Os maiores mistérios da humanidade #18

Semana passada nós começamos a falar e levantar questões sobre Sodoma e Gorroma. Hoje tentaremos responder essas perguntas e acabar com os mistérios que existem (leia a primeira parte clicando aqui):




Mistérios da Bíblia - Sodoma e Gomorra (Pt. 2)

images

Em 1967 os primeiros vestígios do que poderiam ser as cidades de Sodoma e Gomorra foram descobertos, fazendo com que os estudiosos da área começassem a investigar os materiais lá encontrados para que pudessem assim solucionar os mistérios que envolviam esses vilarejos e seu suposto fim descrito na Bíblia.

A primeira cidade encontrada pelos pesquisadores não se revelou o que todos esperavam, pois aparente o seu final não tinha envolvido fogo como conta o livro sagrado:

1




sodom_gomorrahNa verdade essa cidade a qual os arqueólogos descobriram provavelmente teve seu fim causado por um ataque inimigo, pois há vestígios de tais, como uma barricada na entrada da vila, marcas de fogo usadas para derrubar o portão de madeira, entre outras.

Quando a teoria de que Sodoma ou Gomorra haviam sido descobertas estava indo por água a abaixo, até que novas ruínas foram encontradas. E, para a alegria dos pesquisadores, claramente algo com muitas chamas havia feito com que aquela cidade tivesse seu fim decretado.

Mas com isso surgia uma questão: Como uma cidade naquela região foi destruída por chamas se não havia vulcão e ela era toda de pedra? Apesar de parecer algo inexplicável existe uma boa explicação, baseada em algo que aconteceu a outra cidade daquela época.

Na região próxima ao Mar Morto existem muitos bolsões de gás natural sob a terra e lá também é o local onde uma falha geologia passa. Isso torna o terreno extremamente instável e propenso a terremotos. Somando os tremores com o gás, cria-se um grande perigo, pois um terremoto pode romper um desses bolsões.

portal do inferno6[3]

Esse gás somado a tremores de terra significa perigo, pois um terremoto pequeno pode gerar um incêndio de proporções épicas, o que faria uma cidade inteira queimar em poucos minutos, matando todos seus moradores. E isso é o que todos os especialistas acreditam que ocorreu na segunda cidade, pois é a única explicação lógica e aceitável.

A Bíblia diz que as duas cidades forma destruídas pelo fogo, porém se o relato bíblico estiver contado à verdade, então as duas vilas ainda não foram encontradas, contudo se os dois locais investigados forem os mesmo citados no livro sagrado, quer dizer que houve um erro na descrição da história.

sodom-and-gomorrah

As cidades encontradas são Sodoma e Gomorra mesmo? Não se pode afirmar com certeza, mas se forem que dizer que a Bíblia esta errada no que aconteceu as duas. Caso essas não sejam, a questão inicial ainda fica: Onde estão essas cidades? Seria mesmo essa história real? Ou apenas uma parábola para mostrar o que acontece com pecadores?

Certezas não existem, a conclusão fica a sua escolha.

  1. Rubi Ariadne

    20 de maio de 2013 em 01:19

    Uma possibilidade ainda mais comum seria as cidades terem sido atingidas por uma chuva de meteoritos o que, se fossem relativamente próximas, poderia ter destruido as duas literalmente com “fogo dos céus”. Não é tão incomum, afinal chuva de meteoritos ocorrem todos os anos.

  2. Miyamoto Musashi

    26 de abril de 2013 em 05:20

    minilua levando os crentes a loucura! deus pra cá deus pra lá o que eu acredito? nada!… pois se eu sou ateu com a religião de todos… todo mundo é ateu a religião do outro!

  3. Susi Menezes

    19 de fevereiro de 2013 em 17:36

    Os homens geralmente, só aceitam o que eles podem explicar .mas ás vezes,temos que acreditar no que não tem explicação! Isso se chama fé! E é o que falta na humanidade!! 

