Minilua

Os maiores mistérios da humanidade #17

No último post da série tentamos desmistificar o Êxodo, explicando de maneira lógica e racional os acontecimentos que são descritos naquele livro. Hoje falaremos sobre outro mistério da Bíblia e o tentaremos explicá-lo:

Mistérios da Bíblia – Sodoma e Gomorra (Pt. 1)

Sodoma e Gomorra são duas cidades citadas no Gênesis, descritas como lugares onde pecados terríveis contra Deus são cometidos e que ele em fúria acabou destruindo e matando todos que lá viviam.

O que desperta a atenção sobre esse acontecimento é que poucas coisas são claras, primeiramente pela localização das cidades, por que não há como descobrir exatamente o local onde elas existiram apenas com o que a Bíblia diz. Em segundo lugar vêm os pecados, pois são descritos de maneira muito vaga. Para completar a grande questão que surge é: Existiram mesmo essas cidades? Ou são apenas ficção?

Todas essas questões ficaram sem repostas por anos, pois ninguém conseguia encontrar nenhum vestígio das tais cidades. E sem nenhuma prova concreta da existência delas tudo o que estava descrito na Bíblia não passava de boato.

Por que mesmo a maior destruição já vista na Terra não conseguiria apagar totalmente os vestígios de uma cidade murada, por maior que tenha sido a fúria de Deus, alguma prova desse acontecimento tinha que estar em algum lugar para provar tudo.

Felizmente em 1924 um arqueólogo descobriu as primeiras pistas que levariam até as cidades de Sodoma e Gomorra. Porém somente em 1967, quando uma escavação em uma área próxima ao Mar Morto se iniciou as cidades perdidas da Bíblia foram encontradas, dessa forma as perguntas que tanto faziam os estudiosos pensar poderiam ser respondidas.