Os maiores mistérios da humanidade #16

Semana passada nós começamos a desmistificação do Êxodo, livro que conta a histórias das pragas que atacaram e Egito e a fuga do povo e Israel. Hoje continuaremos tentando mostrar o lado científico dos acontecimentos relatados na Bíblia (leia a primeira parte clicando aqui):




Mistérios da Bíblia - Desmistificando o Êxodo (Pt. 2)

letragrande

Depois das pragas que se iniciaram quando o rio foi “transformado em sangue” até a morte de humanos por doenças misteriosas, nós temos uma outra sequência lógica de fatos, cada acontecimento leva ao outro, sendo todos ligados diretamente, formando uma reação em cadeia.

As últimas quatro pragas que atacaram o Egito também formam uma cadeia de acontecimentos bastante interessante, começando pelo granizo.

1

Como dito no trecho da Bíblia o granizo (saraiva) atacou o Egito, destruindo as plantações e matando os animais que ainda estavam vivos. Como se sabe uma tempestade de granizo forte pode destruir acabando com lavouras e isso foi o que deve ter acontecido naquela época.

lavoura-granizo-m-20101116

Contudo, o fato interessante é a praga que veio a seguir, pois existe uma clara ligação entre as duas:

2

Como as plantações foram destruídas os gafanhotos acabaram migrando para as cidades em busca de alimentos, além de comerem o que havia sobrado das plantações, por isso o número deles deve ter crescido rapidamente, criando assim uma “nuvem de gafanhotos” que devoraram todos os alimentos que sobraram no Egito.

fig16




3

Essa é uma praga que está mal descrita, não se sabe exatamente o que foi, acredita-se que tenha sido uma tempestade de areia, que é bastante comum no deserto. Ou mesmo uma tempestade com muitas nuvens e chuva, que de algum modo teria uma ligação com a próxima praga, ajudando na criação do mofo nos alimentos estocados.

tempestade_de_areia2




4

Essa praga é a mais interessante de todas, pois é bem complexa, envolvendo a morte apenas dos primogênitos, mas mesmo assim é possível explicá-la de maneira racional.

Alguns pesquisadores dizem que a morte de todos os primogênitos pode ser apenas uma metáfora, para dizer que houve uma grande peste que matou boa parte da população, mas ainda é possível interpretar o que esta escrito na Bíblia literalmente. Mas qual a doença mata apenas primogênitos?

l_a34c1f5378d9d11bfb6effb1d7856605

Não existe uma doença específica que faça isso, porém existe uma explicação para que isso tenha ocorrido na época. Como os alimentos estavam escassos devido às outras pragas, o Egito estava em estado de alerta, e a qualidade dos víveres não era boa, pois o pouco que restou estava afetado pelo granizo e ainda guardado em lugares inapropriados. Esse mau armazenamento deve ter feito o surgimento de mofo na comida.

pão-mofadoComo pouco havia para comer os egípcios se alimentaram com os grãos mofados mesmo, o que em muitos casos pode levar uma pessoa a morte, o que seria considerado sobrenatural na época, por que não haveria explicação. Mesmo assim, ainda fica a dúvida dos primogênitos terem morrido e os outros não, porém isso é explicado por uma tradição egípcia que mandava, em tempos de fome, os primogênitos receberem o dobro de alimentos, para que não morressem. Dessa forma eles também acabaram recebendo o dobro de mofo, o que provavelmente fez com que muitos dos primogênitos acabassem morrendo.

Isso explica de maneira aceitável e lógica a última praga que atacou o Egito, deixando menos misterioso esse livro da Bíblia.

  1. Rogerio leite da silva

    11 de janeiro de 2016 em 00:34

    São asceitaveis as explicações

  2. IgrejadeYaohushua

    7 de abril de 2014 em 19:33

    Israelitas recebiam ao dobro do alimento e não Egipcios – Porque as pragas somente atacavam a onde se encontrava egipcios? E não atacava as terra de Gosem onde se encontrava os Descendentes de Jacó? (Israelitas). Mesmos os adulto eram para sofrer o mal e não somente os primogenitos, ate por terem mais resistência.

  3. Luda Todoriko

    5 de julho de 2013 em 21:43

    Sim, esses fenómenos podem ser explicados HOJE EM DIA…. É um bocado estranho um homenzinho no meio do nada saber assim o que vai acontecer… Digo eu XD

  4. Fábio Leoli

    4 de abril de 2013 em 16:24

    Pode ser q tal coisa tenha acontecido… Pode ser q outra coisa tenha acontecido… MAS QUAL A CHANCE DE TODAS ELAS TEREM ACONTECIDO DESSA MANEIRA…???? E porque os filhos das pessoas que colocaram sangue na porta(e só destas pessoas) não morreram???

  5. jhajá

    1 de abril de 2013 em 13:59

    quase me convence, menos a parte de chover graniso no deserto…
    é meio q apelação para desmentir a biblia né !?!

  6. Eduardoh Baron

    27 de dezembro de 2012 em 16:16

    Nao acredito mt nessa ultima logica, afinal o filho do farao tbm morreu, e por ser da familia do farao teria mais chance de sobreviver pq tinha digamos do “bom e do melhor” ..

  7. Anderson Fidellis

    9 de novembro de 2012 em 20:07

    Ah, eu acredito em Deus, e tbm acredito q sua manifestação se dá tbm com os fenômenos naturais, até pq foi Ele quem criou tudo isso (para aqueles q acreditam, como eu). Mas de fato, eu tow curtindo muito td isso!

  8. Anderson Fidellis

    9 de novembro de 2012 em 20:03

    Podemos justificar também as trevas sobre a terra do Egito com um Eclipse solar. De repente o dia vira noite, e naquela época isso poderia ser bem assustador e misterioso.

  9. Vad Monteiro

    1 de fevereiro de 2012 em 16:34

      D E U S   DISSE: “”  O MEU POVO SOFRE POR FALTA DE CONHECIMENTO”” .      D E U S      USA DOS MEIOS QUE ELE DESEJAR, PARA FAZER O QUE     E L E   QUISER.     OS  HOMENS SE ACHAM   SER   D E U S,  E  QUEREM  EXPLICAR TUDO DE FORMA NATURAL.      O HOMEM ESQUECEU-SE  QUE    SATANÁS  ERA  ANJO  DE  LUZ,  E  CONVENCEU    EVA,  A  DESOBEDECER,  PARA ACHAR,  Q  TERÍA,  TODO O  CONHECIMENTO DE  D E U S. HOJE ,    SATANÁS  CONTINUA  USANDO OS HOMENS,  PARA    CONFUNDI-LOS,   FAZENDO A HUMANIDADE CRER,  Q  DEUS NÃO EXISTE,  Q  DEUS  NÃO  TEM  PODER,  E  POR  AÍ  VAI…  NEGANDO A EXISTÊNCIA DE  D E U S.                       A C O R D E M   !!!