  4. Samuel Philipe

    27 de novembro de 2012 em 00:12

    Olha , A fisica realmente explicou os acontecimentos, mas voce pensou na hipotese de Deus ter controlado isso, e ter dado ao homem o conhecimento para entender o que aconteceu , E que isso eh o que acontece com os Pecadores. Eles nao inventaram essas hipoteses do nada, eles ganharam um conhecimento do Mundo Perfeito ( que no caso seria Deus ) pensem e reflitem , isso foi tudo controlado por Deus. Deus tambem criou a fisica, Pois Deus é o criador do céu, da terra e do mar, e tudo que neles há.

  5. Gabriel Maximiano

    7 de maio de 2012 em 14:21

    acredito em deus ,mais para mim muita coisa que tem na Bíblia e metáfora para que nos possamos entender  o que cristo queria explicar…as pessoas da época nao podiam entender se cristo explicasse de outro jeito…meu pai sempre diz que se o cristo nao usasse parábolas e metáforas seria como um físico tentando explicar física quântica para uma pessoa ignorante.
    Ps.eu e meu pai somos espiritas…

  6. Islaine Nascimento

    13 de janeiro de 2012 em 03:25

    para quem não sabe Deus escreve certo por linhas tortas esse ditado é bem colocado ai se Deus destruo toda a cidade pq existeria relatos delas existir não acredito que Deus deixaria se quer o pó da cidade se ele quisesse para que ninguem cometa o mesmo erro 

  7. Hemerson Mathews

    21 de novembro de 2011 em 20:50

    tenho fontes de pesquisas confiáveis (se não me engano Discovery ) e algumas informações não batem: Sodoma e Gomorra já foram encontradas pelo menos me teoria, pois na reforma de um antigo templo cuja localização não me recordo abaixo de muito concreto foi encontrado um mosaico em forma de mapa no mesmo eram mostradas 2 grandes cidades chamadas Sodoma e Gomorra . em um local bem distante foi descoberta uma civilização que embora pequena tinha grandes conhecimentos astronômicos , diariamente eram feitos registros em especies de disco de barro,os mesmos tinham uma precisão perfeita se considerarmos as constelações e que não tinham nem um equipamento de precisão na época. O fato é que em um destes relatórios foi mostrados o percurso de uma imensa bola de fogo, a qual atingiria em cheio as cidades de Sodoma e Gomorra o que explica seu sumiço sem vestígios . e embora possa ter ocorrido naturalmente não descarta a obra divina, pois como descrito na bíblia ele destrói as duas cidades com fogo vindo dos céus  ‘-‘

    • Anônimo

      13 de dezembro de 2011 em 22:19

      esse documentário é sim da Discovery, esse post esta totalmente equivocado, novas descobertas na área da geologia, astronomia e arqueologia mostram a veracidade dos relatos bíblicos, que realmente caiu fogo do céu em forma de um asteroide, novas descobertas tecnológicas sugerem que milagres descritos na bíblia são baseados em fatos reais e que a existência de um criador pode sim ser provada pela ciência.

  8. Anderson Medeiros

    19 de outubro de 2011 em 13:45

    “A Bíblia diz que as duas cidades forma destruídas pelo fogo, porém  se o relato bíblico estiver contado à verdade , então as duas vilas ainda não foram encontradas, contudo se os dois locais investigados forem os mesmo citados no livro sagrado, quer dizer que houve um erro na descrição da história.” se me permite corrigir,n seria: A bíblia diz que as duas cidades FORAM destruídas pelo fogo[…]”?

  9. Cleriston Rodrigues Farias

    17 de setembro de 2011 em 20:45

    Só que houve um erro do nosso amigou ai a Terra ele não bem arredondada, não ela e achatata nos polos e sofre, distoções por causa da sua gravitação do astro, mas acredita que Sodamo-Gomorra foi atacado pelos alieniginas o foi guerra? de tribos vizinhas e difino, por uma pessoa transforma em pedra só uma bomba nuclear ja registraram que primeiro ataque nuclea foi nessa cidade, e Jerico tambem, ate o Exceto de Alexandre o Grande acredita que foi atacar por luzes no ceu,Eu acredito na teoria do astronautas antigos, por que existe evêndencia deles aqui.

