Minilua

Plágios na Bíblia? Como assim?

Muitas pessoas acreditam que a Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus e que aquelas histórias todas são reais e 100% originais. Entretanto, muitos escritos do livro sagrado do Cristianismo podem ter sofrido influências de outras religiões, em alguns casos parecendo até cópias reescritas. Confira algumas:

 

 

O Jardim do Éden

Um ser criando o mundo em seis dias e descansando no sétimo, depois de ter criado um paraíso e colocado dois humanos nele. Lembra algo? Provavelmente sim, porém não é da Bíblia que estamos falando aqui. Na verdade essa história remonta de documentos que datam 10 séculos antes de Cristo, ainda na época em que o Império Persa era grande, muito tempo antes da Bíblia aparecer.

O zoroastrismo (religião persa) também tem uma história de um homem que vivia no paraíso e que foi seduzido por uma mulher, recebendo como pena a expulsão do lugar divino em que vivia. Após isso ele foi tentado por uma cobra, que lhe oferecia a vida eterna e ele acabou pecando contra seu deus. Homem, mulher, paraíso, expulsão, cobra traidora…

 

 

Anjos de demônios

Hierarquia entre anjos e demônios, luta entre bem e mal, pessoas com auras em sua volta. Enfim, todas essas características que vemos muito na Bíblia também tiveram origem na antiga religião persa, que foi a primeira a ter registro desses seres e da luta deles.

 

 

A Trindade

Apesar de ser uma religião puramente monoteísta, ou seja, acredita em apenas um deus, o cristianismo prega uma trindade, citando o Pai, Filho e Espírito Santo. Essa divisão em três entidades celestes, provavelmente, veio das religiões que a precederam, onde era comum esse tipo de organização divina: Amun, Re e Ptah na religião egípcia; Anu, Enlil e Ea na religião suméria; Ishtar, Baal e Tammuz na religião babilônica, etc.

 

 

Arca de Noé

Deus aparece e fala para um homem que haverá uma grande inundação e que ele precisa construir um barco de madeira, com seis decks, onde colocará os mais diversos animais. Depois dessa grande chuva, ele ficará no topo de uma montanha e pássaros encontraram as terras secas. Você pode até pensar que estamos falando da famosa história da Arca de Noé, mas na verdade estamos falando de Utnapishtim um dos contos da Epopeia de Gilgamesh, um livro que data o século VIII a.C.

 

 

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/