    • Wesley Campanholi Neves

      24 de agosto de 2012 em 01:40

      e… vad e por ai vai a raca humana se afundando cada vez mais, creio q o dono desse post fez isso por provocacao.

  10. Islaine Nascimento

    13 de janeiro de 2012 em 03:07

    com tudo estava escrito que Deus mandou que colocassem sangue sobre as portas de todos os que adoravam a Deus e todos os que colocaram não foram atingido pelas pragas como os cientistas podem responder a isso?

  11. Lucas Simas

    28 de dezembro de 2011 em 03:00

    q doideira o texto trocou kkkkkk o 2º foi pra baixo e o 3º foi pra cima n tem problema a ordem dos fatores n altera o produto 

  12. Lucas Simas

    28 de dezembro de 2011 em 02:59

    O post realmente é bom, porém um pouco de estudo mais aprofundado ajudaria muito.

    1º erro gritante: a Saraiva descrita na bíblia é chuva de fogo e não de gelo, e mais, em pleno deserto uma saraiva normal acontecer?? pra isso nuvens de chuva teriam de ser formar e sabemos que o Egito não tinha ocorrência de chuvas torrenciais vivendo do nilo e exatamente por isso ficando conhecido como “a dadiva do nilo”
    3º erro que poderia ser visto ai, é o fato dos acontecimentos demandarem um certo período de tempo, e um período longo de tempo( reprodução de especies, os três dias de escuridão gerar mofo, o mar ter ficado vermelho por no maximo 2 dias num rio como o nilo e isso ter acarretado a morte de todos os peixes e não das rãs) muitos erros de continualidade podem ser vistos, fora isso a maioria das vertentes religiosas do cristianismo aceitam a figura de Deus como aquele que domina tudo, inclusive a natureza, sendo assim, não ser necessário que um evento não tenha explicação cientifica para que ele seja considerado divino. 
     poderia comentar muitos outros erros mais curti o post e vou deixar isso pra outras pessoas hahaha…. bom trabalho Minilua 

    2º o Egito foii a civilização que nos propiciou grandes avanços medicinais, graças ao estudo feito pelos sacerdotes afim de compreender o processo de decomposição dos corpos para realizar um ritual de mumificação que mantivesse o corpo “fresco” por mais tempo, já é sabido que o domínio dessas técnicas davam aos egípcios a sapiência do que era estragado ou não, o mofo era uma coisa incomum no deserto devido a aridez porém já era fato conhecido, invalidando a tese a cerca disso.
      

  13. Maires Rocha

    17 de dezembro de 2011 em 15:11

    mas o que me intriga he o fato de GRANIZO no deserto!! como pode cair chuva de granizo no deserto???

  14. Eliedson Rubens

    26 de novembro de 2011 em 17:50

    Sabe de uma coisa
    Gosto muito do minilua tem muitas coisas que realmente fazem sentidos
    Mas esta matéria das sete pragas não tem lógica alguma, tais como…
    Porque isso aconteceu justo na época que Israel sai do Egito?
    Porque só morreu egípcios e não israelitas?
    Como eles falavam de uma profecia que ainda não aconteceu?
    E como uma desgraça veio atrás da outra, seria uma desgraça somente para aquele povo, e como não tem relatos que o povo de Israel sofreu as “supostas” pragas também.
    Sinceramente na minha opinião nesta matéria não teve lógica algumas sabe, na minha opinião faltou mais argumentos.. Quem sabe na próxima NE.

    • Eliedson Rubens

      26 de novembro de 2011 em 17:55

      Não estou entrando em contradição realmente
      matéria esta ótimo, faz pensar muito sobre a situação, valeu ai pessoa do
      Minilua vocês são ótimos.

  15. Jean Carlos

    13 de novembro de 2011 em 01:10

    Primeiramente, não irei criticar a postagem porque está excelente ^^ mas tenho meu ponto de vista, assim como os cientistas tem os deles. Tudo não se passa de teoria e nada é provado, então não existe uma “verdade”, nem na versão cientifica e nem na religiosa. Acho que Deus que fez isso mesmo, porém, se ele criou tudo, então criou a natureza e seus fenomenos, o que explicaria a reação em cadeia dita pelos cientistas, afinal ele criou a natureza e tudo que chamamos que é “evento natural”. Porém, se pensarmos no ponto de vista dos cientistas, nos faz pensar uma coisa: que nós estamos regredindo em inteligencia ao invez de evoluir, pois os cristãos, que eram muito poucos, sabiam o que ia acontecer no mar (me diz qual a chance do mar virar sangue, bem naquela epoca em que eles precisavam para libertar os cristãos presos? seria uma coincidencia enorme) e Moisés soube exatamente e por ordem tudo o que ia acontecer, sendo assim ele seria um ser hiper-dotado de inteligencia não? porém uma contradição, sabia que isso tudo ia acontecer mas não sabia o que era um simples mofo? aham claudia senta lá.

    • Jean Carlos

      13 de novembro de 2011 em 01:14

      e complementando, estariamos regredindo em inteligencia pelo simples fato que uma pessoa sabia disso tudo sendo que na epoca nao havia 1% das criaçoes que existe hj (carro, avião, predio, combustivel, fabricas, computador, etc)

  16. Diego Crotti

    4 de novembro de 2011 em 10:11

    Essa teoria me parece um pouco infundada, por exemplo: o fenômeno da maré vermelha traria a morte a todos os seres vivos do rio, assim não haveria peixes que que comeriam os girinos causando uma super população de rãs. Blz, mas a maré vermelha também mataria os girinos impedindo a superpopulação de rãs, oque acabaria com a cadeia de acontecimentos…

  17. Sucá Livraria

    18 de outubro de 2011 em 11:51

    Comentários e estudo baseado apenas em suposições e achismos sem nenhuma fonte estável ou sentido. Esse post não passa de lixo.

  18. Luan De oliveira

    6 de setembro de 2011 em 14:08

    Vcs jáa perceberam que o ateuzinho dono do post só responde a coments de pessoas da espécie dele, os ateus ?? Aos que concordam com tudo o que dizem contra Deus.

    É incrivel como ainda existe ser humano capaz de negar ao seu criador..