  10. Rodrigo Alves

    30 de agosto de 2011 em 19:09

    sodoma e gomorra provavelmente não deixaram rastros mais muitas coisas da biblia foram escritas antes de estudos mais aperfeiçoados acredito q sodoma e gomorra possam ter sido destruidas por fatos parecidos ou algo como chuva de meteoros oq nao quer dizer q Deus não tem nada a ver com isso 

  11. diegoxaxa

    23 de agosto de 2011 em 10:34

    Pessoal,não podemos esquecer do poder que tem o nosso Deus,se enterdessemos a forma de como Ele trabalha,Ele deixaria de ser Deus!!!Não tem o que discutir sobre isso!!!

  12. Anônimo

    22 de julho de 2011 em 02:17

    nossa, a religião fás de tudo pra manter seus fiéis como escravos, que história mais ameaçadora. livre arbítrio é uma farsa! uma criança que cresce ouvindo que deus matou quem era pecador tem o seu “livre arbítrio” completamente suprimido pelo medo. é por essas e muitas outras que eu odeio religiões, odeio a bíblia e seus derivados. nada contra seus seguidores, (meus pais são católicos assíduos) sinto somente pena de quem é cegado pela religião.

    • Andre Vulcanis

      11 de outubro de 2011 em 12:29

      O meus queridos, isso não tem nada a ver com religião, mas sim com fé…a religião simplesmente existe para diferenciar as doutrinas (ainda que muitas sejam erradas e condenadas diante das leis de Deus), a religião só gera divisão e destruição entre as pessoas. Mas sinceramente, falando agora de fé… você diz que o nós (cristãos, crentes na Bíblia) somos escravos, mas eu com certeza prefiro ser escravo de um Deus que cuida de mim, e tem o melhor pra me dar, que é uma vida de eterna plenitude, do que como vocês que são escravos do sexo, das drogas, das baladas, escravos muitas vezes de mulheres, vícios, consumismo, dinheiro e tudo o resto. Antes de dizer que alguém é escravo, analise a sua vida e tente contar de quantas coisas você é escravo e não consegue se livrar no seu dia a dia.
          Deus me dá o livre arbítrio para fazer tudo o que eu quiser, a escolha é minha, e a minha escolha é ser livre de tudo o que VOCÊ é escravo e ser escravo de Deus, que me criou, me amou, morreu por mim e me salvou.

      Abraços querido, espero que você possa ter um encontro real com o Senhor, esse aí que escreveu o livro que você diz odiar.

    • Rodrigo Colpani

      12 de agosto de 2011 em 12:43

      corrige ai por favor, é por essa e muitas outras que voce deveria estar agradecido.
      não faz sentido oque voce falou, livre arbitrio suprimido pelo medo!… mas o medo é das coisas erradas, como matar mentir estrupar essas coisas… então vamos todos agradecer! e vamos ajudar essa historia a se espalhar e deixar o medo suprimir o livre arbitrio das pessoas que hoje fazem oque querem e destroem com sua vida sem pestanejar, quem dera se um dia alguem se senti-se suprimido e deixa-se de exerser seu livre arbitrio para não arder no fogo!

  13. ricardo carvalho

    30 de junho de 2011 em 16:33

    A biblia tal como o alcorão ou a torá, ao serem lidos não devem ser levados ao pé da letra, isto é, nem tudo o que vem descrito deve ser entendido como tendo obrigatoriamente acontecido, estes livros foram escritos com o intuito de impor regras morais aos seguidores de uma determinada relegião, o caso das cidades de Sodoma e Gomorra, o que o autor quis foi dar um exemplo dos habitantes dessas cidades que não se enquadravam nos parâmetros morais seguidos pela religião cristã

    http://brigadascinzacoelho.blogspot.com/2011/06/ainda-ha-muitos-que-nao-acreditam-nas.html

  14. Vitor Das neves

    17 de junho de 2011 em 23:21

    pq vcs nao falam sobre ateismo, ja que sobre isso sempre tem muita discusão envolvida

  15. Anônimo

    5 de junho de 2011 em 14:37

    EU ACREDITO NO QUE ESTÁ NA BIBLIA, PQ VCS NAO FALAM  Q NA BIBLIA JA TINHA DIZENDO Q A TERRA ERA REDONDA E MESMO ASSIM AS PESSOAS ACHAVAM Q ERAM QUADRADAS.
    E EU NAO ACREDITO Q O MUNDO NASCEU DE UMA EXPLOSAO.

