, uma herança do sentimento nacionalista que regulou a vida judaica pós-exílio) que reinará sobre Israel, reconstruirá a nação fazendo com que todos os judeus retornem à Terra Santa e unirá os povos em uma era de paz e prosperidade.
        Cristianismo – É uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
        O cristianismo se iniciou como uma seita judaica , como tal, da mesma maneira que o próprio judaísmo ou o islamismo, é classificada como uma religião abraâmica.

        É interessante notar todas as religiões foram evoluindo a partir de uma ou varias anteriores(Sincretismo).
        Abaixo vou transcrever um texto que é de conhecimento comum a teologos(catolicos e protestantes) e biblicistas.
        Se você for um fanatico radical, não aconselho a leitura, é longa e pode soar ofensiva, apesar de ser real e baseado em estudos aceitos pela comunidade ciêntifica e teologica.
        Se não boa leitura:

        I – O nome
        O nome da divindade israelita é chamada Iavé. A palavra “Yahweh” é o termo acadêmico e consagrado do nome próprio em hebraico da divindade israelita YHWH, oriundo das quatro letras hebraicas: ???? (iod-he-vav-he) lida de trás para frente cuja leitura é aproximadamente “ieuê” ou “iaué”. O nome Jeová constitui um erro de tradução; ocorreu devido ao tabu de não pronunciar o nome da divindade, assim, quando o sacerdote lia o texto do Pentateuco e aparecia as quatro letras YHWH, substituía a pronúncia pela palavra Adonai (meu senhor). Muito mais tarde, no século XVI de nossa era, os exegetas interpolaram as vogais de Adonai: a-o-ai, daí Jahovah ou Jeovah. Apesar de popular, a notação não corresponde a fatos e sim a um acidente histórico, e deve ser recusada.
        A pronúncia primitiva e correta da divindade israelita não pode ser fixada com precisão. Mesmo a forma do nome Iavé não é correta, esta forma pode ter origem na teologia do estamento sacerdotal que forçou a aproximação de YHWH com a passagem do Êxodo III, 13-15: ???????????????????, ao qual é traduzido por “eu sou aquele que sou” ou então, “eu sou aquele que é”, sugerindo que o nome de YHWH provém da forma imperfeita da raiz qal cujo verbo é hyy (haia), o verbo ser hebraico. O prefixo “Y” põe os verbos hebraicos no futuro e anteposto à raiz “HWH” (infinitivo presente do verbo “ser”), faria o significado de YHWH em: “o ser para todo o sempre”, o ser absoluto, assim entendido, como quer a versão dos Setenta, que traduziu para o grego: ????????????????ego eimi ho ôn). Todavia, o redator da passagem do Êxodo III, 13-15, movido pelo extremo zelo do tabu da pronúncia do nome, utilizou este recurso enigmático, para criar um rodeio poético, equivalente recusa da divindade em responder, impedindo a Moisés vir a conhecer a sua natureza. Os especialistas que fazem derivar o nome de Iavé da raiz hyy não estão em acordo sobre a forma de como reconhecê-la em Yahweh. Eles entendem que o nome de Iavé deve ser traduzido por “ele é” ou “ele faz ser”. No entanto, é mais fácil reconhecer em Yahweh uma outra raiz, hwh/hwy, a raiz do verbo hebraico que significa “cair”, “abater”, “descer”, desapareceu quase que por completo no hebraico, mas se conservou no árabe. Julius Wellhausen, D. H. Holzinger e H Bauer Leander defendem que o nome Yahweh deriva da raiz semítica hwh “cair”.
        Os primeiros cristãos anotavam a pronúncia de YHWH nas letras gregas ?????(iabe)?????????iaoune)???????? (iaounai). Nos papiros míticos judeus-cristãos a forma é Iawonhe (iaôouêe). Já a transcrição grega mais freqüente e também a mais antiga é a notação Iao (íao), que é atestada desde o Qumran.
        Roland de Vaux e André Caquot tentaram reconstituir a antiga pronúncia e forma do nome de Iavé. Eles acreditam que podem encontrar o antigo nome da divindade israelita nos nomes teóforos hebraicos correspondentes a Yeho e Yahu. A forma Yeho é atestada nos nomes Yehokhakin (Joaquim), Yehoshuah (Josué ou Jesus). A forma Yahu é encontrada nos nomes Azaryahu (Azarias), Yahuddah (Judas) e Mattitiyahu (Matias). Também há uma forma curta Iah que aparece em outros nomes: Azaryah (Azarias), Tobiyah (Tobias) e na expressão hallelu-yah (“deus seja louvado”). Atualmente, a partir destas formas teóforas, formou-se um consenso em torno da palavra Yaho para designar o nome primitivo da divindade israelita, tal como querem Roland de Vaux e André Caquot.
        II – A origem do deus
        Segundo Jean Leclant, egiptólogo, o nome do deus de Israel é um topônimo. Baseando-se em escavações arqueológicas realizadas em Soleb, na margem esquerda do Nilo, foi encontrada uma inscrição na sala hipostila do templo erguido por Amenhotep III; a inscrição contida no escudete (séc. XIV a. C.) refere-se a um povo nômade inimigo do Egito ao leste. O trecho é o seguinte: to sho-su iahuo; “to” refere-se à designação geopolítica, terra estrangeira; o vocábulo “sho-su” remete-se aos habitantes do deserto, aos povos nômades; e o termo “iahuo” é identificado com o nome de alguma montanha, situada a leste do Egito e ao sul da Palestina. A decifração da inscrição é o seguinte: “terra dos shosu de Iahuo”. Ou melhor “país dos beduínos de Iahuo”. Se Leclant estiver certo, a inscrição é a mais antiga notação histórica conhecida do nome do deus de Israel fora da Bíblia. Argumenta Jean Leclant que do nome desta montanha, os israelitas teriam tirado o nome da divindade protetora de sua confederação. Em apoio a afirmativa de Leclant, destacamos: 1- o nome Iahuo está em acordo com a antiga pronúncia defendida por alguns biblistas juntamente com Roland de Vaux e André Caquot (Iahuo = Yaho); 2- o nome se aproxima muito da mais antiga transcrição grega (??? = Yaho); e 3- a referência ao deus de Israel na inscrição moabita, conhecida como a estela de Mesha (século IX a. C.), permite fazer a transcrição do nome da divindade com o final em “o” (Yahu = Yaho).
        Assim, Yahweh é a pronúncia transfigurada de Iaho, um deus cultuado em uma desconhecida montanha Iahuo, em território madianita.
        O deus dos israelitas é o resultado do sincretismo religioso do deus dos relâmpagos, Iahu, dos madianita e quenitas, conhecido também pelos arameus do norte da Síria, com a divindade das terríveis tempestades de deserto, o deus Ya’uq, temido pelos árabes, ao qual os hebreus entraram em contato nos séculos XII e XI a. C.
        III – O período “pré-mosaico” (séc. XIV a. C.)
        Dados da historiografia e da arqueologia não atestam o culto de Iavé antes do século XIII a. C. e, portanto, antes de Iavé tornar-se o protetor da confederação tribal israelita, os hebreus admitiam vários sistemas religiosos simultâneos, e nenhum deles entravam em conflito na cabeça daquele nômades.
        Os hebreus pertenciam a grande etnia semítica. Os antigos semitas veneravam uma força impessoal, invisível e intangível, expressa no princípio divino ‘l, que agia na natureza mas não tinha consciência de si. Este princípio divino aparece em todas as civilizações semíticas posteriores como Allá dos árabes, El dos cananeus, Baal dos fenícios, Ilu dos assírios e Bel dos caldeus.
        A) O culto ao “deus dos pais”. Os líderes dos acampamentos, os patriarcas, rendiam culto especial ao chamado “deus dos pais”, o antepassado mítico do clã. Cada clã possuía seu “deus dos pais”, uma espécie de herói lendário que fundou o clã e transmitiu os costumes e instituições da família. O “deus dos pais” não tinha um local fixo de culto, residia em uma tenda especial e acompanhava as viagens do clã pelo deserto e pela estepe, assegurando o bom relacionamento com os vizinhos e protegendo os membros do clã contra os infortúnios das viagens. O “deus dos pais” não possuía uma representação figurativa, porque é extremamente difícil no deserto e na estepe a confecção de imagens.
        Paralelamente ao culto do “deus dos pais”, os hebreus veneravam árvores, fontes de água, grutas, montes, etc., que se relacionavam de alguma maneira com os eventos lendários do mito do “deus dos pais” (locais por onde o antepassado passou, etc.). Por outro lado, estes objetos da natureza também eram compreendido como entidades sagradas, pois, eram o receptáculo de uma força invisível, similar aos gênios das tribos árabes.
        B) O culto às pedras. Os hebreus dos século XIV também veneravam pedras mágicas, os terafins, relacionados também ao culto ancestral. Apareceram após a supressão ao culto de imagens de “deusas-mães”, que as mulheres recorriam a sua proteção no momento do parto. Os terafins não eram propriamente deuses mas, amuletos mágicos, símbolos da prosperidade. Estas pedras eram mantidas dentro das tendas.
        C) O culto às forças naturais e à serpente. Era crença corrente que uma entidade furiosa habitava o deserto e os hebreus imputavam a esta força a responsabilidade pelas tempestades de areia que derrubava as tendas e desaparecia com as rezes, além de trazer as doenças como urticária que atacavam o gado. Para aplacar a ira desta entidade, os hebreus recorriam ao sacrifício do cordeiro e do bode. Era um sacrifício pascal, praticado antes do início da primavera, quando então, imolava-se um cordeiro. Um sacrifício análogo ocorria no outono, antes da transumância para a pastagem na estepe, quando então, era solto um bode no deserto. A circuncisão, prática encontrada entre os sacerdotes egípcios da Antigüidade e numerosas tribos árabes, era uma medida para afastar a infertilidade que poderia abater tanto sobre a família quanto sobre o gado: para agradá-la, recorria-se a circuncisão, a entidade fugia afugentada pelo horror ao sangue ou era aplacada com o rito. O prepúcio era oferecido e, ocorria na ocasião da passagem do membro masculino para a vida adulta ou da iniciação ao casamento. O culto à serpente era uma prática muito comum na Palestina; imagens de serpentes recebiam culto especial pois, com este culto apotropeico, os hebreus julgavam afastar ou minimizar as picadas das víboras reais, já que eram muito freqüente na Palestina.
        D) Práticas mágicas. Os hebreus eram um povo rude, sem escrita e muito supersticioso. Havia numerosas interdições religiosas de carácter alimentar, sexual e social. Vivendo em um ambiente hostil do deserto e da estepe, em confronto com povos vizinhos e sofrendo constantes perigos de animais selvagens, os hebreus recorriam freqüentemente às magias. Entre elas, destacam-se a crença no “mau olhado”, o poder mágico da palavra (proferido como bênção ou maldição pelo moribundo), a crença na magia da dança da chuva e da dança da guerra, o uso mágico do vestuário, a magia da impostura da mão, o uso da necromancia, etc. Havia, curandeiros, videntes, adivinhos.
        E) Os mitos. Há forte indícios que os antigos hebreus conheciam uma pluralidade de mitos, entretanto, a grande maioria foi combatida e propositadamente esquecida pelo clero iaveísta. Os hebreus acreditavam na existência de gigantes, do monstro marinho Tannin e no dragão Leviatã; possuíam uma concepção que acima da abóbada celeste era coberta por água. A presença mitológica de animais fabulosos, os serafins, criaturas sinuosas, serafim está na raiz srph, (seraph), que significa “abrasador”, uma alusão a crença em dragões.
        IV – O antigo iaveísmo (sécs. XIII e XII)
        Com o assentamento em Palestina, os hebreus, agora denominados israelitas, tornaram-se agricultores e fundaram uma confederação tribal denominada Beni-Israel, filhos de Israel. Nesta época, o contato com a civilização cananéia provocou modificações na religiosidade israelita. O culto ao “deus dos pais” foi substituído pelo culto à divindade cananéia El, o deus do céu, da palavra el, originou no hebreu o termo eloá, deus; a palavra eloim é o plural intensivo de eloá, para designar a majestade divina.
        A) A emergência do culto de Iavé. A origem de Iavé está ligada ao grupo que saiu do Egito em 1.200 a. C., conheceu a divindade madianita Yahu e fez o sincretismo com o Ya’uq dos árabes, constituindo, então, em Yaho. Deus guerreiro, senhor do relâmpago, tal como sugere o nome original Yaho do verbo hwh/hwy primitivo, que significa “cair”, “abater”, ou “descer”, uma clara alusão ao relâmpago, assegurava a vitória sobre os inimigos de Israel.
        O grupo que saiu do Egito dirigiu-se ao oásis de Cades, onde ali receberam elementos que futuramente iriam se constituir na tribo dos levitas. Esses futuros levitas cultuavam o deus-serpente Nehustan da palavra nahash, o deus símbolo da sabedoria e da cura medicinal. Os levitas, cuja palavra árabe lawah significa “desenroscar-se”, possui uma etimologia muito parecida com Levi-athan, o dragão, adentraram ao círculo de Moisés após a saída do Egito e identificaram em Iavé atributos do seu próprio deus e foram um dos principais divulgadores do iaveísmo. Este clero trouxe para o culto israelita um nova modalidade de adivinhação: os objetos de pedra urim e tumim (que significam respectivamente “maldito” e “inocente”). Relacionados a prática oracular, estes objetos eram mantidos dentro de sacolas, e quando se fazia uma pergunta e se tirasse um tumim, significava um “sim”, e se tirasse um urim significava um “não”.
        Iavé era sempre evocado no contexto das batalhas com os povos vizinhos como convém a um deus guerreiro, pois, era o protetor da confederação tribal israelita.
        B) Os outros cultos. Com a adoção da agricultura, os israelitas cultuavam os diversos “baals” de cada localidade, tidos como generosos propiciadores de abundante colheita. Era a Baal e não a Iavé que os agricultores israelitas julgavam a responsabilidade da fertilidade do solo. Os “baals” eram concebidos na forma de um tronco de árvore decepado, de uma estaca de madeira fincada no terreno ou na forma de um amontoado de pedras.
        Os terafins assumiram uma forma humana e passaram a ser amuletos de cunho pessoal, em vez de ser da família, como era na época da pastorícia. Quando os terafins eram recobertos com algum tipo de metal chamavam-se de éfode. O éfode, do hebraico ‘pd, significa: 1o a parte do vestuário sacerdotal, a tanga de linho, usada pelos ministros do culto, 2o o éfode do sumo-sacertode, espécie de colete preso por um cinto e suspensório, 3o os objetos oraculares urim e tumim.
        V – O Iaveísmo no Período dos Juízes (secs. XII – X a. C.)