  19. Luan De oliveira

    6 de setembro de 2011 em 13:55

    Meu filho, se vc tem duvidas das coisas que Deus faz, peça alguma ajuda psicológica !!  Eu quero saber agora como vc explica o MAR SE ABRINDO, qdo Moisés colocou a vara dele no mar !!! Explica ae, vaai, qeero ver !!
    Ridiculo esse post, coisa de ATEU !! E o pior é que tem um monte de idiota concordando com essa palhaçada..
    Só há uma coisa que Deus fez que eu ainda não entendo: O CRIADOR DESSE POST !!

    • Ricardo Lopes setubal

      10 de setembro de 2011 em 19:52

      o fenomeno do mar se abrindo ja foi conferido na regiao , atraves de ventos que sopram a uma velocidade constante por determinado tempo abrindo assim o “MAR” , sem contar  que quem escreveu a biblia(nao sei se vc sabe , mas , Deus nao escreveu nada)aumentou a historia para que ignorantes pudessem crer nela mais facilmente , com as diversas traduções houve mudanças no sentido das frases e palavras , e o tempo e tradiçoes diferentes e a ja citada ignorancia , fez que varios fenomenos hoje normais se tornassem feitos divinos!ja que voce segue a biblia fielmente  , leia exodo 21:7 , siga ao pe da letra o que la esta escrito , se vc asim o fizer , ai eu acredito que voce segue a biblia de verdade!

      • Mariele Tesche kuster

        2 de janeiro de 2012 em 16:21

        Pra mim como não foi provado esta abertura do mar pra mim foi exagero da bíblia isso, e se talvez estivesse numa época de seca ou fizeram a volta por algum lugar, tbm não da pra saber se eles estavam sendo perseguidos…
        eu sou ateia, mas respeito a religião dos outros e não fico criticando eles por isso, pq pra mim tanto faz no q a pessoa acredita,

  20. Elton Viana

    19 de julho de 2011 em 11:38

    Tem um documentário sobre o assunto, se não me engano o nome é “Êxodo decodificado”.
    É um ótimo documentário, prova cientificamente que o Êxodo ocorreu com todas as suas pragas. E não é porque foi provado cientificamente como “obra da natureza” que eu vou deixar de acreditar em Deus e “crucificar” o documentário. Acredito que com todo o Seu poder, Deus pode ter usado a força da natureza para cumprir seus propósitos. Em caso contrário, Moisés e o povo de Deus na época também teria morrido. Eu acredito em Deus. =]

  21. Douglas

    17 de julho de 2011 em 00:46

    Se a ciência não acredita em Deus, por que ela(ciência) vive tentando explicar que Deus não existe? A Bíblia foi escrita a 2 mil anos atras, e continua ai, firme e forte. A ciência a cada dia se prova errada, com novas teorias, com novas respostas. Mas se a ciência fosse tao verdadeira, por que ela mesmo ia se distorcer tanto??

    • Wesley Campanholi Neves

      24 de agosto de 2012 em 01:34

      aew douglas,vc pode ter calado a boca de muitos.

  22. wsly

    14 de junho de 2011 em 03:03

    Tudo bem…entendi tudo a respeito mas…tem um porem …não foi explicado como foi prometido ao faraó que aconteceria caso ele não libertasse, e então se cumpriu o prometido ?
    Pelo que entendi foi explicado na lógica o efeito cascata, mas não acredito que Moisés tinha tanto conhecimento científico na época para prever precisamente o efeito cascata, foi explicado de forma que aconteceu o efeito e depois (a meu entender) Moisés falou qual a praga, e não foi assim, ele falou primeiro sobre a praga e ocorreu DEPOIS a praga, quero ver explicar essa ??? kkk

    Obs.: Não tenho nenhuma denominação, então vai se lascar quem vier com essa de dizer que sou fanático e tals, a lógica e a fé pode sim andar juntas. Quem sou eu humilde ser humano para dúvidar.

  23. Tiago Araujo

    30 de maio de 2011 em 14:53

    olha,n quero entrar na discursao religiosa de vcs,mas granizo e tempestades no mesmo lugar????

    • adolpho amorim

      8 de janeiro de 2016 em 09:00

      nao é disscussao é a biblia o livro mais contraditorio do mundo um livro pra emburrecer a massa

  24. Lucas Ramon

    13 de abril de 2011 em 19:22

    Sem duvidas é um assunto que não deveria se descutir, mas como vi alguns comentários não me deichou escolha.Antes de mais nada sou Áteu, não vou rebater nenhum coméntario só dizer algumas coisinhas…
    Muitos Cristãos(Não todos), São movidos pelo medo/temor, são “escravos de seu próprio fim”,
    Como eu JÁ VI em alguns lugares… Sempre afirmando “você que não acredita em deus séra castigado”,”quando a hora chegar vocês vão ver,(como ja disse antes não são todos),ai eu lhe pergunto… Porque “deus” me castigaria por ter duvidas? Porque vocês Cristãos jugam os Áteus se na sua religião diz que não se deve julgar, eu não entendo mesmo…
    O que vai acontecer com as pessoas que outras religiões?
    Vão para o “inferno” porque lhe encinaram outra religião quando eram pequenos?
    O Cristianismo esta acima de tudo?

    Só tenho mais uma coisa a dizer: Eu sou o meu DEUS,meu PASTOR e meu SALVADOR.O que eu faço só se diz respeito a min e nada a mais, nada pode mudar isso!

    • Elton Viana

      19 de julho de 2011 em 11:49

      Como em qualquer outro grupo, na “religião” também tem fanáticos, também tem pessoas que não praticam o que pregam, etc. Entre os ateus também existe os que não acreditam em Deus enquanto está tudo bem, no primeiro sinal de problema, já correm pra cama para orar pra Deus pedindo ajuda. Enfim, somos humanos. Mudar de opinião é normal. Ser hipócrita não deveria ser normal, mas é comum em qualquer lugar também.

      A própria Bíblia diz que haverá uma ressurreição “tanto de justo, como de injustos”. Diz também que o inferno de fogo com o Diabo atormentando a pessoa como forma de castigo por toda a eternidade não existe; o que existe é a terra que vai te cobrir, você vai se decompor, e virar terra de novo. A Bíblia realmente diz que não devemos julgar aos outros, mas infelizmente, a GRANDE MAIORIA dos religiosos NÃO CUMPREM O QUE PREGAM. Não deveria ser assim, mas infelizmente é verdade.

      E realmente, ateus sofrem preconceito. Mas eu, como cristão, já sofri muita zombaria também. Normal.

  25. fandangos

    7 de abril de 2011 em 00:36

    Um livro é algo que pode ser escrito do jeito que o autor quer. Eu acho que tem muito sensacionalismo na Bíblia.