    • Miyamoto Musashi

      26 de abril de 2013 em 05:23

      grande mestre! na china, no egito, na grécia e nos países nórdicos já sabiam que a terra era redonda antes mesmo da biblia ser escrita

    • Anônimo

      22 de julho de 2011 em 02:20

      sabia que a teoria do big-bang ou “explosão” como disse você, foi formulada por um padre?

  16. Jhonatan Pereira

    22 de maio de 2011 em 16:07

    huum!!!  Desafiaar misterios de Deus, eh uma kestao dificil”””

    primeiro vc falo q ciencia e religiaao, sao eternas inimigas!!!

    mais nenhum cientista ateh hj teve corage de chegar e falar Deus nao existe!!!

    e sabe pq, pq tem mais erros na ciencia doq as pessoas procura na biblia!!!

    do msm jeito q eh uma massa no universo q nao se pode ver, porem sabemos q esta lah!!! pois o peso da gravidade nos diz isto!!! assim eh Deus, ciencia esta tendo fé, q aquela massa esta lah, mais nao se pode ver:D  

    • Miyako Akashiya

      20 de abril de 2014 em 20:24

      Ciência e religião não são inimigas, são irmãs.

    • Henrique Craveiro

      14 de março de 2012 em 00:05

      put#qp!ri$
      mas um que não sabe digitar.

      1º Nenhum cientista (eu acho) não quis dizer que deus não existe porque simplesmente querem “provar” se ele existe ou não, ninguém pode dizer uma coisa sem provas, eles não são amadores.

      2º A ciência tenta explicar essas “histórias” contadas pela bíblia, ou seja, claro que havéra erros, pois ninguém irá acertar algo desse “nível” logo de primeira T T

      o problema é que alguns de vcs acreditam tanto nessa bíblia que fecham os olhos para as outras coisas, não enxergam os dois lados, apenas o seu. isso é tão infantil. Eu acredito em deus, mas tbm acredito na chance dele não existe, pois uma coisa é verdade, toda essas estórias foram criadas por homens

      • Rayan Ibiapina

        30 de março de 2012 em 23:00

        Falou tudo. Disse simplesmente tudo que eu penso. Não é que eu não acredite que Deus existe ou não. Mas as ‘provas’ não são tão concretas assim. É necessario assumir isso!

    • Felipe Xavier

      29 de julho de 2011 em 16:57

      coragem eles até tem, mas ainda ng conseguiu provar racionalmente que Deus existe ou n

    • Antônio Gabriel

      2 de junho de 2011 em 23:57

      Sabe.. apesar de você ter escrito com alguns errinhos de Português ( xD , Errar é humano) Achei muito foda a tua opinião XD, concordo plenamente com você XD…

  17. Robinson Oliveira

    21 de fevereiro de 2011 em 09:14

    Pesquise sobre Mohenjo Daro, e lá encontrará as respostas sobre Sodoma e Gomorra, e lembre-se a Biblia é baseada em muitos relatos de diversos povos, e as suas histórias são nada mais do que a mistura de histórias de varias nações.
    Um grande abraço.

  18. julio bernard es

    18 de janeiro de 2011 em 19:02

    Eu acredito que ainda não acharam Sodoma e Gomorra, pois se as cidades encontradas não se encontram nas condições em que relatam a bíblia, e mesmo se tiver um explicação científica para o que ocorreu tenho certeza que será algo de acordo com o que a bíblia relata.