        A) Os ritos agrários. No período pré-estatal, os israelitas adotaram muitos deuses cananeus, além de El e de Baal, as divindades cananéias adotadas possuíam um atributo específico, de acordo com a divisão do trabalho, reflexo que se operava na complexificação da sociedade. Havia Dagon, o deus do trigo; Astarte, a deusa do amor; Tammuz, o deus da vegetação; a deusa do Sol, Shapach, e a deusa-mãe Asherah associada ao culto de Baal. A preocupação com a fecundidade da terra afetou profundamente o iaveísmo. Os camponeses adoravam Iavé na forma de um touro em um altar cercado por uma paliçada (que mais tarde a teologia sacerdotal transformou na narrativa do “Bezerro de Ouro”). A assembléia de anciãos recorria a Iavé na forma de máscaras humanas (encontradas em Hazor) para obter oráculos sobre a estratégia de guerra. E, na liturgia, os sacerdotes utilizavam um objeto, o éfode.
        B) Os deuses tribais. Cada tribo, além disso, possuía um patrono: o asno, o cordeiro, o bezerro. As tribos do norte (José e Efraim) cultuavam o deus-touro, símbolo da fecundidade.
        C) O deus El. A divindade cananéia El era o deus do céu, os cananeus julgavam-no o criador do mundo e da humanidade; o seu culto foi sobrepujado pelo deus Baal, tornando, assim, um deus ocioso. Entretanto, os israelitas associaram os atributos do deus El ao deus Iavé, criando agora um novo sincretismo. Acontece que o El israelita era uma divindade da confederação tribal, era uma entidade impessoal, por exemplo, Iavé-El era adorado sob a forma de vários epitetos, cada um deles evocado de acordo com um contexto específico. El Elion, o deus altíssimo (a parte mais alta de uma porta); El Shaddai, “o todo poderoso” (na verdade, a etimologia da palavra sugere ser o deus da estepe: shaddu, estepe), era cultuado em Manre; El Sebaot, o “deus das hostes celestiais”, evocado no contexto da batalha, era adorado em Silo; El Ro’i, o deus da visão, “o onisciente”, cultuado em Neguebe; El Olam, o deus eterno, cultuado em Berseba; El Bethel, o deus de Bethel, cultuado nesta cidade; sem mencionar, é claro nos vários qone eretz, o possessor do solo, representado pelos “baals”, e o massebah (plural massebot), estela de pedra, na forma de um falo, símbolo das divindades masculinas cananéias. Havia um versão feminina dessa estela: a asherah (plural asherot).
        D) A representação de Iavé. O carácter anícola de Iavé não foi uma peculiaridade na História das Religiões. Na Antigüidade houve povos que concebiam que o seu deus supremo como uma divindade cósmica, com poderes extraordinários mas, restritos ao seu país. Estes povos concebiam o seu deus sob a forma humana mas, admitiam que nenhum humano podia vê-los. Inclusive, entre os assírios, Assur, aparentemente não chegou a ter representação figurativa. Além disso, as tribos árabes do norte da Síria possuíam uma concepção metafísica de uma força invisível, o princípio ‘l, que certamente contribuiu para a formação do mito de Iavé. Por outro lado, os israelitas não desconheciam ídolos religiosos, como já foi mencionado. Ademais, além do símbolo do touro, no dia a dia da vida do camponês havia o éfode, a massebah, e a arca da aliança, o símbolo da presença do deus. Os trechos do Êxodo XX, XXIII e XXIV, 17 proíbem a representação do deus de Israel moldado em metal, ouro ou prata, o que deixa livre o uso de outros materiais como osso, madeira e pedra, certamente menos custosos. Era senso comum que os israelitas concebiam do seu deus nacional Iavé na forma humana e pertencente ao sexo masculino; é um deus temível, exigente, vingativo e muito ciumento – constitui um reflexo de uma sociedade altamente militarizada, machista e patriarcal -, protegia seu povo e era implacável com quem o contestasse. Os textos do Pentateuco comentam a sua personalidade: Iavé descansa, arrepende-se, ira-se, alegra-se, ouve, vê e fala aos homens.
        E) O monoteísmo. Na mente da população camponesa, iletrada e restrita ao seu território, a idéia de uma divindade humana, de carácter universal, única e sem representação figurada era deveras abstrata e difícil de conceber. Outrossim, os israelitas aceitavam normalmente que os deuses de outros povos eram tão verdadeiro quanto o seu, Iavé era o deus nacional de Israel assim como Marduc era o deus nacional da Babilônia, Assur o deus dos assírios, Quemoch o deus dos moabitas e Milcom, a divindade protetora do povo amorita, o que significava que o israelita comum professava uma monolatria (processo pelo qual um devoto diante de uma multiplicidade de divindades, declara culto exclusivo a uma só, por uma espécie de bajulação excessiva e uma relação afetiva para com o seu deus, excluindo os demais deuses mas, reconhecendo-os como reais).
        VI – O iaveísmo no período da monarquia (secs. X – VII)
        O iaveísmo conviveu com a religião cananéia e foi pouco a pouco absorvendo suas concepções. Tal sincretismo continuou por muitos séculos, tal como podemos encontrar na religião dos colonos judeus, no século V a. C., em Elefantina, Egito, que, inclusivamente, conceberam uma divindade fêmea consorte de Iavé: Anat Iahu.
        Iavé estava a frente de uma multiplicidade de divindades, era o deus supremo de Israel, o protetor da confederação tribal, contudo, no dia a dia, os israelitas recorriam as divindades mais ligadas ao culto agrário: os deuses tribais tinham mais substância e presença do que o deus supremo – Iavé era o deus nacional da confederação tribal e não um deus de cunho pessoal. Por outro lado, devemos considerar que as concepções do iaveísmo variavam muito de aldeia para aldeia e na prática, cada pessoa interpretava livremente os mitos e os ritos.
        A) A participação do Estado na religião. Quando a realeza unificou as tribos, deu realidade a idéia de Israel, mas tarde formulada na mitologia do “pacto”. Neste ponto, o iaveísmo foi bastante promovido pelo Estado: foi a corte e o clero ligado ao palácio que tiveram recursos para criar a literatura religiosa e o culto elaborado. Na ideologia de Estado, Iavé foi comparado à realeza: era um deus que governava Israel com sua corte celestial; dizia-se que Iavé possuía servos, mensageiros, um trono e indumentária; reinava em Israel assim como os outros deuses reinavam em outras nações.
        O clero elaborou um primitivo decálogo, mais tarde atribuído a Moisés, onde podemos encontrar as antigas concepções do iaveísmo:
        1- Não curvarás a tua fronte diante de nenhum deus estrangeiro.
        2- Não construirás nenhum deus de metal fundido.
        3- Observarás sempre a festa dos ázimos, no mês de nisan (março/abril), para recordar a tua passagem no deserto. [O termo hebraico é pesah, em grego é dito pascha, que se tronou depois páscoa. Relacionava primitivamente à festa do início da primavera. Veja a parte III-C.]
        4- Todo primogênito é meu: resgatarás com um sacrifício o primeiro parto entre a criação, grande ou pequena, o primogênito entre os filhos. [O sacrifício de crianças não era desconhecido pelo iaveísmo; sacrificava-se crianças na ocasião da erecção da pedra angular ou no término de uma construção; entretanto, considerando a alta taxa de mortalidade infantil, é possível que as crianças fossem oferecidas já mortas. Outrossim, o sacrifício a Iavé era as rezes]
        5- Jamais comparecerás diante de mim de mãos vazias.
        6- Três vezes por ano todos os teus filhos homens comparecerão perante o Senhor. [As três festas pastorais da primavera, do verão e do outono]
        7- Jamais deixarás correr o sangue da minha vítima diante do pão fermentado. [Lembranças das velhas proibições rituais, ligado ao carácter sagrado do sangue e do lêvedo]
        8- Não deixarás para amanhã o consumo de minha vítima pascal. [ Para que não se esgote a carga mágica que traz em si todo animal sacrificado aos poderes divinos]
        9- Levarás a flor das flores das primícias do solo à casa de Iavé.
        10- Não cozinharás o cabrito no leite da sua mãe. [Esta é uma antiga proibição tabu, encontrada, sob uma forma mágica, em uma das lâminas órficas descoberta nos túmulos da Magna Grécia, em Turi, hoje Terra Nova de Sibari, Calábria, século IV a. C.: “Cabrito cai no leite”, isto é, estou para me tornar imortal]
        B) Os novos mitos. Israel agora concebia a sua divindade principal com a mesma noção de deuses indo-europeus e sumero-acadiano, isto é, como um senhor poderosíssimo acima da humanidade, ao qual o devoto deveria submeter-se e servir; de fato, isto se explica pelo motivo de o iaveísmo está no contexto de uma sociedade de classes, reflexo da existência de senhores poderosos reais. O clero estatal elaborou uma mitologia para a religião, graças aos acréscimos vindo da Mesopotâmia: da Assíria, incorporaram a idéia de querube (plural, querubim), do caribu assírio, gênios com cabeça de homem, corpo de leão ou touro, asas de águia e patas de ouro, que vigiavam as portas de templo e palácios; da Babilônia, Iavé foi comparado a Marduc, o deus que derrotava o dragão Tiamat e criava o mundo, em Israel, o monstro era o dragão marinho Leviatã. Iavé estava acima do bem e do mal; a abundância, as graças, infortúnios e as pragas era devido a Iavé – os textos bíblicos mencionam que Iavé amaldiçoa gerações inteiras, destrói cidades, aflige a humanidade com dilúvios, etc. Contudo, a jurisdição de Iavé sob o mundo não era total; era idéia corrente que após a morte o defunto não estava mais sob a proteção do deus.
        Um outro mito que foi combatido e propositadamente esquecido pelo clero iaveísta foi a lenda da primeira mulher de Adão: Lilith, que se revoltou contra o seu marido. Esta lenda se tornou um escândalo para a sociedade patriarcal e machista, e foi rejeitada na redação final do Gênesis.
        C) Reformas religiosas. Os reis Saul, Asa, e Josafá proibiram a necromancia, a prostituição sagrada, em seguida, combateram a erecção de estacas divinas (massebah). Saul e depois Josias passaram a perseguir e a punir os feiticeiros com a morte (1Sm XXVIII, 3 e 9; 2Rs XXIII e XXIV).
        Ocorre gradativamente o desaparecimento do ro’eh, vidente e adivinho para questões privadas, cujo Samuel foi um dos últimos, é substituído pelo nabi (do cananeu, nabu, “aquele que foi chamado”) profeta de origem cananéia que se vestia de manto de pele preso por um cinto de couro, levava uma vida cenobítica, perambulando em grupo pelas regiões e profetizando sob a autoridade de um chefe, chamado “o pai”.
        VII – O Iaveísmo no século VII
        Uma nova versão do decálogo foi elaborada, que remonta ao período que vai do século VII ao século VI a. C. Havia duas versões, a mais antiga está incluída no Deuteronômio V, 6-18, pode ser atribuída ao programa de reforma religiosa, e a outra, a mais recente, está transcrita no Êxodo XX, 2-17, e é de carácter litúrgico-ritual, pertence ao período de cem a duzentos anos após a tomada de Jerusalém pelos babilônios;
        1- Não terás outro deus diante de Iavé. [Trata-se de uma afirmação de monoteísmo ritual, e não teológico; outros povos possuem deuses tão verdadeiros quanto Iavé, mas os israelitas não podem cultuá-los]
        2- Não esculpirás nenhuma imagem e nenhuma representação de coisas que estejam no céu, sobre a terra e nas águas debaixo da terra.
        3- Não pronunciarás em voz alta o nome do Senhor. [Quem possui o segredo do nome também possui o poder mágico que ele confere; é por isso que é necessários impedir que os estrangeiros possam apoderar-se do nome do deus]
        4- Guardai escrupulosamente o dia de sábado. [O sábado era a festa da lua cheia dos sumérios, os babilônios tomaram dos sumérios com o nome de shabattu; abstiam de trabalhar nos dias “que traziam desgraças” (dias 7, 14, 21, e 28 dos dois meses de Elul II e Marchesvan). Os cananeus tomaram o sábado dos babilônios que, por sua vez, transmitiram aos israelitas com o nome de shabbath. Era o dia do repouso e “ação de graças” recordando os anos que os hebreus passaram como escravos no Egito, e foi mais tarde estendidos aos escravos hebreus. Sob o impulso dos profetas do século VII, teve um significado teológico: o dia de descanso de Iavé]
        5- Honrarás teu pai e tua mãe. [Trata-se de um preceito que se seguido assegura longos anos de vida na terra]
        6- Não matarás. [Em hebraico, a expressão é “não assassinar”, isto é, não matar um membro do clã; outrossim, a morte do inimigo, mulheres e crianças, é admitida]
        7- Não praticarás adultério. [Isto é, apenas não seduzir uma mulher casada ou apenas prometida a outro; seduzir uma mulher núbil ou escrava não é adultério, e o mesmo não se aplica às mulheres]
        8- Não roubar.
        9- Não levantar o falso testemunho contra o teu vizinho.
        10- Não desejar a mulher do seu vizinho, nem o seu campo, a sua escrava, o seu escravo, o seu boi, o seu asno, etc. [O termo hebraico para desejar é “por os olhos em cima”, é provável que se refira ao mau olhado, isto é, lançar um mau agouro sobre a propriedade alheia]
        VIII – Epílogo
        Com o cisma político, Iavé tornou-se um deus nacional de dois povos inimigos. Este foi o primeiro exemplo histórico que permitiu a concepção de um deus de uma outra nação, e daí para o universo.
        Foram os nabim (singular: nab), profetas errantes que combateram o culto de Baal e outros deuses, transformando a religião iaveística centrada no templo de Jerusalém, e depois, pelos sacerdotes do exílio, em uma religião ritualista.
        Fonte http://str.com.br/Scientia/orige

        • Jonas Andrade

          29 de junho de 2011 em 14:53

          Eu nunca vi tanta balela escrita em um único comentário! Não meu caro, grosso modo, uma pessoa que quer pegar uma trilha deve saber por onde andar, saber quanto deve levar consigo de provisões, saber quantos quilômetros vai andar para chegar ao seu destino, e, para o seu sucesso, deve saber com antecedência tudo isso, deve se preparar, conhecer bem o seu trajeto, ou seja, levar consigo o seu manual de”sobrevivêcia”! A bíblia é para o cristão genuíno, o seu manual de sobrevivêcia, e para isso ele deve manejá-la muito bem, pois, pelo caminho onde ele pisará, encontrará dificuldades pelo seu caminho! E, como diz a palavra.