    Eu não tenho nada contra religiões, o foda são os seres humanos como esses João e Olavo. Eu acho bonito pra caramba essas artes sacras e tal, pra mim a Bíblia tem muita metáfora e exagero, e até entendo porque as pessoas acreditam em Deus. Só que os religiosos costumam ser pessoas muito, muito chatas, e às vezes até hipócritas.

    • Wesley Campanholi Neves

      24 de agosto de 2012 em 01:31

      como os seres humanos sao foda? vc e oq? o joao e olavo fazem muito bem em defender no q eles acreditam,assim como eu. respeite as opnioes. afinal este e um assunto q nem descotido deveria ser.

      ,
  26. Gabriel

    5 de março de 2011 em 21:44

    A simples compreenção do assunto, saber come as coisas se originaram em cada uma das teorias, vai fazer sua resposta a todos os acontecimentos ser não apenas, ”É assim e acabou”, devemos mesmo, que não seja nossa religião, respeitar a do próximo, não devemos ser ignôrantes  e dizer que esta errado sem saber do que o outro  esta falando.

  27. Rafael Rodrigues

    8 de fevereiro de 2011 em 14:29

    cara, acho q assim …
    as pragas podem realmente ter sido esses fenomenos naturaismas tu nao acha q Deus pode ter feio ocorrer esses fenomenos??

    acho a msma coisa sobre o big bang
    afinal pra Deus, mil anos eh um dia neh …

  28. ANTONIO ESTEVAO

    2 de fevereiro de 2011 em 04:24

    Cada um crer no que quer,mas dizer que o mundo não tem um criador ou que Deus não existe é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.

    • Rafael Da Cruz

      7 de fevereiro de 2011 em 10:05

      Acredita em deus? que burro, dá zero pra ele….  
      kkkkk

      • Rafael Rodrigues

        8 de fevereiro de 2011 em 14:30

        zombar da fé dos outros eh a pior coisa q alguem pode fazer

  29. Havilá Sayuri

    21 de janeiro de 2011 em 14:56

    Na minha opinião as religiões, as crenças de cada um, ñ são p/ serem descutidas e sim cridas por cada um, incluindo os instrumentos de cada uma, a Biblia é o livro do cristianismo, e vocês postaram no blog vários mistérios da humanidades e ñ criticavam, ñ faziam controversias, por que quando é chegado a hora da biblia tudo tem que ser provado cientificamente ou com explicações reais?

  30. Renato Natu

    8 de janeiro de 2011 em 03:50

    Muito bom Diego, voce acaba de mostrar o quanto Deus é meticuloso e lógico. Para mim Deus é o maior cientista que existe, afinal Ele inventou as leis fisicas, a matematica e tudo que a ciencia tenta atribuir-se a si mesma.

  31. Hugo Limarque

    30 de dezembro de 2010 em 23:52

    Como foi dito lá em cima, as pragas da sarna e da úlcera não foram explicadas.Qual foi o ponto de vista da ciência a respeito desses dois acontecimentos?

  32. Anny Figueira

    29 de dezembro de 2010 em 12:17

    Eu acredito fortemente que todos os fatos escritos e colocados na bíblia sao relatos “exagerados” de coisas que aconteceram de verdade.
    As pessoas não tinham conhecimento de nada naquele tempo, então tudo era motivo para dar os créditos a “Deus”.
    Não me surpreende nada se algum dia comprovarem e explicarem cientificamente tudo que tá escrito na Bíblia, interpretando o que realmente aconteceu…

  33. Olavo C

    28 de dezembro de 2010 em 10:58

    o João eles são muito ignorantes para acreditar no Big Bang ,ngm merece em!!  Big BAng kkkkkkkk     

    • adolpho amorim

      8 de janeiro de 2016 em 08:58

      deus onipotente, oniciente e onipresente kkkkkkkkkkk

    • João Pedro brito

      28 de dezembro de 2010 em 14:58

      Deixa quieto mano!!

      • barack obama

        16 de fevereiro de 2011 em 09:52

        é mais facil acreditar que deus fez uma estatua de barro que virou homen…

  34. Matheus Caires

    27 de dezembro de 2010 em 16:22

    Lembrando que isso não passa de hipóteses, nada foi comprovado.

  35. João Pedro brito

    27 de dezembro de 2010 em 15:45

    O big bang explodiu e coincidentemente  todos nós temos 5 dedos, temos 2 olhos, todos nós temos uma imagem semelhante

    COMO UMA EXPLOSÃO FEZ TUDO ISSOOOOOOO…
    ESSA EXPLOSÃO É MUITO ESPERTA PARA O MEU GOSTO….
    “OBRIGADO BIG BANG PELO PÃO DE CADA DIA”
    DEUS EXISTE E VOCÊS QUE NÃO ACREDITAM PODE SABER QUE O INIMIGO LA DE BAIXO ESTÁ FELIZ COM ISSO !!!

    • adolpho amorim

      8 de janeiro de 2016 em 08:47

      inimigo la de baixo que isso?

    • barack obama

      3 de janeiro de 2011 em 17:45

      eu tambem tenho 5 dedos e 2 olhos ,veja só como sou a imagem de deus

      • xekmat

        22 de janeiro de 2011 em 02:20

        Respondendo aqui aos caros amigos “disculpando ai galera, aos erros de português alem de eu ser ruim nisso não to afim de corrigir”
        1º – João vc tem q mudar de tatica esse fato de que Deus criou os seres humanos com 5 dedos 2 olhos …. sim todos ja sabem disso se eles nao acreditam “problema de quem nao acredita” é pq a ciência diz que sao consequencias da evolução e tudo mais.
        2º – Cairo magno “eu tambem tenho 5 dedos e 2 olhos ,veja só como sou a imagem de deus”
        velho q isso.. ta na cara que você nunca tocou numa biblia, na biblia diz que Jeová “não sou testemunha de Jeova pra quem não sabe esse é o verdadeiro nome de Deus so não é muito tocado em outras religiões porque acreditava-se que só os dignos poderiam pronunciar o nome de Deus”continuando… diz que Jeová Deus é espirito é essencia não pode ser visto nem tocado, quando ele aparese para Moisés aparese em essencia em um arbusto em solo sagrado, somos feitos a imagem de Jeová porque nos temos a capacidade alias a honra de poder amar DEUS É AMOR nos somos amor “nao ao todo mais somos” por isso somos feitos a sua imagem.
        Flw galera sei que em muitas cabeças ai nao adianto nada mais sei que quem acredita realmente em Deus sentiu um queimor dentro do peito.

