Minilua

Os maiores mistérios da humanidade #37

Semana passada falamos sobre “O Mistério das Caveiras de Cristal”, que intriga diversos pesquisadores ao redor do mundo. Hoje começaremos a falar sobre as muitas questões que envolvem a civilização mais antiga do planeta:

Os Sumérios – parte 1

A civilização Suméria é considerada a mais antiga do mundo, tendo seu início por volta de 3000 a.C. Apesar de serem o primeiro povo a se organizar de maneira a formar uma sociedade, eles aparentemente possuíam um conhecimento que estava muito a frente do seu tempo.

Como é de conhecimento geral, os Sumérios foram os inventores da escrita cuneiforme e viviam as margens dos rios Tigres e Eufrates, local extremamente fértil, onde aquele povo conseguiu desenvolver-se até o ponto de criarem cidades-estados.

Contudo, não foram essas habilidades adquiridas que transformaram os Sumérios em um enorme mistério, mais sim seus conhecimentos em astronomia, química, matemática e em outras áreas.

A astronomia suméria era incrível, algumas descobertas feitas por aquele povo, tal como a existência de Plutão, só foram feitas pela humanidade moderna em 1930. Eles também sabiam que o núcleo da Lua era feito de ferro, algo que somente a NASA conseguiu descobrir a poucos anos atrás.

O conhecimento de astronomia deles era tão bom que os cálculos do ciclo lunar deles eram praticamente perfeitos, diferindo em apenas 0.4 segundos dos cálculos atuais, que se utilizam de instrumentos avançados.

Entretanto ainda existem afirmações feitas pelos sumérios que não foram comprovadas pela ciência moderna, mas devido ao enorme conhecimento desse povo é muito provável que estejam certos. Eles dizem que existe um décimo planeta no Sistema Solar e que nele vivem seres que ensinaram os povos antigos tudo que eles sabem, de maneira que poderia explicar o porquê desses conhecimentos avançados que os Sumérios tinham.

Afinal é possível que exista esse décimo planeta? Como um povo que viveu há tanto tempo atrás tinha um conhecimento tão grande do Universo? O que mais os Sumérios sabiam que os tornava tão avançados? Confira nos próximos posts da série.