          “Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15)

          Afinal de contas, essa é nossa arma, nossa espada, é com ela que nós lutamos. Jesus, quando foi tentado no deserto usou a palavra de Deus (bíblia) para vencer o adversário, que também, usou a palavra fora de contexto e distorcendo-a.

          Saiba que os grupos que saíram da igreja católica não são seita, isso porque procuraram manter o evangelho genuíno da igreja primitiva, enquanto que a igreja católica perverteu esse caminho, logo, seita é a igreja católica no conceito de um dicionário.

          Saiba também, que os que perseguiram e queimaram e mataram em nome de uma falsa “fé”, era e, em muitos casos, ainda é, reflexo de um evangelho deturpado controlado pela mente humana, cheio de superstições e engano, permeado em sua grande maioria pela idolatria, heresias, e falsas crenças. Mas, Deus sempre separou para si um povo que se mantém fiel, e esse povo, que é pouco, existe. “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mateus 22:14).

          O homossexualismo não é algo natural, é uma forma de perverter aquilo que Deus um dia criou perfeito, o homossexual escolheu seu caminho, mesmo porque, Deus não é Deus de confusão! “…porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,…” (1 Coríntios 14:33).

          Qualquer animal na natureza age de uma forma peculiar, o que se vê com os macacos bonobos e outros animais na natureza é totalmente diferente do que ocorre no homem, mas, no fim, também é comportamental. Os macacos bonobos e outros animais na natureza fazem isso para fortalecer suas relações em seus grupos, ou sua posição de privilégio ante possíveis rivais, para mostrar seu poder e etc, mas, eles continuam copulando com suas fêmeas mas não é questão de homossexualismo, mas, comportamento.

          De outra forma, observe o que diz a palavra: “Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.” (Romanos 1:26-27).

          Também, pelo fato de o pecado ter entrado no mundo pela desobediência do homem, toda a terra é maldita, incluindo a natureza e tudo quanto nela há.
          “E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.” (Gênesis 3:17).

          “Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora;…” (Romanos 8:19-22).

          Meus Jesus! Você citou Zaratrusta que não tem nada a ver com o Deus o qual acredito, um louco que fundou uma seita, preceito de homens é o que diz a palavra.

          “Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” (Marcos 7:6-7).

          Nem me darei ao trabalho de ler a sua cópia de algum texto mal interpretado. Mas fique sabendo que YHWH é a latinização do nome em aramaico de Deus, inclusive, o hebraico clássico deriva do aramaico. No aramaico não existe a escrita de vogais, mas sim pontos diacríticos para simbolizar as vogais, as quais, na latinização do hebraico clássico não aparece, afinal, se perdeu com o tempo e se tornaram impronunciáveis.

          Deus nunca mudou, o que mudou foram os homens que perverteram seus caminhos ao abandonarem Deus.

  40. Anônimo

    24 de junho de 2011 em 01:42

    Não sei pq vou perder meu tempo fazendo esse comentario, mas não resisti…

    Independente de religião, esse foi um post criado sobre curiosidades e não um fórum pra debate sobre crenças religiosas. –‘
    Não estou dizendo que concordo com o conteúdo da máteria, até pq sou cristã, mas tb não vem ao caso.
    Então se gostou do post clica lá em gostei ou retwitta,
    ou se não gostou como eu, meu caro, ignora e passa pro proximo.
    ;D

  41. Leo Silva

    7 de junho de 2011 em 01:48

    há pessoas até hj que tentam explicar a existência de tudo através de suas convicções … (construidas à partir dos pensamento de filósofos …kkkkkk), e nem percebem o quanto é ridículo não crer que DEUS criou o mundo, porém acreditam no big bang … kkkk
    contraditório né ?

  42. Anônimo

    6 de junho de 2011 em 11:23

    Se uma pessoa falar mau da sua mãe ou outra pessoa que vc gosta é natural que não goste.
    Se  acredita em Deus ou não é escolha de cada um,sou cristão mas respeito todas as pessoas
    indepedente de religião,acho que é perca de tempo discutir sobre religião,é como discutir o que
    cada um tem que fazer e saber.
    Amo todos no amor de Cristo…
    Sejam felizes !é a vontade de Deus pois Ele ama a todos Como pai amoroso e verdadeiro  ama o filho.

  43. Anônimo

    5 de junho de 2011 em 14:09

    EU SOU CRISTÃO E NÃO VOU MENTIR NÃO GOSTO QUANDO VCS FALAM ASSIM DA BÍBLIA, NAO É LEGAL NEM TODO MUNDO Q VEM AQ É ATEU. 

  44. Brendley Fontes

    25 de maio de 2011 em 19:02

    Olha Deus nunca complica as coisas…. Ele faz tudo para q o homem entenda! Havia uma mulher q possuia um imóvel, ela vivia do aluguel deste imóvel. Ela alugando o imóvel, conseguiu um inquilino por 4 anos!!! ele pagava certinho. Depois dos 4 anos ela decidiu pedir a casa, mas o cabra lá não quis devolver as chaves, pq ele já tinha pagado tanto, q considera a casa como sua. Então a mulher entrou na justiça contra ele… mas sabe como é a justiça brasileira… demora….! Então ela procurou Deus, apresentou a Ele o caso!!! então depois de algum tempo FORMIGAS começaram a tomar conta da casa! resumindo a história, o inquilino foi embora!!! HISTÓRIA VERÍDICA
    Bem… Pela ciência humana, a explicação seria: “O inquilino comprou uma tonelada de açúcar que acabou atraindo as formigas”. é como a história dos sapos mortos q atraiam insetos. A ciência sempre vai explicar da forma dela! O mais interessante disso é a forma com q Deus trabalha, só com a simplicidade! 

  45. Brendley Fontes

    25 de maio de 2011 em 18:43

    Sério……. de todos os textos q já li relacionado as pragas do Egito, este foi o pior!!!!! Faraó e seus magos conseguiram fazer algumas coisas q moisés tbm fazia (tá na Bíblia) !!! eu tbm sei fazer a água ficar com sangue do meu jeito!!! mas a questão é como Deus fez!!!!! Deus é Deus e pronto!!! a ciência nunca vai conseguir explicar como pessoas com câncer e HIV são curadas!! Tem exames e tudo de pessoas q passaram anos em tratamento com HIV e já estiveram no leito de morte, mas hoje estão curadas! Eu não ligo muito para textos como este…. eu gosto de textos que me fazem estudar mais e explicar o fato ocorrido!!!! A explicação é mais boba e inacreditável do q o próprio texto bíblico!!!!

  46. jrodark

    14 de maio de 2011 em 13:50

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mare-vermelha/mare-vermelha.php                                         ta ai o fenomeno natural existe sim

  47. Diego Calado

    5 de maio de 2011 em 02:38

    nem perdi tempo vendo esses cometarios qilometricos e ainda digo sobre o que estao falando…uns se degladiando pq o minilua ou outros coments pregam anti cristo e outros defendem Deus….outros apagam o site do favoritos…pessoal pensem…toda infomação que contradiz o que vc pensa; vc simplesmente exclui/ignora? mente fechada…e prestam atenção no post…o minilua nao diz isso existe isso nao existe…expôs que o que na biblia está escrito…poderia/realmente acontecer/eu pois é fisica biologicamente possivel…. todos falam que de um lado Deus do outro a ciência…Deus está acima de tudo e criou a ciência..lembra aquela arvore que eva foi fuçar? pois é os milagres tudo é ciência, e a ciência é a ferramenta de Deus pois ele criou tudo…..logo sabe como tudo funciona…logo sabe manipular tudo para que aconteça conforme sua vontade…. a Ciência e Deus…são simplesmente a mesma coisa…. abraços excelente Post excelente to indo ver o outro!!!

  48. Misa Souza

    4 de maio de 2011 em 06:58

    explica as dez pragas mas falta a abertura do mar vermelho. porque tentar explicar o inexplicável?

  49. Eduardo Augusto

    26 de abril de 2011 em 23:12

    nao entendi pq quem fez o post coloca tais comentarios,tais como: 
    Em seguida, o Egito começou a sofrer com as moscas, algo óbvio, pois a rãs podres atrairiam esse tipo de inseto. Assim que os mosquitos e moscas iniciaram seus ataques, os animais começaram a morrer e isso leva a crer que esses insetos acabaram transmitindo algumas doenças, algo bastante comum. Logo os seres humanos também começaram a morrer com doenças estranhas, mas a explicação para isso é fácil, os mesmo insetos que transmitiram doenças para o animais acabaram infectando os humanos.  achei esses comentarios de uma idiotice tremenda,pois todos os cristaos acreditam que,tudos aqueles fatos que estao descritos na biblia,ocorreram da forma como estao por uma intersecçao divina e nao por uma reaçao normal da vida!
    é igual ao outro post,onde fala do sansão…aita la: os cabelos nao trazem força muscular alguma aos seres humanos! o.O avah,é mesmo? acho que mesmo quem não acredita em deus,deve saber que a biblia e seus fatos e acontecimentos,se baseiam em algo divino.mesmo que pra eles ( os ateus) aquilo tudo seja falso,que deus nao exista,e que ele nao tenha dado poder algum à sansão,ou mesmo que sansão não tenha nascido com tais poderes oriundos de seus cabelos….o fato é,que todo mundo sabe que nenhum ser humano tem força fisica proveniente de seus cabelos.mas,no caso da biblia e dos cristãos,isso e muito mais se torna possivel perante a vontade de deus! ate mesmo o impossivel…..  tem tambem o post que diz ser uma homenagem a jesus em forma de tatuagens.pra mim e para muitos que vi nos comentarios,aquilo nao passa de uma ofensa,pura blasfemia! aquele post nao deveia ter o nome que tem, e sim: tatuagens em desrespeito ou em ofensa a jesus! acho que aqui no minilua tem um povinho bem anticristo pro meu gosto!

  50. Gandalf

    24 de abril de 2011 em 04:07

        É impressionante como religiosos e ateus discutem sobre assuntos como esse. Eu acho que os religiosos deviam ouvir a ciência e vise-versa, mas eu acho isso muito dificil de acontecer pois um diz que o outro é mentira e assim vai indo e quando se dermos conta já esta formada uma “guerrinha”.
        Por favor parem com quem essa discução sobre quem é o dono da verdade pois o que é falado no post nada mais é do que uma TEORIA, ou seja, ninguem garante que é verdade, do mesmo modo como tratam a biblia, pode ter verdades e pode ter mentiras. Ou vocês (cristãos) acham que as pessoas deixaram a biblia como ela realmente foi anos atrás.
         Eu sei que pouca gente vai dar atenção no que eu acabei de falar (porque eu escrevi) mas é isso que eu acho
    PS: sou catolico

    • Marizearabe

      24 de abril de 2011 em 05:59

      querido eu concordo contigo. Há coisas na vida em que nada pode explicar. A ciência é ótima mas não perfeita. O que seriamos de nós,que não toleramos a nós mesmos,se não acreditássemos em nada? Eu acredito em tudo,não duvido de nada, mas sei bem distinguir os limites da fantasia.Coisas julgadas impossíveis pela ciência,chico chavier,na minha opinião,tornou conceituado. A verdade pertence ao Universo.Somos apenas peças nesse tabuleiro.

  51. Jeremias Souza

    21 de abril de 2011 em 18:01

    Seguinte, já coloquei meu ponto de vista e sei que ninguém vai mudar de opinião ao lê-lo.
    Só queria dizer que a todos que acreditem em Deus e aos que não acreditam, duvidem. Isso mesmo tanto para o sim como para o não. De qualquer formas se tens certeza você está certo, não??? Sempre digo que quem crê em Deus pode se dizer crente se uma vez duvidou do mesmo. Muitas pessoas crêem por atribuição de outras mentes (pais, avós, vizinhos) ,mas não por sua própria conclusão. Isso vale também para os ateus. Não é por que a revista científica diz que existiu o big bang que ele existiu. E assim como eu disse no meu comentário, e se Deus criou o big bang como centro de massa para criar tudo de forma que não precisaria mais intervir. Assim como tang ou sei lá o que.
     Deveras se leu até aqui ou foi direto até o final fica minha dica, DUVIDE tanto para aprender como para adicionar.

  52. Alexsandro Trindade

    19 de abril de 2011 em 23:28

    Imbecís, como alguém pode ira atrás desse cientistas idiótas, com teses de acordo com o que eles querem, e o pior que levam muitos tolos junto com eles, além disso gostria de saber como eles vão explicar como Moisés falou sobre essas pragas para faraó antes de acontecer. Foi a mãe deles que foi avisar Moisés então?

    • rygar

      24 de junho de 2011 em 02:25

      Você teria participado das cruzadas sem questionar nada né caro cristão?
       Mas enfim, como indios prevem chuva? como os persas antigos conseguiam prever terremotos? Como os egipicos consturiram piramides?
      Eram cientistas primitivos, mas eram cientistas. Estudavam o ambiente, sabiam o que muitos ignoravam. Questionavam.
       