        • barack obama

          16 de fevereiro de 2011 em 09:50

          fui EVANGELICO durante 17 anos se eu li a biblia ??????????? eu comi ela ,eu ainda leio ou melhor eu estudo

          • xekmat

            20 de março de 2011 em 23:13

            Não parece nem um pouco porque não discordo do meu argumento? Para alguns a biblia é só um livro de auto ajuda e dai que você leu? Sem fé vai adianta oque?
            E uma parte dos evangelicos “não querendo descriminar e tal… bla bla” são muito sem argumentos, para laguns e só aquilo e pronto para outros não … simples talvez você você tenha virado ateu por alguns desses argumentos e achou respostas convincentes na ciência!

          • Mariele Tesche kuster

            2 de janeiro de 2012 em 16:06

            Falou tudo xekmat…
             João big bang não pensou em nos dar 5 dedos e 2 olhos, big bang foi uma estrela enorme que explodiu formando galáxias, depois disso a Terra começou em seu processo de evolução, até chegar nos macacos, uma parte dos grupo dos macacos evoluiu pra humanos e outro grupo de macacos evoliu pra várias espécies de macacos…
             aliás nem a cienia e nem a bíblia podem comprovar realmente como tudo surgiu, pois os historiadores sempre falam que para vc comprovar alguma coisa  vc tem que mostrar provas VIVAS daquilo!
             

  36. Olavo C

    27 de dezembro de 2010 em 14:57

    Só falta vir com uma matéria dizendo que foi um vento que abriu o mar Vermelho,ai  é muita ignorância pra uma pessoa só

  37. Olavo C

    27 de dezembro de 2010 em 14:54

    Para Acreditar numa coisa dessa tem que ser mt ignorante mesmo ,ngm merece !! vamu acorda pra vida aew galera ,kda coisa aff 

  38. Aderson Nunes

    27 de dezembro de 2010 em 13:19

    Como ele acredita tanto na fisica, deve ser que Moises era um grande fisico, e mesmo sem tecnologio nenhuma ele “adivinho” os ocorridos.  -.-

    Se vc me mostrar evidencias (jornais, revistas, etc) onde em 100 anos (logico que na epoca isso aconteceu em muito menos de 100 anos) ouve chuva de granizo no egito, tempestades de areia(comum) infestaçao por algas,garfanhotos e mais esse outros exemplos ai, agente volta a conversar, pois nao acredito em coicidencias.

    • Alex Arthur

      27 de dezembro de 2010 em 14:39

      muito boa a materia cara. Não sou Cristão, sempre achei que os acontecimentos sobrenaturais não fossem as pragas, ja que uma é resultado da outra, mas sim a fileira de coincidencias de todos os acontecimentos. Acredito em em Deus e em Intervenção divina, mas nem sempre tudo é resultado de intervenção divina. Mas achei show cara, parabens

  39. diego diniz

    27 de dezembro de 2010 em 11:42

    primeiro: como um carinha aí já disse, como Moisés saberia que esses fenômenos iriam acontecer? Moisés avisou todos os fenômenos a Faraó antes de acontecerem, inclusive o 1º de transformar água em sangue! Ele não poderia adivinhar isso. Deus que o disse.
    segundo: trevas? tempestade de areia? cara, o dia era noite no Egito, areia não poderia provocar isso!
    Terceio: Deus criou tudo, e ele pode usar o que ele criou para criar esses fenômenos! Ninguém jamais conhecerá esses fenômenos mais do que Deus, e daí que a ciência prova como ocorreu? Mesmo assim foi Deus que fez, a ciência, física e química são apenas tentativas humanas para entender os grandes feitos de Deus!

    • Diego Martins

      27 de dezembro de 2010 em 12:46

      Como pode afirmar com certeza que Moisés avisou? Não existe nenhum registro histórico disso, só o que está escrito em um livro que foi redigido mais de 1800 anos depois desse ocorrido.

      • Vinicius Mariano

        2 de janeiro de 2011 em 01:23

        ” Mâneto, sacerdote egípcio que evidentemente odiava os judeus, escreveu na língua grega, por volta de 280 AEC. O historiador judeu Josefo cita Mâneto como dizendo que os antepassados dos judeus “entraram no Egito aos miríades e subjugaram os habitantes”, e então Josefo diz que Mâneto “passa a admitir que eles foram depois expulsos do país, ocuparam o que agora é a Judéia, fundaram Jerusalém e construíram o templo”. — Against Apion (Contra Apião), I, 228 (26).

        “Embora o relato de Mâneto, em geral, não seja muito histórico, é significativo que ele mencione os judeus estarem no Egito e saírem de lá, e que, em escritos adicionais, segundo Josefo, ele identifica Moisés com Osarsif, sacerdote egípcio, indicando que, embora monumentos egípcios não registrem este fato, os judeus estiveram no Egito e Moisés foi seu líder. Josefo fala de outro historiador egípcio, Queremon, que diz que José e Moisés foram expulsos do Egito ao mesmo tempo; Josefo menciona também um certo Lisímaco, que conta uma história similar. — Against Apion, I, 228, 238 (26); 288, 290 (32); 299 (33); 304-311 (34).

        Existe provas fora da Bíblia de que Moisés existiu  e de que os israelitas foram expulsos do Egito. (As fontes acima confirmam isso)

        • Icaro

          8 de janeiro de 2011 em 16:59

          é, mas n existe provas de q ele “previu”, a bíblia, vc querendo ou n, é tb um livro, e como todo livro, sempre tem umas alterações para da um “luxo”. ^_^

    • diego diniz

      27 de dezembro de 2010 em 11:45

      a ciência descobriu como ocorreu, mas isso não muda o fato que Deus fez tudo isso!

  40. Douglas Pazetto

    27 de dezembro de 2010 em 02:02

    Post maravilhoso, nos faz refletir bastante, e pensar nunca faz mal.
    Parabens Diego ^^
    Mas não posso deixar de comentar que nem tudo foi explicado, é meio dificil acreditar em algumas coisas que a ciencia explicou sobre esse caso. Como explicar uma grande chuva no deserto, uma grande tempestade de areia até vai nesse caso. Outra é o granizo, nunca ouvi falar nesse fenomeno ocorrer no deserto (me corrija se estiver enganado). Mas se tudo isso ocorreu os caras do Egito não tinham lá muita sorte afinal, afinal a Maré Vermelha, a grande tempestade de areia, o granizo, que são todos fenomenos naturais ocorrerem todos no mesmo período Quanto azar em XD

    • Neometalsonic

      29 de dezembro de 2010 em 17:07

      Pode parecer estranho, mas, embora seja um tanto incomum, chove granizo lá. Alias, a epoca do ano em que mais tem chuvas de granizo é o verão, até mesmo aqui no Brasil.

    • João Pedro brito

      27 de dezembro de 2010 em 02:13

      isso é verdade, se a ciência for explicar tudo que a biblia diz sobre o exodo , concluiremos que os egipicios era uma civilizaçao muito azarada !!!