  19. Evelyn Winsyl

    14 de janeiro de 2011 em 21:12

    Muito bom seus post’s. Mas sabe… eu já me cansei de ficar lendo lendas sobre a bíblia. Sou ateia, mas já enjoei de ler sobre a bíblia. Será que você não poderia colocar novos mistérios?? Agradeço!

  20. Anônimo

    13 de janeiro de 2011 em 14:47

    Muito interessante. Mas IMO (In My Opinion, para os que não souberem o que significa), teve uma coisa bem vaga aí: Apontando erros na descrição da história da Bíblia.
    Outra pessoa disse em posts anteriores que certas coisas da Bíblia não devem ser levadas à sério pois são coisas contadas como metáforas.
    Há a possibilidade dessa história (Sodoma e Gomorra) ter sido contada de modo metafórico também.

    • Miyako Akashiya

      20 de abril de 2014 em 20:22

      Se essas cidades forem as tais, então talvez elas tenham sido destruídas com fenômenos naturais e atribuíram tal coisa a Deus. Faziam muito isso na antiguidade.

  21. K'

    12 de janeiro de 2011 em 22:23

    Muito interessante e instrutivo. Parabéns pela postagem 🙂

  22. madkip mad

    12 de janeiro de 2011 em 15:29

    aff fico demorando com negocio dessa droga da bíblia jesus nao existe

    • Miyako Akashiya

      20 de abril de 2014 em 20:20

      Claro que não existe, ele morreu há uns dois séculos atrás…

    • Guilherme Ol

      11 de outubro de 2011 em 07:43

      NAO FALA ASSIM DO MEU DEUS , SE VOCE TOCAR NO MEU DEU VOCE EST A TOCA NO EM MIM 

      • Legião

        12 de junho de 2013 em 13:09

        Seu deus esta morto, eu o ceifei.

      • Henrique Craveiro

        13 de março de 2012 em 23:55

        primeiro aprenda a digitar, depois tente proteger seu deus  🙂

  23. Nivaldo Jr

    12 de janeiro de 2011 em 12:40

    Ae Diego tem um erro corrigi ai: “A primeira acidade…”                                                                       e “…certeza, mas e forem que dizer que a Bíblia esta errada no que aconteceu as duas.”Flw

    • Diego Martins

      12 de janeiro de 2011 em 21:05

      Corrigido, valews. ^^

  24. Andreza Souza

    12 de janeiro de 2011 em 01:38

    Gostei mais desse do que o anterior, tem mais informação, trecho da bíblia e tal. Muito boa a observação que você colocou no final “Certezas não existem, a conclusão fica a sua escolha”, tem os que vão lê o post e considerar só mais uma informação e tem aqueles que vão lê e considerar isso como uma ofensa o.O… Esses últimos devem ser inseguros da própria crença e não aceitam as opiniões ou comentários alheios. Ótimo post ^.^

    • Nivaldo Jr

      12 de janeiro de 2011 em 12:38

      Concordo contigo.

  25. Lucas Koppe

    12 de janeiro de 2011 em 01:13

    esse fenomeno de gases sendo liberados por terremotos destruindo cidades inteiras por incendio tem algum tipo de historico? cidades que sofreram esse fenomeno cientificamente provadas?

    • Diego Martins

      12 de janeiro de 2011 em 21:01

      Tem um cidade com registro históricos e tudo que foi dizimada exatamente por isso, ela tem um nome árabe estranho, num lembro de cabeça, quando eu lembrar coloco aqui. Mas já aconteceu sim, lembrando que cidades desse época tinha no máximo 1000 pessoas, não tem como comparar com uma atual, eram mais um pequeno povoado.

  26. Andressa Gomes

    11 de janeiro de 2011 em 23:54

    Adorei o post! Muito bom, continuem assim!!!!

  27. David Melo

    11 de janeiro de 2011 em 23:44

    Muito legal e interessante!!! Ótimo Post!! 

  28. Bruno Rock

    11 de janeiro de 2011 em 23:07

    interessante

46 Comentários
mais Posts
Topo