    • Marizearabe

      24 de abril de 2011 em 07:03

      Eu também concordo que se Deus criou todas as coisas,Ele tem poder de todas as suas criações. A ciência esclarece hoje,o que AC nuca houve como prever. Prova que até mesmo as palavras são usadas de maneiras diferentes.Como há tanto tempo,seriam capazes de enumerar acontecimentos,pelo óbvio? Se essas  pessoas e fatos que estão na bíblia não tivessem sentido,há muito,do jeito que a tecnologia anda,elas já não existiriam.Somos seres humanos.O que não nos serve,descartamos com facilidade.A própria ciência diz,que cremos em SERES SUPERIORES desde que passamos a exitir. Isso pra mim é um sinal que há uma força muito maior,do que eu,que vcs e tudo que somos.Isso não dá para negar.

  53. Luquian

    4 de abril de 2011 em 09:34

    O único recado que eu deixo para as pessoas que não acreditam em Deus é
    O arrebatamento está próximo, Jesus voutará, arrependevos enquanto é tempo ou será tarde demais
    Fiquem com Deus todos vcs

    • Vitor Das neves

      18 de abril de 2011 em 19:56

      Se o deus que vc acredita joga os ateus no inferno por nao acreditarem nele, ela nao e melhor que ninguém na terra

    • Silveira Almeida

      4 de abril de 2011 em 13:57

      Cara…não sei como te dizer isso…mas Jesus voltou semana passada. Onde você estava? O que estava fazendo? Que crente é você, hein? Agora tu vais comigo para o inferno. Te vejo lá.

  54. Valdés Amorin

    21 de março de 2011 em 18:40

    A QUELES QUE DISERAM Q A BIBLIA E UN CONTO DE MITO TE PIDO PARA LEER NO LIVRO DE APOCALIPCES, LA VC VAI VER AS ESCRITURA QUE FOI ESCRITA ANTES DE CRISTO DISENDO COMO IA SER O FIM DO MUNDO

  55. Frederico Fernandes

    11 de março de 2011 em 14:29

     Dificil achar oque se pesquisar num livro que é um grande appanhando de histórias da carochinha…. Alem doque tudo que podu-se provar algo que se relacionava com a biblia foi destruido , queimado ou esta escondido em algum lugar dentro do vaticano.

    • Fabio Mattes

      22 de junho de 2012 em 19:07

      Um experimento de cientistas norte-americanos comprovou que o mineral (argila) induz a formação rápida de membranas e de vesículas .A mera adição deste mineral multiplicou em cem vezes a tendência de ácidos graxos (moléculas que compõem os lipídios ou gorduras ) a formar uma membrana de camada dupla, semelhante as das células bacterianas de animais e vegetais.
      As células crescem incorporando as partículas dos ácidos graxos espalhadas nas proximidades e até se dividem com um certo grau de estimulo dos pesquisadores .
      O Experimento dos cientistas demonstra que o mineral é capaz de induzir a formação de cadeis de RNA , a molécula-irmâ do DNA, que também contém instruções genéticas, e  ao contrário do DNA induz reações químicas sozinha .
      “Se pudéssemos fazer com que o RNA iniciasse algum tipo de síntese dentro dessas vesículas, seria um grande passo. Mas esse é um grande projeto, ao qual ainda temos de dar prosseguimento”, afirma Szostak, um dos pricipais cientistas do projeto .
      [img]http://2.bp.blogspot.com/-UBwi9capwnY/Tl-Kdq4_cVI/AAAAAAAAAKQ/sPhV5_HRTB4/s320/imagem1.jpg[/img]

       A pesquisa foi publicada pela revista norte-americana “Science”( http://www.sciencemag.org ), no dia 26/02/11, trazendo uma luz sobre os famosos versículos da Gênesis 2:7:“E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra…”em outra versão,“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra…”.

  56. Silveira Almeida

    29 de janeiro de 2011 em 18:21

    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Deus não existe. Seja livre!

    • Marizearabe

      24 de abril de 2011 em 06:45

      Afinal, sem querer te ofender,vc sabe a verdade? Será que vc ainda acredita na evolução do homem através do macaco? Ninguém pode afirmar que Deus exista ou não. muitas pessoas acreditam em energias,outras em Universos,mas todo mundo sabe que nada é por acaso. Existe um porque.Estudiosos fantásticos não conseguirão descobrir muita coisa.Quanto a ciência,ela é maravilhosa,mas tente reparar,que com toda tecnologia que temos,ainda  temos dúvidas em que a ciência não consegue esclarecer. Estamos destruindo nosso próprio planeta,estamos nos matando por absolutamente nada,e vc diz para sermos livres.Eu acredito que se ninguém mais acreditasse em nada, perderíamos o pouco de humanidade que nos resta.Todos somos iguais. Vc pode se sentir livre,mas se buscar dentro de vc,não me diga que nada teme.Seres humanos são inseguros e temem tudo aquilo que não podem dominar. Queremos ser muito,mas um simples virus nos destrói. Ser livre é estar a par da nossa missão e mantermos conciência limpa. Nem precisaria existir Deus para que soubéssemos que amar é certo e destruir é errado. Se puder responder,espero ler,quem sabe acrescentar algo a minha visão meraente filosófica

  57. Jeremias Souza

    25 de janeiro de 2011 em 11:28

    A sim, todos juntos ao mesmo tempo exatamente depois de Moisés ter dito. Deus não modifica o sistema no presente. Sua onisciência  faz com que ele prepare o conjunto de equações no momento da criação. Isso é óbvio. Deus não trabalha hoje. Ele já deixou tudo pronto quando criou tudo. Assim como comida congelada;”olha a massa sovou com o vento e se juntou a carne e depois de muito tempo se tornou uma intersecção de carne e massa” —> lasanha da sadia comprada no mercado. Foi a sadia ou o “acaso” que criou a lasanha. Pare pra pensar . Se você soubesse que teria de digitar a cada dia da semana  no computador 06 cartas para clientes dos quais vc tem a ficha no arquivo segunda-feira, vc digitaria as 06 uma a cada dia ou digitaria todas na segunda e sairia para descansar.

  58. einstein

    21 de janeiro de 2011 em 22:47

    meus amigos que nao agreditam na biblia eu vou fazer uma pergunta e desafio todo o mundo a respondela.
    o mundo naseu do big bang certo?
    o que originou o big bang foi uma esfera pequenina do tamando da cabeça de um alfinete. certo?
    segundo um fisico nada se cria tuto se transforma. certo?
    agora pergundo de onde surgiu a esfera pense e reponde mande um email se quiser flw. vlw

    • Vitor Das neves

      14 de abril de 2011 em 20:22

      Se tu é tão bom quanto pensa, me diz o que deu origem a deus?

    • Jeremias Souza

      25 de janeiro de 2011 em 11:31

      Deveras sempre penso que Deus criou o big-bang. Tipo quando começamos a dar forma em barro ou qualquer coisa do gênero ou isso ou ele preparou o conjunto de equações que resultariam em hoje. Pra Deus isso é moleza. ———Onisciência rulez———-

  59. secret ammy bl

    18 de janeiro de 2011 em 01:38

    É ridiculo discutir religião. Se você acredita em Deus ou não o problema é todo seu. Eu acredito em Deus, mas nao insulto quem o ignora. Não é uma questão de fanatismo, mas de crenças e valores. Então, por favor, tenham ao menos um pouco de respeito.

  60. Taay Stos

    28 de dezembro de 2010 em 17:59

    Sou evangélica, creio na Biblia ( ñ aceitando tudo q houve no velho testamento, pela condição humana), mas ñ serei eu quem dirá que o autor da materia esta certo ou errado.Até porque cada um de nós temos a nossa verdade nas mãos.
    Se aquele que ñ crêr em Deus/Biblia/Salvação e afins morrer agora, levará contigo a certeza de que ele tinha a verdade…Q o mundo veio de uma explosão, q somos todos evolução e que Deus não existe. 
    Por outro lado, e o cristão morrer agora levará contigo a certeza de para onde vai baseado em sua crença: Vida eterna ou inferno!
    Para os cristãos que leem e ñ gostam, é necessário ter mais fé! Se um texto te põe em dúvida do Teu Deus, meus querido vc ñ o conhece.
    Verdadeiramente digo, aquele que diz q crer em Deus/Jesus/EspiritoSanto e ao ler coisas q o atacam duvidam, repudiam, certamente ñ conhece a VERDADE.
    Tenha sua verdade para contigo, ñ imponha a quem ñ quer. Permita aos outros o livre arbítrio que nós temos.
    Se no velho testamento Deus é dado como um deus severo, no novo testamento Jesus veio como símbolo maior da bondade, do amor ao próximo. E ainda ñ li an Biblia q devemos seguir os passos de Deus, ams sim de Jesus q para qm crer na trindade, são as mesmas pessoas/seres, porem em epocas diferentes.!
    Se creres, verás!

    • barack obama

      3 de janeiro de 2011 em 16:40

      deixa eu ver se eu entendi se eu usar o meu raciocinio logico vou para o inferno? nao vejo um pingo de bondade

      • Fabio Mattes

        22 de junho de 2012 em 19:03

        Posso te fazer uma pergunta você é ateu? Desde quando você ateu?

  61. Cesar Florencio

    27 de dezembro de 2010 em 02:06

    A questão verdadeira é : quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que estamos fazendo aqui ? a Biblia e outros livros milenares contém verdades sobre a trajetória da raça humana, os antigos usavam de todos os artifios que sua imaginação possibilitava para explicar o que não compreendiam. A vida tem um mecanismo lógico e preciso e como tudo que funciona com precisão tem um planejamento, naturalmente devemos aceitar que nosso sitema solar e a possibilidade de visa na terra também foi e continua sendo planejada todos os dias de nossa vida. O estudo da fisica explica Deus, não precisamos mais da Biblia, mas não há mal algum se as pessoas quiserem ler histórias antigas. Para aqueles que desdenham a ciencia e os cientistas, eu desafio a quando ficarem doentes comecem a rezar ao invés de procurar um médico e tomar remédio… por falar nisso, algum de voces acha realmente que aqueles pastores que ficam falando em milagres em programas de televisão, gritando com Biblia na mão, não tem um bom plano de saude para ele e seus familiares ? fala sério, os demonios estão na mente de cada um: o demonio da inveja, da mentira, da luxuria, do medo, do ódio, do racismo, do preconceito.. devemos sim combater os demonios psicológicos que nos atormentam sempre, mas eles não estão fora de nós, estão dentro de nossa mente.

    • Anderson Dantas

      7 de janeiro de 2011 em 18:44

      “os antigos usavam de todos os artifícios que sua
      imaginação possibilitava para explicar o que não compreendiam”, percebe-se
      isso na história de vários povos de origens diversas, que com certeza, os
      cristãos (não nego que também sou), que estão aqui de plantão, ao ler sobre
      seus cultos, vão agir com desdenho e eles agiram da mesmo forma que vocês agem
      aqui, ficar julgando pessoas que não estão fazendo mal algum do que procurando
      conhecimento, é malicioso, Jesus pregava o amor não a guerra, essa imagem de Deus
      Cruel ficou no antigo testamento, no qual é o único que os Judeus acreditam,
      não lembram que Jesus disse “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao
      próximo como a ti mesmo”, agindo desse jeito vocês não estão dando exemplo
      de bons cristão. Sou cético, não duvido de Deus, mas questiono muitos relatos bíblicos,
      pois esta provada que o homem a manipulou muito durante o decorrer dos tempos,
      tem que ser muito tolo ou estúpido para não compreender essas situações, e só
      para lembra a bíblia tem uma linguagem muito formal e com muitas figura de
      linguagem que da origem a diversas interpretações, como por exemplo como a
      criação do mundo quando diz que foi em seis dias, já se sabe que está em sentido
      figurado que representa seis períodos, mas esses seis períodos podem ser seis
      dias para Deus. Eu acredito em Deus porque a Ciência não explica tudo, como por
      exemplo a construção das pirâmides, sentimentos e coincidências que para mim é difícil
      acreditar em coincidências, quando rezo antes de deitar sinto uma paz de espírito
      muito grande e acreditar nele dar-me impulso para correr atrás dos meus sonho.

      O aviso que deixo para os Ateus é que mesmo que nem tudo o
      que contém na bíblia seja verdade, ela mais do que tudo conta uma parte da
      história da humaniza de forma espetacular, e o aviso para os que aqui se dizem cristão
      é que eles tem mais medo do Diabo do que amor a Deus. (;

  62. Nandy Martins

    25 de dezembro de 2010 em 23:01

    “[Quem foi o idiota]”² que comentou a cima????????????

    Ja fez comentários melhores ¬¬

  63. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:21

    vcs jah fizeram melhor

  64. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:20

    quem foi o idiota que inventou essa materia ????????????????????

     

  65. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:19

    Deus me livrou da morte varias vezes

    • thor

      11 de março de 2011 em 16:40

      FUI EU QUE TE LIVREI DA MORTE SEU INGRATO

  66. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:19

    Deus condena essas pessoas

  67. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:18

    vcs taum gastando tempo em dizer que a bilia eh uma mentira

  68. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:17

    Quimica num te livra da morte eu quase fui atropelado quando ia para escola Jesus me livrou por um menino que me falou perae rapa olhe o trem

  69. returning

    25 de dezembro de 2010 em 19:44

    VC DISSE QUE A BÍBLIA E UMA MENTIRA, DISSE SIM, MAS DE UMA MANEIRA
    SUBLIMINAR, E ESTÁ TENTANDO COM SUAS RESPOSTAS, CHAMAR OS INTERNAUTAS DE
    IDIOTAS!!!!!

    ______

    Em nenhum momento ele disse que é mentira, nem de forma subliminar nem de outra, ele não ta querendo formar opinião de ninguém, cada um ler, e forma a sua. Se vocês estão se sentindo influenciado por isso, problemas é de vocês, Diego só ta postando algo que os cientistas falam, ele não ta puxando pra um lado e nem pro outro, então pare de criticar ele e formem as suas próprias opiniões.