  41. João Pedro brito

    26 de dezembro de 2010 em 23:32

    Vocês que acreditam no big bang me diz uma coisa

    Você tem 2 pernas e caminha tranquilamente em uma rua, ai fica a pergunta 
    COMO O BIG BANG SABIA QUE SERIA NECESSÁRIO 2 PERNAS PARA ANDAR NADAS E ETC ??

    Você que tem olho
    Como o Big Bang sabia que você precisaria de uma sobrancelha para proteger a poeira dos seus olhos ??
    ______________________________________________________________________-
    ESPERTO ESSE TAL DE BIG BANG N[EH, PENSSOU EM TUDO ATÉ PARECE UM SER HUMANO….
    DEUS TE AMA, ACREDITANDO NELE OU NÃO

    • adolpho amorim

      8 de janeiro de 2016 em 08:42

      igual deus mesmo que criou o homen a sua imagem e semelhanca um ser perfeito que as vezes nasce com deficiencia fisica ou mental ou homossexual

    • Gassem Tardeli Marques

      10 de outubro de 2013 em 20:10

      Você deixou atribui ao seu Deus a complexidade da vida em nosso planeta,mas esse tipo de argumento não se sustenta pois a mesma coisa pode ser aplicada ao seu Deus no sentido de que o mesmo não poderia surgir do nada sem que algo o gerasse tamanha a complexidade dele.

    • barack obama

      3 de janeiro de 2011 em 17:41

      na verdade andar sobre duas pernas tambem traz muita complicaçoes exemplo:dores na coluna hemorridas, problemas nos joelhos etc

    • Neometalsonic

      29 de dezembro de 2010 em 17:00

      Não foi o big bang que criou a “vida” ele apenas foi a origem desse “universo”. Ele apenas criou as condições necessarias para que o Helio e o Hidrogenio, graças a força da gravidade, se juntassem em grandes nebulosas e que dessem origem a uma primeira geração de estrelas, que por meio de processos quimicos e fisicos, deram origem aos demais elementos existentes. Essa primeira geração de estrelas explodiu, pois chegaram ao limite de suas vidas, jogando os elementos universo a fora.
      O resto você pode descobrir estudando quimica, astronomia e biologia, recomendo a revista Superinteressante.

      Alias, pare de matar aula.

    • returning

      27 de dezembro de 2010 em 01:50

      O que existia antes de deus mesmo?

      • João Pedro brito

        27 de dezembro de 2010 em 02:05

        Essa pergunta está criticando o que eu disse ??já que é assim, o que existia antes do Big Bang ??
        Cara presta atenção…
        vcs acham que o bing bang fez a agua, o oxigênio,a SABEDORIA HUMANA….
        Cara nosso corpo é perfeiro o big bang não e capaz de fazer a maior perfeiçao através de uma explusão…
        Pensa nisso 

        • Mariele Tesche kuster

          2 de janeiro de 2012 em 15:54

          Qual veio  primeiro: o ovo ou a galinha?  R: nem um dos dois (eu acho né)
           O que tinha antes de Deus??
           alguma coisa tem q existir pra fazer outra coisa existir, eu vou mais pela parte do big bang pois ele é mais explicado, mais realistico e daki a alguns anos cientistas vão criar uma réplica pra mostrar suas teorias sobre ele, já vi em um canal de tv sobre cientista estarem desenvolvendo uma máquina pra criar um mini big bang, muito interessante!
          Acho bom ouvir as teorias dos cientistas sobre como começou o universo pq alem de eles falarem elas eles fazem de tudo pra provar com experimentos incríveis, sem falar das imagens que o Habbol ( sla cm escreve agr) tira fotos do universo!

        • Diego Martins

          27 de dezembro de 2010 em 11:00

          É só você estudar química, física que vai ter uma explicação lógica para tudo. Teoria da Evolução, Teoria do Big Bang e tudo mais, dá uma lida.

          • Miqueias Scher

            28 de dezembro de 2010 em 13:59

            mas existe mais uma dúvida!quanto a origem da vida na terra!
            oparin certa vez fez uma experiencia para recriar o ambiente da terra primitiva!
            e conseguiu criar aminoácidos!
            que se juntaram!
            e pela ABIOGÊNESE conseguiram formar compostos que mais tarde resultaria na vida na terra!

            até ai, tudo legal!
            mas acontece que dps de certo tempo!
            essa teoria da abiogênse caiu por terra!

            pq era impossível isso acontecer!

            será que alguem ai pode me explicar melhor!

          • Neometalsonic

            29 de dezembro de 2010 em 17:04

            A teoria da abiogenese era a de criação de seres vivos complexos por meios inaminados.

            A teoria do Osparin (que veio DEPOIS) é que elementos quimicos em determinadas circunstancias dão origem a aninoacidos, que não são vida em si, mas fazem parte do DNA. 

            Recomendo estudar a teoria da origem da vida mais a fundo.

          • Gean Guto

            27 de dezembro de 2010 em 12:59

            olha eu até intendo seu ponto de vista mas eu acho q a ciencia nao é tao clara em determinados assuntos por exemplo o big bang se foi causado por uma explosao como diz a ciencia porque todos os planetas e estrelas tem forma aredondada? se em uma explosao a materia ela nunk fica na formar aredondada ele sempri se parte em diversos formatos, ja a teoria da evoluçao eu nao tenho muito oq dizer pois é bem complexa para mim poder tentar explicar ou sera q ela é tao facil q nem presiza de explicaçao?

          • Diego Martins

            27 de dezembro de 2010 em 13:03

            É óbvio, os planetas são redondo por causa da gravidade, que se propaga em todos os sentidos com a mesma força, por isso acabam sendo redondo. Não tem nada a ver o Big bang com a forma dos planetas, ele aconteceu a bilhões de anos atras, não tem mais influências nos corpos celestes atuais.

          • Gean Guto

            27 de dezembro de 2010 em 13:54

            é eu ja li isso uma vez mas nao mi convenseu kkkkkkkkkkkkkkkk tem coisas atuais q vemos e nao tem explicao logica onde ate mesmo a ciencia admite q é milagre porque eu teria q aceitar a teoria do big bang q segundo a ciencia ocorreu há bilhoes de anos(certo q ninguem ta me forcando a acreditar em big bang) e continui com esse tema ai quem sabe vc nao muda de opnião

          • Icaro

            8 de janeiro de 2011 em 16:55

            Eu já li a Bíblia e n me convenceu. xD antes de vc vir me martelar, fica calmo q só fiz uma brincadeirinha. Não me importa sua relgião e nem seu nível de crença, mas se vc estudar física a fundo, verá q é +/- akilo q o Diego falou msm.

