Minilua

Os maiores mistérios da humanidade #33

Semana passada falamos sobre a "Dama de Marrom", a mais famosa foto de fantasma. Hoje falaremos sobre um dos lugares mais misteriosos do mundo:

Denrinkuyu

Na Turquia, mais precisamente na província de Nevsheir, existe uma enorme cidade subterrânea chamada Denrinkuyu, local esse que abriga diversos mistérios e muitas controvérsias.

A primeira questão que envolve o local é a data de sua construção. Algumas pesquisas dizem que o local foi construído em 4000 a.C, já outras dizem que ela foi escavada a mais de 10000 mil anos atrás, porém alguns esqueletos de um cemitério próximo datam de 1800 a.C, o que deixa a verdadeira data de sua construção sendo um mistério.

Contudo o que mais intriga os arqueólogos é a complexidade da cidade subterrânea, que seria capaz de abrigar até 50 mil pessoas com certo conforto. Com mais de 20 níveis, o local possui salões para abrigar alimentos, cozinhas, celeiros, estábulos e até mesmo capelas.

Além disso, o lugar possuía um sistema complexo de dispersão de fumaça, que permitia que ela fosse lançada na superfície sem ser notada e um sistema de ventilação que fazia com que o local mantivesse a temperatura ambiente estável, com ar novo circulando em todos os andares.

A complexidade e a grandiosidade da obra fazem com que diversas questões sobre sua verdadeira origem sejam levantadas, afinal como poderia ter sido construído um lugar desse há mais de 6000 mil anos atrás, quando a engenharia era extremamente limitada e as ferramentas mal existiam?

As respostas para essas grandes questões você pode conferir nos próximos posts da série.