    • Luan Ricardo

      30 de dezembro de 2010 em 15:00

      Putzzz vc e um dos internautas idiotas, Senhor dos Anéis e Verdade então? E isso? Nãããão é uma história ficticia, ao comparar essa história a Bíblia ele esta s dizendo q ela e uma mentira, se vc nao viu isso vc é um paga pal do minilua, adoro o site mas nao mudo minhas opiniões pelo q é postado aqui, ou vc é um dos ” internautas idiotas q puxam saco de tudo e todos pra ver se ganham alguma meerdaa! cara se nem deve saber o que significa a palavra Subliminar!!!

  70. Jonas Andrade

    20 de dezembro de 2010 em 23:41

    I Corintios 2:14
    “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

    I Corintios 1:18
    “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”

    I Corintios 1:21
    “Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.”

    • Luan Ricardo

      23 de dezembro de 2010 em 12:57

      OOOOOOOOOOOOOOOOOO QQQQQQQQQQQQQQQQQ????????????????????
      Eu nao acredito no q eu lii, o maluco comparando a bíblia com Senhor dos Anéis!!!!!!!!!!
      … O mundo está perdido!!! Ótimo texto, porem o que cagou com tudo foi seus comentarios nada imparciais, nao existem provas que Deus existe, mas a minha fé vai alem dessa Ciência de merda que axa que pode provar tudo!!! Respeito a sua opinião, mas nao concordo, a bíblia pode ser considerado algo que a ciência nao pode explicar, mas nao um livro mitológico, fantasioso, foi Carlos Drummond que escreveu a Bíblia? nao né! E que tal Stephenie meyer???????? Muito menos!!!!!!!!!!!!!! Então a Bíblia nao e uma História Mitológica, que pode ser considerado mentira, nem mesmo pode ser considerado verdade, ela é um verdadeiro Mistério da Humanidade e ninguem pode compara-lá a Senhor dos Anéis e a nenhuma outra história, sabemos que essas histórias são geradas por mentes humanas, mas a Bíblia não, porque como ja disse nao foi Carlos Drummond de Andrade que escreveu a Bíblia e nem um outro autor famoso de livros de Fantasia é algo que nada poderá explicar, so criar TESES!!!!! Que até o meu cachorro poderia criar. Me desculpe mais ao comparar a Bíblia a uma história criada pela mente humana, SIM SIM SIM PO**** VC DISSE QUE A BÍBLIA E UMA MENTIRA, DISSE SIM, MAS DE UMA MANEIRA SUBLIMINAR, E ESTÁ TENTANDO COM SUAS RESPOSTAS, CHAMAR OS INTERNAUTAS DE IDIOTAS!!!!!

      • barack obama

        3 de janeiro de 2011 em 16:36

        a sua biblia veio descendo pelo ceu?

        • Anônimo

          5 de junho de 2011 em 14:22

          NAO, OS DISCÍPULOS DE DEUS ESCREVERAM.

      • barack obama

        3 de janeiro de 2011 em 16:34

        é graças a essa ciencia de merda que voçe pode dizer essas merdas no pc

  71. M

    20 de dezembro de 2010 em 22:18

    olha eu acho q a ciencia é algo muito pouco aprimorada, tem coisas muito mais sinples q ela nao consegui explicar, mas entendo q é algo q todos os seres humanos preocura respostas para todas as coisas,e tem coisas q a ciencia explica q mi deixa em duvidas por exemplo se um arco ires é realmente feito pelo reflexo da luz solar na agua porque apos a chuva por exempo ele so fica em uma faixa unica no ceu e nao no ceu todo ja q o ceu esta repleto por particulas de agua? e as cores porque ela nunk muda sua ordem no arco ires? (obs quero resposta) se o aquecimento global realmente existe porque no egito antigo a temperatura era muito mais alta doq hoje? ainda vou mais alem as luas de jupiter estao deretendo mas como isso é posivel se o aquecimento global so existe graças ao escesso do gas co²? outra coisa é quando criarao o cigarro afirmavao q fazia bem, hoje sabemos a verdade. Agora sobre o assunto acima eu gostaria de dizer q cada um tem sua opnião sobre esse assunto isso é obvio porem temos q ta sempri aberto a novas experiencias e se v6 pararem para pensar isso pode ter realmente acontecido nao exatamenti como o descrito acima mas ainda sim tem um pouco de sentido. sei q v6 vao tentar responder mas ainda sim temos q parar para pensar nesses tipos de coisas q podem paracer simples entretanto sao de vitas inportanca…

  72. Lucas Koppe

    20 de dezembro de 2010 em 22:13

    eu achei interessante a postagem mesmo sendo cristão. eu acho SIM que os fenomenos que a bíblia expoe podem hoje em dia serem explicados como fenomenos provocados pela natureza, mas..quem disse que Deus não pode ter ‘gerenciado’ esses tais fenomenos? Outro dia vi uma matéria não sei aonde dizendo que comprovaram cientificamente que o fato do mar vermelho abrir na verdade é um fenomeno natural onde ventos (norte, sul, leste, oeste nao me lembro) ao se juntarem fazem com que o mar realmente abra, o objetivo disso foi desmentir a biblia, mas a propria biblia diz que Deus mandou os ventos para o mar abrir-se! ou seja, tem gente que tira onda dizendo que Deus pagou de Jean Grey e fez telecinese -.-‘. E outra, qual a probabilidade do mar abrir bem na sua frente qdo vc está fugindo de uma civilização inteira atrás de vc para te matar?

    enfim, eu concordo com as teorias apresentadas aqui, só acho coicidencia demais algo tao raro acontecer sendo perfeitamente conveniente para uma civilização sendo escravizada por outra.

  73. Ramon Moraes

    20 de dezembro de 2010 em 13:12

    o problema na é o post em si , e sim a forma que o autor do post colocou as palavras, eu vi um documentario da history channel, e em nenhum momento eles afirmavam com certeza, que essa passagem  na biblia era uma mentira, mas voces do minilua fizeram isso, afirmaram com certeza que a biblia é uma mentira, desmereceram as crenças na biblia( desmereceram sim, pare de ser hipocrita diego, ao usar palavras como simples, e apenas voces desmereceram,, se quer acreditar que  nao desmereceu posso fazer nada), e isso foi ofensivo, agora nao posso fazer nada , se vc nao acredita na biblia, nao tem fé, nao posso fazer nada, cada um acredita no que quiser,alias bom texto, so que na proxima fique neutro, pois essa é a essencia do jrnalismo, mesmo acreditando em algo, nao pode passar sua visao para o texto, ou seja evite palavras como apenas e simples, gosto desse site, e nao quero deixar de acessar por causa de um assunto indiscutivel a fé

    • Diego Martins

      20 de dezembro de 2010 em 13:15

      Onde que eu afirmei com certeza que era mentira?

      • Andreza Souza

        21 de dezembro de 2010 em 21:42

        Diego… quanta gente ignorante! ¬¬’
        Sempre acontece essas coisas: Um quer ser melhor que o outro… Ninguém aqui vai aceitar o argumento do outro, aqui é cada um com suas verdades ¬¬’

        Acreditem em Deus, seja lá qual seja o Deus de vocês… Acreditar em Deus é o que importa ^.^

  74. José Netto

    20 de dezembro de 2010 em 12:46

    Gosto muito do Minilua, tanto é que passo por aqui todos os dias para ver as novidades do site. No entanto esse post é bastante ofensivo, pois ele vai de encontro à crença de milhoes de pessoas no Brasil, e eu tenho certeza de que muitos como eu que acreditam na Bíblia acessam esse site.
    O autor deveria tomar mais cuidado ao se expressar sobre esse assuntos, pois eles são ofensivo.
    Sei que talvez muitos assuntos religiosos possam ser contraditorios diante da visão cientifica, mas já dizia o grande Albert Eintein “A religião sem a ciencia é cega, e a ciencia sem a religião é manca.” ou seja apesar das suas contradições elas se complementam.
    Por isso eu peço, tenha mais consideração com os cristãos que acessam esse site, e evite publicar esses posts ofensivos.
    Obrigado!

    • Diego Martins

      20 de dezembro de 2010 em 12:57

      O que tem de ofensivo no texto? 

      Duvidar de uma religião e acreditar na lógica é algo ofensivo? Em nenhum momento as religiões baseadas no Bíblia foram desmerecidas em nenhuma parte do texto. 

      • José Netto

        20 de dezembro de 2010 em 13:54

        Diego…
        eu creio em um Deus que é o Criador do Universo. Todas as formas de vida que há na Terra foi Ele quem criou.
        Sendo Ele o Criador, Ele tem dominio sobre a sua criação. Mesmo que o que aconteceu não tenha sido algo mistico, foi algo arquitetado e comandado pelo próprio Deus. Esses fenomenos naturais foram guiados pelo grande Deus Jeová…
        Claro que todas as pessoas tem o direito de acreditar e duvidar de tudo. No entanto, eu prefiro crer na Bíblia, pois nela estão contidas muitas coisas que já ficaram provados a veracidade dos fatos, e também contem muitas previsões futuristicas que aconteceram e estao acontecendo.

  75. Lucas Domakoski

    20 de dezembro de 2010 em 11:40

      Não acho que deva ser causado um pandemônio pelo assunto, porém creio que seria conveniente mais cuidado na redação dos textos. Como certo colega disse acima, o uso de determinados termos foi, de certa maneira, inadequado.
      Caro Diego Martins, gosto muito do site e gosto de seus textos. Sou cristão e defensor/estudioso da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Na condição de graduando em História, a única coisa que posso afirmar com relação à essa ciência é: não há certeza de nada. O historiador é um eterno especulador. A “racionalidade” não inibiu as “lendas”, muito menos as destruiu. 
      Não vejo motivos para atacar tão ferozmente o texto como o fizeram outros leitores, afinal é um bom texto expondo um ponto de vista diferente. Devo parabenizá-lo, Diego Martins, pois seus textos são interessantes e conseguem expor seus pontos de vista. Apenas recomendo que mantenha algum cuidado na escolha de certos termos, pois num texto destinado à um site plural como este, qualquer “desmerecimento” (não que fosse sua intenção) a outras visões pode ser perigoso.
      No mais, é flagrante a loucura e desrespeito de diversas pessoas que comentaram aqui, cristãos ou não. Seria mais interessante manter um debate de nível adequado, afinal quem o faz sempre tem a ganhar, estando de um lado ou de outro.
      Minha crença em Deus e na Igreja não provém do medo, como desdenhosamente comentou alguém acima. Provém da fé que tenho em meu coração de que as coisas tem sentido em Deus. Isso, ao contrário do medo, me leva a seguir a doutrinação cristã (tanto quanto posso, pelo menos) com fé sincera e crença de que isso não apenas me conduzirá à um lugar melhor depois, como também me tornará uma pessoa melhor e de bem com minha própria consciência. Generalizar de tal maneira a religião, desdenhar de quem crê em Deus, tratar a fé como “medo” é, no mínimo, extrema ignorância e desconhecimento. Mais cuidado nas conclusões generalistas e exageradas.
      Em suma, espero que continue com a série de questões sobre a Bíblia, Diego. Sem dúvida é muito interessante analisar e debater (sempre respeitosamente) o que ocorreu no passado, afinal esse é o combustível da História. História essa que, infelizmente, nunca conheceremos por completo. Abraço!

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 11:35

      reneé descartes disse q só havia uma certeza “penso, logo existo” disso creio q todos estão convencidos.
      paulo na bíblia disse ”examinai de tudo e retende o que é bom”  esse seu comentário foi muito va´lido obrigado

    • Diego Martins

      20 de dezembro de 2010 em 12:54

      Obrigado por todos elogios. 

      Certamente não queremos desmerecer nenhuma crença aqui, mas eu sabia desde que iniciei a pesquisa sobre esse tema que haveria um discussão enorme. E, essa discussão é realmente parte importante pois o debate dessa questão é sempre importante.

      Meus textos sobre e Bíblia serão todos nessa linha, pois não acredito e trato esse livro como outro livro de mitologia, quero aqui apenas expor esse lado não milagroso e sobrenatural, pois textos sobre os milagres e coisas do gênero existem milhares por aí. Porém ao mesmo tempo não quer de maneira nenhuma falar mal ou esculhambar as religiões baseadas na Bíblia, quero expor outro lado, mostrando outra maneira de interpretação, explicando como alguns fatos bíblicos podem ser menos extraordinário. 

      Afinal, como você é estudioso na area, deve ser que a Bíblia é um livro onde nem tudo deve ser levado exatamente ao pé da letra, fala-se muito em metáforas para transmissão de uma mensagem. Por isso quero expor outro ponto de vista sobre alguns fatos, simplesmente isso não estou ofendendo ninguém, estou falando de um livro, comentando alguns acontecimentos lá descritos.

      Ainda estou tendo todo cuidado para não ferir a religiões baseadas na Bíblia, pois as pessoas que tem fé mesmo não vão se estressar com isso, se ela acreditam tudo que eu falei não importa. Acho que se as pessoas ficam brabas é por que sua fé é fraca, por que se alguém tem certeza de algo não vai brigar com os outros por não terem mesma certeza. Quem acredita cegamente em algo não perde tempo com as dúvidas alheias.

      Enfim, obrigado por seu comentário. E você sendo estudioso e conhecedor da area seria interessante que acompanhasse os textos, quem sabe podemos debater alguns temas e escrever algo sobre a Bíblia em conjunto, com a visão de lados opostos. Valews.

  76. Dominique

    20 de dezembro de 2010 em 10:04

    Sabe o que eu acho? Cada um acredita no Deus que quiser, tem sua própria religião. E sobre essa coisa da Bíblia, eu também concordei com a matéria. As pessoas só são crentes em Deus por causa da FÉ. Muitos já comprovaram que ter fé ajuda muito. Mas ngm tem prova de que qualquer coisa do além exista (não que não acredite, eu acredito em Deus ‘-‘) . E o resto que não gostou da materia, simplesmente, não precisa ficar rodando a baiana aqui. Eu ainda tô meio cunfusaaqui, maaas eu acho que entendi AHAHAHAHAHHA
    Ah, e outra coisa: Só por causa dessa matéria vocês vão tirar o site da lista? O site é só isso mesmo? Vocês não acham que estão exagerando um pouco? Fala sério, né. Cada um tem a sua visão. Todos teriam que respeitar isso, ficando na sua. Eu acho que é só isso que eu ia dizer.