            Teh + ^_^

    • Madruga

      27 de dezembro de 2010 em 01:17

      Odin é maravilhoso né!

      • Icaro

        8 de janeiro de 2011 em 16:53

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rachei aki!

  42. João Pedro brito

    26 de dezembro de 2010 em 23:24

    Deus existe, você crendo nele ou não. Deus é Deus você reconhecendo ou não. E ELE TE AMA !!

  43. Márcio Rogério

    26 de dezembro de 2010 em 16:21

    Bem que poderia ter alguns post’s sobre outros livros sagrados, muitas pessoas nao sabem sobre os outros, só da bíblia, sou evangélico, mas sou a favor deste debate, pois as pessoas possuem pensamentos diferentes, mas o certo jamais será errado e o errado jamais será certo (como comer fetos, coisa que acontece em outros países é considerado normal), isso vai de cada um (aqui no Brasil, quando uma criança indígena nasce com alguma deformidade, ela é enterrada viva por seus próprios parentes).

  44. José Netto

    26 de dezembro de 2010 em 15:13

    Glória a Deus, por tudo isso…
    Não importa se a ciencia explica cada fenomeno, o que importa é que o Senhor livrou o seu povo das mãos dos egipicios se utilazando de meios naturais, que foram criados por Ele.
    Bendito seja Deus por todas essas maravilhas!!!

  45. Jonas Andrade

    26 de dezembro de 2010 em 11:51

    “Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” Lc 10:21

  46. Jeffimaster

    26 de dezembro de 2010 em 11:17

    certo, tudo faz sentido!mas como Moisés poderia saber de tudo que aconteceria 
    por acaso ele era um sabio ou um profeta ou um adivinho

  47. Lucas Koppe

    26 de dezembro de 2010 em 07:38

    faltou a praga da sarna e ulceras sobre o povo do egito.

    e tbm achei a ultima praga mal explicada, pois não explora todos os fatos. na biblia o Senhor diz que a meia noite soltará o anjo da morte na terra do egito para matar todos os primogenitos INCLUINDO primogenitos de animais, e aos israelitas, ordenou que passassem sangue nas batentes de suas portas para que nada acontecesse a seus primogenitos.

    acho que se fosse um fenomeno sem nenhuma intervenção divina, os primogenitos israelitas tbm morreriam 😉

  48. Santista

    25 de dezembro de 2010 em 23:48

    Estou achando muito bacana a série. O National Geographic está fazendo uma série como esta (aliás está passando agora, 25122010 23h45). O tema é polêmico mas o texto está sendo bem conduzido, continue assim.

  49. Ravi Luz

    25 de dezembro de 2010 em 22:55

    Nossa Diego vc eh mto foda!Eu a cada dia mais ateu…gostei muito desses posts da Bíblia, parabéns!
    E claro, isso vale para todos os posts, na boa, não conheco site mais interessante que o Minilua.

    • Diego Martins

      25 de dezembro de 2010 em 22:57

      Obrigado. Esperamos ficar cada vezes melhores o/

  50. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:34

    eu sou cristão

     

    • fandangos

      7 de abril de 2011 em 00:24

      que bom cara aqui toma 1 biscoito

    • jhonatan kayo

      25 de dezembro de 2010 em 23:00

      eu não sou mais acredito em Deus! não preciso defender nenhuma religião para ter a salvação. Jesus não tinha religião, ele simplesmente pregava a palavra do Pai. não vi nenhuma utilidade da religião até hoje, a não ser trazer conflitos.

      • jhonatan kayo

        25 de dezembro de 2010 em 23:02

        corrigindo: “eu não sou cristão mas acredito em Deus!(…)”

  51. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:34

    Por favor Diego faça materias que ñ mexam com religiões

    • jhonatan kayo

      25 de dezembro de 2010 em 22:45

      ele não está mexendo com ninguém nem  com religião alguma @Alan Felipe, ele simplesmente está expondo os fatos de um modo lógico e racional, o grande problema dos religiosos e que eles levam muito para o lado pessoal, se você não gostou, que tal criar sua própria lógica?? já que vocês acreditam que tudo que vem da natureza é proveniente de Deus, então acredite que ele possa ter enviado tudo isso por fenômenos naturais, dando a chance para a explicação dos cientistas.e vale lembrar que, do mesmo modo que há catolicos, evangelicos, judeus e etc… tambem há ateus, e como vocês, eles tem o direito de expor suas opiniões. 
      desse modo evitamos brigas e conflitos entre todos.

      • Luan De oliveira

        6 de setembro de 2011 em 14:04

        Se vc acha que tudo o que aconteceu lá eram fenomenos naturais, então pq essas coisas não acontecem até hj ???? Em vez de furacões, terremotos, maremotos, etc, pq não pragas ??

        • Mariele Tesche kuster

          2 de janeiro de 2012 em 15:43

          eu concordo com o jonathan totalmente!
           hj acontecem fenomenos naturais iguais a da bíblia, alguns claro, mas a diferença é q eles não vem um atrás do outro direto como a bíblia descreve…
           Na minha opinião pragas é só um “título” pra isso, porque se para pra pensar e pesquisar antes q critique a opinião das pessoas, vão encontrar, por exemplo, nuvens de gafanhotos atacando plantações! e diversos!
           Tudo isso depende tbm da crença e cabeça da pessoa, todos tem a liberdade de acreditar no que quiser!

  52. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:31

    vcs naum neh mas fazeh o queh

    • jhonatan kayo

      25 de dezembro de 2010 em 22:58

      ahn??? Oo

  53. O Astro (Alone)

    25 de dezembro de 2010 em 22:29

    Eu acredito em Deus

    • Andreza Souza

      25 de dezembro de 2010 em 22:55

      eu também, ninguem aqui disse o contrário ¬¬’

      • Luan De oliveira

        6 de setembro de 2011 em 14:06

        E precisa diizer, com uns posts desses !!

  54. Nivaldo Jr

    25 de dezembro de 2010 em 21:39

    Parabéns Dieogo pela série,to gostando muito de acompanhar e desvendar esses mistérios.Não todo site/blog que tem posts tão interessantes como o minilua,a maioria só posta besteira e bizarrice.