  77. eder vilela

    20 de dezembro de 2010 em 08:52

    Pelo fato de vcs terem uma net em casa, posso imaginar que ninguém aqui hoje, chegue a passar fome. Mas garanto que milhões de analfabetos estão nesse momento de estômago vazio sem poder opinar sobre o assunto. Que tipo de pecado uma africano cometeu pra ter que viver uma vida inteira de miséria sem saber da existência de um Deus no qual ele deveria adorar pra poder salvar seus 18 irmãos do caos do inferno (eles devem ter um deus que não é o teu ocidental e isso os fariam descer para o mármore quando a desnutrição desse um fim naqueles sofridos corpos)??? Chego a uma simples conclusão: Se o contexto dos ensinamentos das crenças for manter milhões de miseráveis em todo o mundo, então todas estão funcionando perfeitamente à muito tempo.

    • Fabio Mattes

      22 de junho de 2012 em 18:51

      Argumento totalmente inválido, você está jogando a culpa dos homens em Deus, Deus não cria guerras, o homem sim, Deus não mata o próximo pra roubar, o homem sim, então temos que parar de pensar que os erros cometidos pela humanidade são erros de Deus…

      • GoodGirl

        10 de maio de 2013 em 19:50

        Os deuses criam guerras desde o começo dos tempo, os homens brigam por religioes a muito tempo, cada um querendo impor seu deus, algumas das maiores guerras foram por culpa de religião. Então, meu senhor, eu digo que o TEU argumento é inválido

      • Moda Foca

        22 de junho de 2012 em 19:03

        Deus tem um pouco de culpa sim, quando isso acontece, ele faz nada.

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 11:24

      amigo eder se vc me permite gostaria de arrazoar um pouco sobre a questão colocada. a bíblia ensina q aqueles q ñ conheceram a Deus nessa vida (muitas gerações de povos ) receberão seus ensinamentos no pós-vida ñ é um purgatorio ou algo assim . ver:1ª pedro 4:9 só vai p/ o inferno quem peca deliberadamente contra Deus isso é propósitalmente fora que cristo tomou os pecados e dores do mundo para que quando aquele  africano ou o analfabeto ou a menina asiática que lamentávelmente foi violentada por soldados partirem deste vida  possam ser recebidos p/ vida eterna. as vezes é difícil entendermos isso com nossa visão  humana limitada mas quando os ensinamentos divinos penetram nossa alma então começamos à entender.

  78. kenzo haubert yokomizo

    20 de dezembro de 2010 em 02:04

    primeiramente eu vou falar que nao sou muito religioso, nao leio a biblia, somente em aulas de catequese e nunca vou a missas, so creio em Deus. Estou parabenizando o site de disponibilizar sua visão sobre tal assunto, e dos pessoal de argumentar também. Porém tenho uma pergunta, se isso é causa natural, porque nao continua ocorrendo?

    • Fernando Alcantud souza

      6 de maio de 2012 em 02:05

      né eu nem catequese frequento e nem sou batizado e nem por isso eu sou ateu acredito em Deus e Cristo e faço minhas orações a eles e essa é uma ótima pergunta

    • Diego Martins

      20 de dezembro de 2010 em 02:14

      A maré vermelha é uma aglomeração de micro-algas pirrófitas que raramente acontece em alguns determinados locais na superfície das águas. 

      Tipo, não é algo comum, acontece poucas vezes e em lugares esporádicos. Por isso pode ter acontecido apenas uma vez lá e nunca mais.

  79. danielaacioli

    20 de dezembro de 2010 em 01:26

    Nossa fico realmente enojada e assustada com tantos comentario inuteis e uma falta de respeito ki n tem limite
    Discutindo um assunto que n tem discussão é questão de fé acreditar ou n
    Religião, fé, deus, Jesus cristo e a biblia são coisas muito diferentes porem interligadas
    ateu é quem n acredita em NADA ( n só em Deus, ou na biblia ou religião) anticristo acredita em cristo porem é contra ele. Acredito em deus na biblia em jesus mas n na igreja e nem em religião mas seria uma grande besteira deixar de ler este site por causa dessa materia baseada na opinião de algumas pessoas que a escreveram. Respeito todos e por favor sem ofensas e chingamentos a opinião dos outros principalmente sobre um assunto tão delicado como esse, n vamos brincar com a fé dos outros. A fé n é uma coisa facil de se ter, então por favor deixem as suas opiniões de forma coerente e respeitosa.

  80. Junior Delvalle

    19 de dezembro de 2010 em 22:38

    Desculpa a forma de dizer, mas a maioria de vcs sao malucos, um que excluir o site da lista, otro nao acredita em Deus e apoia as teorias cientificas, ai vem outro falando q o site e anticristo, claro todos nos temos nossas opinioes assim como eu tenho a minha, mas a gente ve isso todos os dias, na net, na televisao, radios e etc….. è so uma materia como todas as outras, aposto que ninguem do minilua que q algem vire anticristo, cientista, padreou sei la o que…………………..
    E tenho certeza de uma coisa, e por falta da palavra de Deus que o mundo ta ficando cada vez mais perdido……….

    • GoodGirl

      10 de maio de 2013 em 19:46

      É por falta de pensamentos e inclusão religiosa, sem contar a liberdade de expressão que o mundo esta perdido.

  81. Matheus Caires

    19 de dezembro de 2010 em 21:13

    É muita coincidencia para ser simplesmente fenômenos naturais, eu continuo acreditando que tem o dedo de Deus nisso. Segundo a maioria dos cientistas, a vida é resultado de uma série de acidentes, ou seja, a sorte é a causa primária da vida no universo. Para mim a crença em Deus faz mas sentido.

  82. Tiego Campos

    19 de dezembro de 2010 em 17:21

    Acredito nessa teoria, aposto que muitos que criticaram isso são evangélicos(e escutam pagode ou afins); essa teoria é apenas uma questão de lógica, quem estuda ciência aprofundada deve muito bem saber sobre a Maré Vermelha e esses outros ‘fenômenos’ mostrados.
    Pesquisem antes de falarem m….
    E como o Diego Martins falou o site não está obrigando ninguém a acreditar nessa hipótese, ele está dando sua explicação e se você está odeando o site por isso, sua fé está em dúvida…

    • Fernando Alcantud souza

      6 de maio de 2012 em 02:03

      eu não sou batizado em nenhuma religião e nem por isso sou ateu e creio em Deus e em Cristo escuto rock e vários outros tipos de música e eu acho uma matéria muito idiota

  83. Laerte FA

    19 de dezembro de 2010 em 16:32

    O que move a religião e religiosos é só o medo, o temor. só. Acabando isto, abrirão suas mentes.

    • GoodGirl

      10 de maio de 2013 em 19:43

      Concordo contigo, o povo teme a seus deuses, e por santa ignorancia eles tem medo também de pensar.

      • Daniel Leite

        26 de julho de 2013 em 11:58

        realmente , ateus que n sabem que é fé falam que é medo , se vc nunca sentiu isso vc n deve tenta falar de algo que nunca provou ou sentiu . Quem sabe é quem sente , n falo isso so do cristianismo mas de todas outras religiões que sabem que ter fé em seus deuses,deus ou qualquer nomeclatura

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 11:03

      p/ contrário amigo Louis Pasteur disse: Um pouco de ciência nos afasta de, Deus muito nos aproxima.
      tenho a Deus como meupai celestial ele cuida de mim e muitas vezes ele estendeu-me a mão quando eu estava em um beco sem saída minha, história ñ é a única. Deus me ama e te ama um abração e felicidades.

    • Madruga

      20 de dezembro de 2010 em 01:28

      Laerte falou tudo,se nao “Existisse o inferno” ninguem ia querer ir pro ceu,ficar lá tocando harpa, povo gosta é de bailão.

    • Ramon Moraes

      19 de dezembro de 2010 em 17:50

      Não laerte o que move a religiâo é a fé. Se você ve o documentario da history channel eles falam tudo o q o minilua diz sobre todas as pragas ,mas no final falam que as pragas foram algo natural com a intervenção de algo divino.

      Agora quem não acredita na Bíblia, os anti-cristos de plantão sinceramente tenho pena do final que lhes espera.

      • barack obama

        3 de janeiro de 2011 em 16:29

        tem pena nada seu ipocrita de merd@ quer mais é que todos que pensam queimen no inferno

      • Laerte FA

        19 de dezembro de 2010 em 21:39

        Fé é um termo, uma desculpa pra ocultar a palavra medo. Todos sabemos que é medo de algo que faz a todos acreditarem, se quizer rotular com a palavra fé, tudo bem.

        • Alexsandro Trindade

          20 de abril de 2011 em 00:32

          Temor a Deus não é medo. Só pra ti saber, se não tem temor a Deus não podemos fazer nada.

          • GoodGirl

            10 de maio de 2013 em 19:45

            Quem tem temor, teme, quem teme, tem medo. Português básico 2 série.

        • RaphaeL

          19 de dezembro de 2010 em 23:34

          todo mundo sabe q no 1º testamento deus era carrasco,e q se vc não acreditasse nos ensinamentos dele vc iria queimar no fogo eterno ¬¬  se a fé não é uma outra palavra para medo então eu não sei oq é ¬¬

  84. charles lindberg

    19 de dezembro de 2010 em 15:27

    eu creio em Deus, eu acho que ele está aguardando um momento certo para julgar-nos

    voces se arrepederam por seus atos, tudo que acontece no mundo é Deus que fez aquilo

    pqp parem com esse pensamento mediocre.

    muitos me chamam de satanico pq escuto heavy metal isso so e meu estilo, Deus sabe oq eu faço 

    e o julgamento final está por vim lucifer ja está montando seu exercito fraco, olha ai os jovens se drogando. doenças acontecendo matando varias pessoas,

    sejam mais realistas e olhem o mundo a fora pra ver a merda que estamos.

    • Tiego Campos

      19 de dezembro de 2010 em 17:31

      E você ‘de Deus’ falando PQP? Está dizendo que todos nós somos Ateus?(voces se ‘arrependerão’ por seus atos) Cara que eu saiba nos shows do Slipknot existem vários símbolos meio ‘desagradáveis’ e eles falam besteira em certas músicas, acho que você é meio duvidoso nesse assunto?!!

      • Fernando Alcantud souza

        6 de maio de 2012 em 01:59

        nada a ver 
        eu posso gostar de qualquer tipo de música e ter fé e me arrepender dos meus erros seu idiota

  85. gabriel serra

    19 de dezembro de 2010 em 13:57

    Uma série de acontecimentos naturais iniciados por intervenção divinia…

    • Joel Alvarenga

      19 de dezembro de 2010 em 20:52

      Estava lendo para ver se alguém já falou o que eu iria falar, você foi o que menos falou e o que falou melhor(foi curto e grosso), vocês já pensaram que Deus disse para Moisés que seriam 10 pragas, ele PODE(não estou afirmando nada para não haver mais discussões) ter feito só as algas se proliferarem e saberia que tudo que aconteceu iria acontecer pois o acontecimento que ele fez iria empurrar outro que iria empurrar outro e assim em diante.

  86. Miqueias Scher

    19 de dezembro de 2010 em 12:29

    gostava mais quando era:MEGACUBO.NET
    agora que virou minilua!
    estão indo de mal a pior!
    até críticas religiosas existem aki agora!
    querem forçar as pessoas a crerem que Deus ñ existe!

    • Diego Martins

      19 de dezembro de 2010 em 12:34

      Desculpa amigo, mas não fala bobagem. 

      Ninguém tá querendo que alguém deixe de crer nem criticando a religião, pois se você acredita não é um texto que vai mudar isso. Estamos expondo fatos sobre um livro mitológico, isso não tem nada demais, se está preocupado com críticas talvez sua fé não seja tão grande.

      • grandluc

        30 de dezembro de 2010 em 10:53

        concordo, independente do q falam nossa crença é a nossa crença!!

      • Madruga

        19 de dezembro de 2010 em 13:00

        hahah,dou risada desse povo, pode apostar que se fosse  Odin , Zeus e  Osiris, seria fato natural. entao se vc acredita ninguem te faz pensar o contrario, nem 800 post do minilua. ah e pela a historia foi sua crença que queimou um monte de gente por acreditar em outros deuses nao o Contrario.Quem impoem coisas?quem obrigou a acreditar?Quem são falsos moralistas?

  87. Matheus Dias

    19 de dezembro de 2010 em 12:11

    eu Acho que a ciência apenas confirma o que a bíblia vem falando a séculos, alias vcs acham que esses acontecimentos aconteceriam do nada? e porque a maré vermelha aconteceu exatamente naquele momento? então na minha opinião Deus usou eventos naturais, para libertar seu povo do egito.

    • Fernando Alcantud souza

      6 de maio de 2012 em 01:57

      pode ser né

    • Alexsandro Trindade

      20 de abril de 2011 em 00:25

      Também acredito no que você disse, mas se a bíblia diz que é sangue então é sangue e não mar com água vermelha.

    • barack obama

      3 de janeiro de 2011 em 16:26

      o que a ciencia diz sobre cobras falantes?

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 10:48

      Sem contar q Deus criou a natureza tanto q nas parábolas de Cristo frequentemente haviam associações com a natureza, outra albert einstein , louis pasteur tinham grande fé em Deus quanto mais se aprofundavam em suas pesquisas mas criam.

  88. Santista

    19 de dezembro de 2010 em 10:58

    Hehe, sabia que isso ia acontecer, reações do tipo “Minha linha de pensamento é a correta, sem direito a discussões e você é um imbecil”. Não defendo nem o lado dos ateus nem dos cristãos, geralmente os defensores de um lado não aceitam e até desdenham dos argumentos do outro lado. Achei o texto bem interessante e não foi desrespeitoso (talvez o uso de palavras como “APENAS” e “A explicação para esse fenômeno é SIMPLES” possa ter sido mais duro para os cristãos e por isso as reações inflamadas). É preciso ter respeito com pontos de vista diferentes, ninguém é dono da verdade. Como disse Obi-Wan Kenobi:”Apenas um Sith pensaria em termos absolutos”. Continue com a série de posts, achei este primeiro muito bacana. Só cuidado na redação do texto pra não ofender alguém mais radical.

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 10:37

      grande inteligência demonstra vc !!!!!! q c/ vc a força esteja!!!!

    • Andreza Souza

      21 de dezembro de 2010 em 21:44

      Concordo

  89. Dumal Com X

    19 de dezembro de 2010 em 05:43

    Vo bater uma real pra todos… a resposta eh tao simples –‘

    por acaso me diz se esses idiota dos cientistas estavam la,eles so sabem criar teorias
    ate hj eles nunca conseguem provas concretas sempre teorias ,tudo que esta na biblia
    eh voce q tem q acredita ou n se tu n acredita o problema eh teu a vida eh sua
    eu por exemplo acredito e se eh pra brinca de cria teoria ta ai uma.
    “Entao Deus disse:
    Que haja uuma explosao chamada big bang e q tal explosa gere planetas universo estrelas ,vida,morte,tudo bla bla bla bla bla”
    cria teoria e facil mais ter provas concretas que eh dificil –‘ 
    xD

    • GoodGirl

      10 de maio de 2013 em 19:41

      Você estava lá pra ter tanta certeza que teu deus existe? Exiba provas, e fique rico. Mostre provas concretas.

    • Vitor Das neves

      14 de abril de 2011 em 20:08

      então me de uma prova concreta de que deus existe?

      • Alexsandro Trindade

        20 de abril de 2011 em 00:18

        Eu tenho prova na minha vida e é o que basta pra mim. Você não tem na sua, está perdendo tempo.

    • Edward Elrich

      19 de dezembro de 2010 em 13:32

      “por acaso me diz se esses idiota dos cientistas estavam la,eles so sabem criar teorias
      ate hj eles nunca conseguem provas concretas(…)”Ah é? Cientistas só criam hipóteses sem provas? Então você tem provas de que o seu Deus existe mesmo? Posta elas ai champs… ¬¬

      • Dumal Com X

        20 de dezembro de 2010 em 04:50

        o meu amigo acho q tu na entendeu bem oq eu escrevi eu disse assim:”eh voce q tem q acredita ou n se tu n acredita o problema eh teu a vida eh sua”
        se tu n entendeu oq eu disse…bom nao vo fala nada so le o comentario inteiro da proxima vez –‘
        e eu n disse q Deus existe ou n,eu so criei uma teoria de brincadeira unificando a teoria dos criastaos e dos cientistas 

  90. Ronaldo Pires

    19 de dezembro de 2010 em 05:40

    Esse saite nao presta! Anti cristo

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 10:31

      ñ é assim também amigo. Cristo nos ensinou a ñ julgar as pessoas mas sim ser uma luz p/ elas c/ certeza ele ama todos os organizadores desse ”saite” todos que postaram  seus comentários e etc.
      Todo mundo pode errar mas podemos aprender e mudar

    • Edward Elrich

      19 de dezembro de 2010 em 13:38

      Esse seu português-inglês também não presta. .__.O minilua só quis fazer uma matéria falando sobre fatos bíblicos, isso não significa que o site é anti cristo ou coisa do tipo.

      • Alexsandro Trindade

        20 de abril de 2011 em 00:14

        Então porque eles nunca publicam matéria de ciêntistas que provam os acontecimentos bíblicos????????????????????

  91. Marconi Henrique

    19 de dezembro de 2010 em 02:58

    Bom, primeiramente, tudo se trata de Fé. Não se brinca com a fé, a aqueles que não acredita em Deus. Pois então, me expliquem a criação do mundo, do universo. Cientistas vem com teorias de que o surgimento da terra também foi um acontecimento natural. Por mais que fossem, me diz dai, onde vieram os animais. EXTRATERRESTRES É? kkkk’ Determinados cientistas querem brincar de Deus. Mas não sabem que brincar de Deus termina como lucifer. Ele tentou brincar de Deus e tomou no caneco. Você chegar e dizer que as pragar foram series de acontecimentos NATURAIS. Me diz uma coisa. o que acontece na terra que não seja natural. pois tudo acontece na natureza.
    Desastres catastroficos, colocam a culpa em Deus, se perguntando pq Deus fez isso. quando acontece algum milagre ou algo como as pragas (um aviso) dizem que a ciencia explica.
    Sinceramente, você chegar e dizer que as coisas foram acontecendo assim, TIPO, começa o mar , toda materia organica morre, e fica vermelho, ai rãs aparecem por todos os lados, ai aparecem tbm garfanhotos e moscas. as moscas para comer as rãs mortas sem alimentos. PELO AMOR DE DEUS, VELHO. Se toquem vei, querendo ou não todos nós sabemos que existe algo divino por tras da criação da terra. AGORA, alguns sabem o que quer e se apegam a sua fé, e outros preferem achar uma explicação para tudo, para provar que Deus não existe. se acham que é tudo coincidência leia o livro de Apocalipse da bíblia e verão se é tudo coincidência mesmo ou se realmente existe algo divino por tras.
    BOA NOITE.
    BOM DIA!
    BOA TARDE!

    • Hiarly Ferreira

      21 de dezembro de 2014 em 03:20

      Show!

    • barack obama

      3 de janeiro de 2011 em 16:21

      cientista nao tem tempo para brincar  seu fanatico biruta

    • Edward Elrich

      19 de dezembro de 2010 em 13:37

      “Por mais que fossem, me diz dai, onde vieram os animais. EXTRATERRESTRES É?” Apenas uma coisa:Evolução das espécies… Desde uma simples bactéria, ou qualquer outra coisa microscópica, os seres vivos foram evoluindo até chegar no que são hoje,e mesmo assim, continuam evoluindo. Estude um pouco antes de falar, OK?

      Sobre o resto do seu comentário, eu digo apenas que tudo acontece porque uma coisa desencadeou aquilo. Por exemplo o surgimento das rãs. Quando a matéria orgânica do mar morreu, e tornou as águas vermelhas, as rãs sairam de seu habitat, e foram para a cidade. Um fato faz o outro acontecer, não precisa dizer que foi Deus que fez aquilo e blá blá blá…

      • Alexsandro Trindade

        20 de abril de 2011 em 00:09

        Você é digno de pena. Temos quatro teorias da existência humana, mas ele tem que escolher uma e escolheram a da evolução para ensinar nas escolas, todas elas são asneiras, pois a da evolução já está sendo ultrapassada por conta de novas descobertas mas não trazem a público porque ela contenta perfeitamente mentes como a sua.

  92. George Da Cunha

    19 de dezembro de 2010 em 00:19

    Márcio Rogério tem toda a razão, além de que, o seu artigo acabou por afirmar que a Bíblia está certa nas informações que passou acerca do Êxodo. A ciência, ao que parece, está aí para confirmar a Bíblia, e não o contrário. Vale lembrar que numa época sem ciência, tudo era considerado divino, mas não significa que os fenômenos naturais não sejam obras de Deus. Tente ver que tudo que acontece de “natural” para nós, explicado pela ciência, nada mais é do que a descoberta das obras de Deus e como ele as criou. Não esqueça, “Deus fez o homem à sua imagem e semelhança”, não se surpreenda por entender tudo que se passa no mundo, nós temos o potencial intelectual de Deus em nossos corpos.

    • grandluc

      30 de dezembro de 2010 em 10:22

      Ótima colocação amigo temos todo o potencial de Deus em nós isso Pois somos filhos deles e ele acredita em nós por mais que ñ acreditemos nele Sl 82;6

  93. Márcio Rogério

    19 de dezembro de 2010 em 00:01

    Teve um documentário no history channell semelhante como está descrito aqui, mas a conclusão e que os cientistas querem que tudo tenha sido uma incrível e enorme coincidência de fatos que se sucederam.há aqueles que desconhecem de um fato histórico. Na antiguidade, muitas culturas possuíam uma pessoa chamada escriba (responsável por escrever os acontecimentos, para que ficassem registrados), não é uma historia contada de boca, é registrado, não só pela cultura da época, mas também pela cultura de outros países, ou vc acha que existe apenas uma versão da bíblia (em latim)?
    O conhecimento a respeito de Deus vem da bíblia (que é uma compilação de vários livros escritos por vários autores), assim como o conhecimento a respeito dos egípcios vem dos hieróglifos deixados por eles. Imagine a quantidade de conhecimento que existia na biblioteca de Alexandria que foi queimada exatamente pelo mesmo motivo.
    Agora, porque as pessoas ficam contra algo que ensina para que as pessoas sejam boas e tenham boas virtudes? Porque não são contra cantores que ensinam que ser masoquista é uma coisa boa? ou que matar uma pessoa que fez algo de errado é saída para os problemas?

    • Alexsandro Trindade

      19 de abril de 2011 em 23:55

      É o porcausa do espírito do anti-cristo que já está no mundo des de que Jesus estava na terra. Há dois espíritos no mundo, o da verdade e o da mentira.
      Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro. 1 João 4:6

    • Diego Martins

      19 de dezembro de 2010 em 00:31

      Ninguém aqui é contra a Bíblia não, só que temos outros pontos de vista. Para mim a Bíblia é um livro mitológico, assim como o Alcorão, assim como Senhor dos Anéis, são todos livros que contam histórias fantasiosas de seres extraordinários que fizeram coisas sobre humanas, a diferença é que as pessoas acreditam na Bíblia. Para mim não tem lógica, mas se uma pessoa acredita ela tem os motivos delas e não quero que ela deixe de crer, estou apenas expondo outras visões, não estou difamando nem dizendo que o que está escrito lá é mentira.

      • jrodark

        14 de maio de 2011 em 13:41

        eu concordo com vc para mim a biblia é mais um livro de historias e ao meu ver algumas historias bem exageradas mais isso é o k eu penso eu acredito k foram coisas naturais k ocorreram no egito nao praga de deus . e outra dizem k  todos sao filhos de deus aos olhos deles entao ele prejudica seus filhos para favorecer outros filhos mais vai la saber ne

      • fugens

        5 de abril de 2011 em 03:15

        Olha do mesmo modo de você agente, as pessoas que acredita na bíblia, e pratica o que está escrito nela….é por que já tiveram algum momento com “DEUS”como você mesmo já falow …. ai você me pergunta aonde está DEUS então…bem ele está em todos os lugares, e também sabe de tudo.  Essa parte vem mais da minha FÉ…sim cara ai você fala,..rapaz quando agente morrer..pronto,nós morremos e acabou…e si não for verdade o que você pensa…e si existir “CÉU E INFERNO” iai…qual vai ser sua desculpa no dia do julgamento…você vai dizer q não sabia..que foi enganado..pelo os outros…ta na cara o que JESUS vai falar pra você né..pois é cara…jesus nos deu,o manual de instruções da salvação…ou seja se-amenos alguém dar o MÁXIMO para seguir aquilo alí….creio eu pelo que vejo na bíblia o ser que é DEUS..O ser que para mim ele apenas justo..que não interfere nas suas ações…O ser amoroso que deu até a vida do teu filho mais querido para morrer por nós…O ser que tem misericordiosa mesmo agente não merecendo nas horas mais difíceis….  Que não venho ainda por que tá só esperando você, aceitar que ele existe, que ele é DEUS o criador dos céus e da TERRA, e que nos ofereceu um sacrifício a ele mesmo, para nos perdoar…cara fora das visões do evangélicos,católicos e tudo mais….. olha na sua visão você morre de medo que exista CÉU E INFERNO…pois é eu também…. quero lhe dizer que do inferno eu não passo…mais isso por que eu escolhi…vou sofrer eternamente em um fogo e  calor eterno… sei também que vou ver muitos amigos meus lá quem sabe até você…mais você teve uma escolha assim como eu tenho ainda..mais eu sei que não mereço esse CÉU dos justos…por isso não vou….mais você meu amigo….não vai ter desculpa quando chegar no julgamento até por que ele é perfeito….

        • Silveira Almeida

          5 de abril de 2011 em 12:48

          Deus é perfeito? Só se for um perfeito idiota. Um perfeito imbecil. Um perfeito canalha. Um perfeito nada.

      • Pedro Angeli muller

        3 de abril de 2011 em 14:18

        Desconheço o verdadeiro objetido dessa frase!
        Assim como conheço o motivo das pessoas se apropiarem de idéas
        criadas com obscuros objetivos,sim para as pessoas justificarem o
        conceito que nelas foi injetado!
        Quem é sábio entenda.
        Quem não é sábio pensara que estou blefando!

      • Icaro

        8 de janeiro de 2011 em 16:49

        Cara, vc TEM q ver esse vídeo!  http://www.youtube.com/watch?v=LFsxCRwhaoE&feature=related
        é sober essas discussões religiosas e bla bla blá. Um professor ateu aí eel de uma resposta a um cara aí q, nossa, até os religiosos aplaudiram. Foi puro momento “OWNED!”

      • Madruga

        19 de dezembro de 2010 em 13:08

        Concordo com vc Diego,eu tenho certeza que vc tivese falando do Ragnarok Nordico,ou das Lendas Gregas,ou qualquer outras religião, todo mundo ia postar ” Isso tudo é mentira por que só existe um Deus o verdadeiro” na hora de falar mal dos outros é facil mas quando pisam no calo deles eles esquecem quem queimou quem,quem torturou quem, quem impos sua religião matando todo mundo.Quem nao respeitou as religioes foram eles.Quer acreditar em Deus acredite só nao vem me falar que tudo que ta na biblia é milagre,e que tudo ta certo. tanto que tem muitas contradições principalmente a catolica que foi editada por um pagão para manter os modos pagãos de crença,nao falar nisso é ignorar os fatos e ser idiota.

        minilua o melhor site informação.

  94. Caio Nogueira

    18 de dezembro de 2010 em 21:34

    Até que eu gostava desse site, mas vou exclui-lo do meu favorito.
    O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico
    resultante da excessiva proliferação da população de certas algas
    tóxicas, principalmente as dinoflageladas
    Nao é comum esse acontecimento, se ele acontece logo na hora que a água é tocada pela vara não acredito que seja “FINGIMENTO”.
    Não vou perder mais meu tempo aqui explicando. Cada um tem seu pensamento.