    • Andreza Souza

      25 de dezembro de 2010 em 21:55

      … mas a maioria dos site/blogs é assim, só tem besteira ¬¬’
      Minilua é o melhor, o único que faz com que as pessoas debatam os assuntos e expressem suas opiniões ^.^

    • Nivaldo Jr

      25 de dezembro de 2010 em 21:40

      *Não é todo…

      • Diego Martins

        25 de dezembro de 2010 em 21:44

        Valew Nivaldo o/

  55. Adriana Santos

    25 de dezembro de 2010 em 21:31

    É sempre muinto bom estudar esse livro mitérioso e maravilhoso que é a BÍBLIA.Seu conteúdo não obvio, e é ai que está o seu mistério,nos convida a meditarmos com prudência,com a finalidade de não banalizarmos a sua importância para a humanidade,pois é vida viva que salva,que cura,que modifica para melhor o homem.As pestes e pragas que ocorreram,servirão de motivação para muintas interpretações e assim ficamos conhecendo mais o racíocinio humano.Os eclipses que ocorreram também simbolizaram as trevas.Outro acontecimento que nos faz cogitar a possibilidade de um vulcão ter entrado em erupção também é aceita .Quando a mulher de Ló ficou petrificada por olhar pra trás[olhar pra trás significa ter voltado para pegar algo],enquanto seu marido e suas filhas que não lhe copiaram o gesto,obdecendo a ordem de Deus, que se apressassem em sair dali,se salvaram.A BÍBLIA É O MISTÉRIOSO LIVRO DA VIDA,SEM DÚVIDA.

    • barack obama

      16 de fevereiro de 2011 em 09:44

      voçe já matou um herege hoje? a sua biblinha manda

      • Vinicius Cerqueira

        1 de novembro de 2013 em 08:54

        mostre onde

      • Wesley Campanholi Neves

        24 de agosto de 2012 em 01:17

        nao acredita, respeita. nao acredita em nada e fica falando merda.

  56. David Melo

    25 de dezembro de 2010 em 21:22

    Vlws!!!!          “A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.

    • Rodrigo Campos

      26 de dezembro de 2010 em 14:49

      Essa palavras não sairam de sua cabeça ok??? São palavras de Kant hehehe…

  57. Olavo C

    25 de dezembro de 2010 em 20:18

    Mt Boa a matéria , mas eu n acredito nisso ,totalmente sem sentido , mas quem nao acredita na Bíblia eu respeito  ,faze o q 

  58. Madruga

    25 de dezembro de 2010 em 20:11

    Gostando ou nao tudo tem uma explicação Logica.

  59. returning

    25 de dezembro de 2010 em 19:57

    Mt bom post, agora vai começar as críticas.

    • Lyncoln Lynkao

      2 de março de 2014 em 13:54

      KKK mano ae vc fala de coisas cientificas mais chuva de granizo no deserto e nuvens de chuva no meio do mesmo deserto meio sem nexo isso já que o clima é seco !!

    • Tiago Araujo

      30 de maio de 2011 em 14:55

      olha,n quero entrar na discursao religiosa de vcs,mas granizo e tempestades de areia no mesmo lugar????

    • Diego Martins

      25 de dezembro de 2010 em 19:58

      Obrigado ^^

      • Marcos Neves

        11 de maio de 2011 em 21:42

        Parabéns por estes posts cara, é muito difícil alguém mexer nesses assuntos sem sair da razão científica. A Bíblia é um livro muito bonito e em algumas partes um tanto pesado de ler que reflete a luta do povo hebreu pela sobrevivência. Muitas de suas histórias são baseadas em imaginário popular, e por popularidade foi elevada a livro santo. Eu acredito na fé, sou budista e acredito que muitas pessoas por acreditarem tanto, receberam benefícios. Como vc disse fica ai o mistério.

      • Tiago Carvalho

        31 de dezembro de 2010 em 09:41

        Como esse povo gosta de acreditar em estórinhas, em Exodo 11:5 diz que tambem os primogenitos dos animais morreriam, será que eles comeram bolor tambem , sera que eles tambem tinham a porção dobrada de comida com bolor, hahaha, me perdoem o riso, mas foi inevitavel, desculpe atrapalhar o conto desse senhor , todos que tentaram desmentir a Bíblia até hoje só conseguiram comprovar que ela é verdadeira , Graça e Paz a todos.

        • Felipe Santos

          9 de agosto de 2011 em 11:53

          concordo plenamente…..
          e tem outra como q o povo de israel que era um povo fiel a DEUS nao sofreu com essas pragas??

          e ai diego??????????

        • José Augusto

          27 de março de 2011 em 15:54

          Concordo ctg Tiago sempre buscando motivos para negar a maravilha que eh Deus, que inclusive em certos momentos ficam muito forçado. mas eh isso ai, acredito sempre em Deus e em breve quem o nega hoje vai louva-lo amanha. Fiquem com Deus!

      • marcelo eduardo

        27 de dezembro de 2010 em 01:38

        vc acredita em DEUS?

        • Diego Martins

          27 de dezembro de 2010 em 10:58

          Acredito em física, química e matemática.

      • returning

        25 de dezembro de 2010 em 20:02

        Por nada, agora vai ter que segurar as críticas, porque aqui não aceitam opiniões alheias. Mas concordo com você em relação ao post da bíblia.

        • Diego Martins

          25 de dezembro de 2010 em 20:05

          As críticas fazem parte, quando iniciei a pesquisa sabia que muita gente não ia gostar. Mas o que conta é o pessoal que debate o assunto de boa, sem ofensas e tudo mais. Quem parte para ignorância eu nem discuto.

          • Andreza Souza

            25 de dezembro de 2010 em 21:07

            Parabéns Diego, muito bom esse post ^.^
            Continue assim, bjok ^.^

          • Diego Martins

            25 de dezembro de 2010 em 21:10

            Valews ^^

          • Andreza Souza

            25 de dezembro de 2010 em 21:33

            Diego, nunca vi um assunto mexer tanto com as pessoas! As pessoas são frágeis quando há a possibilidade de que um fato que a tanto tempo elas acreditam seja explicada de outra forma, ou possa ser uma farsa ou manipulação o.O
            Quando as criticas não tem argumento sensato, a pessoa perde até a razão e acaba indo pra ignorância.
            As pessoas tem que entender que você não tá aqui pra mudar a opinião de ninguém, é apenas com o intuito de informar.
            Parabéns Diego ^.^

          • Diego Martins

            25 de dezembro de 2010 em 21:44

            Exatamente isso. ^^

          • David Melo

            25 de dezembro de 2010 em 21:13

            Muito bom Diego !!!!! Post Irado. Parabéns!!!!

          • Diego Martins

            25 de dezembro de 2010 em 21:15

            Brigadão o/

          • David Melo

            25 de dezembro de 2010 em 21:21

            Vlws!!!!          “Os homens podem dividir-se em dois grupos: os que seguem em frente e fazem alguma coisa e os que vão atrás a criticar.”

137 Comentários
Topo