    • Hiarly Ferreira

      21 de dezembro de 2014 em 03:14

      Certeza…

    • Alisson Nobrega

      5 de fevereiro de 2012 em 20:55

      concordo com vc. eles esqeceram de uma coisa; da parte em q no final vem uma  espécie de nuvem vem e entram nos templos dos egipcios e os matam. 

    • Alexsandro Trindade

      19 de abril de 2011 em 23:49

      Vou fazer o mesmo, porque tem um monte de ciêntista provando os acontecimentos bíblicos, mas esses eles não publicam, imbecís.

    • Velho Gold

      18 de dezembro de 2010 em 23:25

      Sem contar que, Caio, deixe de ser ignorante.Você tem sua crença e ninguém é obrigado a levar ela em conta.

      • xekmat

        22 de janeiro de 2011 em 02:40

        Não tenho nada contra quem é ateu ou dexa de ser, mais é ingrassado como as pessoas sempre recorrem a Deus nos seus piores momentos um dia seu momento vai chega quero ve de que vara falaremos.”a si mnao to te jogando nenhuma praga e tal já que tem jente que pensa q é assim falo 2 palavrinhas no otro dia vc cai duro no xão” so quero dizer que uma hora acontece alguma coisa com qualquer pessoa é biologia né ciências mais ai Deus te proteja pra que isso nunca acontesa qualquer pessoa da sua familha tem um cancer terminal nao tenha duvida em me responde a quem vc vai recorrer pq vc vai no final todo mundo vai acaba aos pés dele em revelações diz “Eu sou o Alfa e o Ômega, eu sou o primeiro eu sou o ultimo, o princípio e o fim.
        No final todos recorremos a ele….

    • Velho Gold

      18 de dezembro de 2010 em 23:21

      Você sentiu a “vara tocar”?Papo estranho.. AEUhUEHEUhUHAUEHUHUAHE

    • Diego Martins

      18 de dezembro de 2010 em 21:37

      “Logo que a vara toca na água”

      Todo mundo sabe que as história da Bíblia foram recontadas milhares de vezes antes de serem escritas, então o povo aumentou, muito provavelmente ninguém nunca chegou a tocar na água e ela virar sangue, todas essas pragas que atacaram o Egito foram desastres naturais que devem realmente ter acontecido, só que com o passar dos anos foi-se criando uma lenda em volta deles para explica-lo. No fim essa lenda acabou virando parte de um livro de lendas, a Bíblia.

      • Magno Rocha To H

        30 de dezembro de 2015 em 18:12

        atha esses desastres naturais so cairam sobre os egipcios? sendo qi os israelitas tavam la tamben ne? sabe de nada inocente fica queto

      • OCanceriano Blog

        11 de junho de 2011 em 16:37

        Isso aê Diego, como você mesmo disse: papo vai, papo vem, a acaba virando uma históriaaaaaaa…
        eu sou ateu desde que tinha 12 anos, fui mais inteligente para reparar que tudo que se trata de ‘deus’ é papo furado, respeito muito quem acredita (minha familia toda é cristã) mas apenas não gosto de ser xingado ou descriminado por causa da minha opnião, estou certo? então.
        Gosto muito do blog, tanto que nem preciso de salvar nos favoritos por causa de estar gravado na mente, eu até uso o widget do Chrome para saber quando tem nova postagem (além de ser parceiraço do meu blog http://www.ocanceriano.com )
        Vlwzão
        e como digo: cada um com suas crenças para lá.

      • Joaquim Almeida

        19 de dezembro de 2010 em 19:40

        Concordo plenamente milhares de vezes um aumenta um pouquinho e assim vai. Mas a religião seja qual for segura sim a umanidade de muitas coisas.

      • Velho Gold

        18 de dezembro de 2010 em 23:20

        Poisé, se a fofoca da “vizinha que traia o marido com o irmão” vira um caos em poucos dias, imagine uma “história” contada há mais de 2mil anos.. AEuhAUHeuhUA

  95. Edward Elrich

    18 de dezembro de 2010 em 21:24

    Jesus e seus seguidores, ou sei lá como isso chama, eram apenas algumas pessoas que, sei lá como, eram muito espertas, conhecedoras de Química, Física e de muitas outras coisas básicas do planeta. Usando esse conhecimento, eles fingiam realizar milagres e prever desastres. Não sei se conseguiram me enteder, mas eu não sei explicar meu ponto de vista apenas escrevendo .__.

    • Klaus Bighi

      9 de outubro de 2013 em 02:28

      Deus sabia de tudoo que ia acontecer, assim como qdo derrubaram as muralhas de Jericó com barulho, igual se quebra uma taça com uma certa frequência de sons. Deus é simples, a gente q se embola ao entender.

    • Rubi Ariadne

      20 de maio de 2013 em 01:02

      É isso ai! Lembre-se que hoje vemos muita coisa q consideramos sobrenatural, como os mistérios postados aqui mesmo. Mas, no futuro, alguém pode encontrar uma explicação para tais eventos. O caso que mais ilustra isso é a hipnose, antes uma arte de bruxaria e hj usada para tratar doenças psicológicas. Resumindo: o sobrenatural de hoje, é a ciência de amanhã.

    • Paulo Gomes

      6 de setembro de 2012 em 11:20

      Não tenho duvida de que o primeiro ocorrido desencadeou os
      outros e merece ser respeitado por isso, mas é estranho que SOMENTE os egípcios
      tenham sofrido as pragas e o povo de Israel que eram seus escravos não sofreram
      com tal praga. Não tiro o credito da ciência quanto a essa resolução, pois foi
      bem concisa, mas afirmar que foi apenas um simples acaso é pura ignorância… Vou
      explicar:
      Se vc cria algo vc tem todo o conhecimento sobre o que criou e sabendo disto vc
      sabe que se vc fizer algo fora do comum pode desencadear um desastre (como uma
      chave inglesa nas engrenagens de uma grande maquina tudo para de funcionar como
      devia) foi exatamente isso o que aconteceu, Deus é sábio e ele tem conhecimento
      de todas as coisas e sendo assim ele sabe que causando a primeira praga as
      outras ocorreriam naturalmente.

      E só mais uma coisa, pq não acreditar q Deus exista? Acreditamos em universos
      paralelos, em ET e no Velho do Saco, pq não acreditar em Deus?

    • cobra

      4 de setembro de 2012 em 16:20

      É bom lembrar que nessa época Jesus ainda não estava na terra.

      Será q uma pessoa comum e inteligente consegue resussitar uma pessoa?

    • CASSIANO JORGE

      21 de junho de 2012 em 23:09

      Queria entender como os Sapos que não podiam viver numa agua infectada pode nascer nela????

    • Fernando Alcantud souza

      6 de maio de 2012 em 01:54

      Otário, conhecedores de química ?
      seu ateu idiota já ta condenado ¬¬’
      vo nem da bola pro q voce fala

      • Lúcifer

        6 de maio de 2012 em 02:01

        Cristão,ateu,judeu,muçulmano,espirita ou qualquer bosta, vai todo mundo pra cá mesmo, então que se foda, façam a merda que quiserem 

        • Mari Siqueira

          6 de maio de 2012 em 02:08

          kkkkkkkkkkkk eu nao me lembro de ter vendido a minha alma pra voce !

    • Anônimo

      26 de fevereiro de 2012 em 11:22

      Eles eram alquimistas?! OO

    • Ana Lima

      30 de janeiro de 2012 em 15:36

      vc e um ateu a maior prova de que Deus existe e que e poderoso e a sua vida seu incredulo

    • xekmat

      22 de janeiro de 2011 em 02:29

      Sei Moisés pico o taco no xão e previu a Maré vermelha hummm… interesante

      • Alexsandro Trindade

        19 de abril de 2011 em 23:46

        A bíblia diz que é sangue, o cientista diz que é mar vermelho, coloque a sua vida na mão de quem quizer, a minha ta na mão de Deus. Cuidado, amanhã ele muda de opinião e você também?

    • THIELLY PACHECO

      23 de dezembro de 2010 em 18:21

      A única coisa que se contradiz são as crenças. Pessoas que creêm no divino x Pessoas que crêem nas ciências.
      Na boa, eu acredito que se essas coisas aconteceram de modo natural, como foi justificado, e com isso o povo foi livre, porque não acreditar que Deus se manisfestou através da natureza.
      Obs: Não vejo Deus de forma cristã, nem pagã.

      • Alexsandro Trindade

        19 de abril de 2011 em 23:43

        Porque Deus não é natureza, ele se manifesta na natureza, é diferente.

      • grandluc

        30 de dezembro de 2010 em 10:16

        muito interessante seu ponto de vista ! (sem ironia)

    • Jhonathan & juliana

      21 de dezembro de 2010 em 19:09

      É incrivel ver em pleno século XXI pessoas perdendo o tempo discutindo um assunto tão trivial como religião…..
      Vamos Falar de POLÍTICA, QUESTÕES SOCIAIS, TECNOLOGIA…
      Parabenizo o Minilua pelo texto, muito instrutivo, com relação a isso, concordo quando a biblia é comparada com um “telefone sem fio”.
      Afinal a Humanidade sempre manipulou os fatos para se adequarem as suas vontades…

      • grandluc

        30 de dezembro de 2010 em 10:13

        p/que se amanha vc,eu,  os políticos,  todo mundo no greenpeace, bill gates steve jobs e etc vamos todos morrer ?  vamos cuidar com carinho do presente que Jesus Cristo nos deu, a oportunidade da salvação e da felicidade eterna ao seu lado e ao lado de nossos entes queridos que já se foram e q nos esperam do lado de lá.

    • Wellington Júnior

      19 de dezembro de 2010 em 18:00

      Olha lembra o que aconteceu no Dilúvio, Deus mandou Nóe fazer uma arca, porque haveria uma enchente. Noé avisou a muitos, eles riram: kkkkk q chuva? Que Deus existe? Sai fora seu velho !

      Daí nao fizeram caso, ate que veio o dilúvio e varreu a todos, assim será a presença do filho do homem. (Matheus 24:39)
      Satanás que levar o maximo de gente com ele porque o mundo é dele. ( 1º Joao 5:19 )
      Então o que ele faz?  Cega as mentes das pessoas pra que   nao enxerguem. ( 2 corintios 4:4)
      Fazendo o que? Olha esse mundo? Quando coisa vc tem pra se procupar? Suas ansiedades, as pessoas querem prazeres, dinheiro.( Leia 2 timoteo 3:1-5) Enquanto sua bíblia ta li ó no cantinho de casa, vc ta assistindo tv, ta na internet, ta na rua se divertindo. Se vc nao gosta daquilo, satanas tem isso pra vc.
      E quando pega na bíblia pra ler> as vezes voa, pensando no amanhã, no que vai fazer daqui a pouco ou tanta coisa.
      Gente olhe a Morte ela nos percegue a milhares de anos. Quando sua mãe morreu vc chorou? Voce sofreu? Porque? Porque é normal? Não Não, voce nao foi criado pra morrer, humanidade foi criada para viver pra sempre. Mas Satanas desancaminhou o primeiro casal humano e assim morremos por sermos da descendencia ( Romanos 5:12)
      Mas será que Deus largou a humanidade de mão? Não! Então o que ele fez? Deus deu seu filho pra que quem nele exercer fé tenha vida eterna. Que Deus amoroso !
       ((Pois assim como desce dos céus a chuvada e a neve, e não volta àquele lugar, a menos que realmente sature a terra e a faça produzir e brotar, e se dê de fato semente ao semeador e pão ao comedor,  assim mostrará ser a minha palavra que sai da minha boca. Não voltará a mim sem resultados, mas certamente fará aquilo em que me agradei e terá êxito certo naquilo para que a enviei.))  [ isaias 55:11 ]
      msn: [email protected]

      • thor

        25 de fevereiro de 2011 em 11:04

        mande esse seu deus a put@ que pariu

        • Alexsandro Trindade

          19 de abril de 2011 em 23:39

          Porque está escrito: ” ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ “. Romanos 14:11 .
           
          Tu não vai ser diferente.

        • José Augusto

          27 de março de 2011 em 15:31

          Deus eh maior que tudo, quero ver quando vc tiver numa situaçao realmente deseperadora se vc vai manda-lo pra tuta que pariu! 

      • Madruga

        20 de dezembro de 2010 em 01:32

        Nao me parece o mesmo que mandou matar pessoas de outras religioes.Parece que tem muitos Deus que são ciumentos e nao gostão de concorrencia.

        Deuteronomio 13.

      • Edward Elrich

        19 de dezembro de 2010 em 22:13

        Hm… Tava demorando pra um fanático vir encher o saco… Eu não ignoro a bíblia que “fica no canto da minha casa”, até porque, eu não tenho bíblias em casa…Eu simplesmente a trato como outro livro qualquer (como já foi citado aqui), e se eu não acredito no seu Deus, o problema é meu, não venha dizer que eu vou ser arrastado até o inferno e o diabo a4 (quem rir do trocadilho, é idiota .__.).

        • Ana Lima

          30 de janeiro de 2012 em 15:43

          sabia que nem o diabo quer vc,porque o diabo so quer aqueles que creem em Deus para desvialos,ta vendo so nem o diabo te quer

        • Alexsandro Trindade

          19 de abril de 2011 em 23:34

          Por que você reage assim com as pessoas que acreditam e não age do mesmo geito com os incrédulos que publicaram essa matéria. A biblia diz que quem não crer já está condenado, se tu não crê mesmo, porque isso te encomoda?

          • Luciana Vasconcellos

            8 de agosto de 2011 em 15:05

            Que Deus te abençoe mto !!!! que lindas palavras.

    • Ronaldo Pires

      19 de dezembro de 2010 em 05:39

      Estou Excluido esse saite do meus favoritos, nao tem noticia e fica procurando falar ou quer ser mais Sabio que Deus!

244 Comentários
mais Posts
Topo